Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Agradeço os vossos comentários, mas novamente deixem-me ressalvar que este não é um caso meu, e tudo o que escrevo é meramente ilusório. As pessoas em questão, estão a tratar tudo na legalidade.
    Mas ainda ninguém me conseguiu responder...
    Vou colocar as coisas um pouco diferentes.
    O caso tal e qual como está, mas com um pequeno "extra".
    Suponhamos que os dois herdeiros "A e B", vendiam a habitação e cada um ia à sua vida.
    Como saber se existem mais herdeiros? Onde nos podemos informar? Existe alguma organismo social que tenha descriminados todos os herdeiros das pessoas falecidas?
    Entendem?
  2.  # 22

Colocado por: Ferraz OliveiraComo é que pode vender uma coisa que não é 100% sua?

Só se prestar falsas declarações aquando da habilitação de herdeiros. Mas isso...
    Mas, pelo que percebi, acho que o filho B tem noção de que tem direito a algo, certo?

Não percebo é porque é que as pessoas envolvidas, nomeadamente o filho A não quer fazer as coisas como deve ser...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Villlar

É apenas um exemplo meramente ilustrativo, uma vez que ambas as partes querem resolver tudo nos conformes.
  3.  # 23

Colocado por: VilllarExiste alguma organismo social que tenha descriminados todos os herdeiros das pessoas falecidas?
    Não. Não há.

(e deixem de falar na Torre do Tombo, porque só lá vão parar registos civis - nomeadamente o Arq. Distrital de Lisboa - com MAIS DE 100 anos)
  4.  # 24

Colocado por: VilllarAgradeço os vossos comentários, mas novamente deixem-me ressalvar que este não é um caso meu, e tudo o que escrevo é meramente ilusório. As pessoas em questão, estão a tratar tudo na legalidade.
    Mas ainda ninguém me conseguiu responder...
    Vou colocar as coisas um pouco diferentes.
    O caso tal e qual como está, mas com um pequeno "extra".
    Suponhamos que os dois herdeiros "A e B", vendiam a habitação e cada um ia à sua vida.
    Como saber se existem mais herdeiros? Onde nos podemos informar? Existe alguma organismo social que tenha descriminados todos os herdeiros das pessoas falecidas?
    Entendem?

Se as pessoas em questão querem resolver as coisas na legalidade para que é que está a criar cenários hipotéticos? Não faz sentido...
  5.  # 25

2 histórinhas verídicas, de herdeiros com e sem heranças.

1. Sei de um caso de uma jovem senhora que nunca foi reconhecida pelo pai (conforme a lei antiga).
    A mãe nunca fez grande caso da fortuna do pai da criança, mas este contribuiu para os estudos (em Direito) da filha, e toda a gente sabia quem era o pai.
    O pai morreu solteiro e a fortuna foi para a única herdeira legal... a mãe dele!
    A mãe dele morreu logo de seguida e a fortuna foi para o marido dela ... que era padrasto DELE!
    A jovem FILHA, entretanto licenciada, meteu uma acção para provar a paternidade e conseguiu recuperar uma boa parte da herança (que, repito, já tinha passado para a avó e transitado para o marido dela!). A "recuperação" do património que ainda não tinha sido delapidado meteu tiroteio e GNR! Mas lá se resolveu...

2. Sei de uma família que foi surpreendida, aqui há uns anos, pela visita de uma família mulata, de uma das nossas colónias, que eram a filha e os netos do rico patriarca da família.
    O patriarca havia falecido havia mais de 20 anos, e nunca nenhum dos filhos e filhas «europeus» alguma vez tinha suspeitado que houvesse «outra família» em África.
    Esta filha, médica, vinha mostrar a terra do pai dela aos netos, e conhecer a restante família.
    NUNCA se falou em heranças nem em nada que se pareça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Villlar, noves fora
    •  
      GF
    • 25 janeiro 2012

# 26

heheheh é só histórias....

Na torre do tombo pesquisam-se (alem de muitas outras coisas) certidões de nascimento para verificação de ascendentes.
    É muito util para construir arvores genealogicas, investigar os nossos antepassados, bizavos e trizavos.
    Agora filhos, isso ainda não tem. Talvez um dia....

Conforme indiquei logo no inicio, as habilitações são feitas com base em declaração. Um filho pode declarar que é filho unico nessa habilitação e haver outro qualquer. Eles não tem forma (nem é competencia deles) averiguar isso, segundo a nossa lei.
    Concordam com este comentário: Villlar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Villlar
  6.  # 27

gf...desculpe discordar, mas se você consegue fazer trace back de ascendência também consegue fazer (se bem que dá trabalho) trace forward de descendência.
    Especialmente se já houver alguma parte das certidões metidas em BD
    •  
      GF
    • 25 janeiro 2012

# 28

Não quero discordar, mas em que parte das certidoes de nascimento é que aparecem os descendentes?! É que já vi centenas delas e filhos nunca os vi por lá...
    Claro que poderia perfeitamente haver um registo disto em qualquer lado (nas certidões de nascimento por exemplo, tal como averbam ascendentes, casamentos, etc., podiam perfeitamente fazê-lo) mas o que é facto é que nao existe....
    Concordam com este comentário: Luis K. W., noves fora
  7.  # 29

Não disse que existem nas certidões de nascimento esses dados. Aliás...é impossível.
    Mas se os dados estiverem informatizados, uma simples query pode dar todos os elementos da família (ascendentes e descendentes) num segundo partindo apenas de uma certidão de nascimento
  8.  # 30

Colocado por: Ferraz OliveiraMas se os dados estiverem informatizados, uma simples query pode dar todos os elementos da família (ascendentes e descendentes) num segundo partindo apenas de uma certidão de nascimento
    Diz bem.
    SE estivessem informatizados.
    Mas não estão.

(e se, tal como a história que contei em cima, um pai tiver filhos em 2 continentes, como descobri-los?!?)

Colocado por: gf2011Na torre do tombo pesquisam-se (alem de muitas outras coisas) certidões de nascimento para verificação de ascendentes.
    É muito util para construir arvores genealogicas, investigar os nossos antepassados,
    Repito: isto é verdade, mas NÃO SERVE para pesquisar dados recentes.
    Os registos civis que estão nos Arquivos Distritais, nomeadamente o Arquivo Distrital de Lisboa (que está no Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo), são os que têm MAIS DE CEM ANOS.

Os registos civis mais recentes estão nas Conservatórias de Registo Civis.

Eu sei do que falo, porque um dos meus hobbies é precisamente Genealogia.
  9.  # 31

Julgava que estivessem...
    Pronto...na conservatória do registo civil (suponho que pelo menos isso esteja centralizado) o "filho A" pode ir tentar saber se existem mais "irmãos"
  10.  # 32

Colocado por: Ferraz OliveiraJulgava que estivessem...
    Pronto...na conservatória do registo civil (suponho que pelo menos isso esteja centralizado) o "filho A" pode ir tentar saber se existem mais "irmãos"

NOPE !

E se o pai ou a mãe mudaram de país (como na história que contei em cima)?!?
  11.  # 33

Então olhe...o "filho A" que haja em consciência (dentro dos limites do razoável) :-)

De qualquer maneira, parece que já o está a fazer...e que todos os cenários são hipotéticos.
    Parece um jogo daqueles que se usam para treinar uma rede neuronal...
    •  
      GF
    • 26 janeiro 2012

# 34

Colocado por: Ferraz OliveiraJulgava que estivessem...

wrong again.... isso nao existe!
  12.  # 35

Pronto...não batam mais no ceguinho. :-) Pensei que desse.
    Claramente o sistema está mal feito.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  13.  # 36

Colocado por: Ferraz Oliveira
    Se as pessoas em questão querem resolver as coisas na legalidade para que é que está a criar cenários hipotéticos? Não faz sentido...

Ferraz Oliveira, está visto que não entende ou não quer entender.
    Já expliquei mil e uma vez o caso e mesmo assim...
    A meu único objectivo é salvaguardar-me para um eventual caso idêntico no futuro.
    Mas se não sabe responder à questão para quê fazer comentários sem nexo?!...
  14.  # 37

Colocado por: gf2011heheheh é só histórias....

Na torre do tombo pesquisam-se (alem de muitas outras coisas) certidões de nascimento para verificação de ascendentes.
    É muito util para construir arvores genealogicas, investigar os nossos antepassados, bizavos e trizavos.
    Agora filhos, isso ainda não tem. Talvez um dia....

Conforme indiquei logo no inicio, as habilitações são feitas com base em declaração. Um filho pode declarar que é filho unico nessa habilitação e haver outro qualquer. Eles não tem forma (nem é competencia deles) averiguar isso, segundo a nossa lei.
    Concordam com este comentário:Villlar
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Villlar

Vou conhecer melhor a Torre do Tombo.
    Obrigado.
  15.  # 38

Claramente ninguém me consegue responder...
  16.  # 39

Não, não entendo. Desculpe! Sou burro...
    Você está a presenciar um cenário real que nada tem a ver com um cenário hipotético que você criou. E quer-se precaver contra o que possa acontecer nesse cenário hipotético que você criou.

No entanto, posso-lhe dizer como é que pode tentar evitar que esse cenário hipotético contra o qual você se quer precaver se torne realidade. Pergunte a quem de direito se existem mais herdeiros enquanto a quem de direito ainda pode responder.
    •  
      GF
    • 26 janeiro 2012

# 40

Tive a ler o topico todo para tentar entender a pergunta, pois pensei que tivesse ficado tudo esclarecido.
    A pergunta é: se é possivel saber se alguem falecido deixou por aí filhos? Resposta é não.
    Se a pergunta for, alguem pode vender patrimonio da herança, com base numa falsa habilitação de herdeiros, e mais tarde vir a aparecer um filho e poder impugnar? A resposta é sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Villlar

0.0245 seg. NEW