Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, recentemente adquiri uma casa mas constatei que me mentiram na imobiliaria e o telhado com cerca de 70 anos nunca foi colocado novo. De qualquer forma queria também fazer aproveitamento de sotão. Não sei o que deveria optar primeiro telhado ou sotão. O sotão está completamente em bruto e então gostaria de saber quais os passos a seguir neste caso especifico. Comentários construtivos, videos na net e outros que expliquem o que fazer e como o fazer. Obrigado e ficam aqui as fotos do sotão.... os do telhado coloco depois
      DSC03997test.jpg
  2.  # 2

outra imagem...
      DSC04000test.jpg
  3.  # 3

outra...
      DSC03996test.jpg
  4.  # 4

e finalmente...
      DSC03998test.jpg
  5.  # 5

o primeiro conselho que lhe dou, é que não coloque os pés entre o espaço dos barrotes
    Concordam com este comentário: Luis K. W., system32, ntqf, AlexMontenegro, bombaefilho,lda, smmf
  6.  # 6

Não sei o que deveria optar primeiro telhado ou sotão.
    sem duvida, o primeiro deve ser o telhado
  7.  # 7

isso dos pés entre os barrotes é basico lol... claro que não a nao ser que queira uma mezanine.

hoje ou amanha coloco fotos do exterior do telhado.

podem me só dar umas dicas ou uns videos na net para procederà substituição de barrotes e remodelação geral de um sotao.

obrigado
  8.  # 8

Olá Xenotox,

Se vai fazer uma estrutura nova para o telhado, a lei obriga-o a licenciar o projecto para uma nova cobertura. A nova estrutura convém ser leve e não ser mais pesada que a existente, pois as paredes podem não aguentar a carga a mais. Quanto à remodelação do espaço interior, penso que depende do uso que você lhe quer dar e do estado dos barrotes. De qualquer maneira, aconselho a falar com arquitecto e engenheiro civil.

Cumprimentos,
    http://pedroresendearq.blogspot.com/
    Concordam com este comentário: ArqCastro, Pedro Fialho
  9.  # 9

o uso é fazer quartos extra, em termos de pé dto aproveitavel o sotao tem 30 m2 talvez...

o estado dos barrotes é deploravel ...nota-se pelas imagens...existem alguns que já estão abaulados...também já teem 70 anos... como se substituem?

O arquitecto e eng. civil tenho alguns da familia... que tematica deveria abordar com eles??

obrigado
  10.  # 10

vao aqui as imagens do telhado
      DSC04004teste.jpg
  11.  # 11

2
      DSC04008teste.jpg
  12.  # 12

3
      DSC04009test.jpg
  13.  # 13

4
      DSC04007tesdte.jpg
  14.  # 14

Colocado por: xenotoxo uso é fazer quartos extra, em termos de pé dto aproveitavel o sotao tem 30 m2 talvez...

o estado dos barrotes é deploravel ...nota-se pelas imagens...existem alguns que já estão abaulados...também já teem 70 anos... como se substituem?

O arquitecto e eng. civil tenho alguns da familia... que tematica deveria abordar com eles??

obrigado

Arquitecto - Materiais/Revestimentos, distribuição funcional/espacial, acessos verticais...
    Engenheiros - Estruturas/Estabilidade, Novas Redes (Eléctrica e de esgotos se desejar construir WC)...

Cumprimentos
    http://pedroresendearq.blogspot.com/
  15.  # 15

e a nivel de trabalho pesado... como por exemplo substituir os barrotes ou remodelação do espaço para tornar habitavel? existem por ai alguns videos ou tutoriais??

obrigado
  16.  # 16

Mostre-lhes o local e diga o que pretende. Dependendo de vários factores (a capacidade disponível das paredes existentes para receberem cargas vai ser o principal) irão dizer-lhe qual o tipo de estrutura mais indicada para esse caso. Assim sem ver eu estaria inclinado para estruturas leves - madeira (é sempre madeira, eu gosto) ou LSF. Resolvido o problema da estrutura o resto vem quase por acréscimo.
  17.  # 17

continuo sem saber o acrescimo. diga-me só se conhece algum site ou vidos na net onde possa tirar ideias e ver pessoas a construirem algo semelhante passo a passo.

obrigado
  18.  # 18

Colocado por: xenotoxBoa noite, recentemente adquiri uma casa mas constatei que me mentiram na imobiliaria e o telhado com cerca de 70 anos nunca foi colocado novo. De qualquer forma queria também fazer aproveitamento de sotão. Não sei o que deveria optar primeiro telhado ou sotão. O sotão está completamente em bruto e então gostaria de saber quais os passos a seguir neste caso especifico.

o travejamento do telhado pelas fotos parece aproveitável, o travejamento/vigas do forro é que seguramente terá de substituir por peças novas preparadas para suportar um piso habitável, ou então faz uma laje aligeirada ou de betão, com respectivos apoios.
    isto tudo se quiser tornar o sótão habitável. o travejamento do telhado parece que o poderá manter
    Concordam com este comentário: smmf
    • Jonh
    • 16 janeiro 2012

# 19

Colocado por: xenotoxBoa noite, recentemente adquiri uma casa mas constatei que me mentiram na imobiliaria e o telhado com cerca de 70 anos nunca foi colocado novo. De qualquer forma queria também fazer aproveitamento de sotão. Não sei o que deveria optar primeiro telhado ou sotão. O sotão está completamente em bruto e então gostaria de saber quais os passos a seguir neste caso especifico. Comentários construtivos, videos na net e outros que expliquem o que fazer e como o fazer. Obrigado e ficam aqui as fotos do sotão.... os do telhado coloco depois
      DSC03997test.jpg

...não leve a mal mas, como é que compra uma casa e nao a inspecciona inteiramente para ao menos saber o que comprava?
    •  
      FD
    • 16 janeiro 2012

# 20

Colocado por: xenotoxdiga-me só se conhece algum site ou vidos na net onde possa tirar ideias e ver pessoas a construirem algo semelhante passo a passo

É possível que exista mas, quer esta informação para quê? Se é para aprender e fazer por si mesmo, não é boa ideia.
    Nestes casos, a coisa não deve funcionar em "faça você mesmo". Os riscos podem muito bem descompensar qualquer poupança que tente fazer.

Se é por simples curiosidade, até é simples:
    - retiram as telhas e encaminham-nas para um contentor para "reciclagem"
    - retiram a estrutura e encaminham-na para um contentor para "reciclagem" (ou cortam-na em barrotes pequenos para uma lareirazinha)
    - reconstroem a estrutura com matérias novas
    - colocam telhas novas
    Concordam com este comentário: noves fora

0.0156 seg. NEW