Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou prestes a comprar um imovel de retoma de banco e gostaria de saber se mais alguem ja comprou um imovel nestas condicoes e como correu. Agradecia qualquer ajuda pois eu e o meu marido ainda temos varias duvidas, e como somos novos nestas andancas nao sabemos bem o que esperar. Obrigada
    •  
      GF
    • 15 janeiro 2012 editado

# 2

Se vai comprar um imovel ao banco, todos os cuidados sã poucos.
    Há por aí muita coisa de por os cabelos em pé.
    1º Visite o imovel e veja se está em condições.
    2º Apenas avance se achar que é um optimo negocio. A maioria dos imoveis estão sobrevalorizados, e a maioria dos bancos aceita propostas bastante mais baixas do que o valor anunciado (20%-30%)
    3º Consulte a certidão predial online do imovel e veja se o imovel já é do banco (normalmente sim). Verifique se há outros onus, por vezes há surpresas escondidas...
    4º Consulte o condomínio e veja se está tudo em dia (normalmente não está), para evitar virem chateá-la no futuro.
    5º Peça ajuda a um advogado, pois às vezes aquilo que parece simples torna-se complicado.

https://forumdacasa.com/discussion/21453/compra-por-execucao-fiscal-cuidado-antes-de-comprarem/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatriciaCarvalho
  2.  # 3

Ola e muito obrigada pela resposta.

Eu visitei o imovel e esta praticamente novo.
    Ja avencei com a entrada de 1500 pedida pelo banco para "reservar" o imovel, consegui baixar 10 mil euros na compra.
    A unica coisa que nao fiz foi falar com o condominio, mas eles podem passar-me dividas do anterior proprietario??

Neste momento estou a espera da aprovacao do credito, ouvi dizer que eles costumam facilitar por o imovel ser deles, e verdade?

Obrigada a quem responder.
    •  
      GF
    • 15 janeiro 2012

# 4

Sim é verdade, facilitam. Atenção que alguns bancos não devolvem sinal, mesmo que o crédito não seja aprovado.
    Em relação ao condominio, há quem diga que sim e quem diga que não, embora a maioria da jurisprudencia seja no sentido de dizer que o novo proprietário nada tem a ver com as dívidas do anterior. Contudo, na maioria dos casos isso não impede o condominio de chatea-la...
    O imovel é novo? Tem garantia? Quem dá a garantia? O construtor faliu? Era de um particular?
    Fale com os vizinhos e informe-se sobre o que se tem passado por ali.

Eu nesta altura do campeonato só comprava um imovel ao banco se fosse um negocio da china,tipo metade do preço anunciado ou coisa assim, pelos riscos que envolve.
  3.  # 5

boas
    riscos qual riscos.
    o banco tem um apartamento e quer vender.
    não estou a ver mais riscos do que os que normalmente estão associados ao normal negocio de compra e venda.
    um abraço
  4.  # 6

Eu infelizmente nao tenho muito tempo de andar a visitar vizinhos, pois sou emigrante e tratei de tudo "em cima do joelho" quando fui ai de ferias no natal. Falei com um advogado e disse-me que em principio, tudo tem de estar legal antes do banco por o imovel a venda, na zona onde vou comprar os t2 usados rondam os 115 mil euros e eu consegui que aceitassem 90 mil. Pareceu-me um bom negocio, voces o que acham?
    Neste momento estou so a espera da aprovacao do credito. Esta e sinceramente a parte que mais me preocupa, visto a crise actual ja tenho lido muita coisa sobre nao quererem conceder emprestimos. Sera que se aplica no caso de imoveis deles tambem?

Obrigada a todos
  5.  # 7

Desculpem, aceitaram 95 mil...
    •  
      GF
    • 15 janeiro 2012

# 8

Eles facilitam nos proprios imoveis, principalmente por causa da avaliação (é 100% da avaliação na maior parte dos casos).
    Se os T2 se vendem a 115 e vai comprar por 95, está a fazer um melhor negocio que muitos outros que compram a 115.
    Agora em relação ao critério para aprovação ou não, continua a ter de haver um mínimo (rendimentos, fiadores, etc).
    Pense no seguinte: cerca de 35% do seu rendimento mensal é que pode ser alocado aos créditos e custos fixos que possui.
    Se ganha 1000 euros por mês, o crédito da casa, do carro, a escola dos filhos, etc, nao pode ultrapassar 350 euro mensais. Se ultrapassar dificilmente é aprovado.
    Eles não querem daqui a 8 meses voltar a passar pelo mesmo processo....
  6.  # 9

Pois, no nosso caso somos apenas os 2, por enquanto nao ha filhos nem qualquer outro tipo de credito.
    Somos emigrantes e temos um salario liquido anual de cerca de 28 mil euros. Nao apresentei fiadores, mas se pedirem tenho os meus sogros com casa propria e empregos fixos.
    Eu e o meu marido estamos efectivos.

Toda a gente me diz que nao me devo preocupar, mas ainda assim...afinal e o stress da compra da primeira casa... :)
    •  
      GF
    • 15 janeiro 2012

# 10

Em principio, pela descrição, parece-me que não deve haver problema, até porque o valor é baixo e em caso de necessidade avançam com os seus sogros. Já vi pessoas com piores condições a terem os créditos aprovados.
    Boa sorte ;)
  7.  # 11

Colocado por: PatriciaCarvalhoEstou prestes a comprar um imovel de retoma de banco e gostaria de saber se mais alguem ja comprou um imovel nestas condicoes e como correu. Agradecia qualquer ajuda pois eu e o meu marido ainda temos varias duvidas, e como somos novos nestas andancas nao sabemos bem o que esperar. Obrigada

Olá Patrícia, boa noite.
    Eu comprei há poucos meses a minha casa através do banco. Posso dizer-lhe que tudo correu com a melhor transparência e sem problemas. Vi a casa várias vezes, falei com vizinhos, com o administrador e, não estou arrependido. Tenho uma boa casa num local que já conhecia e, com condóminos 5 estrelas. Eu acho que um negócio destes feito com uma entidade credível,- como é o caso de um banco - , só pode correr bem. Não digo qual foi o banco para não fazer publicidade gratuita, mas estou convencido que qualquer que seja a entidade bancária envolvida no negócio será sempre de total honestidade.
    Boa sorte e votos de um bom negócio!
    A. Madeira
  8.  # 12

Obrigada pela sua resposta. Eu pessoalmente penso o mesmo. Agora resta so esperar pelo credito. Como dizem os ingleses " fingers crossed"

0.0158 seg. NEW