Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O meu nome é Ricardo Grade e participo pela primeira vez neste fórum.
    Embora seja frequentador deste fórum já há algum tempo, só agora me registei porque me encontro numa situação em que preciso de ajuda/esclarecimentos. Desde já agradeço toda a ajuda que me for prestada pelos restantes e comprometo-me, dentro dos meus conhecimentos, a ajudar os restantes participantes deste fórum.

    O caso é seguinte:
    Mudei recentemente de casa, para uma nova urbanização construida de raiz em Coimbra. Apenas realço que a zona é "vendida" nas imobiliárias como zona de luxo e de bons equipamentos. Tretas! Vejamos porquê?
    Solicitei a instalação de uma linha telefónica à PT Comunicações e qual não é o meu espanto quando o técnico me informa que não a pode instalar devido ao facto de as infra-estruturas existentes nessa urbanização não possuirem ligação para a linha telefónica. Dentro do prédio a instalação está efectuada e pronta a utilizar, mas na ligação para a rua, pura e simplesmente, não existe.
    A minha questão é: De quem é a responsabilidade desta situação? O construtor? O promotor da urbanização? A autarquia? A PT Comunicações?
    A quem devo denunciar o caso: À administração do condominio? Ao construtor? Às entidades reguladoras? Entidades fiscalizadoras?

    Agradeço a ajuda.
    Cumprimentos,
    Ricardo Grade
  2.  # 2

    O construtor deve deixar uma caixa de visita no exterior do prédio, para a PT/TVCabo fazer a ligação ao mesmo.
  3.  # 3

    Colocado por: francisco2O construtor deve deixar uma caixa de visita no exterior do prédio, para a PT/TVCabo fazer a ligação ao mesmo.


    Se ela estiver no projecto que lhe foi adjudicado, sim, é obrigado, senão, em nome de quê ou quem, têm o construtor obrigação de o fazer?

    Faça queixa na Certiel que são eles os responsáveis pela fiscalização das electricidades e ITEDs
    • Mac
    • 19 novembro 2008 editado

     # 4

    Fale com o empreiteiro para saber se de facto não há as tais infraestruturas.
    Cumprimentos
  4.  # 5

    MAC (não vale alterar tão rápido)

    A coisa não funciona assim. A certiel é que é responsável pela fiscalização e quem leva porrada não é o empreiteiro, mas o electricista que assina o termo de responsabilidade

    Acontece que a Certiel fiscaliza por amostragem, fiscalizando mais as empresas de electricidade que mais falhas tenha tido, sendo muita coisa aceite porque o subempreiteiro de electricidade tem bom historial e de vez em quando dá asneira.
  5.  # 6

    Posso então concluir que a responsabilidade será do subempreiteiro responsável pela parte da electricidade? Com a agravante que a entidade fiscalizadora deixou passar o erro, a meu ver, grosseiro? É assim como digo?
    E então as responsabilidades a pedir terão de ser ao empreiteiro, porque é o dono da obra independentemente de quem subcontratou para lhe realizar trabalhos específicos, não é assim?
    Eu só não consigo perceber como se faz uma coisa destas! Haverá assim tanto lucro a retirar por não se fazer a ligação de um fio que vem da rua para dentro de um prédio?!!! Ou alguém acha que ganha muito com este tipo de atitudes?!
    Não percebo a razão...!
  6.  # 7

    Colocado por: gradeEu só não consigo perceber como se faz uma coisa destas! Haverá assim tanto lucro a retirar por não se fazer a ligação de um fio que vem da rua para dentro de um prédio?!!! Ou alguém acha que ganha muito com este tipo de atitudes?!
    Não percebo a razão...!

    A razão é bem simples e estúpida do que isso. Nunca veja premeditação onde apenas existe incompetência.

    Ninguém deixa de fazer uma coisa dessas para ganhar uns euros. A causa desses erros está na direcção/gestão de obra, porque é o tipo de trabalhos que cai na terra de ninguém, isto é, o gajo da electricidade fez a parte dele e se a caixa não está lá, não é problema dele, o das alvenarias, não sabia que tinha de lá meter uma, o do saneamento não meteu tubagens porque se não havia caixas, não precisava de tubagem, com um pouco de azar essa caixa nem sequer vem referida no projecto de ITED, nenhum dos projectistas compatibilizou os diversos projectos e o empreiteiro pouco os deve ter aberto.

    O que aconteceu foi pura incompetência e falta de atenção com trabalhos que designo por trabalhos "no mans land"

    Colocado por: gradePosso então concluir que a responsabilidade será do subempreiteiro responsável pela parte da electricidade? Com a agravante que a entidade fiscalizadora deixou passar o erro, a meu ver, grosseiro? É assim como digo?

    Pela descrição, sim. Os ramais são da responsabilidade dos subempreiteiros que os executam, mas o empreiteiro geral é solidário na responsabilidade.

    Colocado por: gradeE então as responsabilidades a pedir terão de ser ao empreiteiro, porque é o dono da obra independentemente de quem subcontratou para lhe realizar trabalhos específicos, não é assim?

    Certo, é por isso que ele é empreiteiro geral, para coordenar as diferentes especialidades.

    Colocado por: gradeCom a agravante que a entidade fiscalizadora deixou passar o erro, a meu ver, grosseiro?

    E o empreendimento já foi fiscalizado pela Certiel? ou ainda está à espera da vistoria?
  7.  # 8

    Já tem certificado..!!
    Penso que está a falar do mesmo documento que também teve quer entregue na EDP para contratualizar o fornecimento de electricidade ao partamento? Ou estou a dizer alguma asneira grossa?

    À entrada do prédio existe uma daquelas caixas que me parece que tem a ver com as telecomunicações, enquanto que lá dentro também existe a tal caxa com a derivação para cada um dos apartamentos. Mas a fazer fé no que disse o técnico da PT o que falta é a ligação da ciaxa exterior à do interior. Ou então a caixa cá de fora está vazia por dentro!! Já credito em tudo..!
    Obrigado pelos esclarecimentos a todos.
    • sa2
    • 20 novembro 2008

     # 9

    Vivam.

    Pelo que suponho da conversa, até agora, o que comprou foi um aparamento! Certo?
    Suponho também que o edifício está localizado em zona sujeita a loteamento! Certo?
    Então como foi passado o alvará de loteamento sem a infraestrutura de telecomunicações?
    Deve haver um auto de fiscalização na Câmara Municipal (em Coimbra, houve vistoria certamente), com a verificação de todas as infraestruturas.

    Assim, das duas uma, ou há um grande equivoco do Sr da PT, ou houve uma grande falha por parte da CMC, ao passar o alvará de loteameno sem uma infraestrutura exigida por lei.

    cumprs
  8.  # 10

    Boas,

    Na verdade não comprei apartamento, mas sim arrendei. Mas julgo que para este caso o efeito é igual, quer seja compra ou arrendamento.
    Em segundo lugar a zona encontra-se numa urbanização que nasceu de raiz em Coimbra (Quinta da Portela) e uma grande parte do total do empreendimento ainda se encontra em construção. Inclusivamente o prédio do lado ainda está (e estará!) em obras. Logo esta zona foi sujeita a um alvará de loteamento.
    Não consigo perceber se foi passado alvará de loteamento, mas presumo que para poder efectuar contratos de água, luz, TV Cabo e gás natural terão que existir as infra-estruturas todas e em funcionamento.
    O que não percebo é como um técnico da PT chega lá e diz que a linha telefónica não existe! Mas também é verdade que numa loja da PT Comunicações uma funcionária zelosa me adiantou os inúmeros casos de problemas de instalação de linhas telefónicas exactamente por, alegadamente, as infra-estruturas de telecomunicações não existirem, porque simplesmente não as fizeram!!!
    Acho isso muito estranho, mas perante a informação do técnico da PT começo a acreditar em tudo..! Para mal dos meus pecados..!!
    Será que a câmara municipal também tem um dedo neste assunto?!

    Cumprimentos,
    • sa2
    • 20 novembro 2008

     # 11

    Viva,
    conhece relativamente bem a área em que se encontra a construção.
    pelo que percebo, o alvará de loteamento só é válido após a conclusão de todas as infraestruturas.
    Se não existe linha telefónica é porque o empreiteiro que executou as infaestruturas não a colocou como era sua obrigação!
    Se a Câmara Municipal emitiu o alvará sem a infraestrutura de telecomunicações estar em condições de funcionamento, então deve pedir-lhe satisfações.

    cumprs
  9.  # 12

    Colocado por: gradeMas a fazer fé no que disse o técnico da PT o que falta é a ligação da ciaxa exterior à do interior.

    Então, alguém (empresa de electricidade) se esqueceu de meter o cabo de ligação entre ambas e tenho dúvidas que tenha sido de propósito. Cheira mais a esquecimento. Mas se assim for não é grave, basta chatear o construtor para que façam essa ligação.
  10.  # 13

    Em princpio isso deve ser uma urbanização, como tal tem que ter projectos de infraestruturas, nesse projecto tem que estar o dos telefones com as tubagens.

    Normalmente depois das infraestruturas estarem prontas e iniciadas as obras dos edificios a construir o empreiteiro apenas tem de fazer o ramal até à caixa mais proxima, ficando de acordo com o projecto da especialidade.

    Claro que existem situações (já me aconteceu) de um predio no centro da cidade e não estar previsto colocação de tubagens, eu por minha decisão informei os tipos da~PT e coloquei dois tubos paralelos em frente do edificio, assim no futuro não têm de destruir o passeio.

    Como muitas obras são entregues a subempreiteiros com preços muito apertados eles não querem saber de nada disso .

    Vá à câmara se informar do processo e tenha uma reunião com o Arq responsavel, porque eles também são responsaveis pela vistira do loteamento/urbanização
  11.  # 14

    Amigo PauloCorreia,

    Há muita confusão na sua cabeça.
    1 - O Construtor (Promotor) é o responsável perante os compradores de todo o edificio. Foi ele que vendeu os apartamentos supostamente a funcionar em todas as vertentes. Depois há o técnico responsável pelo edificio perante a câmara.
    2 - A Certiel só certifica Instalações Eléctricas e não TElefónicas.

    Como já disse anteriormente é o construtor que deve tomar as medidas necessárias para que o edificio tenha comunicações.
    Esteja ou não no projecto.
  12.  # 15

    Colocado por: francisco2O Construtor (Promotor) é o responsável perante os compradores de todo o edificio.
    Estamos a falar de realidades diferentes. Para mim o construtor nunca é o promotor.

    Colocado por: francisco2Esteja ou não no projecto.

    No resto posso concordar, aqui é que não. Se não está no projecto, não faço, pura e simplesmente. Imagine que alguém se esquecia de indicar no projecto a cobertura do edifício? Tinha de a fazer?.
    por
    Um construtor executa o que está no projecto, se o projecto estiver errado ou mal feito, peçam responsabilidades a quem o executou, a quem o assinou, a quem o verificou e a quem o aprovou. É por nos metermos nos áreas uns dos outros que as coisas ficam como ficam e nunca ninguém é responsabilizado por nada, excepto o servente


    Colocado por: francisco2Como já disse anteriormente é o construtor que deve tomar as medidas necessárias para que o edificio tenha comunicações.
    Quem vendeu, não o construtor, Se ambos forem a mesma pessoa, está correcto, senão é o promotor.

    Se numa obra minha não estiver o quadro, é sem quadro que fica. Já me entalei o suficiente com projectistas por andar a querer ajudar, quando ninguém pediu ajuda. Mando um fax a informar de erros ou omissões de projectos que detecte, se eles quiserem corrigir, que me enviem o projecto corrigido, senão mais tarde, têm uma boa desculpa para me entalar
  13.  # 16

    Boas,

    Pela última informação conhecida a razão para não haver infra-estrutura de telefones prende-se com o facto de a PT ir instalar naquela zona cabos de fibra óptica, e essa é a razão pela qual não existe nenhuma ligação neste momento.
    Esta informação foi-me dada pelo técnico que iria fazer a instalação do telefone.

    Neste caso o promotor é, também, o construtor. A única questão é que eu não lhe comprei a casa, mas arrendei a uma imobiliária. Portanto, é a estes senhores que eu devo chatear, que por sua vez vão chatear construtor/promotor.
    Mas a questão é: a fibra óptica estaria prevista e daí a inexistência da instalação ou anda aqui uma grande história por trás e anda todos a dar-me desculpas esfarrapadas?

    E já que aqui estou, posso também dizer-vos que estou muito contente por não ter comprado uma casa tão cara neste local (cerca de 170 mil euros) porque, na verdade, os acabamentos e os materias não são grande coisa. E já começaram a aparececer os primeiros problemas da construção bem feita que foi feita. Ainda bem que não é minha.
  14.  # 17

    Colocado por: gradeMas a questão é: a fibra óptica estaria prevista e daí a inexistência da instalação ou anda aqui uma grande história por trás e anda todos a dar-me desculpas esfarrapadas?

    Geralmente estão correctos, o problema é que a instalação pode demorar muito tempo, durante o qual nada.
  15.  # 18

    Pois, é esse mesmo o meu medo.
    O técnico não me conseguiu dizer para quando a instalação.
    Pode demorar dias, semanas, meses..!!
    E eu sem telefone...!!Que tanta falta me faz!
    Não me adianta ir chatear ninguém, pois já percebi que vai tudo dizer que a culpa é da PT e da fibra óptica que falta instalar.
    Enfim..!
  16.  # 19

    Não espere por nada.. se precisa de telefone fixo..compre um VODAFONE T0... ;)
  17.  # 20

    Agredeço a sugestão Pedro, mas infelizmente eu preciso de uma ligação de linha analógica, por razões profissionais.
    Se não fosse esse caso, nem tinha telefone.
 
0.0214 seg. NEW