Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

pois daqui a 15 anos, o valor do dinheiro já não é o mesmo

Por isso é que se usam taxas próprias nestes cálculos que simulação o crescimento do dinheiro caso este fosse posto a render no banco durante esse período de tempo.

Mas posso-lhe garantir, que se as previsões mais dramáticas tiverem correctas um investimento a 20 anos trás um retorno enorme na poupança eléctrica. (vi estudos em que apresentam valores do kWh entre os 20 e 30 cêntimos para daqui a uns aninhos).
    Concordam com este comentário: two-rok, Joao Dias
    • eu
    • 17 janeiro 2012

# 202

Colocado por: Joao DiasVolto a afirmar contudo, que a grande maioria dos sistemas solares que eu tenho visto ultimamente em casa de amigos, deixam efectivamente muito a desejar.

Em que aspecto?
  2.  # 203

Colocado por: eu
    Em que aspecto?

No mais inportante... por e simplesmente não fazem o que deviam... ou é o depósito que perde água (nem imaginam quantos) ou é a instalação que ficou mal feita ou é o painel que não dá o rendimento prometido ou é o tempo á espera que a água fique realmente quente ou então, exactamente como lhe aconteceu a si, logo nos primeiros Meses têem problemas e estão que tempos sem usufruir dos paineis. Julgo saber que o "EU" teve um problema com a instalação ou uma coisa do género e esteve imenso tempo á espera da assistência certo ???
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, danobrega
    • eu
    • 17 janeiro 2012

# 204

Colocado por: Joao DiasJulgo saber que o "EU" teve um problema com a instalação ou uma coisa do género e esteve imenso tempo á espera da assistência certo ???

Sim, foi um problema de sobreaquecimento... de rendimento nunca tive problemas.
  3.  # 205

Sim, foi um problema de sobreaquecimento... de rendimento nunca tive problemas.

Estas coisas são complexas... seja como fôr, se uma pessoa paga (muito ou pouco não vem ao caso), em principio deveria ser bem servida. E nos sistemas de paineis planos (que eu chamo de chapa 5 pois são sempre mais ou menos os mesmos os instalados) não é isso que eu vejo a acontecer !!
    Só por curiosidade, qual é a capacidade de água quente que o seu painel lhe dá por minuto ??
    • eu
    • 17 janeiro 2012

# 206

Colocado por: Joao DiasSó por curiosidade, qual é a capacidade de água quente que o seu painel lhe dá por minuto ??

Só consultando o sistema de gestão, mas penso que só são apresentados valores em KWh... Mas isso varia muito: depende muito da radiação solar, da hora do dia, das nuvens, etc...
  4.  # 207

Só consultando o sistema de gestão, mas penso que só são apresentados valores em KWh... Mas isso varia muito: depende muito da radiação solar, da hora do dia, das nuvens, etc...

Pois... não sei se será assim com todos os sistemas ???
    • eu
    • 17 janeiro 2012

# 208

Colocado por: Joao DiasPois... não sei se será assim com todos os sistemas ???

O quê? Os resultados serem em KWh ?
  5.  # 209

O quê? Os resultados serem em KWh ?

Não... os rendimentos com nuvens etc... Julgo saber que os sistemas de tubos de vácuo garantem um rendimento consideravelmente mais alto com piores condições atmosféricas... nomeadamente a pouca radiação solar.
    • eu
    • 17 janeiro 2012

# 210

Colocado por: Joao DiasJulgo saber que os sistemas de tubos de vácuo garantem um rendimento consideravelmente mais alto com piores condições atmosféricas... nomeadamente a pouca radiação solar.

Sim, isso é um facto. Mas para mim, a maior vantagem é mesmo o rendimento em dias frios, como os actuais.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  6.  # 211

Problemas com painéis de tubos??

-Alem do Vácuo já mencionado, que pode ou não estar sobre garantia (mas isso tem um preço).

-Do sobreaquecimento, que embora possa ser um problema dos dois tipos de painéis é bastante mais problemático nos tubos pois estes tem uma temperatura de estagnação muito maior. Ou seja no verão atingem temperaturas muito mais altas (Bom para gerar vapor para fabricas , mas muito mais do que necessitamos para casa).

-Temos também nos painéis de aquecimento directo, e, mais rapidamente, em zonas com agua mais calcaria: o deposito do mesmo no colector leva a uma diminuição bastante significativa do rendimento. Claro que em sistemas com circuitos fechados, no permutador (ou serpentina), também vai ocorrer, mas como a área é bastante maior, as percas são menores, mas também existem. E isto é valido tanto para painéis planos como para os tubos a funcionar em circuito fechado, mas mais uma vez as altas temperaturas dos tubos levam a maiores precipitações de calcário.

Por outro lado a corrosão dos painéis planos pode ser um problema, A falta de estanquicidade também pode levar à corrosão.

E claro : o vidro pode partir se não for utilizado o vidro temperado correctamente. Também pode partir com granizo, mas também os tubos, mais uma vez depende da qualidade do vidro, sendo que nos tubos é mais fino, mas a propria curvatura dá-lhe mais estabilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  7.  # 212

Trolha, qualquer um dos tipos de painel , ode ser mal montado e falsear a sua eficiência.
    O comparativo que foi colocado aqui até dava vantagem ao plano, eu devia ficar contente, mas mesmo assim estou a pôr em cima da mesa todas as opções!!

Colocado por: TROLHA...
    ai agora já podem estar mal montados???...mal orientados,mal afinados???

escapatória!!

só não vê quem não quer ou então usa palas.....vocês aquilo que querem já vêm!!
    tretas!!
  8.  # 213

mas afinal estes sao fotovoltaicos ou termicos?!?!?! lolol
      1428241113.jpg
  9.  # 214

sr TROLHA esta marca de caldeiras a lenha conhece? acha bom ou nem por isso? http://www.ctcvarme.se/web/Vedpannor/Helprodukter/CTC_-_varme/Varmepannor/Vedpannor/CTC_V40-178.aspx
  10.  # 215

uma foto vale por mil palavras...

e por mil blás blás blás blás...
      DSC_38842.jpg

Ruptura espontânea típica do vidro temperado. Expansão do sulfureto de níquel
    Fazem o HST e isso já não acontece (pelo menos não parte no painel :-))
    Não me parece que isso possa ser considerado um defeito do sistema mas sim do processo do fabrico do componente. Provavelmente as marcas mais caras só colocam vidros que tenham sido submetidos a esse teste.

Em relação ao tema, eu não tenho muito conhecimento sobre essa treta dos paineis, mas pelo que percebo os tubos de vácuo serão mais eficazes em climas frios (pouca exposição solar, incrementando as trocas térmicas (quente para o frio)), e os paineis de vidro para climas com mais exposição solar.

Agora a questão, qual será o melhor sistema aqui para o cantinho? :-)
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  11.  # 216

Pelo que tenho andado a conversar com o system32, parece que aqui no "cantinho" há climas bem diversos. Em Lisboa, os paineis aquecem bem mais do que em Viseu. Tenho a certeza que se formos para o Algarve, com a malta inglesa que por lá anda, aquilo ainda deve ser mais simpática para os aquecimentos ... solares :)
    Concordam com este comentário: system32
  12.  # 217

Colocado por: konnexmanPelo que tenho andado a conversar com o system32, parece que aqui no "cantinho" há climas bem diversos. Em Lisboa, os paineis aquecem bem mais do que em Viseu. Tenho a certeza que se formos para o Algarve, com a malta inglesa que por lá anda, aquilo ainda deve ser mais simpática para os aquecimentos ... solares :)

Ou seja, uma solução poderá ser a melhor numas situações e piores noutras.
    A arte está em aplicar a melhor sistema para o clima em questão.
  13.  # 218

não conheço!

mas parece ser bom,tem um rendimento elevado...aparentemente a construção parece também boa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sergio Rodrigues

ok andei a ver assim este tipo de caldeiras pois tem aparecido pessoas interessadas, e froling é para esquecer €€€ wolf a mesma coisa a buderus tb, a solius tem a ECOMAX achei-a simples demais! esta aqui tem representante em portugal assim ja fico a conhecer mais uma alternativa
  14.  # 219

Lá vem a banha da cobra!!

A essa conclusão nunca chegaríamos pelos seus argumentos porque não os diz, apenas confiem em mim que sou bom!! É a única coisa que diz!!

E também cura ataque de arrogância??

Colocado por: TROLHA...meus senhores os de vácuo são mais versáteis em todos os aspectos....o que é que ainda não perceberam??

os de vácuo até para sistemas de arrefecimento dão!!
  15.  # 220

Banha, banha, banha!!

(E a culpa não é dos tubos...)

0.0789 seg. NEW