Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

é a primeira vez que participo num fórum deste tipo, apesar de dependendo da solução que procuro estar atenta a muitas das discussões uteis que por aqui acontecem. No entanto, e peço desculpas caso esteja enganada, ainda não consegui tirar as dúvidas sobre um correcto isolamento das clarabóias, e por isso gostaria de colocar a seguinte questão caso alguém me possa ajudar:

Vivo na zona norte do país, num apartamento que tem várias claraboias: uma no hall dos quartos e uma claraboia em duas das casas de banho. Em qualquer uma destas casas de banho não existem janelas, mas apenas extração de ar. Já há algum tempo que verificava que o aquecimento em toda a zona de quartos era deficitária ficando aquém do desejável, pelo que depois de muito analisar verifiquei que todas as clarabóias têm uma abertura por onde entra ar, o que de inverno torna-se muito desagradável com o frio. Mesmo tendo toalheiros nas casas de banho, e com o aquecimento ligado, dificilmente consigo aquecer as mesmas.

Questionei o construtor e a sua resposta foi no sentido de essas aberturas permitirem uma melhor ventilação e evitar a condensação ou mesmo a acumulação de humidades, ficando as zonas das claraboias negras, mas que eu quisesse mandava fechar/isolar essas aberturas. Mais tarde poderia era "arrepender-me"!

Gostaria assim de pedir a vossa ajuda para esta questão e saber se efectivamente este bom isolamento não é possível e se traz outros problemas. Qual a melhor forma de conseguir que todas as claraboias fiquem bem isoladas, aproveitando o aquecimento existente, sem que posteriormente tenha problemas de condensação e humidades, principalmente nas casas de banho?

Desde já agradeço as vossas respostas.
  2.  # 2

Coloque umas fotos do interior e do exterior:
    -Gerais
    - de pormenor
  3.  # 3

Boas

Normalmente os clientes mais exigentes são os que obrigam a essa ventilação nas claraboias, precisamente para não haver condensações pela parte interior do vidro.. Se esse vidro for um vidro normal parece-me que poderá terá condensações e possíveis gotas a cair dentro da casa de banho caso acabe com a ventilação.
  4.  # 4

Boas.
    Na minha casa tb tenho claraboias e o empreiteiro tb queria deixar aberto. Eu nao deixei e 'e certo que nos 1s anos tive condensacoes. No entanto nada como um desumidificador para que isso nao aconteca. Este ano e raro o dia em que condense e so acontece qd lavam os chaos.
    P.s. escrever do tlm e dificil
  5.  # 5

Boas

cá vão umas fotos,

disponho de outras caso seja necessário.

Obrigada.
  6.  # 6

1ª - o vidro é simples (nem parece vidro, mas acrilico), deveria ser duplo e o inferior/ interior laminado.
    2ª - parece haver inclinação insuficiente do vidro... depois a agua de condensação pinga logo na superficie do vidro, deve garantir cerca de 10 a 15% de inclinação
    3ª - eu tirava essa coisada toda e colocaria um caixilho em condições, com a devida ventilação ( pode ser, utilizando grelhas autoreguláveis) para recolha das aguas.

Alternativa, remover isso tudo, e colocar umas claraboias motorizadas, por exemplo sistema VELUX (sistema janela murete)
    ver aqui:
    http://www.velux.pt/particulares/produtos/janelas_de_sotao_velux/solucoes_para_coberturas_planas
  7.  # 7

eu tenho a mureta da velux e so posso dizer bem
  8.  # 8

Boa noite,

obrigada pela explicação.

Já agora, quanto é que me poderia ficar uma solução em condições, mas sem grandes exageros?;)
  9.  # 9

Desculpem a minha insistência, e aproveitando ainda a explicação,

na solução que propõe deixa de existir a tal abertura directa para dentro de casa? Ou para que haja ventilação precisa sempre de uma abertura?
  10.  # 10

Ventilação terá sempre de haver. Até as janelas de sotão velux tem aberturas de ventilação complementares ( que pode controlar - abrir-fechar- num aIS, é conveniente estarem permanentemente abertas)
  11.  # 11

Colocado por: Pedro Barradasé conveniente estarem permanentemente abertas)

Porquê?
  12.  # 12

Para garantir a ventilação e renovação de ar da IS (normalmente as IS, dotadas de aberturas... não dispõem de sistema de ventilação complementar)
    Utilizar um desumidificador permanente numa IS.. não é solução, é remediar coisas mal feitas.
  13.  # 13

Colocado por: Pedro BarradasPara garantir a ventilação e renovação de ar da IS

Existem muitas outras soluções de renovação de ar que não implicam ter aberturas onde o ar circula livremente de forma descontrolada!

O Desumidificador não tem de estar na WC.
    Na WC apenas deverá estar um elemento de extracção.... e dificilmente uma claraboia "aberta" executará essa tarefa adequadamente!

Colocado por: Pedro Barradas(normalmente as IS, dotadas de aberturas... não dispõem de sistema de ventilação complementar)

Está mal! Muito mal!
  14.  # 14

Claro pode-se sempre colocar um sistema de circulação forçado ( ou só de extracção forçado - complementando o sistema de renovação de ar de toda a habitação) mas essa não é a norma nem a realidade da contrução em Portugal.

Utilizando grelhas auto-reguláveis e havendo o "sistema" de circulação de ar pela habitação é possivel controlar a coisa.
    Uma claraboia aberta, após um banho... de certeza que efectua essa tarefa com eficácia. a grelha existente no caixilho, garante nas restantes situação.
    E a claraboia, com a posição de ventilação ( sem comprimir as borrachas de vedação) nas versões com essa possiblidade, também garante.

A admissão pode ser feeita de duas maneiras:
    1- através de boca de admissão instalada na IS.
    2. através de grelha e/ ou fresta na parte inferior da porta de acesso à IS, que faça parte integrante so sistema de ventilção natural da casa.

PS: existe um livro com os principios de funcionamento destes sistemas, que é de consulta recomendada... "Ventilação Natural de edifcios de habitação" - Caderno Edificios 4 - LNEC.
  15.  # 15

Boa tarde para todos,

Estou com um problema semelhante, na altura da construção também foi aconselhado a ficarem com abertura para evitar as condensações, nas casas de banho até tenho o problema controlado, não existe corrente de ar.
    o meu grande problema que passo a citar:
    Tenho duas grandes clarabóias ( 2.4m*1m) no centro da casa, que me iluminam todo o vão de escadas, sala e entrada. O que me tenho deparado é que quando acendo o recuperador, sinto alguma suave corrente de ar ( fria) ( e por mais que procurasse de onde vinha este ar, acabei por me lembrar e verificar que vêm das aberturas nas caraboias), estando o recuperador desligado, não existe corrente de ar.

Como posso resolver esta situação? tapo totalmente as aberturas nas claraboias?

Desde já agradeço as vossas respostas.
    • jlmfr
    • 28 fevereiro 2018 editado

# 16

Viva,

Na minha casa tenho 2 clarabóias em 2 WC (cerca de 0.9MT X 0.6 mt), 1 no closet e uma na caixa de escadas (pé direito duplo) , esta com 1 metro largura por 2 merros comprimento. Tem vidro duplo, laminado, não tem qualquer entrada de ar e está revestida pelo interiot com pladur e no exterior o vidro está inclinado para escorrer água chuva. As larlterais exteriores das clarabóias, cerca de 20 cms acima da cobertura; tem uma tela colada preta protagida com manta e cascalho ( ??) que habitualmente colocam nas comberturas planas. Passados cerca de 2 anos, nem uma pinga de condensação nem vestigios de infiltração de água.

Pretendia alterar (estética) esta clarabóia por uma apenas de vidro, sem a divisória no meio (255 € + iva) :

Fornecimento e Colocação de vidro Duplo laminado 3.3x14xGuardian sun 6 mm com a medida de 1000x2200

A casa tem ainda 3 anos e meio de garantia para completar os 5 anos. Será má ideia ou deixo passar os 5 anos?

https://www.dropbox.com/s/u01f7s8mer45n8v/claraboia.jpg?dl=0

Colocado por: Pedro Barradas1ª - o vidro é simples (nem parece vidro, mas acrilico),deveria ser duplo e o inferior/ interior laminado.
    2ª - parece haver inclinação insuficiente do vidro... depois a agua de condensação pinga logo na superficie do vidro, deve garantir cerca de 10 a 15% de inclinação
    3ª - eu tirava essa coisada toda e colocaria um caixilho em condições, com a devida ventilação ( pode ser, utilizando grelhas autoreguláveis) para recolha das aguas.

Alternativa, remover isso tudo, e colocar umas claraboias motorizadas, por exemplo sistema VELUX (sistema janela murete)
    ver aqui:
    http://www.velux.pt/particulares/produtos/janelas_de_sotao_velux/solucoes_para_coberturas_planas

0.0191 seg. NEW