Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: miguel airosoBoa noite amigos,

Tenho lido muitas vezes o forumcasa.com mas nunca tinha participado, no entanto resolvi participar, para vos contar o que me sucedeu, e por outro lado pedir ajuda a quem me possa ajudar.
    No passado dia 16 de Dezembro, comprei por leilão, um imóvel nas finanças, imóvel esse que estava ocupado pela esposa do executado, e por isso executada, estando ainda casada por bens adquiridos, embora estejam separados. Essa casa, comprei porque foi um exelente negócio, adquiri um imóvel que vale cerca de 100mil euros por 38.100euros. Não sabia eu os problemas que me vinham trazer com a sua aquisição.
    Primeiro: a casa é em frente da minha, e a mulher passa a vida a chorar, a dizer que não tem para onde ir. já me quiseram comprar a casa, e eu até estava disposto a vender, pois dei um prazo para me aparecerem com um cheque visado na importancia de 75.000mil euros, o que não apareceram.
    Segundo: não me compram a casa nem a desocupam...fui obrigado a regressar às finanças, e escrever uma carta ao chefe das finanças a explicar a situação. A mulher passa a vida a bater-me à porta de casa a tentar convencer-me a aceitar um cheque de 25.000mil euros e a aceitar o restante no dia da escritura com a filha, visto esta não poder ter nada em seu nome, entretanto a reclamação nas finanças está a decorrer, disseram-me que vou receber uma carta, a informar que os executados receberam ordem de despejo, devem querer que seja eu a policiar se cumprem ou não, não sei. Com isto tudo ninguem se entende, comprei a casa e nem acesso ainda tive, além de ter que levar com a mulher todos os dias....o que fazer?

Obrigado.

Eu neste momento tenho um imóvel comprado através do leilão das finanças. Seu que o executado não mora lá nem está alugado a ninguém. Simplesmente estou à espera que o executado entregue as chaves às finanças, num prazo de 10 dias. Caso não entregue a chave avanço logo com a ordem de despejo.

Bem, enquanto escrevia este comentário recebi uma chamada do dito executado para fazer um acordo! Mas visto que andei 4 anos para fazer um bom negócio, mexi em dinheiro, perdi juros, perdi tempo em conservatória e finanças, o meu número fiscal até já está naquela morada. Acham que devo negociar com o homem?
  2.  # 42

Colocado por: ribeiro1111

Eu neste momento tenho um imóvel comprado através do leilão das finanças. Seu que o executado não mora lá nem está alugado a ninguém. Simplesmente estou à espera que o executado entregue as chaves às finanças, num prazo de 10 dias. Caso não entregue a chave avanço logo com a ordem de despejo.

Bem, enquanto escrevia este comentário recebi uma chamada do dito executado para fazer um acordo! Mas visto que andei 4 anos para fazer um bom negócio, mexi em dinheiro, perdi juros, perdi tempo em conservatória e finanças, o meu número fiscal até já está naquela morada. Acham que devo negociar com o homem?

Pode ouvir o que ele tem para dizer, mas atenção, mostre-se irredutível nas suas respostas.
    Ele vai tentar ganhar tempo e se possível recuperar a casa, nem que seja através de arrendamento...
  3.  # 43

Colocado por: MLopes_Pode ouvir o que ele tem para dizer, mas atenção, mostre-se irredutível nas suas respostas.
    Ele vai tentar ganhar tempo e se possível recuperar a casa, nem que seja através de arrendamento...

Arrendar já não pode. A casa está em meu nome, tanto na conservatória como nas finanças! A única coisa que ele tem é a chave da porta. Esse é o meu grande medo!
  4.  # 44

Arrendar já não pode. A casa está em meu nome, tanto na conservatória como nas finanças! A única coisa que ele tem é a chave da porta. Esse é o meu grande medo!

E mudar a fechadura não é opção??
  5.  # 45

O problema é esse! Eu perante a lei acho que lhe tenho de dar 10 dias para tirar as coisas de lá de dentro (se as tiver) e entregar a chave, uma vez que pode alegar que eu não respeitei o tempo de entrega do imóvel. Imaginemos que eu mudo a fechadura e ele depois mete-me em tribunal porque desapareceu XPTO!
    O que eu vou tentar fazer é prolongar o período de negociação deixar arrastar até ao dia de arrombamento, pois ele quer negociar e não vai pensar em estragar alguma coisa lá por dentro, no dia do arrombamento digo-lhe que não quero negociar!
  6.  # 46

E acha que isso é moralmente correcto??

Além disso:
    Como é que lhe vai dizer que tem 10 dias para tirar de lá as coisas se ao mesmo tempo tem um processo de negociação em curso?
    Será (pergunto-me) que depois ele não o pode entalar a si por má-fé?

Cumps
  7.  # 47

Colocado por: Ferraz OliveiraE acha que isso é moralmente correcto??

Além disso:
    Como é que lhe vai dizer que tem 10 dias para tirar de lá as coisas se ao mesmo tempo tem um processo de negociação em curso?
    Será (pergunto-me) que depois ele não o pode entalar a si por má-fé?

Cumps

Eu não tenho processo de negociação nenhum a decorrer...

O que ele quer é uma negociação, mas eu não lhe disse que sim nem que não, disse que ia ver! Vejamos que quem andou a brincar com as finanças não fui eu! E acha que é moralmente correcto ele saber que eu sou o proprietário da casa e não me entregar a chave??? Não estou a agir de má fé, simplesmente estou-me a proteger para que quando for abrir a porta não tenha lá uma surpresa desagradável. Vale bem mais o meu dinheiro do que o dele, é meu meu!
    •  
      GF
    • 2 fevereiro 2012

# 48

Já estou como o outro, se não pagou ás finanças tambem nao é a si que lhe vai pagar....
    onde diz que ele tem 10 dias para entregar a chave?
  8.  # 49

Não percebeu: Quando falei em arrendar, seria arrendar a casa a si, passando você a ser senhorio e ele inquilino...
  9.  # 50

Vcoê disse que ia prolongar o período de negociação! (eu não li a thread toda, desculpe) Então quer dizer o quê? Você comprou a casa, registou-a e informou o "inquilino" que agora é você o proprietário da casa, certo? E o "inquilino" quer continuar lá a morar, certo?

1 - Qual é o prazo legal que você tem para o poder tirar de lá?
    2 - Para ter esse prazo legal, você tem que o informar que pretende que ele saia, certo?

É isto?

Se é isto não compreendo como é que você prolonga um periodo de negociação (sem haver processo de negociação) e chega ao fim do tal período (que não tem processo associado) e lhe diz que afinal não quer.
    E mesmo que consiga fazer isso, você chega lá a casa acompanhado de alguém da autoridade e fica ali a vigiá-lo enquanto ele remove as coisas?
  10.  # 51

Colocado por: gf2011Já estou como o outro, se não pagou ás finanças tambem nao é a si que lhe vai pagar....
    onde diz que ele tem 10 dias para entregar a chave?

Ora até que em fim alguém que me compreende. Se não pagou até agora não vai ser agora que vai pagar!
    A cena da chave foram as finanças que me disseram, que iam dar 10 dias para ele entregar a chave, não sei se está na lei ou não, mas também não quero meter os pés pelas mãos!
  11.  # 52

Colocado por: Ferraz OliveiraVcoê disse que ia prolongar o período de negociação! (eu não li a thread toda, desculpe) Então quer dizer o quê? Você comprou a casa, registou-a e informou o "inquilino" que agora é você o proprietário da casa, certo? E o "inquilino" quer continuar lá a morar, certo?

1 - Qual é o prazo legal que você tem para o poder tirar de lá?
    2 - Para ter esse prazo legal, você tem que o informar que pretende que ele saia, certo?

É isto?

Se é isto não compreendo como é que você prolonga um periodo de negociação (sem haver processo de negociação) e chega ao fim do tal período (que não tem processo associado) e lhe diz que afinal não quer.
    E mesmo que consiga fazer isso, você chega lá a casa acompanhado de alguém da autoridade e fica ali a vigiá-lo enquanto ele remove as coisas?

Se calhar eu não me estou a exprimir bem!
    O executado não mora lá, o que ele quer é comprar a casa, mas eu não a quero vender, mas não me posso esquecer que quem tem a chave ainda é ele e que ao dizer o não ele pode perfeitamente dar uma "nova configuração ao imóvel". Quando eu disse "processo de negociação" deveria ter posto em aspas, porque foi tudo de boca! Espero que agora esteja mais esclarecido.
  12.  # 53

Oh Ribeiro...se o executado não mora lá não percebo qual é o seu problema. Será que ele tem bens lá dentro? E mesmo que tenha...deve existir maneira de você, acompanhado de "alguém de direito" e de uma testemunha, conseguir mudar a fechadura. Fazer um inventário e assinar (de preferência com um agente de autoridade presente que assine também - se tal for possível).
    A seguir mandar trocar a fechadura, entrar em contacto com o executado por carta registada com aviso de recepção e dizer-lhe que tem X dias (de acordo com os prazos legais)para tirar de lá os bens sob pena de essas mesmas coisas (a existirem) "irem parar ao meio da rua".

Cumps
  13.  # 54

Mas é isso que eu estou a fazer! Estou à espera que passem os dez dias para ir lá trocar a fechadura, por isso tenho que alargar o tal "processo de negociação" para ele não estragara a casa. Quando acabar o prazo mudo a fechadura!
    • jp2011
    • 2 fevereiro 2012 editado

# 55

Colocado por: ribeiro1111Se calhar eu não me estou a exprimir bem!
    O executado não mora lá, o que ele quer é comprar a casa, mas eu não a quero vender, mas não me posso esquecer que quem tem a chave ainda é ele e que ao dizer o não ele pode perfeitamente dar uma "nova configuração ao imóvel". Quando eu disse "processo de negociação" deveria ter posto em aspas, porque foi tudo de boca! Espero que agora esteja mais esclarecido.

Ele tem alguma na manga, não se deixe enrolar, se ele não pagou às finanças também não lhe paga a si ponto final.

Normalmente você faz um pedido nas finanças para entrega do bem, uma vez que o executado não entrega as chaves, mas este passo demora em média 30 dias, pois é enviada uma carta registada, ao qual o executado não responde, depois as finanças por lei têm de enviar uma segunda carta e só quando esta for devolvida e chegar à repartição é que se inicia o processo de arrombamento junto das autoridades e uma representante das finanças.

A solução mais simples, mas a menos ética e legal, é se ele não mora na casa, você leva um amigo/conhecido que trabalhe com chaves, abrem a porta sem estragar nada, verifica se está efectivamente vazia. Combina novamente com o homem das chaves e vai mudar as fechaduras todas, depois vai às finanças e diz que já não é necessário o arrombamento porque já tem as chaves, as mesmas foram "encontradas dentro da caixa do correio que estava entreaberta". Caso resolvido, o executado não se irá queixar às finanças com certeza.
    Concordam com este comentário: GF, fernandoR
  14.  # 56

Colocado por: jp2011A solução mais simples, mas a menos ética e legal, é se ele não mora na casa, você leva um amigo/conhecido que trabalhe com chaves, abrem a porta sem estragar nada, verifica se está efectivamente vazia. Combina novamente com o homem das chaves e vai mudar as fechaduras todas, depois vai às finanças e diz que já não é necessário o arrombamento porque já tem as chaves, as mesmas foram "encontradas dentro da caixa do correio que estava entreaberta". Caso resolvido, o executado não se irá queixar às finanças com certeza.

Não sei até que ponto isso é legal!
  15.  # 57

Eu acho que ele tem a casa com alguns móveis, segundo uma vizinha!
    •  
      GF
    • 2 fevereiro 2012

# 58

Nem tudo pode ser feito segundo as regras, há que saber contornar, mas sem dar nas vistas e sem que isso possa jogar contra nós.
  16.  # 59

Colocado por: ribeiro1111Eu acho que ele tem a casa com alguns móveis, segundo uma vizinha!

Diz que disse.
    Sendo assim, acho que só lhe resta deixar passar o prazo.
  17.  # 60

Colocado por: ribeiro1111Eu acho que ele tem a casa com alguns móveis, segundo uma vizinha!

Se tem lá qualquer coisa, moveis ou outro objecto é melhor esperar pelo processo nas finanças, mas tenha consciência que vai demorar no minímo 30 dias, depende das zonas, muitas vezes atrasa mais por falta de disponibilidade das forças policiais que têm de acompanhar o arrombamento e o custo do serralheiro é por sua conta.

Se a casa estiver limpa, a melhor solução era mesmo o que disse em cima, até porque as finanças nem querem saber onde arranjou as chaves, você com as chaves significa para as finanças menos trabalho e dores de cabeça.

0.0314 seg. NEW