Iniciar sessão ou registar-se
    • kami
    • 27 fevereiro 2012

     # 21

    Boas

    Conheço quem tem aquatondo e está muito satisfeito... eu próprio estive para adquirir esse modelo... mas não gostava muito dele por ser muito quadrado. Como alternativa existe um que em termos de rendimento não fica atrás do aquatondo, também é de guilhotina... e é mais panorâmico (rectângular) que é o MCZ hidrotherm... e o preço é ligeiramente mais barato que o aqquatondo (cerca de 500 euros se bem me lembro)...

    http://www.mcz.it/es/p135-hydrotherm-80.html

    Cumps
  1.  # 22

    neste momento os AQUATONDOS estão em promoção, muito mais barato que o preço de tabela. O problema é nenhum canalizador me quer dar orçamento . Alguem tem noção para que valores poderá ir?
  2.  # 23

    peça preço so para instalação! voçe compra o recuperador!
    • kami
    • 29 fevereiro 2012

     # 24

    Canalizador?

    Não devia procurar antes quem vende principalmente esse tipo de equipamentos?

    Se for da zona de Centro posso indicar-lhe quem me vendeu o meu... Ele tem um aquatondo instalado na própria casa a aquecer radiadores...

    Cumps
  3.  # 25

    Boa tarde a todos,

    Gostaria de partilhar o meu caso ao mesmo tempo que solicito a opinião de quem puder ajudar. Instalei também um sistema de aquecimento central e águas quentes em minha casa, sendo o recuperador um Chamilar Hidro 78, o termoacumulador de 200Lt e 50 elementos de aquecimento mais um toalheiro. Quanto às águas quentes, tudo muito bem, aquece perfeitamente. Agora os problemas...

    1- o aquecimento central funciona de forma intermitente, ou seja, os radiadores apenas aquecem de vez em quando, o que, afecta inevitavelmente o aquecimento da casa. Penso que, isto deriva do facto de ter sido colocada apenas uma bomba circuladora, e ser dada prioridade a AQS. Qual a melhor solução? Seria viável colocar uma outra bomba circuladora em separado para o aquecimento da casa? E reduzir ao volume do Termoacumulador?

    2- outro problema, é o excesso de fumo que o recuperador literalmente deixa sair cada vez que se abre a porta para colocar lenha, mesmo com a saída de fumos totalmente aberta. Já coloquei tubos até ao cimo da chaminé de modo a aumentar a sua altura, mas mesmo assim... devo referir que à saida do recuperador, o tubo faz de imediato duas curvas de 45º cada de modo a entrar na chaminé. Será que isto tem influência?

    Vou em breve falar com o instalador, mas gostaria de nessa altura, ter já uma segunda opinião.

    Agradeço qualquer feedback!
  4.  # 26

    pelo que me indicaram só os recuperadores em guilhotina é que ao abrir não manda fumo para fora.
  5.  # 27

    Viva! para poder ajudar falta alguns dados,
    1º-altura da chaminé, e se vai sempre com diâmetro de 200 que é a saída desse mesmo recuperador , as curvas que tem não afecta, só que uma coisa é certa por ai já está mal o tubo da chaminé deveria ser flexivel! mas assim também funciona.
    2º-veja se consegue ver a que temperatura arranca a bomba e em que local está instalado o termostato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neku99
  6.  # 28

    Boa tarde,

    nunoalopes... de facto o meu recuperador não é de guilhotina... contudo não faz muito sentido que mal se abre a porta e o fumo começa a sair como se tivesse a saida de fumos fechada...

    Caro Rafael Arieira, a altura da chaminé não posso precisar... mas terá seguramente mais de 6metros e o diametro é sempre o mesmo desde que sai do recuperador. Ah, esqueci-me de mencionar no primeiro post, que o vidro também se suja imenso. Quanto ao tubo ser flexivel, não será pior dado o material ser mais fraco (peço desculpa se estou a falar de cór). Seria a situação ideal se o tubo fosse sempre a direito do recuperador até à extremidade da chaminé? Começo a colocar essa hipotese, dado ter a possibilidade de abrir a parede atrás do recuperador para coloca-lo mais para "dentro" da chaminé e assim conseguir meter o tubo a direito.

    Quanto à temperatura a que arranca a bomba, parece-me que esta é programável, pois este recuperador dispõe de um dispositivo colocado na parede ao lado que mostra a temperatura a que se encontra a água. Este dispositivo permite programar a temperatura para 3 coisas diferentes que passo a descrever: 1- Pump; 2- Valv; e 3- Auxiliar. Partindo deste pressuposto, parece-me que é possivel que seja ligada uma bomba circulador auxiliar, estarei errado? Outra solução que entretanto me ocorreu, seria dar prioridade ao aquecimento e talvez reduzindo ao tamanho do termoacumulador, programar apenas para aquecer AQS sempre que a temperatura da água do recuperador subir acima de determinado valor. Até porque, dado que a minha instalação para os radiadores é em PEX, não convém deixar subir a temperatura muito acima dos 80-85º.

    Agradeço qualquer opinião!

    Cumpts
  7.  # 29

    Viva!
    Com seis metros de chaminé não pode fazer fumo! Tem que haver ai algo a estrangular a tiragem pode ser que o regulador que abre o tiro esteja encravado e não abre tem que ver, outra possibilidade pode acontecer que mesmo á saída a chaminé esteja muito reduzida, e por ultimo se a chaminé é nova até uma simples teia de aranha reduz a tiragem se assim for basta um jornal arder de fica resolvido.
    Quando esta parte estiver resolvida iremos aos controles termostáticos.
    Inox flexível duplo folha certificada não é inferior que inox simples rijo pelo contrario suporta melhor as dilatações faz as curvas que queremos mas nunca a menos 45º para que não deposite cinzas.
    Concordam com este comentário: TLS
    • TLS
    • 9 março 2012

     # 30

    concordo com o rafael, com seis metros não pode haver fumos a menos que o registo esteja avariado ou encravado. quanto a temperatura acho que é muito deixar ir a esses valores, mesmo sendo em pex não há necessidade ate porque se tiver um sistema de vazo fechado aos 90º dispara e como pode ver esta mesmo no limite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neku99
  8.  # 31

    Boas!
    Estive ontem a fazer a experiência... abri a saida de fumos completamente e abri um pouco a porta... começou logo a sair algum(bastante) fumo, a seguir fechei a saída de fumos completamente e abri a porta... de facto saía mais fumo, o que quer dizer que a saída pelo menos está funcionar, pelo menos parcialmente... A chaminé, não é nova, já tem uns 20 anos, mas como o tubo vai do recuperador até ao exterior isso também não deveria influenciar...

    Rafael, referiu que à saída a chaminé pode ser muito reduzida... desde a saída do recuperador é sempre tubo até ao exterior, logo não deveria haver qualquer problema, ou não estarei a entender correctamente?

    Quanto ao ser um sistema de vaso fechado, ou não, apenas posso dizer que têm dois pequenos depósitos (vasos de expansão?).
  9.  # 32

    Peço desculpa ao utilizador L.F2012 ter-me intrometido e "apoderado" da discussão mas como eram assuntos algo semelhantes, não quis estar a abrir um novo tópico. Mais uma vez, as minhas desculpas.
  10.  # 33

    20 anos ... a chaminé foi limpa? eu referia á saída da chaminé ver abertura entre chaminé e tampa, e não me diga que tem por ai uma girândola!
    primeiro resolver a chaminé:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neku99
    • neku99
    • 10 março 2012 editado

     # 34

    Boa tarde,

    Não Rafael, a Chaminé não foi limpa, mas será esse um factor muito importante uma vez que como referi a saída funciona toda ela por tubo desde o recuperador até ao exterior?
    Por acaso não tem Girandola ;) tem apenas um daqueles "chapéus" no cimo do tubo. Hoje, olhando mais atentamente para a chaminé e fazendo alguns exercícios com as fotos que tirei, concluí que não terá 6 metros, mas sim 5 metros.



    topo

    Gostaria de perceber, até que ponto seria importante, abrir a parede por trás do recuperador, para que este possa entrar mais dentro da chaminé e assim o tubo sair sempre a direito até ao topo.
    Se for preciso coloco foto de qualquer outro detalhe que seja importante.

    Obrigado pelo vosso tempo e um bom fim-de-semana!
    • zeus
    • 10 março 2012

     # 35

    que modelo é esse?
    • TLS
    • 10 março 2012

     # 36

    que mal se trabalha... e tão fácil ganhar dinheiro!!!! o tubo e de 200?
  11.  # 37

    a chaminé não foi limpa mas é nova desde o recuperador certo? esse tubo não parece 200! a tampa da chaminé deveria ter cerca de 9cm de folga.
    agora é assim as curvas que tem são a 45º? isso não afecta o que poderá é ter lixo ou cimento na rampa entre curvas.
    só não sei porque não foi a baixo a chaminé antiga na sala, e também não sei para que tem lã de rocha na chaminé isso so serve para começar a cheirar mal, e gostava de ver a saída do tubo para exterior se está vedado como deve ser para o calor não se escapar por lá.
    Concordam com este comentário: TLS
    • TLS
    • 11 março 2012

     # 38

    sem comentários...foi levada, para não dizer outra coisa, veja se o tubo a saída do recuperador tem alguma redução?
    • TLS
    • 11 março 2012

     # 39

    a lenha que anda a queimar deve ter muita resina vese pelo-lo aspecto da chaminé.
    • TLS
    • 11 março 2012

     # 40

    você tem a certeza que esse recuperador e o acqua?
 
0.0222 seg. NEW