Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estou em fase de pré-construção e já tenho algumas decisões a tomar quanto aos materiais que vou utilizar na nossa nova casinha.
    Já tenho algumas decisões tomadas quanto a construção e ao isolamento: bloco térmico com "capotto" de 8 ou 10cm pelo exterior e a cobertura será em painel sandwich.

Mas o que mais me preocupa de momento é a caixilharia e o tipo de vidro a usar. Estou mais inclinada para o aluminio com corte térmico, vidro duplo com caixa de ar de 14 ou 16mm, vidro exterior de 6mm e interior de 4mm. O problema principal prende-se com o tratamento do vidro (controlo solar, planiterm ou normal) e se coloco argon na caixa de ar, uma vez que já me alertaram que estas soluções encarecem substancialmente os vãos e têm baixa durabilidade.

O que me aconselham?

Vou anexar a planta da casa. Tenho muitas janelas e grande parte dela grandes. O terreno tem um desnivel de 3m relativamente à estrada, pelo que optamos por fazer uma cave.

Agradeço as vossas sujestões e criticas ao projecto.
  2.  # 2

Veja primeiro o que diz o seu projecto RCCTE antes de se por a inventar com os envidraçados. Pode ter surpresas desagradáveis quando precisar do Certificado Energético.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oliveirasv
  3.  # 3

Reparei agora que as imagens da planta não foram carregadas... Vamos a uma segunda tentativa!
      Cave.gif
  4.  # 4

R/C
      R.C..gif
  5.  # 5

Andar
      Andar.gif
  6.  # 6

Corte a-b
      Corte a-b.gif
  7.  # 7

Corte c-d
      Corte c-d.gif
  8.  # 8

Alçado direito
  9.  # 9

Alçado esquerdo
  10.  # 10

Alçado principal
  11.  # 11

Alçado posterior
  12.  # 12

Aguardo as vossas opiniões...
  13.  # 13

No geral gosto bastante da planta, parece-me funcional e com boas áreas. Só não aprecio aquele arrumo(?) ao cimo das escadas no 1º andar, é tão estreito que não vai servir para grande coisa e não me parece mt agradável subir as escadas com vista para uma porta. Não percebi mt bem a garagem...tem de entrar nos arrumos para aceder à escada interna?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oliveirasv
  14.  # 14

Colocado por: becasNo geral gosto bastante da planta, parece-me funcional e com boas áreas. Só não aprecio aquele arrumo(?) ao cimo das escadas no 1º andar, é tão estreito que não vai servir para grande coisa e não me parece mt agradável subir as escadas com vista para uma porta. Não percebi mt bem a garagem...tem de entrar nos arrumos para aceder à escada interna?

O arrumo no primeiro andar foi uma divisao que tivemos que criar para guardar os equipamentos de apoio ao recuperador de calor, sistema solar e bomba de calor. Assim diminuimos as perdas energéticas e evitamos ter que guarda-los num armário como já vi em casa de uns amigos. Quanto a porta, também já pensamos nisso: vai ser em pladur, da cor da parede e nao vai ter puxador, só um sistema de mola, para parecer que é apenas uma parede.

Quanto a garagem, já trocamos de posição com o arrumo da cave para facilitar a manobra com os carros, optamos por deixar o acesso interior à escadaria do lado dos arrumos por causa dos gases de escape que acambam sempre por existir nessa zona.
    Concordam com este comentário: becas
  15.  # 15

em relação ao projecto já vai tarde quanto a criticas
    em geral em planta os espaços estão simples e a funcionar bem, colocando apenas uma interrogação no que faz ali um quarto no 1ºpiso, num piso mais publico e de reunião, se é por causa de acessibilidades já tem ali o escritório.
    agora o resto...exterior/alçados/formalidade...está realmente bastante abaixo das exigencias, talvez com um ou outro arranjo em materiais e formalidade se possa compor um pouco.

0.0150 seg. NEW