Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 11 janeiro 2012

# 41

Esta liberalização vai ser um desastre. Esperam-nos aumentos brutais da energia nos próximos anos...

Isto vai chegar a um ponto em que vamos regressar aos hábitos dos nossos avós: cozinhar com uma panela de ferro ao lume, tomar banho uma vez por mês, etc...
    Concordam com este comentário: electrao
  1.  # 42

Colocado por: hangasSerá mesmo assim? Por exemplo, quem estiver ainda no mercado regulado, depois de sair, pode voltar?

Colocado por: becas Não, isso está explícito no site. A saída é sem retorno!

«Se aderir ao novo tarifário posso regressar mais tarde à EDP Serviço Universal?
    Se tiver uma potência igual ou superior a 10,35 kVA, a partir de julho 2012 não poderá regressar ao mercado regulado.»
    Becas,
    Não é bem assim.
    Não poderá voltar ao mercado regulado PORQUE VAI DEIXAR DE HAVER mercado regulado!
    • eu
    • 11 janeiro 2012

# 43

Colocado por: Luis K. W.PORQUE VAI DEIXAR DE HAVER mercado regulado!

E vai passar a existir um "mercado" que será na realidade um monopólio "de facto"... vai ser lindo...
  2.  # 44

Colocado por: euEsta liberalização vai ser um desastre. Esperam-nos aumentos brutais da energia nos próximos anos...

O estado não fica com a responsabilidade de cobrir a diferença entre o que impõem e o custo real da energia? Ainda há pouco tempo li que estamos a pagar hoje o que não pagamos há uns anos porque o governo não deixou os preços subirem repentinamente, passando uma lei que fez com que o aumento fosse amortizado em X anos.

A liberalização não é o problema, a falta de concorrência é que é. Seja ou não o mercado regulado, sem concorrência não há preços ajustados ao valor real.
  3.  # 45

Caros,

Andei a investigar este tema:
    Então é assim, o que a EDP pretende fazer é antecipar um ano a passagem das pessoas do mercado regulado para o liberalizado.
    O fim do mercado regulado(pela ERSE) é resultado do memorando da troika.
    Assim têm o chamariz dos 10% em desconto no cartão continente e ainda o facto de estarem a praticar um valor no mercado liberalizado um pouco inferior (se as tabelas estavam correctas 1centimo/Kwh)

O mercado liberalizado não tem tarifas bi-horarias nem tri-horarias.
    Então eu diria que, em principio, quem tiver estas tarifas poderá ganhar qualquer coisa com esta mudança, visto que ela será obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2013 (memorando da troika)
    Para quem tem bi-horário ou tri-horario têm de ver caso a caso de acordo com o seu consumo.

Existe aqui outro pormenor muito importante, não se trata de um desconto, mas sim a devolução de 10%.
    Mas não é 10% da fatura completa, é 10% do valor da potencia contratada e do consumo.
    Daqui estão excluidos os outros impostos na fatura assim como o IVA. O IVA que pagamos não é devolvido em % alguma (como é lógico).

Assim se fizerem bem as contas verificam que na realidade não estamos a falar de 10% da fatura( publicidade enganosa).
    Vejamos um caso.
    Valor Fatura 53,31€
    Valor potencia contratada = 8,61€
    Consumo:32,67
    Imposto Especial Consumo Electricidade = 0,05
    Taxa Exploração DGEG = 0,07
    Contribuição áudio-visual = 2,39
    IVA (23% de € 41,40) = 9,52
    Nesta situação o valor pago seria na mesma 53,31€, sendo acumulado no cartão continente: 10% de 41,28 = 4,13€
    Ou seja: 7,7%

Em resumo: Deverão ser muito poucos os casos em que compensa mudar.

Editado apenas para dizer que a EDP garante não mudar a tarifa até 31/12/2012, depois...
  4.  # 46

Colocado por: Luis K. W.
    Becas,
    Não é bem assim.
    Não poderá voltar ao mercado regulado PORQUE VAI DEIXAR DE HAVER mercado regulado!

Vai deixar de haver mercado regulado em 2013! Como mt bem refere o Nene2011, com este plano a EDP antecipa a saída defintiva de muitos consumidores do mercado regulado. É muito explícito: quem aderir agora ao Plano Continente não pode regressar ao mercado regulado a partir de Julho de 2012 se tiver uma potência igula ou superior a 10,35kva. Podem argumentar que se trata de meia dúzia de meses - é verdade. Mas por alguma coisa esta ressalva está muito clara nas condições de adesão ao programa.
  5.  # 47

Colocado por: Nene2011Imposto Especial Consumo Electricidade = 0,05
    Taxa Exploração DGEG = 0,07
    Contribuição áudio-visual = 2,39
    IVA (23% de € 41,40) = 9,52

Esta parte são impostos, não são da EDP, logo também não estou a ver como iam devolver.
    Concordam com este comentário: Nene2011
    • ns03
    • 11 janeiro 2012 editado

# 48

Por acaso até faço compras no Continente, mas mudar de tarifário na EDP para conseguir usufruir de um desconto, não me parece boa opção!
    Criei um simulador de tarifário EDP (simples), para tentar perceber quanto iria pagar em cada uma das tarifas da EDP e o que me compensa mais, no meu caso, é o Bi Horário.

Se quiserem podem simular o vosso caso:

http://new-life-inn.blogspot.com/2012/01/sabe-qual-e-o-melhor-tarifario-da-edp.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., santiago40
    • hangas
    • 11 janeiro 2012 editado

# 49

O seu simulador confirma as contas que também fiz.
    O Tri-horário com as novas tarifas já não compensa tanto como antes em relação ao Bi-Horário, mas no meu caso ainda há alguma vantagem.

Para mim, e em casos semelhantes não vale a pena sair já para o mercado livre atrás de uma promoção. A não ser que os pseudo 10% se traduzam em termos absolutos
    num valor considerável. Se gastasse 10x mais e em vez de 2 a 3 eur em cartão continente por mês fossem 20 ou 30 a história era outra.

Consumo entre 11-11-2011 e 11-01-2012 (2 meses)
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves
      Screen Shot 2012-01-11 at 5.38.40 PM.png
  6.  # 50

Colocado por: PBarataEsta parte são impostos, não são da EDP, logo também não estou a ver como iam devolver.

é claro que não o podem devolver daí eu dizer que estão a fazer publicidade enganosa ao dizer que devolvem 10% do valor da fatura.

Entretanto estive a ver os papeis de adesão e lá já está bem claro sobre o que incide os 10%
  7.  # 51

Devolver o IVA não podem, mas se o desconto fosse directamente na factura no valor da electricidade e taxas, o IVA incidia sobre um valor menor, o que na prática significava que o desconto também se aplicava sobre o IVA.

Desta forma quando se refere que outros operadores como a Endesa aplicam um desconto de 5%, traduze-se realmente em 5%, excepto a parte da taxa audiovisual e outros impostos que não IVA.

Portanto no caso do Continente não estamos propriamente perante uma publicidade enganosa, mas que engana engana. Daí que digo que se tivermos em conta o IVA o desconto do continente é de 8,1%. Este valor é que serve de comparação com os outros operadores e não os 10%.
  8.  # 52

Colocado por: Nene2011fazer publicidade enganosa ao dizer que devolvem 10% do valor da fatura.

Ainda ontem reparei bem no anúncio TV. O que eles dizem é "10% sobre o valor da sua electricidade" o que técnicamente está correcto.
    Concordam com este comentário: sergyio
  9.  # 53

Colocado por: hangasO seu simulador confirma as contas que também fiz.
    O Tri-horário com as novas tarifas já não compensa tanto como antes em relação ao Bi-Horário, mas no meu caso ainda há alguma vantagem.

Para mim, e em casos semelhantes não vale a pena sair já para o mercado livre atrás de uma promoção. A não ser que os pseudo 10% se traduzam em termos absolutos
    num valor considerável. Se gastasse 10x mais e em vez de 2 a 3 eur em cartão continente por mês fossem 20 ou 30 a história era outra.

Cuidado, não é assim...

Já agora e para comparar todos os valores, se aderir ao mercado liberalizado, o valor que paga de consumos, é de 43.65
    Se aderir ao plano continente, recebe no mínimo 4.68€ em compras (recebe um pouco mais porque também recebe 10% da potencia contratada).

Portanto os numeros correctos relativos apenas ao consumo são:

Mercado Regulado:
    - Simples -> 46.80
    - Bi-Horario -> 42.71
    - Tri-Horario -> 42.23

Mercado Liberalizado
    - 43.65

Plano EDP-Continente
    - 46.80-4.68 -> 42.12
  10.  # 54

Colocado por: hangas10% sobre o valor da sua electricidade

Aposto que um advogado conseguia provar que a electricidade não é sua, ou seja 10% de nada é nada.

Aborrece-me o "tecnicamente correcto". :)
    Concordam com este comentário: Nene2011
    • hangas
    • 12 janeiro 2012 editado

# 55

Colocado por: PBarataPortanto os numeros correctos relativos apenas ao consumo são:

Mercado Regulado:
    - Simples -> 46.80
    - Bi-Horario -> 42.71
    - Tri-Horario -> 42.23

Mercado Liberalizado
    - 43.65

Plano EDP-Continente
    - 46.80-4.68 -> 42.12

Qual foi o custo por KW que considerou para o mercado liberalizado, e de que operador?

De qualquer forma, e nesta questão do continente, são apenas 11 centimos de diferença, em 2 meses.
    Claro que há o valor do desconto, que sempre dá para comprar o leite ou o pão de um mês, é certo. A meu ver essa diferença não compensa o custo de oportunidade de saltar já do mercado regulado.
  11.  # 56

Colocado por: hangasAinda ontem reparei bem no anúncio TV. O que eles dizem é "10% sobre o valor da sua electricidade" o que técnicamente está correcto.

Colocado por: danobregaAborrece-me o "tecnicamente correcto". :)

A mim também me aborrece, isto é esperteza saloia... à tuga pois claro...
    Tecnicamente pode não estar errado, na pratica a maioria das pessoas (desinformadas, sem estudos, idosas, etc) são enganadas porque não percebem a diferença entre tecnicamente correto e o CORRETO.

As coisas são ditas por meias palavras, não é ao acaso...
    depois resguardam-se no tecnicamente correto e nas palavras escritas numa forma normativa que colocam nos contratos que poucos leem e muitos poucos entendem...
    Concordam com este comentário: dfserra, hangas
    • ns03
    • 14 janeiro 2012

# 57

Colocado por: hangasO seu simulador confirma as contas que também fiz.

Consumo entre 11-11-2011 e 11-01-2012 (2 meses)
    Concordam com este comentário:jorge_goncalves
      Screen Shot 2012-01-11 at 5.38.40 PM.png

Realmente depois dos últimos aumentos, deixou de me compensar ter TriHorário, vou mudar para BiHorário porque tenho o cuidado de ligar as máquinas no periodo noturno e continua a compensar.

http://new-life-inn.blogspot.com/2012/01/sabe-qual-e-o-melhor-tarifario-da-edp.html

Abraço,
    • ns03
    • 18 janeiro 2012

# 58

Porque não quero induzir ninguém em erro, detetei que existia um pequeno erro no simulador de tarifas da EDP que coloquei no meu blog.
    A formula estava a trocar duas células no caso do Tri Horário, já corrigi e já está disponível no blog.
    As minhas desculpas a todos.

12.  # 59

Caros,

Recebi hoje um email onde referia que o final do mercado regulado é apenas em 2015, mas tinha lido por aqui que acaba em 2013. Alguem tem certezas sobre isto, ou pode apontar algum documento(legislação) que o confirme?

De qualquer forma estou a ponderar aderir a esta promoção do Continente/Edp visto já ser cliente de ambos e no caso Edp já tenho mesmo tarifario normal e debito directo.

Para finalizar, estou em crer que a informação sobre o fim do mercado regulado faz mais sentido ser mesmo em 2013, pois de outra forma como poderia a Edp na sua 'FAQ' escrever que quem muda para o mercado liberalizado já não pode voltar ao regulado!

cumprimentos
    •  
      bcool
    • 18 janeiro 2012

# 60

0.0328 seg. NEW