Colocado por: gf2011Sarcasmo à parte, aqui fica um link interessante com uma historia idêntica que acabou nos tribunais:
http://economia.publico.pt/Noticia/fisco-obrigado-a-anular-venda-de-imovel-por-desconhecer-que-estava-arrendado-1396888
Regra de ouro: visitar o imovel antes da compra, pois é meio caminho andado para:
1) Comprovar se está lá alguem dentro a viver (ou não)
2) Comprovar o estado do imovelin-loco
Na prática, discordo do seguimento jurisprudencial seguido em cima, excepto quando o contrato de arrendamento é realizado após a penhora, uma vez que a penhora retira a disponibilidade do bem ao executado, o que por acaso nem sucedeu nessa notícia.
A realização da penhora retira ao executado a disponibilidade jurídica do bem ou do direito. São irrelevantes, para a execução, os actos de disposição, oneração ou arrendamento dos bens penhorados. No actual regime da acção executiva, não é procedimento-regra a constituição do executado como depositário dos bens. São-lhe atribuídas estas funções em situações específicas, designadamente quando o exequente dê o seu consentimento nesse sentido ou quando o bem penhorado seja a sua casa de habitação efectiva.
Colocado por: antonio almeidasó falta acrescentar que o contrato de arrendamento tem de estar registado nas finanças, o que normalmente não acontece e lá se vai a validade.
Colocado por: ribeiro1111porque há um contrato ainda por cima ilegal!
Colocado por: FDO imóvel está arrendado.
Se foi arrendadoapósa data da penhora, os arrendatáriostêmque sair.
Se foi arrendadoantesda data da penhora, os arrendatáriosnão têmque sair.Estas pessoas agradeceram este comentário:ribeiro1111
só falta acrescentar que o contrato de arrendamento tem de estar registado nas finanças, o que normalmente não acontece e lá se vai a validade.
Não tem culpa o arrendatário nem eu que compro o imóvel.
O arrendatário pode perfeitamente arranjar outro imóvel para alugar enquanto que eu pago cerca de 50 mil mocas e tenho que ir pa uma casa alugada porque há um contrato ainda por cima ilegal!
Mas que eu saiba não pode alugar uma casa sem entregar o contrato às finanças, porque tem que pagar os devidos impostos sobre a renda que ganha!