Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: noves forapara manter o espírito da coisa, eu apostava em salamandras.

    também acho que seja o melhor e menos intrusivo no ambiente geral, que até está equilibrado.

    se continuar a pensar em pavimento radiante tem muitas obras pela frente,

    A casa agora é muito fria porque além de húmida (em cima de uma ribeira) também não é habitada o que leva a ter sempre uma humidade interior elevada que não é retirada e com um pouco de aquecimento nem que seja com calor humano, fica logo diferente.

    e os meus parabéns, tem uma pérola nas mãos.
    Concordam com este comentário: noves fora
  2.  # 42

    Eu não sou especialista. Apenas fiz obras mas vou dar o meu conselho.
    Esta casa é especial... portanto não se precipite... mais vale viver lá uns meses no verão e no inverno antes de começar a fazer obras (só há umas fachadas que iludem um bocado sobre a antiguidade, não sei se foi intencional).

    Se vai fazer obras a sério mais vale contratar um especialista em térmica com sensibilidade para preservação arquitectónica, senão arrisca-se a um empreiteiro impingir-lhe uma solução (que ele jura a pés juntos que é a melhor) e você rapa frio o resto da vida nessa casa ou gasta um balúrdio.

    Vou-lhe repetir o que um engenheiro de térmica me disse a mim: "os projectos de térmica estão a colocar 7 cm de roofmate (isolamento para telhado) em casas com lage em Lisboa". Ora a sua casa é em Sintra/Mafra, no campo, ainda por cima num vale e pior ainda... passa um rio ao lado, se há casas lixadas cheira-me que a sua é uma delas. A questão é se vai gastar muito em aquecimento ou menos? Porque gastar gasta sempre (parece-me a mim que não sou especialista).

    Se vai levantar o chão para colocar pavimento radiante, eu julgo que pode por floormate + mais aquelas telas pitonadas ou de alumínio por baixo do pavimento radiante. Disseram que o floormate (isolamento para o chão) deve ser colocado até 1,5 m para dentro da casa junto às paredes exteriores... mas como a casa tem um rio ao lado ... eu punha era no chão todo :):):)

    Veja esta discussão é interessante : https://forumdacasa.com/discussion/21729/1/isolamentos/
    Repare no post # 210 dessa discussão

    Se vai mexer não poupe na grossura dos materiais de isolamento, (não pense por aquelas casas serem na Alemanha e afins, que pode reduzir à fartazana a grossura dos isolamentos) mas os especialistas é que lhe podem informar melhor.

    Ps: O moinho ainda funciona?
    Concordam com este comentário: AnaT
    • eu
    • 3 fevereiro 2012

     # 43

    Bem, parabéns pela audácia de viver nessa casa...

    Quanto ao aquecimento, com essas paredes sem isolamento, é uma tarefa complicada...

    Se não isolar pelo interior, não lhe aconselho piso radiante, pois as paredes de pedra vão absorver a energia quase toda e a casa não vai aquecer convenientemente. No seu caso, talvez seja melhor pensar numa boa salamandra ou num recuperador de calor com distribuição de ar quente.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  3.  # 44

    Adorei a casa e foi sem dúvida alguma um achado. Como sou de Mafra sei o quanto isto pode ser frio e húmido, por isso acho que antes de fazer seja o que for deve pensar tudo muito bem.

    Eu confesso que sou um apaixonado pelo aspecto de uma casa com telhados verdes ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Telhado_verde ). Gosto do aspecto, do isolamento térmico, de tudo. Há várias empresas em Portugal que fazem esse tipo de coisas, mas antes de ser influênciada seja por que for, pesquise, procure e decida.

    É "apenas" a casa da sua vida, por isso tem tempo... ;o)

    Uns artigos interessantes:


    http://www.metaefficient.com/air-conditioning/energy-efficient-upgrades-pay.html

    http://www.greenroofs.com/
    • eu
    • 3 fevereiro 2012

     # 45

    Colocado por: noves foraESPECTÁCULO!!!!!
    já agora, em euros como lhe podemos chamar?

    Está no site: a 6 custa a módica quantia de... 4.793,92 €

    É fácil meter para aqui fotos de coisas boas e bonitas. Pelo menos, para já, não é preciso pagar pelas fotos. Já pelos produtos, a história é outra...
    •  
      FD
    • 3 fevereiro 2012 editado

     # 46

    Quanto ao isolamento, se é um investimento para a vida (ou se assim intenciona), estou como disseram: não facilite, gaste dinheiro bem gasto e bem planeado - contrate um especialista e não alguém que só vende.

    Uma ideia que dou é fazer o isolamento alternado por fora e por dentro. Ou seja, seleccione as paredes cuja estética quer preservar, sejam elas exteriores ou interiores e, isole a parede pelo lado contrário.
    Poderá dar origem a pontes térmicas mas, se quer manter o aspecto o mais original possível, penso que pode ser uma possibilidade interessante.

    Perca o tempo que quiser mas, não ponha a carroça à frente dos bois. Pelo que percebo, a casa está numa depressão, num vale, se já é friorenta, isso deve ser um pesadelo...

    Só por curiosidade, quem vende deu alguma razão para o fazer? Essas obras "recentes" são de um proprietário com muitos anos de casa ou de alguém que comprou há poucos anos e está a vender?
    É que este dado pode ser indicador de muita coisa...
  4.  # 47

    Colocado por: chaplinellemas que ideia fantástica :)
    são de facto maravilhosos
    fui logo "googlar" vendas...

    mas impõem-se as perguntas. têm capacidade para apoiar o chão radiante?
    as caldeiras não têm que ter capacidade para levar muitos mais kgs?


    sim têm mas é sempre preciso um deposito acumulador!
    agora assim a pensar um piso radiante iria ser necessario alguma obras! um recuperador a ar seria tambem uma boa solução ou ate salamandras colocadas em pontos estrategicos.
    pode pesquisar aqui http://www.ambinigma.pt/ as vezes o site no dá mas insista que consegue entrar!
    • eu
    • 3 fevereiro 2012

     # 48

    Colocado por: TROLHA...você é mesmo um gajo RELES!!!

    nem por isso falou na nº2..??????????

    gajos reles!!!!

    Insultos deste tipo só servem para qualificar quem os profere...
  5.  # 49

    Afinal quanto é que custa a 2 (aquela que o Trolha quer comprar)?
    •  
      alv
    • 3 fevereiro 2012 editado

     # 50

    Vivam!

    Não me quero intrometer, mas além dos parabéns, por ter ousado ousar, é por isso mesmo que sabe que não vai conseguir ter o melhor dos dois mundos.
    Ainda assim, conseguirá melhorar bastante e recomendo o que já muitos recomendaram: Alguém que a ajude, que perceba de casas e térmicas e que não seja vendedor.
    Se me permite a minha opinião, também optaria por isolar o melhor possível e na maior área possível pelo interior e se houvesse alguma parede das que vão ficar à vista pelo interior que possa isolar pelo exterior também seria uma opção. Relativamente ao pavimento é pacífico embora tenha a dificuldade de escolher o sistema de apoio ao pavimento radiante, mas uma coisa é certamente, a que menos dor de cabeça lhe há-de dar e que melhores resultados vai conseguir que é o isolamento da envolvente da cobertura com um tecto falso com o respectivo e bom isolamento térmico.
    Quanto às coberturas vegetais, é bom que perceba no que se vai meter antes de tomar decisões, porque bonitas de ver, são-o de facto, mas eu não quereria que me oferecessem uma para uma casa minha!
    Boa sorte e "fassa" parte.
  6.  # 51

    Quanto às coberturas vegetais, é bom que perceba no que se vai meter antes de tomar decisões, porque bonitas de ver, são-o de facto, mas eu não quereria que me oferecessem uma para uma casa minha!

    Falta saber também se a estrutura suporta o acréscimo de carga derivado dessa solução (de que eu por acaso também gosto muito e que não receio tanto como o Alv).
  7.  # 52

    E aí voltamos ao principio, é preciso aconselhamento profissional. Na verdade eu dúvido que a cara Chaplinelle fosse fazer isso agora. Aposto mais numas obras (baratas) para melhorar alguma coisa, e o resto é para se ir fazendo ao longo dos tempos. Os meus pais já vivem na sua moradia à mais de 20 anos e ainda vão fazendo uma melhoria ali e ali de vez enquando.
  8.  # 53

    Olá a todos mais uma vez

    Obrigada pelas vossas opiniões. São óptimas para mim.
    Sem ainda ter tido muito tempo de pesquisar mais, concordo com muitas das ideias aqui dadas.

    A casa agora é muito fria porque além de húmida (em cima de uma ribeira) também não é habitada o que leva a ter sempre uma humidade interior elevada que não é retirada e com um pouco de aquecimento nem que seja com calor humano, fica logo diferente


    não se precipite... mais vale viver lá uns meses no verão e no inverno antes de começar a fazer obras


    Acredito que sim, no fundo porque me estarei a mudar, adoraria avançar já com algumas coisas, nomeadamente aproveitar a casa vazia para fazer algumas obras de maior monta (como colocar um chão novo no caso do piso radiante). Mas sabendo agora que ainda vou ter de isolar paredes e/ou telhado como 1º passo, também já sei de antemão que não terei disponibilidade financeira para fazer tudo.

    De facto, começando pelo fim,
    Aposto mais numas obras (baratas) para melhorar alguma coisa, e o resto é para se ir fazendo ao longo dos tempos


    É de facto um pouco assim. Trabalho e investimento não me vai faltar nos próximos, muitos, anos.
    Por isso vou seguir os conselhos - procurar um especialista em térmica, isolar algumas paredes, eventualmente deixar algumas hipóteses de instalação preparadas, tentar perceber se de facto dá para abrir janelas no telhado para ter mais luz natural e... aproveitar bem a lareira :)
    Quando eu me mudar, também provavelmente estará a acabar este inverno, depois é habitá-la muito para aquecer mais um pouco para o próximo. Até haver dinheiro outra vez para mais obras.

    De qualquer das formas o sítio embora tenha as características que descreveu
    a casa está numa depressão, num vale, se já é friorenta, isso deve ser um pesadelo...
    :)
    faz uma espécie de microclima - na verdade a temperatura na rua (mesmo nestes dias) é muito amena. Agora é casa é indiscutivelmente fria. pelas suas características, por estar desabitada há 1 ano sempre com as janelas abertas.

    Só por curiosidade, quem vende deu alguma razão para o fazer?

    É um processo de divórcio, viveram lá 15 anos (certifiquei-me na junta) criaram lá um filho que tem mais ou menos dessa idade. Fizeram obras maiores (janelas, etc...) há 3 anos, pelos vistos o relacionamento complicou-se...

    O proprietário disse que estava a ponderar colocar recuperador de calor com tecto falso no corredor para sair para os quartos. Também me disse que a lareira só aquece sala e cozinha (natural) e que no Verão continua a ser fresca não necessitando nunca de refrigeração.
    o que me desliga dos telhados verdes, uma vez que por aquilo que li, a optica deles é muito na não passagem dos raios (coisa que eu preciso muito), embora também preserve o calor interior.

    Ps: O moinho ainda funciona?

    Não funciona :( Isso será mais uma obra a longo prazo para lhe devolver o esplendor...

    Bem, parabéns pela audácia de viver nessa casa...

    Quanto a isto, não me acho audaz. Não viver só pelo facto de ser fria (neste século), é que seria cobardia.
    Moro num apartamento comprado há 10 anos, novo em folha, em Alcochete. Morro de frio e gasto muito de electricidade para a aquecer (pouco).
    Frio, por frio, que seja numa casa com personalidade, história, espaço, agricultura, ambiente para receber amigos, aventuras para dar aos filhos que hão-de nascer...
    Não é uma audácia. Acredito que com tempo ( e dinheiro) ( e profissionalismo) hei-de pelo menos colmatar parte das suas "deficiências"
    é um estilo de vida - que acredito não seja ao gosto de todos :)

    Vou colocando as minhas dúvidas. MUITO OBRIGADA A TODOS
  9.  # 54

    Não se esqueça de deixar cá umas fotos das alterações, nem que seja para eu babar-me. ;o)
    Concordam com este comentário: chaplinelle
  10.  # 55

    Parabéns pela sua "quintinha" :-)

    Na casa onde moro temos um fogão a lenha, daqueles de ferro, á antiga, onde se pode cozinhar e tal... e de facto aquilo aquece alguma coisa, mas... é apenas isso: "alguma coisa".
    Se calhar digo isto porque ele está numa cozinha fria, muito fria (paredes e tectos sem isolamento, vidro simples, e tecto bastante alto), pelo que não a posso aconselhar enquanto elemento central do aquecimento.

    No meu caso, aconselho vivamente uma boa salamandra! Logo á partida terá uma caixa de fogo maior (com mais volume) que a do fogão de lenha, pelo que, fazendo mais fogo, também aquece mais.
    Além de que, uma salamandra continuará a ficar bem com a sua casa :-)

    PS - adoro Sintra! Pena ser tão longe...
  11.  # 56

    Hoje estou a trabalhar num edificio que as paredes são à "antiga", com 84 cm de espessura e no entanto estou a bater o dente. A espessura das paredes é algo secundário e este caso é um exemplo disso mesmo. Espero que a sua não seja assim.
    • eu
    • 4 fevereiro 2012

     # 57

    Colocado por: branco.valterA espessura das paredes é algo secundário

    Depende. Se forem isoladas pelo exterior, as paredes grossas são muito úteis.
  12.  # 58

    Não sei se sonhei ou já vi isto em algum sitio...

    Não se pode colocar secções de vidro por dentro?... encostado às paredes de pedra à vista, assim continuava a ver a parede por dentro no caso dessa parede no exterior também estar à vista.

    Não sei se é exequível, parece-me que é mais caro do que fazer outros isolamentos... mas só perguntando.
  13.  # 59

    Colocado por: SobreiroNão sei se sonhei ou já vi isto em algum sitio...

    Não se pode colocar secções de vidro por dentro?... encostado às paredes de pedra à vista, assim continuava a ver a parede por dentro no caso dessa parede no exterior também estar à vista.

    Não sei se é exequível, parece-me que é mais caro do que fazer outros isolamentos... mas só perguntando.

    é uma ideia, mas não sei se isso iria ser viavel devido tv as condensações!
  14.  # 60

    Olá

    Já sei que o telhado tem uma placa em betão com cerca de 10 cms.
    Acham que é fácil de cortar para colocar as janelas?

    O que gostaria de fazer era abrir uma janela larga na sala (talvez sem opção de abrir), uma vez que as janelas que já tem estão a 2 metros de altura do chão (por causa da entrada ser num piso superior). Esta luz natural, em última instância também contribui para o aquecimento da casa certo? Por outro lado, uma vez que o telhado é inclinado, creio que talvez consiga visualizar o monte em frente (pelo menos a partir das escadas no piso superior), criando uma sensação de simbiose do interior da casa com a paisagem envolvente.
    Embora este seja um toque mais moderno quero crer que a favorece... Alguma ideia?

    Não se pode colocar secções de vidro por dentro?... encostado às paredes de pedra à vista, assim continuava a ver a parede por dentro no caso dessa parede no exterior também estar à vista.


    Esta ideia é engraçada, mas moderna de mais para o estilo da casa (creio eu). Não sei se isola ou não, mas já vi essas soluções em centros comerciais... quando há achados arqueológicos que não podem esconder. E aí acho que ficam muito bem. Obrigada pela ideia de qualquer forma.

    branco.valterhá 10 horas (membro com 28 agradecimentos) concordaragradecerdiscordarcitar# 63mensagem privada
    Hoje estou a trabalhar num edificio que as paredes são à "antiga", com 84 cm de espessura e no entanto estou a bater o dente. A espessura das paredes é algo secundário e este caso é um exemplo disso mesmo. Espero que a sua não seja assim.


    :) penso que não será. Agora vazia e de janelas abertas está muito fria mas ainda suportável. Mas também não estive lá grandes períodos de tempo de uma vez. Nem parada ao computador...
    Logo se vê.

    Mais uma pergunta:
    O profissional que lá for fazer o certificado energético (obrigatório para a escritura) estará habilitado para me aconselhar ao nível das opções de aquecimento?
    Não sei quem vai, normalmente isso é com o vendedor, mas poderia tentar um 2 em 1 e já que lá está fazer-me um preço mais económico?

    No meu caso, aconselho vivamente uma boa salamandra!


    Tenho andado a vê-las. Nem que nesta primeira fase seja só para o quarto, já que a sala tem a lareira.
    O único senão é mesmo não serem programáveis (as de lenha).
    Vou aguardar pelo aconselhamento de um técnico e contrabalançar com o orçamento disponível.
 
0.0266 seg. NEW