Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: francisco2ALGUNS arqs procupam-se com a estética, mas esquecem-se que os edificios têm estrutura, canalizações, ventilação, etc, etc,. Eu sei do que falo porque já apanhei muitas omissões e erros nos projectos, por isso falei de forma integrada. Para saber, é preciso andar na obra e ver as dificuldades de execução.
    muitos arqs não saiem do gabinete. Temos que projectar para o País real, ou seja para os empreiteiros, e clientes com as suas proprias dificuldades tanto técnicas como económicas.

Meu caro, gente que não sabe o que anda a fazer existe em todas as profissões. Só não é justo avaliar tudo por baixo...
    Deve falar em função do que será mais "normal", ou seja, profissionais que saibam e interessam pelo que fazem, uns melhores do que outros, como em tudo.
  2.  # 22

Se achar um arquitecto que perceba de construção civil pode dar jeito...

mas o que vai precisar mesmo é de um eng civil para lhe colocar a casa de pé....o desenho se tiver 2 palmos de testa pode ser voce a faze-lo e poupa dinheiro.
  3.  # 23

Santa ignorância...enfim cada um é livre de ter o que quer e ter o que merece.
  4.  # 24

Boa tarde

De facto o respeito pelo outro é fundamental! E para quem não entende nada de construção como eu e tem tentado aprender com este forum posso dizer que alguns comentários são despropositados.
    Acrescento ainda que neste forum já aprendi muito com arquitectos, engenheiros, projectistas........ por isso em frente com aspectos positivos.
  5.  # 25

miguels
    concordo consigo mas é de saltar a tampa quando se ofende gratuitamente uma classe tomando a parte pelo todo, quando TODOS NÓS SABEMOS que existem bons e maus profissionais em todas as profissões.
  6.  # 26

Agradeço a colaboração de "ambas as partes" em resposta às minhas dúvidas. De facto penso que ha bons profissionais em todas as profissões. Temos que pensar: considerando um bom arquitecto, um bom eng. civil, etc. Claro que posso apanhar um eng. civil (como ja vi) a fazer coisas que nao lembram nem a um analfabeto. E arquitectos haverão também. A questão é: tendo em conta um padrao de qualidade, qual é o que mais poderá ajudar e ser util durante o processo, e o que poderá concretizar o projecto de uma forma mais aproximada aquilo que quero.

Penso que para isto, um Arquitecto seja o ideal. Necessário ou não, depende talvez do que se queira gastar, e da complexidade da coisa...
  7.  # 27

Acho que foi o Paulo Correia, que num comentário referia que num certo projecto em que havia um problema em fazer o que vinha no papel, em que a resposta do sr, arquitecto foi escrever "o engenheiro/empreiteiro" que se desenrasque"!
    Ora, por aqui vemos o tipo de pessoa que se pode apanhar por aí...
  8.  # 28

de qualquer das formas, continuo aberto a sugestões de contactos de arquitectos da zona de Sintra/Lisboa que me possam ajudar. E isto não é um post só para chatear com perguntas, é um projecto para levar para a frente (vou esta sexta ter uma reuniao na camara, e começar a dar os primeiros passos quanto antes).

Muito obrigado pela colaboraçao de todos! :)
  9.  # 29

Colocado por: R3volutionAcho que foi o Paulo Correia, que num comentário referia que num certo projecto em que havia um problema em fazer o que vinha no papel, em que a resposta do sr, arquitecto foi escrever "o engenheiro/empreiteiro" que se desenrasque"!
    Ora, por aqui vemos o tipo de pessoa que se pode apanhar por aí...

Fui eu que fiz esse comentário, realmente, mas não foi um arquitecto o autor. Foi um projectista de Ar condicionado (presumo que engenheiro), porque era necessário fazer passar uma conduta enorme (2x2.5m) num local com 1.5m. O zé empreiteiro cumpriu à risca as instruções recebidas (o senhor escreveu no desenho) e com uma marreta reduziu-se o tamanho da conduta. Claro que a ventilação da loja nunca deve ter funcionado como deve ser, mas era para isso que o projectista tinha sido pago.

Esclarecimentos dados, vamos lá a ver se paramos com estas tretas de que oo nosso grupo é melhor que os outros e que enqanto trabalharmos cada um para seu lado, nada vai melhorar. O exemplo acima, é um exemplo clássico das consequências destas atitudes. Se o arquitecto responsável tivesse feito a compatibilização dos diversos projectos, se o dono de obra o pagasse, se o projectista não se estivesse nas tintas, se a fiscalização não fosse ceguinha, o empreiteiro não teria sido responsabilizado por algo, do qual, não tinha qualquer culpa, tendo apanhado com a incompetência e o desleixo de todos que estiveram a montante.

Isto, é a verdadeira face deste mundo da construção: desleixo e incompetência

Haver quem presuma que a culpa é apenas dos outros,quer seja a nivel de classes profissionais ou de individuos, ou está a querer enganar o ceguinho ou vive num mundo encantado. Em qualquer dos casos, não merece ser contratado
  10.  # 30

O seu, a seu dono :P
  11.  # 31

os desenhadores devem limitar-se a desenhar o que os Arq.ºs ou engºs lhe dizem para desenhar

Porque não são os arquitectos a desenhar a mandam os outros? É um trabalho assim tão pouco dignificante? não me parece... parece-me é que por vezes encontra-se muito nariz empinado...
    e arquitecto que não desenha, engenheiro que não faz contas, enfim... É como o paulo diz, trabalhem em conjunto!

Quais são os primeiros passos a dar para se iniciar a construção de uma moradia? Do que preciso?

Deve validar no departamento de urbanismo em sintra, se pode construir no terreno e qual a área de construção. Com sorte, até lhe conseguem identificar quais as condições/restrinções para a construção... (por exemplo, se ficar na área da base aérea de sintra, é algo para demorar imenso... )

Procure o arquitecto da água mestra que ele costuma ter boas ideias :)
    Se quiser, posso passar-lhe o contacto do gabinete de arquitectura que fizeram o meu projecto. (são de sintra)

Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipedroj
  12.  # 32

Quem é o arquitecto da água Mestra? é um arquitecto da Camara de sintra? Sim, esse contacto do gabinete de arquitectura seria muito útil, ainda para mais sendo de Sintra. Pode passar-me por e-mail por favor? ruipedroj(at)gmail.com .

Já agora, esse gabinete, prima pela honestidade (e bons preços? eheheh) e profissionalismo? Está contente com o trabalho deles?

Obrigado
  13.  # 33

Já agora, esse gabinete, prima pela honestidade (e bons preços? eheheh) e profissionalismo? Está contente com o trabalho deles?

Sim, apenas são demorados a fazer as coisas...

Apenas não fiquei satisfeito com o trabalho de 3D, que foi efectuado por uma pessoa "de fora". vou mandar-lhe mais com o contacto.

água mestra é o Pedro Barradas, utilizador aqui do forum. Mas acho que ele é ali dos alentejos...

Coisas da Casa
  14.  # 34

Colocado por: Nephilimo desenho se tiver 2 palmos de testa pode ser voce a faze-lo e poupa dinheiro.

Enfim... Isto nem merece comentários... :S
  15.  # 35

Colocado por: RuipedrojQuem é o arquitecto da água Mestra? é um arquitecto da Camara de sintra?
    Obrigado

Um dos arquitectos da AGUA-MESTRA... sou EU!!! Estamos no Baixo-alentejo... mas normalmente do Tejo para Baixo, incluindo a área metropolitana de Lisboa consideramos como zona de actuação.

Não temos nada a haver com Câmara nenhuma... Prezamos a isenção.

Informo que não tenho presentemente disponibilidade para apresentar proposta para si. No entanto se desejar posso lhe indicar contactos de amigos para essa zona.

Um abraço..
  16.  # 36

Este tópico vai crescer imenso... diz-me a experiência da net que pelo tipo de comentários... vai ser um longo posssst

Eu estou a construir a minha casa. Estou a tratar pessoalmente desde a fase da discussão se o terreno seria boa opção ou não, que tipo de casa iriamos construir, etc...

Como devem calcular, ao longo deste processos, duvidas aparecem todos os dias. Contudo, como profissional que sou na minha área (não tem nada a ver com construção e afins) sei que existem especializações de funções. Um arquitecto é diferente de um engenheiro, sei isso de senso comum, senão o curso seria o mesmo e a profissão teria o seu nome. Um faz uma tipo de trabalho, o outro faz outro, NÃO MISTUREM.

Contudo, como cliente, sou exigente e cumpridor. Exigo profissionalismo e percebo que se tenha de pagar por isso.

Portanto, quando me perguntam: "Devo optar por um arquitecto, ou por um engenheiro?" a minha resposta é NENHUM DELES.

Deve optar por um Gabinete de Arquitectura (uma empresa/entidade) que lhe preste um SERVIÇO. Esse serviço deve ser, no meu entender, o mais global possível, devendo no minimo fazer isto:
    Tratar das papeladas necessárias, efectuar os levantamentos junto da camara para saber se e que tipo de construção é permitida, discutir os requisitos do cliente, analisar os requisitos e perceber se são realizáveis (restrições camarárias, enquadramento urbanistico e ambiental e CAPACIDADE FINANCEIRA DO CLIENTE), planear alterações e adaptações, efectuar os diversos projectos (arquitectura, especialidades e outros), efectuar a entrega de documentação na camara, disponibilizar referências de obras/clientes/CONSTRUTORES/MATERIAIS/PREÇOS e gerir este "cliente/projecto".

Agora, isto é alguns pontos do SERVIÇO prestado. Para cada uma destas fases, devem existir os profissionais adequados, quer sejam assistentes administrativos, arquitectos, engenheiros, gestores de projecto, etc...

Enquanto cliente, eu não entrego um projecto a uma entidade, que me diga, "ahh, só faço arquitectura, as especialidades não é comigo". Para mim, é fundamental existirem na mesma mesa durante a fase de análise aos meus requisitos, um arquitecto, um engenheiro e alguém que faça a coordenação de todo o processo.

No inicio desta minha epopeia, lancei umas pedradas aos arquitectos, como se eles tivessem a culpa de eu ser inexperiente nesta área e não conhecer as manhas... (que são muitas, mas não são só de arquitectos) Recordo-me das discussões por aqui e no forum da arquitectura.pt. :) Talvez por ter tido uma má experiência no inicio do meu processo...
    Desde esse ponto, a minha atitude como cliente também foi outra e as coisas foram ao lugar certo rapidamente. Já encontrei bons profissionais e maus profissionais, apenas temos tirar os maus do jogo!

Acho por exemplo, que um gabinete de arquitectura deve saber falar de preços de materiais, por exemplo. Terá que ter um "orçamentista" contratado? que tenha... mas que não falem em preços do ano passado ou da exposição que viram em madrid...

o desenho se tiver 2 palmos de testa pode ser voce a faze-lo e poupa dinheiro.

Claro, os mesmos 2 palmos que o permitiam tirar uma arquitectura!! lol não induza as pessoas a cair em erros deste tipo...

Caso o cliente tenha algumas ideias que queria por em prática, ok, pode levar uns rascunhos. Eu fiz esse erro (fazer o meu desenho) e tive alguns problemas. Ficou tudo resolvido com um telefonema do tipo: "ok, percebeu o que eu quero? então esqueça o meu desenho, olhem para o terreno e falam tudo de novo..." No final, ficámos com uma disposição 90% igual à que eu tinha desenhado, mas confeso que os restantes 10% foram muito bem esgalhados pelo arquitecto...

E não se esqueça de uma coisa. No final do dia, tem que pagar. Quem paga é o Cliente. E o Cliente, tem SERMPRE RAZÃO. :)

Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Correia, marco1, AnaT
  17.  # 37

Informo que não tenho presentemente disponibilidade para apresentar proposta para si.

A isto eu chamo profissionalismo. Existem se calhar outros individuos que sem capacidade de recursos/tempo/interesse, etc lhe ficavam com o projecto. e depois, você tinha que esperar...

Prefiro que me digam que não façam, que não sabem ou que não conhecem, do que me enganem... :)

Coisas da Casa
  18.  # 38

Colocado por: AdrianoPCaso o cliente tenha algumas ideias que queria por em prática, ok, pode levar uns rascunhos. Eu fiz esse erro (fazer o meu desenho) e tive alguns problemas. Ficou tudo resolvido com um telefonema do tipo: "ok, percebeu o que eu quero? então esqueça o meu desenho, olhem para o terreno e falam tudo de novo...

É exactamente o que eu penso!
  19.  # 39

Colocado por: AdrianoP

o desenho se tiver 2 palmos de testa pode ser voce a faze-lo e poupa dinheiro.

Claro, os mesmos 2 palmos que o permitiam tirar uma arquitectura!! lol não induza as pessoas a cair em erros deste tipo...

Caso o cliente tenha algumas ideias que queria por em prática, ok, pode levar uns rascunhos. Eu fiz esse erro (fazer o meu desenho) e tive alguns problemas. Ficou tudo resolvido com um telefonema do tipo: "ok, percebeu o que eu quero? então esqueça o meu desenho, olhem para o terreno e falam tudo de novo..." No final, ficámos com uma disposição 90% igual à que eu tinha desenhado, mas confeso que os restantes 10% foram muito bem esgalhados pelo arquitecto...

E não se esqueça de uma coisa. No final do dia, tem que pagar. Quem paga é o Cliente. E o Cliente, tem SERMPRE RAZÃO. :)

Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PauloCorreia,marco1

Querem ver que uma pessoa nao consegue desenhar uma casa bem e para isso precisa de ser arquitecto...entao para fazer comida tem que ser por um cozinheiro , para nos transportar um motorista profissional, na volta até para ter sexo tem de ser só uma profissional....

As pessoas tem que ter cultura para perceberem e dominarem varias areas e o que fizerem tem de ter uma qualidade profissional. Mas pronto há gente que prefere não saber nada e contratar gente para lhe fazer tudo e decidir tudo na vida.... são opções.
  20.  # 40

Sem comentários.

0.0272 seg. NEW