Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite

    Tenho uma placa de indução de 6400 Watts. O electricista certificado da marca ligou-me a placa, (entre a tomada e a placa), com cabos de 2,5 mm2. 1 fase, 1 neutro e a terra e depois fez um shunt na placa para alimentar as duas zonas de indução.
    O fabricante da placa (representante em Portugal) confirmou este esquema de ligação, apesar do esquema inscrito na placa referir 2 cabos de 2,5 mm2 de fase, 2 cabos de 2,5 mm2 de neutro e a terra.

    Para uma potencia de 6400 Watts é suficiente um cabo de 2,5 mm2 ????

    Onde posso arranjar documentação , tabelas para contrapor com o fabricante da placa, pois supunha que placas de indução deviam ser alimentadas com cabos de 4 ou 6 mm2.

    Na casa, entre o contador e a tomada tenho 4 ou 6 mm2 (tenho de confirmar).

    Obrigado, Almeida
  2.  # 2

    na minha casa tive que por cabos de 4 mm, e mesmo assim o electricista troceu o nariz ha coisa, mas a minha placa tem 7,2 kw.

    nao sei fazer as contas mas ele disse-me que nao convinha ligar os 4 bicos ao mesmo tempo
    • eu
    • 18 janeiro 2012

     # 3

    No mínimo devia ter 4 mm2...

    Com condutores de 2,5 mm2, a corrente máxima é 16 A, ou seja, cerca de 3700 W

    Que disjuntor é que esse circuito tem?
  3.  # 4

    Para uma potencia de 6400 Watts é suficiente um cabo de 2,5 mm2 ????
    nem o de 4mm possivelmente dá, o que vai acontecer é disparar o unipolar, o melhor seria cabo de 6mm, lembre-se que a mais não prejudica em nada a menos é problema
    Na casa, entre o contador e a tomada tenho 4 ou 6 mm2 (tenho de confirmar).
    não percebi esta
  4.  # 5

    Cabo de 1,5 mm² suporta corrente de 15,5 ampères sem aquecer.
    Cabo de 2,5 mm² suporta corrente de 21,0 ampères sem aquecer.
    Cabo de 4,0 mm² suporta corrente de 28,0 ampères sem aquecer.
    Cabo de 6,0 mm² suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer.
    Cabo de 10,0 mm² suporta corrente de 50,0 ampères sem aquecer.
  5.  # 6

    Obrigado pelas respostas.

    Vou ter de confirmar se na ligação do contador à tomada tenho 4 ou 6 mm2. Mas de certeza, no mínimo, tenho 4 mm 2
    O disjuntor é de 20 Amperes, mas penso que devo aumentar em função da canalização ser de 4 o 6 mm2 (para quanto ????).
    O disjuntor não dispara com a placa no máximo, alimentada com um cabo de 2,5 mm2 (entre a tomada e a placa +/- 1 metro).

    O que eu presumo é que a placa ao não ser alimentada "convenientemente" reduz a sua eficiência e não trabalha a 6400 W, por isso não dispara o disjuntor de 20 Amperes.

    Como é possível o representante da marca e o electricista certificado teimarem que devo ter a placa ligada com um cabo de 2,5 mm2 ????

    Que argumentos devo apresentar mais.

    Cumprimentos, Almeida
  6.  # 7

    Estão-se a baralhar...

    O circuito de alimentação á placa deve ser de, no mínimo, 4mm2.
    Protegido por um disjuntor de 25A, ou de 32A se for de 6mm2.

    O que acontece é que o cabo que vem ligado à placa tem 5 condutores (Neutro, Terra, Fase Bico 1, Fase Bico 2 e Fase Bico 3).

    Interliga o cabo de 4mm2 do circuito com o cabo de 2,5mm2 da placa através de ligadores do tipo WAGO, de mola, preparados para 32A.
    Como a ligação é monofásica, é lógico que terá de fazer um shunt entre os cabos dos 3 bicos!
    E esse shunt também tem de ser realizado com esses ligadores, e cabo da mesma secção do do circuito (4 ou 6mm2).

    Ou então passa mais um circuito do quadro para a placa, onde liga, por exemplo, o condutor referente ao bico de maior potência.
    Agora, o porquê de os cabos da placa serem só de 2,5mm2 está explicado acima: suportam 21 amperes! Ou 4830Watt.
    O que, numa placa de 6400W totais, vê-se que é suficiente alimentar 1 bico com cabo de 2,5, atendendo que a distância é pouca (os cabos têm +-1metro)
  7.  # 8

    Protegido por um disjuntor de 25A, ou de 32A se for de 6mm2.
    se colocar 32 para essa potencia e cabo de 6mm é o ideal como digo a mais não tem problema.

    tensão de 220v 6400watts vai dar 29 amp será isto?
    Concordam com este comentário: J.C
    • eu
    • 18 janeiro 2012

     # 9

    Colocado por: pdavidmarquescomo digo a mais não tem problema.

    A não ser o custo.
  8.  # 10

    Colocado por: pdavidmarquesCabo de 1,5 mm² suporta corrente de 15,5 ampères sem aquecer.
    Cabo de 2,5 mm² suporta corrente de 21,0 ampères sem aquecer.
    Cabo de 4,0 mm² suporta corrente de 28,0 ampères sem aquecer.
    Cabo de 6,0 mm² suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer.
    Cabo de 10,0 mm² suporta corrente de 50,0 ampères sem aquecer.
    Discordam deste comentário:jorgealves

    dende dos condutores serem flexiveis ou rigiddos e depende da distancia da ligacao ate ao ponto de distribuicao, mas regulamentarmente nao ser excedida a corrente de 10 amperes num condutor de 1,5,
    2,5 e 16A
    E dai para cima depende alguns calculos basicos,
  9.  # 11

    E dai para cima depende alguns calculos basicos,
    ou dai para baixo, isso tinhamos de entrar noutros caminhos mas não tenho paciência.

    mas aprendi que para se achar a secção do cabo que necessitamos, precisamos de saber

    Energia a transportar (w)
    A tensão de transporte (v)
    Tipo de material de transporte
    Queda de tensão (%)

    Calcular a corrente que passa no cabo
    Calcular a máxima queda de tensão
    Calcular a resistência do cabo
    Calcular a secção do cabo, pela formula de resistencia tiramos a secção, pela secção calcula-se os amp

    penso eu, tirei isto de um livro num de muitos cursos que fiz, na altura que se faziam cursos remunerados, na era cavaco se não me engano, ou seja recebia para aprender alguma coisa e no fim ainda se saia de lá com um certificado que por azar meu não dá para usar na casa de banho
  10.  # 12

    e a tabela que coloquei lá em cima não deve fugir muito, mas sei que os eletricistas se baseiam noutros quinhentos.
  11.  # 13

    Lá vou eu ter que ir falar com o construtor (que ainda não falei, mas...). O sacana pôs cabo de 2,5 na tomada onde a placa está ligada. Kurwa mach!
    • eu
    • 19 janeiro 2012

     # 14

    Colocado por: Ferraz OliveiraKurwa mach!

    Estiveste na Polónia?
  12.  # 15

    Fugindo á discussão um pouco mais acima, e voltando ao seu assunto, já encontrou a resposta á sua dúvida?

    Colocado por: almeida94...
    Como é possível o representante da marca e o electricista certificado teimarem que devo ter a placa ligada com um cabo de 2,5 mm2 ????

    Que argumentos devo apresentar mais.

    Cumprimentos, Almeida


    Sr. Almeida, já entendeu o porquê dos cabos da placa serem de 2,5mm2, e o representante da marca e electricista afirmarem que são suficientes?
    É diferente ser o circuito a 2,5 (que não é, disse-nos que é a 4), ou apenas os cabos da placa a 2,5.

    EDIT: encontrei aqui uma foto que ilustra o caso.

    Colocado por: Ferraz OliveiraLá vou eu ter que ir falar com o construtor (que ainda não falei, mas...). O sacana pôs cabo de 2,5 na tomada onde a placa está ligada. Kurwa mach!


    Aqui a questão é outra... O local da placa (e do forno, já agora!) estava definido desde todo o início?
    Veja lá se não tem um circuito de 4mm2 para outra tomada algures...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: almeida94
      Imagem1883.jpg
  13.  # 16

    Eu vou dar o caso que tenho em casa, que está a aguardar a inspecção da Certiel.

    O circuito para Placa/forno, tem de ter fio de 6mm de secção, com ligador cerâmico.
    Concordam com este comentário: pdavidmarques
  14.  # 17

    Colocado por: speedsteerEu vou dar o caso que tenho em casa, que está a aguardar a inspecção da Certiel.

    O circuito para Placa/forno, tem de ter fio de 6mm de secção, com ligador cerâmico.


    Viva.
    "Tem de ter"? Ou simplesmente no seu caso "tem fio 6mm" ?

    É que segundo as RTIEBT basta ser de 4mm2, sendo que só é obrigatório os 6mm2 quando o conjunto forno+placa são alimentados só por um circuito!

    Agora, é claro que mandam as "boas regras" que se façam contas, e consoante a potência do equipamento a instalar, terá de se colocar um cabo adequado!
    Isto é, se a placa for muito potente, é conveniente passar de 4 a 6.
    •  
      GF
    • 19 janeiro 2012

     # 18

    Eu tambem instalei recentemente uma placa de indução e foi-me recomendado 6mm.
    O instalador torceu tambem o nariz e acabou por instalar um de 4mm.
  15.  # 19

    @Treladocao

    Sim...

    duas tomadas diferentes. Uma para o forno e outra para a placa. O forno está num sítio da cozinha (e está ligado a um outro disjuntor). Mas ainda assim aquilo está mal feito. Tenho que falar com o homem porque quero as coisas bem feitas que foi isso que paguei.

    @eu
    Não. Porquê?
  16.  # 20

    Colocado por: treladocao

    Viva.
    "Tem de ter"? Ou simplesmente no seu caso "tem fio 6mm" ?

    É que segundo as RTIEBT basta ser de 4mm2, sendo que só é obrigatório os 6mm2 quando o conjunto forno+placa são alimentados só por um circuito!

    Agora, é claro que mandam as "boas regras" que se façam contas, e consoante a potência do equipamento a instalar, terá de se colocar um cabo adequado!
    Isto é, se a placa for muito potente, é conveniente passar de 4 a 6.


    Sim tem de ter, verifique que eu mencionei circuito Placa/forno, não mencionei circuito de placa e circuito de forno :-)
 
0.0278 seg. NEW