Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde Foristas

Estou há 2 anos à procura de imóvel e finalmente apaixonei-me (e encontrei dentro das minhas possibilidades) a casa que queria.
    É uma azenha com mais de 100 anos num terreno com 1500 m2, antigo lagar de azeite e moinho de farinha, que foi sendo reconstruída com o passar dos anos até tomar forma de casa.
    Está perfeitamente habitável (tenho sorte). Tem lage, telha nova, janelas novas vidro duplo com oscilo-batentes (3 anos), electricidade, água, gás (botija).
    Creio portanto que em termos de isolamento poderia estar muito pior.
    A questão é que fica num vale, com um ribeiro a correr ao lado, tem paredes de pedra exteriores de cerca de 40 cms e interiores talvez não andem muito longe. Tem o chão de mosaico (tijoleira?) e fica entre Mafra e Sintra (húmido por Natureza).
    Eu sou friorenta e quero muuuuuito uma casa onde me sinta bem a nível de conforto térmico até porque trabalho grande parte do dia em casa no computador.

Pesquisei Muito o vosso fórum e outros sobre soluções de aquecimento central e acreditem só estou a abrir post novo porque não encontrei mesmo solução para mim.
    Pareceu-me, apesar de saber que cada caso é um caso, que existe muito consenso no sistema piso radiante hidráulico + caldeira (no meu caso gostaria a lenha de chama invertida ou mista (pellets e lenha) + painéis solares para AQS.
    Já sei que o investimento inicial é maior, mas pretendo mesmo investir num sistema que a médio prazo seja mais económico.
    Agora, no meu pequeno apartamento (80m2) tenho 3 acumuladores de calor (daqueles da EDP), a casa está sempre fria e no Inverno pago 100 euros de luz (desligo aparelhos em stand-by, uso a bi-horária, somos só 2), por isso, electricidade vinda da companhia pelo menos, está fora de questão.
    Agora o problema, para além das paredes de pedra, a casa apesar de estar ao sol, (tem (pequenas) janelas a Norte, Este e Oeste) não tem uma disposição que permita entrar muita luz natural.
    Na sala fizeram-lhe uma mezzanine que além de roubar espaço tira muita luz, uma vez que as janelas estão num plano superior, tenciono em seu lugar colocar umas escadas simples.

As minha dúvidas portanto são:
    1- será este sistema de aquecimento mais consensual viável também para mim, numa casa com estas características? Poderá o calor dissipar-se pelas paredes de pedra? ou estas conservarão o calor?
    2 - posso cortar uma lage de betão para colocar janelas no telhado para contribuir com mais luz para o interior da casa?
    3 - gostaria que pelo menos os quartos ficassem com madeira no chão (já sei, já li todos os posts sobre madeira e piso radiante, não há consenso, foi a única conclusão a que cheguei)

A casa tem 140 m2 área útil, 180 m2 área.
    Antes de assinar contrato promessa compra e venda (ainda não fiz escritura) seguindo os clap clap deste fórum, levei lá uma amiga arquitecta (mestranda sem experiência). Como a casa já estava isolada, em termos de aquecimento não me soube aconselhar melhor.
    Posso contar com a vossa ajuda?

Embora não sejam obras de grande monta, por toda a ajuda que este forum me tem dado, comprometo-me a colocar aqui as venturas e desventuras vindouras deste projecto para também dar o meu contributo.
      desenho azenha.jpg
  2.  # 2

A minha (futura) azenha
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
      casa 19.jpg
  3.  # 3

como não estou a conseguir fazer upload de mais fotos, peço-vos o favor de verem em
    https://picasaweb.google.com/lianachaplin/Azenha?authkey=Gv1sRgCOf4iI-x_bS2aw#
  4.  # 4

boas... as paredes em pedra, embora tenham 40 cm de espessura, não tem qualquer poder de isolamento... é praticamente o mesmo que ter uma parede simples de tijolo de 11.
    deverá investir num bom isolamento, nas paredes, cobertura e pavimento.
    quanto a cortar a laje de betão, depende de como esta foi feita e da medida do buraco que quer abrir. se for por exemplo laje de vigotas e abobadilhas, pode aproveitar o espaço da abobadilha para fazer o buraco.
  5.  # 5

Hum terei que saber com o proprietário, como foi feita a lage. Obrigada por essa informação
    Quanto as paredes, não estava a dizer que elas faziam parte do isolamento :) sei que pelo contrário. Estava só a dizer que estava isolada em termos de janelas e cobertura. Pavimento não sei, tem mosaico, mas não sei o que está por baixo.
    Por outro lado no entanto, em relação às paredes não quereria revesti-las de maneira nenhuma. Os quartos estão revestidos a madeira (com espuma por baixo (vi num dos cantos)).
    De que outra forma posso aquecer, sem comprometer o encanto da pedra no resto das divisões?

Muito obrigada pela sua resposta Fernando
  6.  # 6

o pavimento em mosaico certamente não terá qualquer isolamento. o pavimento de madeira tem essa espuma, mas deve ter uns 3 mm de espessura, não isola praticamente nada.
    Se quer melhorar termicamente as paredes, terá de as isolar, por dentro ou por fora... terá de escolher de que lado quer tapar a pedra... :(
    Se vai meter piso radiante hidráulico, o estrado que serve de apoio aos tubos, já traz isolamento incorporado, escolha um que tenha maior espessura, ou meta espessura adicional em XPS por baixo do estrado do piso radiante.
    Agora sistemas de climatização há muita oferta e neste fórum encontra muita informação... mas tenha a noção de que se instalar um sistema de climatização sem isolar bem antes, os custos com climatização serão mais elevados, ou seja aqui o isolamento funciona como um investimento... gasta hoje para poupar durante toda a vida útil do edifício.
    escolha o sistema de climatização em função do custo de energia associada e do rendimento do equipamento. normalmente ar condicionado é boa opção;
    para quem tem lenha, o recuperador de calor com caldeira ligado a radiadores ou piso radiante; caldeira a lenha; etc
    Deverá também ter em conta o custo associado às Aguas quentes sanitárias, e arranjar um sistema de resolva as duas situações, talvez até complementado com paineis solares...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chaplinelle
  7.  # 7

Não me expliquei bem Fernando
    A madeira dos quartos é nas paredes, não no chão.
    O chão está todo ele a mosaico, em toda a casa, o que, se optar pelo piso radiante hidráulico, anulará logo esta falta de isolamento.
    De resto em relação ao resto das paredes, (conseguiu aceder ao link com as fotos?) tem partes em pedra e partes em reboco.
    Via muitas vezes o House Reck Rescue (programa de televisão) em que eles isolavam (muito bem) algumas paredes e não isolavam outras de pedra conseguindo mesmo assim a certificação energética pedida na Inglaterra.
    Seria uma opção, para não perder a estética da casa?

Segundo a sua opinião, que muito agradeço, isolar as paredes deveria então ser a minha 1ª tarefa. Vou começar a pesquisa :)

Referiu o recuperador de calor como apoio a piso radiante? E ainda com recurso a caldeira de lenha é isso?
    Não são sistemas a mais?
    Quer dizer eu já li muito sobre a junção do piso hidraulico com caldeira e mais painéis para AQS - essa seria a minha opção imediata (não fossem as paredes adiar os planos) mas juntar o recuperador de calor traz mais valias?
    Nós temos acesso a lenha e a sala tem a lareira grande...

Agradeço a sua paciência Fernando.
  8.  # 8

Parece-me ver na 1ª foto do Picasa que a laje é de vigotas e abobadilhas.
  9.  # 9

aqui vai uma foto da sala
      P1030322.jpg
  10.  # 10

ainda a sala, com passagem para a cozinha
      P1030323.jpg
  11.  # 11

olá J. Cardoso

Como não sei o que é, não sei o que procurar, mas falarei amanhã com o vendedor para saber mai informações sobre a laje.

Obrigada Trolha. Depois de quentinha vai ser um pequeno paraíso para mim. Vamos ver é se há tostões para tudo. É que para já, a temperatura está muito mais agradável na rua do que dentro dela.

Aqui algumas paredes da cozinha
      P1030335.jpg
  12.  # 12

sabe, tenho inveja de si! :)
    Concordam com este comentário: AnaT
  13.  # 13

o quarto 1, isolado com a madeira (mas afinal também não é em todas as paredes, só metade, estive agora a confirmar nas fotos)
      P1030331.jpg
  14.  # 14

a cozinha
      P1030334.jpg
  15.  # 15

casa de banho
      P1030328.jpg
  16.  # 16

a entrada pela cozinha
      P1030371.jpg
  17.  # 17

para manter o espírito da coisa, eu apostava em salamandras. mas é o meu lado romântico a falar, não o lado prático...
  18.  # 18

Boas Noves Fora

Neste caso a inveja é boa :)
    mas também ainda não é minha. ainda falta a escritura.
    mas se não a comprasse, já tinha um desgosto, porque já lhe imagino mil e uma vidas :) respeitando as cento e tal que já teve :)

E aquecimento? algumas dicas?
    Concordam com este comentário: noves fora
  19.  # 19

eu adoro salamandras - aquela mó ao lado da janela do quarto, albergava uma lindamente.
    Também sou romântica.
    Mas o problema é que durante o dia trabalho muito em casa, mas faço turnos fora que acabam à 1h/2h da manhã.
    e com este panorama, passava o dia a por lenha para me aquecer de dia e depois quando chegava a noite para dormir estava a casa fria...
    tenho que ser practica também...
  20.  # 20

sabe, adoro a sua abordagem. respeitar a memória, a alma do lugar. aposto que vai ser muito feliz lá!
    assim, pela sua descrição, precisa de um sistema de aquecimento programável... o que lhe limitará muito as escolhas...
    sem ferir a estética, um sistema a pelletes poderá ser uma abordagem equilibrada, em termos de custo, função e integração.
    Concordam com este comentário: RESIDENT_EVIL

0.0226 seg. NEW