Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!

Há uns anos já tinha começado a remodelar a minha cozinha.
    não sei onde tinha a cabeça , mas resolvi erguer umas paredes , como se pode ver pelas fotos.
    Se fosse hoje não faria assim de novo, mas uma vez que está feito, não vou mandar a baixo .

Com este cenário, tenho que fazer tudo à medida, sobretudo a zona em cima da bancada de cozinha, certo ?

O espaço grande é para o combinado, até tenho aqui um topico sobre combinados https://forumdacasa.com/discussion/21464/topico-dos-frigorificos-combinados-e-respectivas-eficiencias-energeticas/#Comment_347198

O mais à direita é para dividir: maquina da loiça, forno electrico e micoondas
      DSCF6072.JPG
      DSCF6071.JPG
      k1.JPG
      k2.JPG
  2.  # 2

do que é que precisa?
    Uns armários superiores, uns aros com frentes de porta, e uma bancada, certo?
    agora é assim
    Tudo depende de material queira

se for da zona de Lisboa eu digo onde arranja tudo isso( Não Não Não é no Ikea no Aki por favor não) compre português com qualidade
  3.  # 3

Tenho andado a estudar a cozinha, e com tempo meto aqui as conclusões a que cheguei ate ao momento, ate para ter opiniºoes se estarei a pensar bem.

Mas a grosso modo, tenho aqui 160 de largura, e o esquentador esta ao centro, por isso sao uns 65 para cada lado
    A esquerda do esquentador vai levar um exaustor, encastrado dentro do movel

Para ja algumas fotos com o esquentador... é um mal necessario, pois acabo por ter que conceber tudo à volta dele.

Já agora, quais as regras para meter um esquentador dentro de um armario ? Basta deixar 5 cm´s a volta ?
      DSCF6486.JPG
      DSCF6488.JPG
      iujhjoijh.jpg
  4.  # 4

Epaaaaaa, ca medo!
    Concordam com este comentário: civismo
  5.  # 5

a regra principal é que deveria estar a mais de 40cm do fogão...

civismo, de qualquer maneira tem aí uma "tourada"... ;)
    Não percebo, tendo pouco espaço e foi executar isso em alvenaria. tinha compara ums armários feitos à media e encaixava. estava feito.
    O listel a meia altura da parede... não faz sentido, é daquelas coisas que continuamos a assistir...as pessoas gastam dinheiro em material que vai ficar atrás de armários e/ ou vvai fcar com descontinuidades pelos mais diversos motivos.
    Uma tomada electrica, presumos, exactamente por cima da zona da placa?!
    Uma caixa de ligações eléctricas.. num local, no mínimo suigeneris...

Este é daqueles exemplos, do resultado de obras tipo "manda prá frente", sem ter realizado um projectito para planear e reflectir/ ensaiar sobre as opções a tomar...

de qq maneira, boa sorte com a obra.
  6.  # 6

Boas Pedro barradas!

Colocado por: Pedro Barradascivismo, de qualquer maneira tem aí uma "tourada"... ;)
    Não percebo, tendo pouco espaço e foi executar isso em alvenaria. tinha compara ums armários feitos à media e encaixava. estava feito.

Realmente isto não é facil, se fosse nao precisava de um topico para o efeito :)

EM todo o caso repito o que disse quando lancei este topico

"Há uns anos já tinha começado a remodelar a minha cozinha.
    não sei onde tinha a cabeça , mas resolvi erguer umas paredes , como se pode ver pelas fotos.
    Se fosse hoje não faria assim de novo, mas uma vez que está feito, não vou mandar a baixo ."

Por isso, está como està, e só sei é que no final vai ficar fixe :D

Quando ao que diz:
    Colocado por: Pedro Barradasa regra principal é que deveria estar a mais de 40cm do fogão..

O que deveria estar a mais de 40cm ? A placa do esquentador ? A minha ideia era meter o exaustor imediatamente à esquerda do esquentador, pois não tenho outro sitio para o fazer ...

Claro que a distancia entre a placa e o exaustor será cerca de 60 a 65 cm .... por isso como o esquentador está ao lado, será maior ainda essa distancia.

Colocado por: Pedro BarradasO listel a meia altura da parede... não faz sentido, é daquelas coisas que continuamos a assistir...as pessoas gastam dinheiro em material que vai ficar atrás de armários e/ ou vvai fcar com descontinuidades pelos mais diversos motivos.

Pois, mas na altura não havia o forum da casa para tirar duvidas :D

Colocado por: Pedro BarradasUma tomada electrica, presumos, exactamente por cima da zona da placa?!

É para ligar a varinha magica :) Seja como for, pode levar ali uma tomada daquelas com tampa.
    Ah, e a alimentação da placa está debaixo da bancada. Deixei uma puxada de 4mm especificamente para esse efeito

Colocado por: Pedro BarradasUma caixa de ligações eléctricas.. num local, no mínimo suigeneris...

É, eu sou criativo, eu sei :D
    Em todo o caso não tinha grande alternativa, pois já estava a convergir muita coisa para esse sitio.
    Entao aproveitei e meti uma caixa maior, sendo que será em grande parte uma caixa de passagem, onde passa um cabo Lan + Coaxial para a TV , passam cabos para as colunas de som ambiente (vindo da aparelhagem na sala), e ainda umas quantas derivações das tomadas electricas.

Colocado por: Pedro Barradas
    Este é daqueles exemplos, do resultado de obras tipo "manda prá frente", sem ter realizado um projectito para planear e reflectir/ ensaiar sobre as opções a tomar...

Eu sei , eu sei ... por isso é que agora dispendo imenso tempo a pesquisar e aqui no forum, para não fazer mais **** :P

Colocado por: Pedro Barradasde qq maneira, boa sorte com a obra.

Obrigado ! E só sei é que no final vai ficar fixe :D

Por ultimo, partilho 2 catalogos de marcas conceituadas, com dicas de instalação:
    http://www.siemens-home.com/Files/Siemens/Pt/pt/Document/08-catTecnico.pdf
    http://www.zanussi.pt/LocalFiles/Portugal/Brochure_pdfs/Exaustores%20e%20chamin%C3%A9s%20Zanussi.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

Colocado por: civismoO que deveria estar a mais de 40cm ?

A distancia do esquentador à placa, na horizontal deve ser superior a 40cm, caso contrário o esquentador tem que ser estanque. Sem isto ninguém lhe fornece gás, a não ser que use botija.
    •  
      imbs
    • 3 julho 2012

# 8

Colocado por: PicaretaA distancia do esquentador à placa, na horizontal deve ser superior a 40cm, caso contrário o esquentador tem que ser estanque. Sem isto ninguém lhe fornece gás, a não ser que use botija.

Não quero teimar... mas na minha casa tenho menos de 40cm e ninguém implicou. Era a botija, e quando vieram meter o gás natural, não mexeram na distância placa - esquentador. E agora (remodelação) ficou assim também.
  8.  # 9

Ah, ok :D

No meu bairro existem uns 300 apartamentos , todos com esta configuração :)

Em todo o caso já tenho gás canalizado, por isso não se coloca esse problema.

Qual o sentido desse regulamento ? Evitar que o calor da placa vá para a base do esquentador ?
  9.  # 10

este esquema... é antigo mas serve para ilustrar.
    •  
      imbs
    • 3 julho 2012

# 11

Colocado por: Picaretacaso contrário o esquentador tem que ser estanque

O que é um esquentador estanque?
  10.  # 12

Colocado por: imbs

O que é um esquentador estanque?

é um esquentador sem fugas! =P ehehehehehehheh
    •  
      imbs
    • 3 julho 2012

# 13

Olhe, obrigadinha :P
    Estas pessoas agradeceram este comentário: loverscout
  11.  # 14

Colocado por: imbsO que é um esquentador estanque?

Definição da NP 1037-1
    "aparelhos concebidos de modo a que o circuito de combustão (admissão do ar comburente, câmara de combustão, permutador de calor e evacuação dos relativamente ao local de instalação."

Ou seja, são aqueles que vão buscar o ar para combustão ao exterior.
  12.  # 15

Colocado por: civismoQual o sentido desse regulamento ? Evitar que o calor da placa vá para a base do esquentador ?

NP 1037-1:
      Capturar esquentador.png
  13.  # 16

Boas!

O meu esquentador é ventilado... isso faz alguma diferença ?
  14.  # 17

A instalação de um esquentador não é para ser feita por amadores, deve contratar um profissional credenciado.
  15.  # 18

Mas este esquentador ja esteve a trabalhar neste mesmo sitio. Retirei-o por causa das obras , para não apanhar pó.

Seja como for, tenho um amigo que é tecnico de gás, e depois peço-lhe para vir montar o tubo amarelo (e meto um novo).

Então e a questão de ser ventilado, faz diferença no que toca aquilo dos 40cm ?
  16.  # 19

Colocado por: civismoEntão e a questão de ser ventilado, faz diferença no que toca aquilo dos 40cm ?

Não. Tem que ser estanque. Ventilado significa que tem um ventilador (ventoinha para ajudar à exaustão dos gases) que saem da sua cozinha, um estanque vai buscar o ar ao exterior.

Os esquentadores estanques tem duas condutas concentricas 80mm/100mm uma para admissão e outra para exaustão.
  17.  # 20

Qual o melhor sitio para comprar as portas dos armarios de cozinha já feitas ?

Procuro portas com um aspecto minimal / simples, tipo a glass, roma ou cancun deste catalogo , ou a das fotos em baixo
    http://www.leroymerlin.pt/lmpt/bricolage/folhetos/Cozinhas2012/Catalogo_Cozinhas_2012.pdf

A minha ideia era fazer eu mesmo a estrutura à medida, e deixar tudo preparado para colocar as portas com tamanhos standard.

0.0255 seg. NEW