Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Portugal: "corte" de generais encabeça reforma das forças armadas.

Forças Armadas sofrem uma grande mudança. Reduzindo os cargos de chefias, em nome da “coerência”, da “racionalização” e da “economia de meios” são os argumentos que afetam, principalmente o Exército.

O número de generais ao serviço das Forças Armadas vai ser reduzido, de acordo com legislação publicada, que visa concentrar recursos, extinguir serviços e dar conteúdo mais racional à cadeia de comando, segundo fontes militares ouvidas pelo Jornal de Notícias.

O número de tenentes-generais no ativo, o topo da hierarquia, com exceção dos chefes militares, é reduzido dos atuais 21 para 12, passando o Exército de oito para quatro, a Marinha de sete para quatro e a Força Aérea de seis para quatro. (jn.pt)
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 2

3.  # 3

Colocado por: branco.valterPortugal: "corte" de generais encabeça reforma das forças armadas.

Forças Armadas sofrem uma grande mudança. Reduzindo os cargos de chefias, em nome da “coerência”, da “racionalização” e da “economia de meios” são os argumentos que afetam, principalmente o Exército.

O número de generais ao serviço das Forças Armadas vai ser reduzido, de acordo com legislação publicada, que visa concentrar recursos, extinguir serviços e dar conteúdo mais racional à cadeia de comando, segundo fontes militares ouvidas pelo Jornal de Notícias.

O número de tenentes-generais no ativo, o topo da hierarquia, com exceção dos chefes militares, é reduzido dos atuais 21 para 12, passando o Exército de oito para quatro, a Marinha de sete para quatro e a Força Aérea de seis para quatro. (jn.pt)

Este artigo é a maior mentira chachada que foi publicada recentemente...
  4.  # 4

Já encontraram mais departamentos e coisas do género para colocar estes Oficiais Superiores?
  5.  # 5

Colocado por: branco.valterJá encontraram mais departamentos e coisas do género para colocar estes Oficiais Superiores?

Não precisam... Vem ai os senhores Brigadeiros... são Generais à mesma...
    Concordam com este comentário: nielsky
  6.  # 6

Brigadeiros/comodoros .. vejam só a quantidade de tachos que criaram para os meter. Basta ler a lobofa para ter uma noção.
  7.  # 7

MENOS “ESTRELAS” NAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS

Por Miguel Machado

Com a publicação das leis orgânicas do Estado-Maior General das Forças Armadas e dos ramos das Forças Armadas, decorrentes da chamada “Reforma Defesa 2020”, foi veiculada a informação que se estava perante uma redução sem precedentes dos cargos de oficiais generais. Não parece que seja tanto assim.

Achamos muito exagerado o título publicado pelo «Jornal de Noticias» de 18 de Janeiro de 2015, “Forças Armadas perdem metade dos generais” o qual depois no artigo que o originou, da autoria do jornalista Carlos Varela, aparece como “Reforma corta generais nas Forças Armadas”, o que já será mais equilibrado.

No artigo é feita uma comparação com os postos e cargos existentes nas leis orgânicas de 2009, referindo-se muitos dos que agora serão extintos e alguns daqueles que vão passar a ser desempenhados por oficiais generais com “menos estrelas.”

Vamos tentar apresentar as “contas” possíveis, baseadas na legislação em vigor e não na realidade, porque desde 2010 que o Ministério da Defesa Nacional não publica os Anuários Estatísticos, ou seja, em Portugal – ao contrário da generalidade dos países democráticos – o comum dos cidadãos não tem qualquer possibilidade de saber quais são os efectivos militares do seu país.

De acordo com a última legislação publicada sobre efectivos militares (Decreto-Lei 211/2012 de 21 de Setembro), as Forças Armadas Portuguesas deveriam em 31 de Dezembro de 2013 atingir os seguintes números de Oficiais Generais (Almirante/General, Vice-Almirante/Tenente-General e Contra-Almirante/Major-General):

Marinha – 20; Exército – 28; Força Aérea – 19, totalizando 67.

Agora nas novas leis orgânicas dos ramos, publicadas em 29DEZ2014, e que falam destes postos – o que deu origem ao artigo de jornal em causa – se formos a somar ficamos com os seguintes números de Oficiais Generais (Almirante/General, Vice-Almirante/Tenente-General, Contra-Almirante/Major-General e Comodoro/Brigadeiro-General):

Marinha – 20; Exército – 25; Força Aérea – 20, totalizando 65

Pois é, menos 2, sendo no entanto certo que alguns cargos de Tenente-general e de Major-General, passam a ser desempenhados por oficiais generais com “menos estrelas” que anteriormente. Isto é decorrente da entrada nesta listagem do posto de Comodoro/Brigadeiro-General, o qual já existia mas só era exercido nos cargos internacionais, e aliás temos tido vários ao longo dos últimos anos.

Há assim quando esta nova legislação for aplicada – aguarda-se a publicação do Estatuto dos Militares das Forças Armadas – na realidade “menos estrelas” nas Forças Armadas Portuguesas, sem dúvida, o que se admite ser uma medida bem-intencionada e que consiga reduzir custos (pagando menos a um número semelhante de pessoas), portanto em linha com a redução dos efectivos militares gerais a que se tem vindo a assistir, mas com um efeito real muito diferente daquele que foi divulgado.

http://www.operacional.pt/menos-estrelas-nas-forcas-armadas-portuguesas/
  8.  # 8

Bem visto que isto tem a ver com a "tropa", vamos lá ver se me sabem esclarecer as duvidas.. :))
    Como toda a gente, lá vou eu ter de ir ao dia da defesa nacional, e para isso vou ter de faltar à formação, elas dão algum tipo de justificação, ou algo parecido? Outra coisa que me mete "medo" é a comida, e se eu não gostar?
  9.  # 9

Vais fazer esse dia numa unidade de que Ramo? Acho que dão-te uma justificação para a escola. Não stresses, é apenas marketing, é apenas uma forma que o Paulinho das Feiras teve para atrair rapaziada nova para as Forças Armadas.
  10.  # 10

11.  # 11

Outra coisa que me mete "medo" é a comida, e se eu não gostar?

Fica com fome...
  12.  # 12

Colocado por: Tyrande

Fica com fome...

Ou então fecha o nariz e abre a boca!...
  13.  # 13

Colocado por: branco.valterO fardamento que eles usam dá 1000 a 0 ao que se usa por cá, o armamento vai de AKM a AK-74...que é sem dúvida melhor do que as G-3/Galil, os Instrutores de Pára-quedismo eram Portugueses... eles estão a construir algo de muito interessante, por cá destrói-se tudo!

Infelizmente não temos petróleo para extrair/exportar, embora possa não parecer, conta muito.
  14.  # 14

Ter até temos...
  15.  # 15

Colocado por: branco.valterVais fazer esse dia numa unidade de que Ramo?

Penso que seja "REGIMENTO DE ARTILHARIA ANTIAÉREA"! É em Queluz...

Colocado por: branco.valterNão stresses, é apenas marketing, é apenas uma forma que o Paulinho das Feiras teve para atrair rapaziada nova para as Forças Armadas.

Eu como já fiz uma visita a um quartel(Santa Margarida), já vi armas, canhões, também já visitei a marinha, e esse tipo de coisas, para quem nunca viu nada disto deve ser interessante.. Não sei bem se atrai, ou tem o efeito contrário..
  16.  # 16

Então porque é que estás preocupado? Pelo que disseram-me aquilo é tranquilo, vê-se uns vídeos, faz-se umas actividades radicais para a rapaziada pensar que a tropa é isso e já está.
  17.  # 17

Colocado por: ktm333Outra coisa que me mete "medo" é a comida, e se eu não gostar?

Não tem qualquer problema, se não gosta, não come. :)
  18.  # 18

Colocado por: branco.valterTer até temos...

Se temos, não está a ser extraído, pois não? Sinal de que não é rentável extrair.
  19.  # 19

Snipers: veja como é o treino em Portugal Em dia de estreia mundial do filme «Sniper Americano» a TVI mostra-lhe a realidade portuguesa

http://www.tvi24.iol.pt/videos/snipers-veja-como-e-o-treino-em-portugal/54c10cfd0cf20e66b85ce3e2/1?utm_campaign=editorial-tvi24&utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_content=-post

Estes tipos enganaram-se na unidade, deviam ter ido ao DAE e não à FOEsp.
  20.  # 20

Ministério da Defesa altera plano: não haverá aviões novos, antes "modernização" dos antigos

Afinal, o Governo não vai trocar para já os míticos C-130 avião da Força Aérea pelos KC-390 da brasielira Embraer. Vai antes investir na sua modernização, substituir a G-3 e construir dois navios patrulha oceânicos em Viana do Castelo. Até 2018 serão investidos 1.074 milhões em equipamento militar.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/ministerio-da-defesa-altera-plano-nao-havera-avioes-novos-antes-modernizacao-dos-antigos=f907625#ixzz3PdijjGJY

0.5749 seg. NEW