Iniciar sessão ou registar-se
    • smids
    • 12 janeiro 2012 editado

# 1

Olá a todos,
    Preciso de ajuda urgente...sou casada a 13 anos e tenho 2 filhos ( 4 anos e um bebe com 3 semanas) ...o meu marido pediu-me o divorcio e hoje vou ter com um advogado que ele arranjou...ainda não comuniquei a familia...o divorcio estamos a tentar que seja de forma amigavel mas tenho receio que algo corra mal pois nao me informei (amanha não vou assinar nada)...a minha dúvida prende-se nos meus direitos...vou resumir a minha situaçao.
    •Casados em comunhao geral
    Nossas despesas
    •Casa propria com emprestimo bancario de 500€/mensalidade
    •1 emprestimo automovel 200€ (contraidos em meu nome)
    •1 emprestimo de 600€ (carro dele)
    •1 emprestimo pessoal 120€ (contraidos em meu nome)
    •O recheio da casa esta todo pago
    •Infantario da crianca de 4 anos 250€
    -O meu marido ganha 2500€
    -Eu estou desempregada com subsidio de 650€
    Concordamos verbalmente:
    •eu ficar com a guarda total dos filhos, recheio da casa, 1 emprestimo
    •ele com a casa pq eu nao aguento a mensalidade e o outro emprestimo
    Com esta situacao vou ter que arranjar uma casa com uma renda de mais ou menos 300€,alimentacao, agua, gás,1 emprestimo, mais 1 infantario para o bebe.
    •Qual o valor que devo pedir de pensao de alimentos para cada criança?
    •Qual o melhor acordo para os meus filhos (nao quero ficar sem eles no Natal e nos aniversarios)
    Alguem pode ajudar-me qual o melhor acordo dentro destes parametros, por favor??
    Obrigado
  1.  # 2

boa tarde...

no seu caso... a unica coisa que acho que não fazia.. era ir a um advogado arranjado pelo seu marido... penso que o correcto era voce ter um advogado e ele outro...

não faltam advogados pelo que devia ser voçe a escolher sem ter nada a ver com o seu marido... de resto cada caso é um caso... e só depois a conversar é que podem resolver alguma coisa...

cumps
    Concordam com este comentário: eu, mmgreg, noves fora, Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smids
  2.  # 3

Colocado por: smids(nao quero ficar sem eles no Natal e nos aniversarios)

A "forma amigável" pode acabar aqui, tem que compreender que o pai também tem direito a estar com os filhos no Natal e aniversários, caso queira, claro. Não pode ser intransigente nisto.
    Concordam com este comentário: mmgreg, noves fora, Vitor Azevedo
  3.  # 4

Este caso é demasiado complexo para ser colocado aqui...

Apenas umas dicas.

Comunhão Geral de Bens? Tem a certeza? Não era comum à data...

Se sim, é tudo metade de cada um... As dividas e os bens.
    Se ele ficar com a casa, tem de lhe pagar a sua parte.
    Guarda total e todos os natais e todos os aniversários? É pouco razoavel, diria eu.
    Eu sei que se trata da sua vida particular, mas não posso deixar de perguntar. Está desempregada e tem a filha no infantário? São 250€ fáceis de poupar...
  4.  # 5

Neste Fórum podem ajudar-te melhor: http://www.forumdivorcio.com/

Há lá muita gente divorciada.....
  5.  # 6

Colocado por: smids•Qual o melhor acordo para os meus filhos (nao quero ficar sem eles no Natal e nos aniversarios)

Não é possivel. Geralmente é alternado

Colocado por: smids•Qual o valor que devo pedir de pensao de alimentos para cada criança?

Dado o vencimento dele pode sempre pedir 250€ por filho mais metade das despesas escolares, extra curriculares e médicas. Isto será pacifico mas pode sempre pedir um valor um pouco maior

Colocado por: smidsAlguem pode ajudar-me qual o melhor acordo dentro destes parametros, por favor??

Se ele está com tanta pressa, aproveite para obter o melhor acordo possivel ou então irá penar o resto da vida
  6.  # 7

Boa tarde,
    antes de mais mt obrigado a todos!

Costa 3333
    Indepedentemente de tudo eu confio no meu marido sei que ele nao me quer prejudicar acima de tudo existe respeito mútuo, graças a Deus! Nos entendemo-nos nas partilhas verbalmente , o advogado é apenas para orientação do processo pois é uma situaçao que é nova para ambos.
    Obrigado

Picareta
    Eu nunca iria impedir o meu marido de estar com os miúdos nunca! Ele é um excelente pai e foi um excelente marido para mim as coisas terminaram por iniciativa dele, somos novos (eu 34 e ele 37) temos o direito de ser felizes! quando me refiro ao natal e aniversarios é pq nao me vejo a estar sem os meus filhos mas não sou egoista até ao ponto de o impedir.
    Obrigado

Pbarata

Foi em comunhao geral fizemos acordo pq qd namoravamos compramos 1 imovel em nome dele e 1 automovel a pronto pagamento (mas era dos 2).
    Relativamente a casa de familia eu abdiquei da minha parte.

Estou desempregada desde Junho do ano passado, tenho o meu filho no infantario porque ele tem 4 anos e sempre frequento-o, tenho um bebe com 3 semanas, estive gravida até 20 de Dezembro sendo que os 2 ultimos meses estive enfiada numa cama de repouso absoluto por gravidez de risco, sempre trabalhei (desde os meus 16 anos), estou a estudar no ultimo ano da Faculdade e hei-de ir trabalhar quando acabar a licenca de maternidade, não se trata de 250€ para poupar, eu queria era saber mais ou menos quanto é que devo pedir de pensao de alimentos para cada um
    Obrigado
  7.  # 8

Olhe que belo presente pós-parto... um pedido de divórcio!!

Colocado por: smids•Qual o melhor acordo para os meus filhos (nao quero ficar sem eles no Natal e nos aniversarios)

O melhor acordo para os filhos é o de passar o Natal e os aniversários juntos com o pai e a mãe. O facto de se divorciar não deve significar que odiará o seu marido/será odiada ao ponto de "não poder vê-lo/ser vista nem coberto(a) de ouro", e visto que a coisa parece estar a ser feita de forma amigável, porque não meter-se de acordo e passar estas ocasiões juntos? Terão provavelmente de engolir sapos, mas no futuro os seus filhos agradecerão certamente.

Quanto ao valor a pedir de pensão de alimentos, chuto o seguinte: peça 400 euros para cada criança, e nas negociações tente não sair de lá com pelo menos 300 euros por filho. Crianças pequenas dão despesa, e o seu marido tem um salário bastante simpático. Entretanto espero que você também possa encontrar emprego.
    Concordam com este comentário: raulschone
  8.  # 9

Paulo Correia
    Boa tarde
    eu tinha em mente os 250€/ cada (valor que vai practicamente para os infantarios assim que começar a trabalhar) mas não sabia se era muito ou pouco. Já inscrevi-me no forum aguardo autorizaçao do administrador.
    Acha que ficar so com os bens e abdicar das amortizações da casa, faço um "mau negocio"? (valor dos bens é inferior ao do imovel)
    Obrigado
  9.  # 10

Italiano
    Nos estamos juntos a 15 anos, ou seja praticamente crescemos juntos, planeamos eu engravidar e apos 3 meses de gravidez ele quis a separação, eu como estava gravida e foi uma gravidez complicada deixei passar a epoca de festas e por um ponto final nesta situacao! Vivemos juntos mas dormimos em quartos separados " casamento de fachada", eu amo-o mas ele não e nunca iria ficar com um homem sem estarmos na mesma "onda"! Estou a escrever parece tudo facil e delinear mas cá por dentro dói muito.
    Sempre nos demos bem e por uma chatice da treta ele pôs um ponto final, nunca tentamos reconciliarmo-nos!
    É a vida!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, psousa
  10.  # 11

Italiano
    Eu acho que o valor ideal eram os 300€, sei que ele nao é prejudicado pq o ordenado dele é alto e por vezes ganha mais de 2500€, nao quero é ser ganaciosa , quero um valor justo para que possamos ambos viver minimamente confortaveis.
    Eu não o odeio, estou magoada mas sei que fui feliz com ele sempre me respeitou e vice-versa acima de tudo sempre fomos muito amigos e cumplices mas acabou...passar o Natal com ele acho que estará fora de questão mas enfim o futuro dirá...
  11.  # 12

Colocado por: smids
    •Casados em comunhao geral
    Nossas despesas
    •Casa propria com emprestimo bancario de 500€/mensalidade
    •1 emprestimo automovel 200€ (contraidos em meu nome)
    •1 emprestimo de 600€ (carro dele)
    •1 emprestimo pessoal 120€ (contraidos em meu nome)
    •O recheio da casa esta todo pago

tendo em conta o regime de casamento, todos os bens e respectivas dividas pertencem aos dois. Nas partilhas avalia-se o valor dos bens - as dividas sobre os mesmos = valor a dividir pelos dois

Colocado por: smids
    •Infantario da crianca de 4 anos 250€

despesas de educação ou extracurricular, conforme a quiserem classificar, a suportar pelos dois!! É o mais correcto

faça muito bem as contas, olhe que filhos dão muitas despesas, falo pois tenho duas e é um escorrer de dinheiro, à sempre mais alguma coisa a comprar!! e estou a falar de coisa básicas e não luxos!!

pode ficar com a guarda para si, mas as responsabilidades parentais são dos dois!!E nada a fazer qt a isso

não se meta numa enrascada, ele só tem que lhe dar metade do valor do imóvel!!!

atenção que é tudo muito bonitinho no inicio, mas depois é voce que fica sem tecto, com dois filhos para dar guarida e sustento!!

Metade dos bens para cada um e metade das dividas para cada um mas partilhas, nada mais justo e correto!! Não seja ingénua!!

o melhor acordo é os filhos poderem estar com os pais qd quiserem e lhes apetecer. como ainda são pequenitos ainda não poderão escolher, mas o melhor é sempre atender as necessidades das crianças.

Atenção que é um direito dos filhos e não um direito dos pais, o estar com a outra parte!! muita gente se esquece disto e fazem uma guerra pq têm o direito de estar com os filhos!!! Mais inverdade que esta não deve existir!! Os filhos é que têm o direito de estar com os pais!!! Crianças sempre à frente de tudo e de todos!!!
  12.  # 13

Boas,um conselho de um divorciado,um divorcio a partir de um deteminado momento é um negócio,cada caso é um caso diferente.O que hoje está combinado,outro dia quando alguem entra na nossa vida (dos dois) vira tudo do avesso.
    Ponha sempre,mas sempre o interesse dos filhos primeiro,nunca use os filhos como arma de arremesso,o pai tem sempre os mesmos direitos qua a mãe,mas tem uma grande desvantagem,quando as coisas não correm bem só ve os filhos 50 dias por ano.
    E não se esqueça tudo o que combinar tem que ficar escrito e acordado no tribunal,sempre,nunca deixe nada combinado verbalmente,nunca.
    Concordam com este comentário: mmgreg, Underdog, noves fora, Vitor Azevedo
  13.  # 14

Mais uma vez agradeço a opiniao de todos,
    Ja vim do advogado e ficou registado que ele assume todos os creditos menos o meu carro 120€, fico com o recheio, com a guarda das criancas mas que ele está com os filhos sempre que quiser (vou manter os nossos hábitos de eles irem almoçar a casa dos avós paternos todos os domingos e naõ alterar a rotina principalmente do mais velho, o pai é que o leva sempre ao karate, piscina e bla,bla), ficou acordado tambem que enquanto tiver os mesmos rendimentos vai pagar as despesas extra-curriculares, medicos, fraldas e leites do pequenino. A pensao ficou estipulada 400€, ele queria 300€ mas segui os vossos conselhos "chutei" 500€ e acertamos 400€...
    Quanto a casa tenho uma dúvida, relativamente ao emprestimo da casa o advogado disse que era complicado eu retirar o meu nome e o dos meus pais (que sao fiadores) pois o banco nada tem haver com o divorcio e que ao retirar alteramos as condiçoes do contrato! Fizemos um contrato em que lhe dou 1 ano para negociar com o banco a retirada dos nomes e que em caso de incumprimento perde o direito da casa e esta é vendida?
    Como é que posso resolver esta situação em relaçao ao banco?
    Obrigado
  14.  # 15

os seus pais já sabem do divórcio? é que são fiadores da casa do seu futuro ex-marido, acho que deveriam saber quanto antes...
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  15.  # 16

Colocado por: smidsQuanto a casa tenho uma dúvida, relativamente ao emprestimo da casa o advogado disse que era complicado eu retirar o meu nome e o dos meus pais (que sao fiadores) pois o banco nada tem haver com o divorcio e que ao retirar alteramos as condiçoes do contrato! Fizemos um contrato em que lhe dou 1 ano para negociar com o banco a retirada dos nomes e que em caso de incumprimento perde o direito da casa e esta é vendida?

Eu passei por essa situação e funciona assim.

Ele terá de ir falar com o banco e pedir a sua saída, assumindo ele toda dívida. Até aqui é pacifico, mas ele terá de ter rendimentos para isso (que têm) e o banco terá de aceitar. Se aceitar, fazem uma nova escritura passa a casa para nome dele e ele terá de lhe pagar metade do valor já amortizado na dívida (não é tão linear mas um advogado explica melhor)

O problema é que os bancos andam a aproveitar-se destas situações e mexem logo no spread (mesmo garantindo que não) e a prestação pode subir.

Se for esta a solução, não façam escritura normal, existe outra modalidade que custa 250€, mas da qual não me lembro o nome. Amanhã pergunto o nome à minha ex.
  16.  # 17

noves fora
    ainda nao comuniquei para os poupar (o meu pai foi operado o mes passado) eles sabem dos problemas mas ainda nao tive coragem de comunicar a familia e amigos (so 2 amigas minhas é que sabem) , mesmo os meus sogros tb n sabem (respeito-os muito) mas assim que assinarmos comunico, vou adiar um problema mas tem que ser para a minha sanidade mental, estou a sofrer com isto mas custa-me ver os sofrimento deles (pais e sogros) daí que preciso recuperar forças....

paulocorreia
    Agradecia a ajuda se possivel se nao for pedir muito depois diga-me o nome,sff
    obrigado
  17.  # 18

smids

Ainda bem que resolveu tudo por acordo.
    Quanto à casa de facto vai ser um problema. É que os seu ex apesar de ganhar bem e pelas contas que aqui colocou também vai ficar bem apertado.
    Casa propria com emprestimo bancario de 500€/mensalidade
    1 emprestimo automovel 200€ (contraidos em meu nome)
    1 emprestimo de 600€ (carro dele)
    1 pensao ficou estipulada 400€ x2 = 800 €
    extra-curriculares, medicos, fraldas e leites do pequenino, digamos 80€/mês

Dá um total de 2180€ em despesas, se ganha 2500 dá, mas para renegociar o emprestimo e consequente subida do spread... vai ser apertado.
  18.  # 19

Colocado por: smidsAgradecia a ajuda se possivel se nao for pedir muito depois diga-me o nome,sff

Não consigo saber pormenores, mas é uma venda pelo valor patrimonial e só pode ser feita desde que o valor da escritura seja superior ao valor patrimonial mas é muito mias barata (250€ acho eu)

Pergunte no registo que eles sabem como se faz (embora não gostem de o dizer)
  19.  # 20

Colocado por: PBarata1 pensao ficou estipulada 400€ x2 = 800 €

400€ para os dois
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PBarata

0.0199 seg. NEW