Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Ferraz OliveiraEu não sou pai (ainda). Mas tenho alguma experiência (se bem que corre sempre tudo bem) com filhos dos outros. Se calhar por ser por pouco tempo.

Quando as crianças são bebés de colo acho que pouco se pode fazer quanto a "birras" e etc. É a maneira que a natureza lhes deu (pelo menos enquanto não se conseguirem exprimir) de dizerem que algo está errado...

Quando a criança começa a conseguir exprimir-se (aí a partir dos 2 anos) - e desculpem-me os mais sensíveis - a educação de uma criança para mim é um jogo de "forças". Elas tentam (regra geral...nem todas) sempre esticar a corda. E com paciência e sendo simultaneamente gentil e firme consegue-se levar as coisas onde queremos.

Mas enfim...eu falo sem conhecimento de causa...

O que diz está genericamente correcto. O único "se" são as condicionantes várias que existem e que podem fazer com que uma criança aos 6 meses esteja "domada", ou que apenas aos 3/4 o esteja. Não existe, por mais que se tente dizer que sim, forma fácil e eficaz de "domar" crianças que estão a aprender a viver no nosso mundo. Há crianças que são educadas à base/por medo, porrada, explicação, do meio, da escola, da empregada, dos avôs, da recompensa, etc ... mas os resultados são tão vriados que uma receita não se consegue aplicar a todos. Mesmo dentro de uma única familia.

Para mim é errado dizer-se que: filhos comigo aos 2 anos jáse deitam às 21h00 e não fazem barulho à noite, mas também é errado dizer que miudos com 2 anos são indomáveis e fazem o que bem lhes apetece.

O que se vai lendo aqui são pequenos exemplos. No meu caso que já descrevi, tenho dois exemplos bem distintos, mesmo sendo educados de uma forma bastante parecida.
  2.  # 2

Hugo:

Mas por isso falei em ser firme e gentil. Acima de tudo uma criança tem que se sentir querida, amada, estimada e ter respeito por uma "figura de autoridade" que deverão ser os pais. Cabe aos pais ensinar à criança a respeitar "os mais velhos" mas a ter discernimento suficiente para saber que "ordens" é que deve acatar e quando é que deve reconhecer um "estranho" como uma "figura de autoridade".

Cumps
    Concordam com este comentário: Hugo S., GF
  3.  # 3

Eu tenho 1 filho... e entendo o que o gf2011 quer dizer...

O meu apartir das 22 não faz barulho porque lhe foi ensinado que não faz barulho... ainda que de qq das formas às 22h se esteja a deitar... e é hiperativo... toma medicamentos...

E nos restaurantes... não é uma criança de se portar mal... mas tb tem os seus defeitos.. E DIAS... e basta-me abrir-lhe os olhos... sabe perfeitamente que é para sossegar...

Cada criança é aquilo que ensinamos.. supostamente... mas nem sempre nos é possível é verdade... eles são Seres Humanos, logo tb têm a sua personalidade...

Existem dias que não os aguentamos... mas existem outros que compensam... Temos que ser compreensivos de ambas as partes... Quem não gosta de ser incomodado (pq efectivamente eu não gosto de barulho em casa, e até sou criticada pelos meus amigos qd faço jantares lá em csa e os mando falarem baixo e terem cuidado com o barulho) e quem não tem outra hipotese que senão contornar os limites do barulho.. seja onde e situação for... :/
  4.  # 4

A educação é fundamental (refiro-me aos pais)

Há uns anos morei num apartamento onde os vizinhos de baixo era uma barulheira pegada, educavam (?) as crianças aos gritos e enfim...Foram-se embora e veio um casal que só uns anos depois é que percebi q tinha 2 crianças (7 e 4 anos)...ah e tb percebi q o dito casal tinha a tal educação...
  5.  # 5

Estava em viagem,com pouca rede, e só agora reparei que deixei uma frase a meio...
    Eu concordo inteiramente que as crianças têm de ser educadas para respeitar os outros e felizmente as minhas não me têm dado razões de queixa nesse domínio. São respeitadoras e obedientes q.b., cumprem regras, têm bons modos. Mas são crianças, são alegres, faladoras e brincalhonas, felizmente!
    Agora relacionar crianças com problemas no sono noturno com falta de educação ou falta de atenção dos pais, enfim...é mesmo porque não passaram por aquilo que eu e muitas outras pessoas passaram. Aliás, posso confessar que foi uma das razões porque nºao tive mais filhos, não aguentaria passar por tudo outra vez.
    Se ficou alguma dúvida,os terrores noturnos não são birras nem se resolvem com ralhetes. Foi esse o exemplo que dei pq sei que incomodei os vizinhos durante bastante tempo, mas não havia absolutamente nada que pudesse fazer para o evitar. Portanto, às vezes nºao sabemos mesmo as razºoes que levam uma criança a chorar e será prudente não julgar antes de conhecer a situação.
    Concordam com este comentário: Aiken
    • MCGR
    • 3 fevereiro 2012

# 6

Acho que estes problemas não se inserem na esfera nem das crianças nem dos pais. DENTRO da nossa casa devemos poder fazer o que queremos e ninguém é melhor ou pior pai por deixar correr as CRIANÇAS às 11 da noite. O problema, não nos podemos esquecer, é dos engenheiros, arquitectos e construtores que és estão a borrifar para a qualidade de vida de quem vai habitar os apartamentos. E todos sabemos que existem sistemas e técnicas que permitem que os sons sejam minimizados ao máximo. E porque não são aplicados? Não estamos a falar de habitação social. Muitos destes apartamentos custam bom dinheiro e depois não se consegue viver lá.
    Concordam com este comentário: becas
  6.  # 7

Não existe isolamento que funcione com uma criança aos saltos às 11 da noite
    • MCGR
    • 3 fevereiro 2012

# 8

O problema é quando se consegue ouvir os vizinhos na casa de banho, a falar ou a ouvir televisão num volume aceitável. Um miúdo a correr já pode parecer um tremor de terra. É o conjunto destas situações que torna insuportável viver nestes apartamentos. É por isso que fico indignada com a forma como se constrói por cá.
    •  
      FD
    • 3 fevereiro 2012

# 9

Colocado por: MCGRDENTRO da nossa casa devemos poder fazer o que queremos

Desde que isso não interfira com terceiros, sim, concordo.
    Concordam com este comentário: GF
    •  
      GF
    • 3 fevereiro 2012 editado

# 10

Há coisas que não dá para evitar, por exemplo o vizinho de cima que durante a noite acorda 5x para ir à casa de banho e ao puxar o autoclismo acorda o prédio todo.... porque lá está a construção é má.
    Que é que se há-de fazer... não se vai mandar o homem urinar para um penico....
    Compra-se uns tampoes para os ouvidos e problema resolvido.
    Já o outro que resolve fazer buracos na parede para pregar qualquer coisa às 11 da noite devia era levar com o martelo nos cornos !
    Ou os que fazem festas todas as noites
    Ou as que andam de saltos dentro de casa pela madrugada fora.

Agora já estou como diria o outro, estamos a falar no período nocturno, porque de dia se alguem tem a TV ligada no máximo, ou está a ouvir heavy metal e incomoda o vizinho que está concentrado a ler os maias, azarecos, embora se isto for persistente pode levar a um acto de loucura do incomodado.... como eu já vi acontecer....
    • RMMA

# 11

Acho que tudo isto se resolve com respeito pelo próximo e bom senso não? É claro que não dá para evitar as crianças chorarem, estarem doentes ou seja o que for. Mas haver alguma limitação nas correrias qdo se vive em apartamento seria bom. Para isso existem os parques, até é saudável as crianças correrem à vontade num espaço amplo e exterior. Mas no caso das crianças, não me vou pronunciar mais pq não as tenho e não sei como será quando as tiver.

Qto a fazer o que se quer dentro de um apartamento, há que haver respeito pelos outros, quer sejam 15h quer sejam 23h ou ainda 5 da manhã. A nossa liberdade acaba onde começa a dos outros e nunca nos podemos esquecer que há muita gente aí a trabalhar por turnos e a dormir durante o dia. E isso inclui tb andar de tacões durante o dia todo em casa. Acho que, se as pessoas vivem em apartamentos, têm de ter certos limites: tacões, música nas alturas, móveis a arrastar. Os meus vizinhos de cima são terríveis neste aspeto: sei imediatamente qdo eles chegam a casa e quando não estão quietinhos no sofá. Nós, pelo contrário, como sabemos que isso é incomodativo para os vizinhos, andamos de chinelos em casa, temos borrachas à volta das portas para elas não baterem e borrachas debaixo de todos os móveis e cadeiras. Chego ao ponto de andar em bicos de pé quando já estou calçada para sair ou quando chego a casa a meio da noite. Não se pode simplesmente dizer: "ah, a culpa é dos engenheiros, eu faço o que quero dentro de minha casa, se não estiver contente, vá para uma moradia"
    Concordam com este comentário: Paramonte, GF
    •  
      GF
    • 3 fevereiro 2012

# 12

Colocado por: RMMA
    Nós, pelo contrário, como sabemos que isso é incomodativo para os vizinhos, andamos de chinelos em casa, temos borrachas à volta das portas para elas não baterem e borrachas debaixo de todos os móveis e cadeiras. Não se pode simplesmente dizer: "ah, a culpa é dos engenheiros, eu faço o que quero dentro de minha casa, se não estiver contente, vá para uma moradia"

Isto que você faz, e eu faço, e alguns do forum concerteza farão, uma grande esmagadora maioria da população está-se nas tintas para isso e prova são alguns comentários neste tópico.
    Concordam com este comentário: ajp
  7.  # 13

O Bom senso ... um lado apenas ou dos dois lados?

História custa:
    - Vizinho toca à campainha e indica que esteve numa festa na noite anterior, e por isso estava a tentar descansar no sofá (15h). Tinha em casa o meu filho e um amigo dele que tinham acabado de acordar da sesta, e estavam os dois a brincar e a falar alto. Eu estava quase a dizer ao vizinho que ia pedir às crianças para fazerem menos barulho, quando ele me diz algo parecido com o que o RMMA dsse em cima! "Porque é que não leva as crianças para o parque para brincarem, que até é saudavel e me deixa dormir em paz ...."

Fiquei a olhar para ele com cara de parvo ...
    • RMMA

# 14

Oh Hugo, desculpe se me fiz entender mal: é claro que eu não vou bater à porta dos vizinhos se eles se lembrarem de convidar amigos e falarem alto. Eu tb o faço, claro, e agradeço que não me venham bater à porta. Mas há pessoas incomodadas de forma constante pela forma de agir dos vizinhos. É o meu caso, por exemplo. Por acaso, neste momento não pq os meus vizinhos de cima estão fora e arrendaram o apartamento. E quem me dera que os inquilinos ficassem para sempre: deixou de haver portas a bater constantemente, arrastar de móveis constantes e tacões às 2 da manhã no quarto. Estamos aqui a falar de barulhos de percussão, que são bem mais problemáticos de isolar que barulhos aéreos (e com esses posso eu bem, incomoda-me menos uma pessoa a falar alto ou a televisão alta do que o apartamento quase a tremer...)
  8.  # 15

Colocado por: gf2011

Isto que você faz, e eu faço, e alguns do forum concerteza farão, uma grande esmagadora maioria da população está-se nas tintas para isso e prova são alguns comentários neste tópico.

Quais comentários? Por acaso neste tópico em concreto não vi ninguém a estar-se nas tinta para os vizinhos...
    • RMMA

# 16

Colocado por: becasQuais comentários? Por acaso neste tópico em concreto não vi ninguém a estar-se nas tinta para os vizinhos...

Por acaso, parece-me haver. Passo a citar um dos primeiros comentários:

Olha!!??!!
    Então as pessoas não podem mudar o chão?
    Vão ter que andar de pantufas?
    Obras dificientes como?
    É que se está a queixar do barulho do calçado das pessoas...Nada a fazer!

Ter de andar de pantufas não têm, mas que era simpático para o vizinho de baixo era...
  9.  # 17

Colocado por: RMMA

Por acaso, parece-me haver. Passo a citar um dos primeiros comentários:

Ter de andar de pantufas não têm, mas que era simpático para o vizinho de baixo era...

`
    Bem, a questão das pantufas...por acaso eu tenho esse hábito (descalçar-me quando chego a casa), mesmo agora que já não vivo num apartamento, mas é inevitável que se ande dentro de casa calçado (e por vezes com saltos), mesmo que seja por curtos períodos. Aqui tb há um limite de tolerância ao barulho que, nalguns casos, pode ser muito baixo...o que pareceu ser o caso de quem colocou o post, se calhar injustamente (mas ele tb não regressou para especificar o barulho que ouvia, para além da criança a correr às 22.00...).
    Parece-me que exigir melhores isolamentos é um direito de quem compra uma casa, assim como tem o direito de exigir uma conduta adequada dos vizinhos. Mas os incómodos ocasionais serão sempre inevitáveis...e quem é particularmente sensível deve ponderar seriamente comprar uma vivenda ou, pelo menos, um últ andar.
    Concordam com este comentário: RMMA
    • RMMA
    • 3 fevereiro 2012

# 18

Colocado por: becasBem, a questão das pantufas...por acaso eu tenho esse hábito (descalçar-me quando chego a casa), mesmo agora que já não vivo num apartamento, mas é inevitável que se ande dentro de casa calçado (e por vezes com saltos), mesmo que seja por curtos períodos.

Eu já vivo em apartamentos há uns anos e não me queixo. Mas nunca nenhum dos meus vizinhos de cima tinha tido tão pouco cuidado com barulhos de percussão. Concordo consigo: incómodos ocasionais serão sempre inevitáveis. Mas para barulhos que eram diários, vinham sempre do mesmo vizinho e eram claramente decorrentes da falta de cuidado, a tolerância é pouca. Que se ande de tacões por curtos períodos tudo bem. Mas há quem faça disso regra e quem, inclusive, não tenha o cuidado que tirar os sapatos antes de entrar no quarto a meio da noite (andando a passear ou a arrumar o quarto...)
    Concordam com este comentário: becas
  10.  # 19

Boa tarde
    Por favor, digam-me que sou eu que estou errada, ou sou picuinhas!!!
    O meu vizinho do lado tem um cão enorme que ladra a qualquer hora do dia/noite...o som entra pela minha casa, como se eu estivesse a viver na casa dele.
    Fui reclamar do barulho....feito às 1.30h da manhã!
    A resposta foi:" não posso proibir o meu cão de ladrar....vc é que é muito sensivel aos barulhos!!....aliás é natural as pessoas andarem de saltos altos e arrastarem cadeiras no andar de cima, bem como aspirarem a casa ou pregarem quadros depois das 23h"....e para rematar diz-me:" viver em apartamentos é assim"!!!!
    Isto é natural certo???????
    Sou eu que sou uma sensivel e chata, não é?!!

Obrigada
    •  
      GF
    • 6 maio 2012

# 20

Colocado por: vsilvaBoa tarde
    Por favor, digam-me que sou eu que estou errada, ou sou picuinhas!!!
    O meu vizinho do lado tem um cão enorme que ladra a qualquer hora do dia/noite...o som entra pela minha casa, como se eu estivesse a viver na casa dele.
    Fui reclamar do barulho....feito às 1.30h da manhã!
    A resposta foi:" não posso proibir o meu cão de ladrar....vc é que é muito sensivel aos barulhos!!....aliás é natural as pessoas andarem de saltos altos e arrastarem cadeiras no andar de cima, bem como aspirarem a casa ou pregarem quadros depois das 23h"....e para rematar diz-me:" viver em apartamentos é assim"!!!!
    Isto é natural certo???????
    Sou eu que sou uma sensivel e chata, não é?!!

Obrigada

Da ultima vez que um vizinho me fez o mesmo, e depois de falar com ele a atitude foi mais ou menos igual, cada vez que o cão ladrava de noite, pegava num palito e metia-o na campaínha dele (cá fora na rua) para o obrigar a levantar-se da cama e ir lá tirar o palito. Se fez efeito ou não, não sei, mas o cão deixou de ladrar ao fim de 3 ou 4 vezes. Tambem tenho cão e jamais me passaria pela cabeça ouvir o meu cão ladrar de noite sem tomar uma atitude. Mas infelizmente há por aí muita gente sem bom senso e educação.

0.0246 seg. NEW