Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa noite ao forum.
    estou ultimar o planeamento para construção da minha moradia e tenho uma duvida que me apoquenta e que tem a ver com o isolamento das paredes que fazem "ponte" com o exterior. está planeado serem em bloco de betão simples, e com isolamento com capoto. Para além disto eu gostaria que ficassem com isolamento também pelo interior(lã de rocha e pladur duplo), no entanto o engenheiro acha que é demais.
    é de salientar que a casa ficará em trás-os-montes onde há "9 meses de inverno e 3 de inferno".
    considero que esta fase de planeamento é muito importante e confesso que não percebo quase nada de construção.quase tudo o que tenho aprendido tem sido através deste forum ao qual agradeço desde já independentemente de responderem ou não a esta minha duvida.
  2.  # 2

Colocado por: graciosmenestá planeado serem em bloco de betão simples, e com isolamento com capoto. Para além disto eu gostaria que ficassem com isolamento também pelo interior(lã de rocha e pladur duplo), no entanto o engenheiro acha que é demais.

E acha bem, aumente a espessura do isolamento exterior. Já agora qual é a espessura do isolamento exterior??
    Concordam com este comentário: system32
    Estas pessoas agradeceram este comentário: graciosmen
  3.  # 3

Colocado por: PicaretaE acha bem,

É apenas a minha opinião...sei que outros não pensam assim.
    • eu
    • 17 janeiro 2012

# 4

O isolamento funciona como um todo: não vale a pena reforçar demasiado uma das vertentes... tem que ser uma solução equilibrada (paredes, cobertura, piso, janelas)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, simples
  4.  # 5

Aumentando o isolamento das paredes... terá de reforçar cobertura , piso e caixilhos... Os requisitos funcionam como um todo.
    Qual a espessura e tipo de ETICS?
    Qual a espessura do bloco.
    qual a espessura de parede que tem definida no Projecto de arquitectura...
    Em vez de utilizar bloco de betão, pode utilizar bloco térmico(leca)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: graciosmen
    •  
      alv
    • 17 janeiro 2012

# 6

Vivam!

Colocado por: Picareta...sei que outros não pensam assim.

Pois não, pois não.
    Mas não vou insistir.
    A minha opinião é que o isolamento nunca, mas nunca é demais. Agora há que haver um equilíbrio, isto é, não vale a pena estar a colocar 15cm de isolamento nas paredes seja por fora pelo meio ou por dentro e não isolar a cobertura ou o pavimento, ou deixar uma caixilharia da treta.
    É um pouco como estarmos tapados com um bom cobertor e deixar os pés de fora...
    "Fassam" parte.
  5.  # 7

Colocado por: alvAgora há que haver um equilíbrio, isto é, não vale a pena estar a colocar 15cm de isolamento nas paredes seja por fora pelo meio ou por dentro e não isolar a cobertura ou o pavimento, ou deixar uma caixilharia da treta.

Quanto à estrutura concordo. Quanto à caixilharia, se houver falta de dinheiro, pode sempre delegar a instalação de uma caixilharia com um isolamento adequado à estrutura mais tarde, certo? Ou é igualmente fácil isolar melhor a estrutura mais tarde?
    •  
      alv
    • 17 janeiro 2012

# 8

Vivam!
    Visto por esse prisma até concordo. Quero dizer, se tivermos de optar, poderemos optar por algo que seja reversível.
    Mas isso levar-nos-ia a conversas daquelas. Repare que estamos a falar de isolamentos e somos obrigados a colocar painéis solares! Há prioridades, e certamente que algumas obrigatoriedades não o são.
    "Fassam" parte.
  6.  # 9

Boa tarde,

Deve evitar o aumento do isolamento porque criará outro problema que são as condensações interiores.
    Deverá aumentar a espessura do isolamento exterior, mas nao recomendo a utilização do isolamento pelo interior.
    No entanto recomendo que solicite a deslocação de um técnico de uma empresa que comercialize isolamentos termicos de forma a poder aconselhar, ver a estrutura a identificar possiveis pontes termicas que o construtor desconheça quue possam existir.
    Normalmente este serviço de recomendação até é gratuito e não tem qualquer vinculo ou contrato com a empresa.
    Concordam com este comentário: simples
    •  
      alv
    • 17 janeiro 2012

# 10

Vivam!
    Tá tudo doido!
    Não sei quem escreve do outro lado, mas técnicos de empresas que comercializam isolamentos? São daqueles que fazem projectos de térmica, com contas mesmo, números etc dos que emitem certificados energéticos, dos que fazem obras, mesmo daquelas a sério que depois têm de aturar ou não as reclamações dos clientes?
    Eu pergunto isto, porque sou dos que tem de fazer todas as continhas, dimensionar todo o projecto, fazer projectos de térmica propor soluções, certificar, construir e dar garantias e não consigo ser assim tão perentório nas afirmações de que um é melhor que o outro ou que por fora é melhor que por dentro nem que por dentro é melhor que por fora que mais tráz mais problemas, etc.
    Deve ser defeito meu, da porcaria que tenho feito nestes 25 últimos anos a isolar casas, a tratar de patologias das casas a fazer projectos e népias.
    Por favor, se escrevem por convicção, ou por uma qualquer razão comercial é bom que sejamos claros.
    Reedito mais uma vez que é necessário equilíbrio. Aproveito a achega do danobrega que podemos optar em função da não reversibilidade,
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022A, branco.valter
  7.  # 11

Colocado por: rduarteDeve evitar o aumento do isolamento porque criará outro problema que são as condensações interiores.
    Deverá aumentar a espessura do isolamento exterior, mas nao recomendo a utilização do isolamento pelo interior.

Concordo com esta afirmação com uma pequena correcção: "Deve evitar o isolamento pelo interior porque poderá criar condensações interiores." Não é certo que isso aconteça mas é verdade que essa possibilidade existe. E o pior é que essas condensações surgem por trás do isolamento térmico criando uma pequena gruta entre o isolamento e a parede, ou seja, no interior da habitação.

Na minha opinião um bom isolamento térmico pelo exterior (no mínimo 8cm) é suficiente.

Já agora gostava de sublinhar a importância de um bom equilibrio em termos de isolamento. Não é suficiente isolar as paredes e esquecer o resto. Segundo a Knauf as perdas térmicas numa habitação unifamiliar ocorrem, em média e dependente dos hábitos pessoais de cada um, nos seguintes moldes:

30% - pelo telhado / cobertura
    25% - janelas, caixilharia
    15% - fachadas
    15% - cave
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, CarlosCoelho
  8.  # 12

O melhor aquecimento central começa no isolamento, mas tal como já foi referido tem que ser homogéneo.
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022A, alv, system32
    •  
      alv
    • 17 janeiro 2012

# 13

Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,

Alv,
    Já ficou tb semi-convetido ao isolamento térmico pelo exterior ;-)

Não se trata de convencimento. Trata-se de saber das vantagens e inconvenientes de ambos, de saber como e qual funciona melhor em que situações e quanto custam ambos. O conhecimento teórico que temos apenas serve para fundamentar-mos, confirmar-mos ou ficarmos desiludidos com as convicções e sentimentos que temos.
    Chateia-me solenemente que venha aqui gente opinar por ter ouvido dizer que ouviu dizer e que pensa que é assim ou assado, quando eu, para tomar uma decisão, tenho de fazer as tais contas, continhas, expor vantagens e desvantagens e perceber como funcionam as famílias dentro da habitação e sobretudo que tipo de habitação.
    ainda ontem, exactamente ontem, pelo telefone, quando um colega de profissão menos dado a estas lides dos isolamentos me pediu uma opinião sobre uma determinada habitação, pois tinha que perceber, para aquela situação qual amais vantajosa, eu que até sou dos que normalmente opta por isolamentos interiores, perante a situação exposta não tive dúvidas, de, mesmo sem qualquer conta, lhe aconselhar a aplicação de um Etics em detrimento do Itics.
    Como vê, não se trata de convertimento, mas de seriedade na abordagem dos assuntos.
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 18 janeiro 2012

# 14

Vivam!
    Grato pelas palavras. Parece que concordamos em quase tudo. divergimos em pormenores.
    Eu explico, você depois complementará com elementos se achar bem. Parece-me que isto é que é serviço ao fórum com alguma utilidade para quem tiver a maçada e interesse em ler:
    Quanto à localização e condições de condensados nos interiores das paredes, estes só acontecem em situações muito extremas, críticas e pontuais que dificilmente acontecem em Portugal. Eu na mina casa, tenho essa monitorização e nunca, repito, nunca, nem em dias de -5ºC exteriores com cerca de 20ºC interiores tal aconteceu em mais de 15 anos.
    Mas, atenção, o facto de só acontecer em situações extremas não significa que não tenham de ser tomadas todas as precauções e caldos de galinha, que até nem custam dinheiro e estão lá, quanto mais não seja por descargo de consciência: Falo da caleira de condensados, e aqui eu tenho o particular cuidado de não deixar drenos (vai cair o mundo por ter afirmado isto) e as barreiras pára vapor, normalmente até duas, sendo que uma é a famosa CI muito utilizada pelos Americanos.
    Quanto à quantidade de isolamento, aí a minha teoria também diverge na forma , mas não no conteúdo. O que comunemente afirmo é que pelo mesmo dinheiro, ou muito pouco mais, se comparado com o preço das paredes no seu conjunto, se podem aplicar maiores espessuras de isolamento. Realmente ir além dos 12cm, já não influi muito. Quero dizer se posso aplicar 12 ou 15cm pelo preço de 6 ou 8, porque não aplicar os 15, sempre há alguma diferença, e também aqui, quanto mais não seja pelo simples facto da irreversibilidade, isto é, paredes será uma coisa, que em principio, só se fará uma vez na vida, ao passo que sempre se poderá aplicar um outro sistema de aquecimento, umas portadas exteriores umas persianas, umas novas caixilharias, uma coisa que muito sugiro, que parece anedota, mas sempre se pode fazer um tecto falso simples numa cave e isolar a envolvente exterior do pavimento, isolar um sótão ou uma cobertura, enfim, um sem numero de coisas que se podem ir melhorando ao longo da vida útil da habitação.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022A, simples
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferfer72, m.aur.eira
    •  
      alv
    • 18 janeiro 2012

# 15

Vivam!
    Agradeci, sobretudo a sua disponibilidade.
    Quanto à argumentação técnica é indiscutivel, só lhe, se calhar, nos, faltou uma comparação interessante para quem nos lê: Como se comporta um pano de parede sem alvenaria de tijolo, isto é, uma coisa do tipo LSF, ou seja elementos leves altamente isolados.
    Fica o desafio.
    Logo vou ler melhor, estou apenas de passagem para desligar o equipamento e ir ver uma obra.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Anonimo18072022A
  9.  # 16

Lembro-me de ver á uns meses numa deslocação á Polónia o tipo de isolamento termico utilizado por aquelas bandas.
    Estes utilizam blocos de lã de rocha, muito semelhantes aos nossos tijolos, mas sem os buracos.
    Por lá tem temperaturas de -28º em alguns dias e no entanto não utilizam espessuras muito elevadas estamos a falar de cerca de 12cm sensivelmente apenas no exterior.
    São colocados de igual forma com cola especial para temperaturas baixas e dependendo da altura utilizam as buchas de fixação.
    Procurei por cá este tipo de material e não consegui encontrar em lado nenhum, será este o proximo passo a seguir ao EPS, XPS etc para um sistema termico mais economico?
    Caso queiram posso depois postar umas fotos dos edificios que vi por lá.
    •  
      alv
    • 18 janeiro 2012

# 17

Vivam!
    Anonimo18072022A, quando referi o LSF, foi apenas uma forma de exemplificar, mas uma coisa do tipo, de fora para dentro. Cuidado que isto não é nada real porque não sei exactamente de cor dimensões nem composições, entendam é um exercício.
    Um Etics, normal de por ex 60mm, ou seja reboco delgado armado de 5mm, e EPS de 60, OSB de 16, CX ar de 30, seguido de um Itics (termo meu, resultado do Interior em oposição ao Exterior TICS) MLV de 80 com BPV virado para o interior, seguido de 25mm de gesso.
    Partimos do principio que não há pontes térmicas e que tudo está perfeito.
    Veja lá onde andam os condensados e em que situações.
    Antecipadamente grato.
    "Fassam" parte.
  10.  # 18

Colocado por: alvA minha opinião é que o isolamento nunca, mas nunca é demais.

A minha inclinação é concordar com essa idéia.

Porém, ao procurar mais informações para me ajudar a entender que espessura de ETICS oferecerá o melhor compromisso para uma moradia, no Seixal, com 40 anos e parede simples (tijolo de 20), encontrei isto:

http://run.unl.pt/bitstream/10362/5771/1/Mendao_2011.pdf

cujas figuras 35, 40 a 42 parecem me favorecer espessuras menores de ETICS !!

Como se pode explicar isto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, system32
  11.  # 19

Se ler o documento, esta lá explicado ;)

PS: Obrigado pelo documento, é uma dissertação interessante.
  12.  # 20

Colocado por: Anonimo18072022A As situações que refere, difíceis de acontecer, não serão assim tão difíceis como isso.(...)
    São apenas simulações que valem o que valem mas que permitem perceber a probabilidade de acontecerem ou não as condensações.
    Aparentemente, NINGUÉM aqui no Forum viu esse fenómeno acontecer.
    Pois eu vi.
    No entanto, apesar da minha idade provecta (AVISO: se alguém me vier aqui corrigir e disser que com o tal a cor do horto gráfico isto se escreve «proveta», leva um murro), só o vi acontecer uma vez.
    Quando vivi no norte da Europa, vi aparecer a meia-altura na parede da sala de um apartamento, num 2º ou 3º andar, uma mancha de humidade. Era uma mancha oval, que atingiu uns 80cm de largura e uns 50 de altura, de onde ESCORRIA água para o chão. Isto deu-se, obviamente, numa parede exterior, onde não passava qualquer canalização, num dia sem chuva.
    E, repito, só vi acontecer UMA vez, nos 6 anos que lá residi.

Colocado por: alvA minha opinião é que o isolamento nunca, mas nunca é demais.
    Imaginemos duas "casas" feitas como uma caixinha, num ÚNICO material, e sem quaisquer aberturas. Uma de vidro de 3 ou 4mm e outra de cortiça. E fechadas de forma quase hermética, e sem qualquer fonte de calor/frio no interior.

O "isolamento térmico" de cada uma das caixas faz com que a temperatura do ar interior leve MAIS OU MENOS TEMPO a igualar a temperatura exterior. Se cá fora as temperaturas oscilarem - da noite para o dia - entre os 10 e os 40ºC, a caixa de vidro terá a temperatura interior à mesma temperatura práticamente em simultâneo. Já a caixa de cortiça levará MAIS TEMPO a atingir a temperatura exterior. Mas este "MAIS TEMPO" depende da espessura das paredes.

Com isto quero dizer que a ESPESSURA de isolamento IDEAL seria a que provoca um atraso de 12horas para que a temperatura interior fique igual à do exterior. Desta forma, no caso de variações térmicas elevadas entre a noite e o dia, a temperatura no interior da caixa bem isolada estará sempre intermédia. E, claro, desta forma também se poupará muita energia a aquecer/arrefecer a casa.

Mas isto seriam casos ideais. Se todos forem como eu que de manhã abro as janelas todas para ventilar a casa ... lá se vai a «economia». :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EcoWill

0.0245 seg. NEW