Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Caro Martins,

A FTH deve ser elaborada pelo promotor ou construtor, pode também pedir ajuda ao seu arquiteto.

Se nenhuma dessas opções forem viáveis para si contacte-nos que podemos ajudá.lo

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  2.  # 22

Caro 2 arquitectos
    Eu sei que o mercado está mau e que ninguem liga nada a essa coisa da FTH mas essa sua proposta só pode ter sido resultado da pancada que levou quando foi tentar apanhar cabacas no fim de semana.
    Concordam com este comentário: j cardoso
  3.  # 23

Na ficha técnica deve a descrição do sistema construtivo - estrutura, pavimentos, tectos, paredes e coberturas - descrição de todos os materiais e equipamentos (com indicação dos fabricantes). Deve igualmente incluir as plantas do edifício (ou fracção) e ainda plantas com a indicação das várias "redes" - água, saneamento, aquecimento, electricidade e comunicações, etc.
    Concordam com este comentário: Aiken
  4.  # 24

Julgo que pode ser realizada pelo DTO ou pelo Arquitecto, no entanto quem a assina no final é o técnico responsável da obra, que normalmente será o DTO.
    No entanto, e idependentemente de quem preenche a Ficha Técnica e compila todos os detalhes técnicos e construtivos solicitados na ficha, é preciso identificar todos os intervenientes no processo e respectivas assinaturas (Empreiteiro e autores dos projectos de Arquitectura, Estruturas, Aguas, Esgotos, ITED, etc) e anexar uma série de plantas simplificadas ...
    Concordam com este comentário: Aiken
  5.  # 25

http://www.malhoefilhos.pt

neste site podem consultar as fichas tecnicas dos imoveis dessa construtora......no final quem assina é o promotor imobiliario e o DTO.

atenção so estou a repassar informação, nao me pronuncio pois nao tenho conhecimento legal da coisa!
  6.  # 26

Caro 2 arquitectos
    Discordar não chega. Que tal justificar porque se propõe responsabilizar por trabalhos que não acompanhou?
  7.  # 27

zedasilva,

O trabalho de consultoria, muitas vezes passa por recolher elementos, contactar os intervenientes e preencher uma Ficha.
    Ninguem falou em responsabilidade nenhuma.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  8.  # 28

Isso é que eu não percebo, a Ficha técnica é só obrigatória para a venda de uma casa.

Como acontece se isso só ocorre passado uns anos? tem que ser o técnico da altura? e se as empresas já não existem? se eles estão mortos? etc?

A informação esta toda nos projectos, livros de obras, etc, as licenças estão passadas, os documentos oficiais dos tecnicos a responsabilizar-se em como tudo esta de acordo com o projecto, etc estão feitos e aceites.

Porque não pode ser uma empresa externa e isenta a fazer a Ficha?
  9.  # 29

Ok. E então no final não assina a ficha atestando em como os dados recolhidos correspondem á verdade?
    Atenção que eu nada tenha contra a sua proposta apenas fiz o reparo porque a forma como o fez pode transmitir uma ideia errada.
    Eu proprio já assinei fichas em que não tinha acompanhado todos os trabalhos.
  10.  # 30

Isso é que eu não percebo, a Ficha técnica é só obrigatória para a venda de uma casa.

Isso é o mesmo que dizer que o livro de instruções de um carro só é necessário para vender o carro.

Porque não pode ser uma empresa externa e isenta a fazer a Ficha?

Porque a lei diz que é uma incumbência do director técnico da obra - aquele que (em princípio) acompanhou e é responsável pela execução da obra.
  11.  # 31

Caro Martins,

Veja este link: http://www.inci.pt/Portugues/Construcao/Paginas/FichaTecnicaHabitacao.aspx

penso que está lá tudo esclarecido, inclusive de quem é responsável pelo preenchimento e responsabilização.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  12.  # 32

Zedasilva,

Tem toda a razão, e quando fiz o primeiro post não foi por motivos de negócio, foi apenas para ajudar, até porque como sabem o prenchimento da FTH é bastante simples e não dá lucro nenhum.

Mas o comentário foi de facto mal interpretado, mas no link que enviar ao martins acho que está esclarecedor.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  13.  # 33

"Compete ao Promotor e ao Técnico responsável pela execução da obra atestar a correspondência das informações contidas na FTH com as características técnicas e funcionais reportadas ao momento da conclusão da obra."

Onde está a dúvida?
  14.  # 34

OK está perdoado se me enviar um saco de cabacas que eu já comi os 32 qua apnahei no fds.
    :)
  15.  # 35

... o prenchimento da FTH é bastante simples

Pode ser simples mas ao mesmo tempo trabalhoso - se realmente for feita como deve ser e com toda a informação que deve conter, o que muitas das vezes não acontece. Uma das falhas que verifico é que muitos se limitam a reproduzir os projectos sem ter em conta as alterações efectuadas em obra.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  16.  # 36

A moradia já tem o certificado energético ? Para a obtenção desse CE muito provavelmente existe uma declaração do DTO a atestar que a obra foi executada de acordo com o projecto de estruturas e térmico aprovado para que o perito da térmica tenha um documento confirmando o que foi feito em obra. Assim sendo o promotor e o DTO juntamente com o arquitecto podem juntar os elementos para a FTH e ser assinado pelo promotor e DTO.
    A FTH é obrigatória desde 30 de Março de 2004.
    Num caso em que por exemplo o promotor e o DTO não efectuaram a FTH e entretanto o DTO partiu para parte incerta ( cada vez mais frequente ), nesse caso o promotor terá que encontrar um técnico que faça um levantamento do que foi construído e juntamente com uma declaração a atestar que o DTO não se encontra contactável, este novo técnico assume a responsabilidade pelo preenchimento da FTH.

www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  17.  # 37

Colocado por: loverscoutneste site podem consultar as fichas tecnicas dos imoveis dessa construtora.....

UUUiiiiii era preferível não mostrar as desgraças....depois queixam-se
  18.  # 38

zedasilva, 32 cavacas??.....haja dentes para isso. Estive lá mas não apanhei nada, acho-as muito duras.....hehe

abraço
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  19.  # 39

Colocado por: doisarquitectoszedasilva, 32 cavacas??.....haja dentes para isso. Estive lá mas não apanhei nada, acho-as muito duras.....hehe

abraço
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com

Tem que apanhar as que caiem no chão. Ficam mais molzinhas :)))
  20.  # 40

Colocado por: Gabinete OPA moradia já tem o certificado energético ? Para a obtenção desse CE muito provavelmente existe uma declaração do DTO a atestar que a obra foi executada de acordo com o projecto de estruturas e térmico aprovado para que o perito da térmica tenha um documento confirmando o que foi feito em obra. Assim sendo o promotor e o DTO juntamente com o arquitecto podem juntar os elementos para a FTH e ser assinado pelo promotor e DTO.
    A FTH é obrigatória desde 30 de Março de 2004.
    Num caso em que por exemplo o promotor e o DTO não efectuaram a FTH e entretanto o DTO partiu para parte incerta ( cada vez mais frequente ), nesse caso o promotor terá que encontrar um técnico que faça um levantamento do que foi construído e juntamente com uma declaração a atestar que o DTO não se encontra contactável, este novo técnico assume a responsabilidade pelo preenchimento da FTH.

www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário:doisarquitectos

Sim já tem tudo aprovado e licença de habitação.

0.0227 seg. NEW