Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Já finalizei a construção da minha moradia e já obtive a licença de Habitação por parte da Câmara Municipal, no entanto agora o Banco para finalizar o processo e efectuar a transferência da ultima tranche do empréstimo está-me a pedir a Ficha Técnica de Habitação.

Alguém sabe qual o custo da realização desta Ficha Técnica de Habitação e quem o pode fazer?

Não estava incluído no projecto pois a câmara não o solicita e desconhecia que o banco a ia pedir.

Cumprimentos,
    •  
      FD
    • 13 janeiro 2012

# 2

Colocado por: gfrmartinsAlguém sabe qual o custo da realização desta Ficha Técnica de Habitação e quem o pode fazer?

Ai essa pesquisa...

Colocado por: Pedro BarradasEu cobro, 200€ + IVA... só o trabalho de recolher a informação dos acabamentos todos, dos sub-empreiteiros e alinhavar as planta para a FTH....

https://forumdacasa.com/discussion/7763/ficha-tecnica-de-habitacao-quanto-custa/

Parece-me trabalho para o seu arquitecto.

Mais informações: https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=ficha+t%C3%A9cnica+&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar
  2.  # 3

É tarefa do director técnico da obra - que terá de o assinar.
  3.  # 4

Desde já agradeço a ajuda, e peço desculpa pela má pesquisa.

Mas tem de ser o director técnico da obra? Não pode ser feito por outro técnico?
  4.  # 5

5.  # 6

Quem é responsável pela elaboração da FTH?
    Compete ao promotor imobiliário (e não à empresa de construção, caso sejam entidades distintas) a elaboração da FTH do imóvel a transmitir, sendo da sua responsabilidade, bem como da do técnico responsável pela obra, a conformidade das informações constantes da FTH com o efectivamente executado.
    Esta responsabilidade, aí assegurada pela exigência das assinaturas tanto do promotor imobiliário como do técnico responsável pela obra, prende-se com a necessidade de garantir a correspondência entre a informação constante da FTH, transmitida ao consumidor/comprador, e o realmente executado, sendo que a verificação de desconformidades implicará responsabilidade contra – ordenacional e civil de quem subscreveu a informação desconforme.
    (Fonte INCI)

Aqui surge uma dùvida sendo o Director técnico da obra um funcionário da empresa de construção estará este obrigado a assinar a FTH?
    Na minha opinião não, passando esta responsabilidade para o Director de fiscalização por ter sido este um dos Técnicos responsaveis pela obra.
  6.  # 7

Como se processa quando na mesma obra eu tive 2 ou até mesmo 3 Directores técnicos?
  7.  # 8

Penso que deve ser o mesmo que assinou o TR que deu entrada com as telas finais
  8.  # 9

Aqui surge uma dùvida sendo o Director técnico da obra um funcionário da empresa de construção estará este obrigado a assinar a FTH?

Eu entendo que sim.

Como se processa quando na mesma obra eu tive 2 ou até mesmo 3 Directores técnicos?

Cada um preenche a parte relativa ao tempo em que foi director de obra; o último trata do livro de obra.
  9.  # 10

Colocado por: zedasilvaComo se processa quando na mesma obra eu tive 2 ou até mesmo 3 Directores técnicos?

Sempre ouvi dizer que o último a sair fecha a porta.
  10.  # 11

E se quem assinou o TR das telas finais for o autor do projecto de arquitectura e este não tiver assumido qualquer responsabilidade na condução/fiscalização dos trabalhos?
    Será que se deve responsabilizar por prestar declarações que podem muito bem ser falsas?
  11.  # 12

Na Ficha eu apenas vou ter a assinatura do promotor e do técnico responsavel pela obra.
    Ora se este técnico não foi responsavel pela condução/fiscalização dos trabalhos por exemplo da estrutura será que deve assumir como sendo verdade as informações que lhe deram?
  12.  # 13

O zedasilva tirou o dia para fazer perguntas difíceis
  13.  # 14

Pois são aquelas que os senhores legisladores deveriam ter feito se não partissem do principio que as obras todas obedecem a um padrão tipo.
  14.  # 15

Colocado por: zedasilvaOra se este técnico não foi responsavel pela condução/fiscalização dos trabalhos por exemplo da estrutura será que deve assumir como sendo verdade as informações que lhe deram?

Deve assumir a responsabilidade, caso contrário deveria ter recusado substituir um colega. Penso eu
  15.  # 16

Deve assumir a responsabilidade, caso contrário deveria ter recusado substituir um colega. Penso eu

Sou da mesma opinião.
  16.  # 17

Colocado por: Picareta

Uma coisa nada tem a ver com a outra.
    Ora vejamos tenho uma empresa que fez a estrutura, sai e entra outra empresa para fazer o resto isto tudo dentro da legalidade.
    O DT da segunda empresa deve recusar assumir a responsabilidade só porque não tem nenhuma garantia do trabalho do colega da estrutura?
  17.  # 18

Colocado por: zedasilvaE se quem assinou o TR das telas finais for o autor do projecto de arquitectura e este não tiver assumido qualquer responsabilidade na condução/fiscalização dos trabalhos?
    Será que se deve responsabilizar por prestar declarações que podem muito bem ser falsas?

As telas finais DE ARQUITECTURA são apenas plantas, cortes e alçados, e é fácil ir à obra verificar. Quem assina as telas finais de arquitectura, não está a assumir nenhuma responsabilidade, pela estrutura de betão, instalações técnicas, isolamentos etc.
  18.  # 19

Colocado por: zedasilvaOra vejamos tenho uma empresa que fez a estrutura, sai e entra outra empresa para fazer o resto isto tudo dentro da legalidade.

O primeiro técnico antes de ir embora, escreve no livro de obra, que a estrutura está executada conforme projecto aprovado.
    Concordam com este comentário: j cardoso, zedasilva, RC | ARQ
  19.  # 20

Então isso quer dizer que a Ficha técnica não é mais que um "Resumo/transcrição" do projecto e do livro de obra?

0.0209 seg. NEW