Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Ai dias ai dias :)
  2.  # 62

    Caro Dias, traga umas amostras disso :) hehehehe
    • PMMA
    • 13 agosto 2013

     # 63

    Gostei do #279. Ta muito bom... agora só falta venderem no armazem da esquina...
  3.  # 64

    Ai! Então já fica combinado para o ano! :)! já disse 365 dias antes :D hehehehe não pode faltar :) amostras da Beckheun!
  4.  # 65

    Pois pode, mais amostras :P! hehehe Vai ter de deixar bagagem para trazer as amostras :).

    Mas com as imagens já se imagina certas coisas :D
    • Leom
    • 14 agosto 2013

     # 66

    Colocado por: zedasilvaPara que não voltem a acusar os fiscais de não mostrarem fotos das cagadas que permitem que existam nas suas obras...
    Neste caso a ultima fiada não deveria ter levado massa mas sim espuma de poliuretano de forma a absorver a deformação que aquela viga vai ter e que vai provocar fissuras nas paredes.
    Concordam com este comentário:kuGu_eLu,nelsontiago
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joao Dias,nelsontiago
      parede.JPG



    Alguém me explique se isto é mesmo assim? Resulta se se substituir a última fiada por espuma de poliuterano? Obrigado
  5.  # 67

    Colocado por: LeomAlguém me explique se isto é mesmo assim? Resulta se se substituir a última fiada por espuma de poliuterano? Obrigado


    sim é assim que deve ser feito. dessa forma as paredes não recebem cargas da estrutura, e as propabilidade de fissuras são muito menores.
    não precisa de substituir a ultima fiada. deixa uma folga de 2 cm (mais ou menos) e enche com espuma
  6.  # 68

    Colocado por: LeomAlguém me explique se isto é mesmo assim?

    Imagine as paredes do R/C coladas à laje do tecto, contendo argamassa entre a última fiada e a laje.

    Depois faz a paredes do 1º andar, faz os revestimentos de paredes e pavimentos do 1º andar, portas, roupeiros, móveis, louças, .... significa que a laje do 1º andar vai "levar" com 300 a 400kg/m2 em cima e isso provoca uma flecha nas lajes, mas como as lajes estão escoradas com as paredes do R/C, a carga aplicada nas lajes, vai esmagar as paredes do R/C, e provocar fissuras nessas paredes.
    • Leom
    • 14 agosto 2013

     # 69

    Obrigado pela explicação! Faz todo o sentido então.
  7.  # 70

    mas não deveria haver nenhum tipo de "garampo" entre a viga e a ultima fiada de tijolo? tipo um ferro a vir para baixo e a "furar" o tijolo... Contudo o remate com a espuma PU seria feita na mesma.

    ISto é, não devia haver uma "ancora"? (eu não sei se estou a dizer os nomes correctos mas pronto).
  8.  # 71

    Colocado por: lfvmagalhaesmas não deveria haver nenhum tipo de "garampo" entre a viga e a ultima fiada de tijolo?

    Sim, você já sabe mais disto do que eu !!!!
  9.  # 72

    Ah! então é assim!

    Obrigado pelo esclarecimento! Eu bem que sempre que via os tijolos a acabar em cimento ou em espuma eu ficava a pensar... Isto não devia de ter aqui uns ferros assim a "segurar", mas como não pesco nada...

    Já agora isso chama-se como? Tem fotos desse pormenor ou é um tabu??
    • Leom
    • 14 agosto 2013

     # 73

    Umas fotos era interessante. Se uma viga foi feita sem levar esses ferros, é possível colocá-los numa fase posterior antes do levantamento da parede?
  10.  # 74

    Nada?

    Umas fotos? ou umas imagens? ou simplesmente qual é o nome técnico desse pormenor construtivo. Deve haver informação pela internet disso :).
  11.  # 75

    Tem aqui um manual para execução de alvenarias. Neste manual acho que não falam na aplicação de nenhum grampo, e regra geral não leva o grampo, visto que a espuma é suficiente para estabilizar a parede:

    http://www.civil.ist.utl.pt/~joaof/tc-cor/18%20Execucao_%20paredes%20alvenaria%20tijolo%20e%20blocos%20-%20COR.pdf

    O grampo, que melhora a estabilidade da parede pode ser executado com arame galvanizado, e será mais ou menos assim:
      Capturar2.PNG
  12.  # 76

    Mas não deveria ser de uso frequente esta solução?

    Isto é, terminar o espaço entre a ultima fiada de tijolo e a viga ou laje com espuma PU, certo e faz bastante mais sentido, já noutros tópicos houve esta discussão. Agora este do "grampo" nunca vi esta solução, mas a mim fazia-me "especie" deixar ali a ultima fiada de tijolo assim... isto é sem algo a "segurar"... Sei que não é tão linear quanto isto, mas tinha esta dúvida...

    E a pergunta do Leom? Este arame é como? Deixa-se o negativo na laje? Coloca-se aquando da cofragem? Por exemplo não daria para ser um ferro em vez de arame? que espessura do arame? Não consegue arranjar uma foto só assim para mostrar?

    Desculpe esta questões todas, mas como me desfez o inicio da dúvida e agradeço por tal facto, gosta de tirar mais algumas :P.
  13.  # 77

    Colocado por: lfvmagalhaesE a pergunta do Leom? Este arame é como? Deixa-se o negativo na laje?

    Quando faltar uma ou duas fiadas de tijolo, faz uns furos na laje com um berbequim, de modo a que o arame fique numa junta vertical da última fiada de tijolo, o furo deve ter o diâmetro que permita enfiar o arame sob pressão.

    Colocado por: lfvmagalhaesPor exemplo não daria para ser um ferro em vez de arame?

    Qual é a diferença? só tem que ter aquele formato, para absorver movimentos verticais da laje. Acho que existem à venda, não me recordo é de quem os vende.

    Colocado por: lfvmagalhaesque espessura do arame?

    A que entender, visto que não se faz nenhum cálculo para isso. Acho razoável aplicar um arame com cerca de 3mm de diâmetro.

    Colocado por: lfvmagalhaesNão consegue arranjar uma foto só assim para mostrar?

    Nunca tirei fotos disso, só procurando na net ou em algum manual para construção de alvenarias.

    Colocado por: lfvmagalhaesMas não deveria ser de uso frequente esta solução?

    As patologias mais frequentes nas alvenarias são o aparecimento de fissuras devido a múltiplos factores, nomeadamente deslocamentos na estrutura, esmagamento da parede pela laje, etc. Acho que nunca vi nenhum problema devido à falta do grampo.
  14.  # 78

    Colocado por: lfvmagalhaesMas não deveria ser de uso frequente esta solução?

    a solução de uso frequente, é (infelizmente) rematar tudo com argamassa... e nas paredes exteriores levantam-se as paredes e betona-se a viga e a lage em cima da parede...

    quanto ao grampo de travamento, pode ser um ferro com 5 ou 6 mm de espessura. faz-se um furo na viga ou laje e chumba-se com bucha quimica, depois na ultima fiada de tijolo chumba-se com argamassa.
  15.  # 79

    Eu disse em ferro para ser mais "forte".

    Mas exacto tem razão, você escolheu o arame que é para este também se conseguir "dar" caso haja movimentações na estrutura era isso?

    "junta vertical do tijolo" - mesmo se esta junta for executada em junta seca procede-se da mesma forma?

    se o arame tiver 3 mm, o furo deverá ter os mesmos 3? A solução do fernandoferreira de ter um ferro mais forte e aplicar com junta quimica é também boa solução?

    "O grampo, que melhora a estabilidade da parede", se melhora a estabilidade então também podemos dizer que previne rachadelas?


    Coloquei no google grampo de travamento alvenaria e não me apareceu nada, isto tem um nome mais técnico ou é mesmo esta a designação?

    Obrigado mais uma vez
  16.  # 80

    Colocado por: lfvmagalhaesMas exacto tem razão, você escolheu o arame que é para este também se conseguir "dar" caso haja movimentações na estrutura era isso?

    Escolhi o arame zincado apenas porque resiste melhor à corrosão.

    Colocado por: lfvmagalhaes"junta vertical do tijolo" - mesmo se esta junta for executada em junta seca procede-se da mesma forma?

    Se tiver junta seca tem que criar uma abertura no tijolo para chumbar o grampo com argamassa.

    Colocado por: lfvmagalhaessolução do fernandoferreira de ter um ferro mais forte e aplicar com junta quimica é também boa solução?

    A bucha química é boa solução mas mais cara. Se o furo tiver o diâmetro do varão, de modo a que o varão entre sob pressão fica mais barato e como é para impedir movimentos horizontais serve perfeitamente.

    Colocado por: lfvmagalhaes"O grampo, que melhora a estabilidade da parede", se melhora a estabilidade então também podemos dizer que previne rachadelas?

    O grampo impede apenas movimentos horizontais, mas se a parede for fechada com espuma, a parede não vai mexer, o grampo dá apenas mais resistência aos movimentos horizontais.
    Os aros das portas são fixos com espuma...tente arrancar uma porta ;))
 
0.0455 seg. NEW