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  1.  # 201

    lolol acho que o filho nem lhe vai tocar ah ah ah tb uso muito essa desculpa
  2.  # 202

    Confesso que os gadgets nunca me entusiasmaram, mesmo ao nível de telefones se pudesse ainda usava duas latas de salsichas e um pedaço de cordel.
    Não sei para que raio fazem telefones com tantas funções se aquilo serve para fazer e receber chamadas e nada mais.
  3.  # 203

    Colocado por: zedasilvaPara quem de computadores apenas sabe identificar o botão On e OFF onde raio fica do dissipador de energia?
    Já agora para uma criança de 6 anos ligar à net e ver o canal panda, fazer uns rabiscos no Paint e jogar uns joguitos básicos que tipo de portátil aconselham?
    Pode e deve ser usado e de preferência bastante barato.


    Não é dissipador de energia.... é de calor, fica em contacto com o processador ou com um chip para permitir dissipar a temperatura produzida pelo mesmo para evitar que queime, pode ter ou não uma ventoinha para melhorar o arrefecimento
    •  
      FD
    • 22 janeiro 2013

     # 204

    E normalmente está no mesmo sítio onde está o radiador de um carro: atrás de uma qualquer grelha ou entrada/saída de ar.
    Concordam com este comentário: two-rok, staker
  4.  # 205

    Colocado por: zedasilvaConfesso que os gadgets nunca me entusiasmaram, mesmo ao nível de telefones se pudesse ainda usava duas latas de salsichas e um pedaço de cordel.
    Não sei para que raio fazem telefones com tantas funções se aquilo serve para fazer e receber chamadas e nada mais.


    Isso já não é bem assim..... da maneira que estão a evoluir os smatphones qualquer dia não precisamos dos computadores....

    Mas isto digo eu que sou viciado em tudo o que são tecnologias.....
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 206

    A minha mulher tem um Nokia n97 aquela porcaria acho que até faz torradas o que é certo è que quando preciso de fazer uma chamada quase que tenho que ler o manual de instruções.
  6.  # 207

    Aconselhei um amigo meu a comprar umas mission 733i usadas na net por 130€.
    Infelizmente o negócio correu mal, pois uma tinha um tweeter lixado, e a outra tinha o woofer morto .
    O próprio vendedor desconhecia esse facto , e acabou por devolver 40€ , ou seja o par ficou em 90€

    São iguais a estas:
    http://www.thaisecondhand.com/picture/9528399_1.jpg

    O tweeter já chegou via e-bay ,foi uns 20 e tal euros

    Os woofers estão esgotadissimos no ebay, então na qualidade de bricoleiro nato resolvi dar um jeito na coisa :P

    Claro que ficou uma treta e vai voltar a falhar, mas para já está a trabalhar razoavelmente e vai usando enquanto não consegu um woofer usado na net.
    Em todo o caso já era lixo e era, por isso não havia risco de ficar pior do que estava :)

    O problema do woofer do meu amigo fou a bobine que saiu do cilindro e enrolou.se toda no fundo , e acabou por interromper.
    Como não era viavel rebobinar com os meios que aqui tenho, acabei por tirar aquele bocado - que representa +/- 20% do total) e fiz um bypass
    Deve ter alterado ligeiramente a impedancia, claro, e vai tocar com um volume diferente do woofer da outra coluna, mas antes do mais isto foi uma experiencia academica, e nem deve ser encarado como mais do que isso :)

    Enquanto estava a arranjar o woofer pensei no quanto seria facil fechar tudo muito bem e meter estas colunas à venda na net de novo, e provavelmente quem comprasse
    nem se daria conta das patifarias de que já foram alvo ...
    Há um risco muito grande de comprar aparelhos usados ... a probabilidade de já terem sido mexidos / intervencionados é elevada.
    Mas claro que nem vale a pena pensar nisso... até porque muitas vezes tambem corre bem ... Por exemplo estou neste momento com as Kef C45 que custaram apenas 40€ e têm sido excelentes.

    Pior é mesmo os carros, a probabilidade de nos carros usados apanhar.se um que tenha sido alvo de patifarias é bem elevada :P

    Eis as fotos da cirurgia ao Frankenwoofer (woofer frankensteiniano) :

    http://imageshack.us/a/img27/7830/dscf9858w.jpg

    http://imageshack.us/a/img560/1021/dscf9859.jpg

    http://imageshack.us/a/img856/4387/dscf9863a.jpg

    http://imageshack.us/a/img145/7278/dscf9864.jpg

    http://imageshack.us/a/img402/8062/dscf9865t.jpg

    http://imageshack.us/a/img201/8711/dscf9869.jpg

    http://imageshack.us/a/img836/2473/dscf9870s.jpg

    http://imageshack.us/a/img252/7703/dscf9871x.jpg

    http://imageshack.us/a/img22/1839/dscf9872gi.jpg


    A cola que usei à volta da bobina foi cola branca UHU , pois foi a mais fina que aqui tinha, e endurece bastante rapido.
    Talvez o ideal tivesse sido verniz.
    Ah, e antes de soldar raspei bem as pontas e enganchei.as, por isso a solda é só para compor :)

    Para colar a membrana de volta o ideal teria sido cola amarela de sapateiro, e até tenho aqui, mas jé tem uns anos e estava a ficar emborrachada
    Mas com com "não mais pregos" tambem ficou bacano :)

    Don´t try this at home :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
      Dont-Try-This-At-Home-logo[1].jpg
  7.  # 208

    Mais um ecran que podia ter ido para o lixo e não foi.

    Segundo o meu amigo, o comportamento inicialmente foi o de subir o brightness sozinho.
    E depois ja nem ligava.

    Abrimos, e desligamos a placa com os botoes, e sem a placa funcioava bem.

    Acabamos por tirar os botões e havia um que acusava resistencia por vezes, mesmo quando nao estava a ser primido.

    Troquei por um parecido (castanho); sacado de um portatil asus.

    Estes problemas nestas placas com botões de pressão sao bastante frequentes em ecrans de PC e TV´s LCD
      DSCF2701.JPG
      DSCF2699.JPG
  8.  # 209

    Estou escasso de condensadores de 330uF para substituir os nec/tokin

    Normalmente mete-se 4x 330uF, como estão todos em paralelo dá 1320uF
    Em principio deve ser o mesmo meter 6x 220uF , que vai dar os mesmos 1320uF, não é ?
      f_0004875[1].jpg
    •  
      king25
    • 6 fevereiro 2013 editado

     # 210

    Colocado por: civismoEstou escasso de condensadores de 330uF para substituir os nec/tokin

    Normalmente mete-se 4x 330uF, como estão todos em paralelo dá 1320uF
    Em principio deve ser o mesmo meter 6x 220uF , que vai dar os mesmos 1320uF, não é ?
      f_0004875[1].jpg

    Atão não é...
    É isso mesmo.
    No Ebay há disso a pontapé, custa uma ninharia.
  9.  # 211

    Por acaso nao encontro a bom preço, anda para ai a 8 ou 10€ cada 4 unidades
  10.  # 212

  11.  # 213

    BOAS king 25

    Mas eu nao quero voltar a meter um nec / tokin , pelo que ja li fica mais fiavel se meter condensadores normais ..

    Os links da mouser nao abrem aqui...
  12.  # 214

    Curioso, não abrem mesmo, entre no site da Mouser
    e pesquise por "330uf 2,5V ESR 7", sem aspas.
  13.  # 215

    Colocado por: king25330uf 2,5V ESR 7


    Porque é que uns sao pretos e outros amarelos ?

    E qual a importancia do ESR ?
  14.  # 216

    Acabei de ter uma guerra com um toshiba A300 ... o gajo ligava, mas ficava parado no ecran inicial da bios, o que tem o logotipo da toshiba.
    Fazia isto tanto em bateria como ligado à corrente.

    Convencido que era o problema do condensador (tem piada que este não tem o OE907 mas sim um que diz 2R5901 ), arranquei-o e coloquei 4x 330 uf .... e nada, continua com o mesmo problema !
    Liga-se, dá a imagem inicial da toshiba mas não sai dali ... fica congelado nesse ecran inicial , e não responde ao teclado (se bem que pareceu-me que houve uma unica vez que reagiu ao crtl+alt+del e reiniciou)
    .... será que este 2R5901 tem que ser trocado por algo diferente que 4x330uF ?

    Tenho ali outra board igual, e testei gráfica, CPU, rams, e nada, o problema é mesmo da board.

    Ja reparei umas quantas, mas é a primeira vez que não pegou .... o que será ?

    A imagem inicial a que me refiro é similar a esta ai em baixo:
      5fqluf[1].jpg
    • kalu
    • 7 fevereiro 2013 editado

     # 217

    Boas.
    Vamos por partes aqui....
    1º a pergunta "Qual a importancia do ESR?"

    Alguém tem um ESR Meter? para que tem e sabe usar, sabe que é muito importante, pois os condensadores além de uma "capacitância" também tem uma impedância... Explicando de outra forma, Os condensadores funcionam como bloqueadores da passagem da corrente DC no
    circuito e apresentam uma baixa impedância à componente alternada AC, também conhecida como “Corrente de Ripple”.
    Especialmente quando um condensador está exposto a altas temperaturas porque ele geralmente está junto de componentes
    que geram calor, ou através deles próprios, passa uma grande corrente de Ripple, pode ficar quimicamente alterado, fazendo com
    que esta resistência eléctrica, a ESR, aumente.
    Isto tem exactamente o mesmo efeito que colocar uma resistência externa, em série com um condensador em bom estado. Isto conduzirá,
    eventualmente, a uma operação anormal, no circuito onde o condensador está a funcionar.
    As falhas causadas pelo aumento da ESR no condensador são, muitas vezes muito estranhas...
    Ou seja á medida que o condensador envelhece ou apanha calor fica alterado, pode medir os "tais" 330uf mas já começa a deixar passar alguma corrente de um lado para o outro.
    Os condensadores LOW ESR são fabricados para fins específicos e para estabilização de circuitos sensíveis, por isso quando trocam por condensadores do "ebay" não funciona correctamente, pois não são LOW ESR, como os vendedores tem a noção que ninguém vai dar 100 ou 200€ por um ESR Meter... vendem bastantes :)
    O da mauser custam 3.27€ + iva (demasiado caro) podem comprar um pouco mais barato, e ser for para revenda mais barato ainda....neste momento está a decorrer uma campanha em que podem chegar aos .90 cêntimos + iva cada.

    Quanto ao problema deste pc em cima... nada tem a ver com o circuito do VCORE, este pc partilha o chassis com o L650, mas a MB é diferente, mas tem uma avaria muito semelhante, que pode apresentar 3 sintomas diferentes, 1º liga e desliga, 2º liga e não dá imagem, 3º desliga-se aleatoriamente ou bloqueia no post.

    As soluções podem ser duas.

    1º defeitos de soldaduras QFN ou BGA
    2º Bios corrompida, tem que ser substituída por nova regravada (aposto nesta)

    Alguma dúvida e só contactar-me...
    cumpts.
    • kalu
    • 7 fevereiro 2013

     # 218

    Ia-me a esquecer o WR 2R5901 apresenta menos 75% de avarias que o Nec Tokin... apesar de avariar também, pode-se medir em circuito com um ESR METER...
    Entretanto terei disponivéis para venda os ESR Meter (de baixo custo)...
  15.  # 219

    Aqui tenho duas boards iguais, uma tinha nec tokin e reparei ha pouco tempo e esta a funcionar lindamente (a da esquerda - a qual tem uma chapa), e a da direita é igual , as tem o 2R5901 em vez do nec/tokin (e esta sem a chapa dissipadora).

    É precisamente esta da direita que me esta a dar dores de cabeça.... e as tantas mudei os condensadores e se calhar o mal nem era dai ...

    Retirei tudo o que podia (cpu, rams, wireless), e andei a comparar com o ohmimetro e está tudo igual , por isso nao me parece que sejam condensadores ou mosfets .

    Ja tinha pensado na bios corrompida ... mas isso é um bocado lixado... ou talvez não, supostamente estas bios têm apenas 8 patas, não?
    Ebay: http://www.ebay.com.au/itm/Toshiba-Satellite-A300-PSAGCE-PSAG8E-PSAGQE-PSAGUE-BIOS-Chip-Replacement-/271093345457

    Em tempos safei um portatil com uma disquete usb, a qual tinha um -bat e o portatil conseguiu fazer o upgrade a partir da floppy... sera que estes fazem isso ?

    Tenho ali varios toshibas para sucata .... será que a bios de um A200 pega neste ? Ou talvez nao pois são graficas diferentes... :P

    Em todo o caso, já apanhei uma vez um A300 com o mesmo sintoma do ficar parado no splashscreen da toshiba , tal como esta a acontecer com este, e com a mudança dos condensadores resolveu ...

    Tambem poderá ser algum chip marado a provocar o bloqueio, tipo placa de som ou de rede, não ?
      DSCF2799.JPG
      DSCF2800.JPG
    • kalu
    • 7 fevereiro 2013

     # 220

    Boas.
    Eu tenho essa BIOS.... qual o modelo correcto do pc e a referência correcta da eprom?
    Nós gravamos eprom's...
    verifique se é uma MX 25L8005M2C-15G ....
      a300.png
 
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