Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: pc ferreiraEntão coloquem a cerâmica no pavimento com mais de 2pc e abram outro tópico a queixarem-se

    A humidade é do ar... Na betonilha não sei que humidade terá... Mas como já disse nas paredes estavam ok
  2. Colocado por: jorgealvessabe que em media as massas vão demorar 2 anos a secar.

    e o melhor é janelas abertas de dia e de noite.


    Eu tinha a intenção de fazer a casa com mais calma e assim não teria esses problemas, mas como tive que pedir ao banco o €, tenho que a acabar mais rápido...
    As janelas estão todas abertas.
  3. Colocado por: Sergio Rodriguesta na altura de acender a lareira!

    Com este calor???? Morria lá dentro.... Mas já estive mais longe de a estrear... Ainda tenho lá uns pormenores para acabar no recuperador. Falta abrir as entradas de ar para a hotte, e colocar os dispositivos de controle do motor. Mas por acaso tenho que tratar disso, tenho...
  4. Caro nando, já viu em quanto tempo eu fiz a minha e não tenho problemas de humidade!

    Deve andar aí alguma coisa a passar-lhe a perna.
  5. Colocado por: nandogonca
    A sonda está boa, porque tenho outro aparelho ao lado daquele (um que regista a temperatura e humidade e depois dá para descarregar para o pc) e anda a marcar o mesmo.... No exterior, não tenho dados para disponibilizar.

    de certeza que não estão a precisar de calibragem? Já usei sondas(Ph, dureza, salinidade) e de tempos a tempos tinham que ser calibradas.
  6. Bom dia caro nandogonca.
    Tenho “acompanhado os vários processos da sua casa” aqui no fórum e devo dar-lhe os parabéns não só pela obra em si que esta perfeita mas também pelos vários trabalhos que tem feito e os cuidados a ter. Não sei qual é a sua profissão mas devo dizer que pode trabalhar nesta área por sua conta. Parabéns por isso.
    Ainda estou longe de ter a minha casa no ponto em que esta a sua, mas a coisa vai….

    Preciso dum favor da sua parte, cria que me coloca-se os vários processos para a colocação do isolamento no chão.
    Eu segui o tópico e tirei apontamentos, mas quero confirmar.
    Quando coloco algo com “” é porque não sei os nomes técnicos.

    -leva a primeira camada de “cimento” para tapar os tubos de esgotos dos wcs etc. Tubagens que passam pelo chão.

    https://forumdacasa.com/discussion/18357/67/a-construcao-da-minha-casa-ao-centimo-com-fotos/

    -depois leva a primeira camada de massa, será uma mistura de cimento, areia, água e eps.
    (pelo que percebi no tópico teve alguns problemas com a quantidade de eps. Na dúvida será melhor colocar a menos? Qual é a função do eps?)

    https://forumdacasa.com/discussion/18357/68/a-construcao-da-minha-casa-ao-centimo-com-fotos/

    https://forumdacasa.com/discussion/18357/68/a-construcao-da-minha-casa-ao-centimo-com-fotos/

    https://forumdacasa.com/discussion/18357/68/a-construcao-da-minha-casa-ao-centimo-com-fotos/

    -após a secagem leva 3cm de xps.
    (no seu caso foi xps com 3cm, mas tem várias medidas correcto?)

    https://forumdacasa.com/discussion/22410/8/a-construcao-da-minha-casa-ao-centimo-com-fotos-ii/

    https://forumdacasa.com/discussion/22410/8/a-construcao-da-minha-casa-ao-centimo-com-fotos-ii/

    -barreira pára-vapor por cima do xps.
    (opção de um plástico preto) (esta barreira pára-vapor é colocada quando leva piso radiante ou independentemente disso leva sempre essa barreira?)

    https://forumdacasa.com/discussion/22410/10/a-construcao-da-minha-casa-ao-centimo-com-fotos-ii/

    https://forumdacasa.com/discussion/22410/10/a-construcao-da-minha-casa-ao-centimo-com-fotos-ii/

    e por fim antes do acabamento final, levará uma betonilha de 4cm reforçada com rede. (esta tem que ser forte)
    (é nesta face que se aplica o aditivo correcto? Para que serve este aditivo?)

    https://forumdacasa.com/discussion/22410/14/a-construcao-da-minha-casa-ao-centimo-com-fotos-ii/

    https://forumdacasa.com/discussion/22410/14/a-construcao-da-minha-casa-ao-centimo-com-fotos-ii/

    aditivo para a betonilha do pre

    https://forumdacasa.com/discussion/22410/14/a-construcao-da-minha-casa-ao-centimo-com-fotos-ii/

    vai ser o trolha a fazer esse trabalho, mas eu gosto de estar a par do assunto não quero trabalhos mal feitos na obra. Por isso é que estou a pedir a informação

    agradecia a sua ajuda
    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  7. Calma Pessoal já vou corrigir
  8. Bom dia. Ora bem por partes. Desde já agradeço o elogio, mas volta a dizer o que tenho dito, haverá muita coisa a melhorar, por isso exponho desta forma a construção da minha casa, para quem vier a construir, possa corrigir algumas coisas que falhou na minha.



    Colocado por: Heart Blueleva a primeira camada de “cimento” para tapar os tubos de esgotos dos wcs etc. Tubagens que passam pelo chão.

    É correcto, como desde o dia que passaram os tubos pelo chão até ao dia que se encheu a primeira camada de betão com granulado de eps, ainda foram vários meses, tivemos que proteger esses tubos, senão ficariam todos danificados. Mas se colocar os tubos e encher logo, este passo é escusado.



    Colocado por: Heart Blue-depois leva a primeira camada de massa, será uma mistura de cimento, areia, água e eps.
    (pelo que percebi no tópico teve alguns problemas com a quantidade de eps. Na dúvida será melhor colocar a menos? Qual é a função do eps?)


    É correcto. Levou o betão leve com granulado de EPS, é uma mistura de cimento, areia e EPS em granulado. Essas medidas vem nos sacos de EPS e por isso não há dúvidas da mistura. No meu caso, eles enganaram-se a fazer as contas e quando dei conta do erro, já tinham aplicado quase toda a casa com aquilo. Ficou muito frágil, mas este Betão leve o seu objectivo é encher aquele espaço, por isso não há problemas. Eu decidi pelo granulado de EPS em vez da leca, porque li por aqui que a leca retinha muita água e depois demorava mais tempo a secar. Lembro que este betão leve é muito isolante, ou seja já ajuda muito no isolamento do chão.

    Colocado por: Heart Blue-após a secagem leva 3cm de xps.
    (no seu caso foi xps com 3cm, mas tem várias medidas correcto?)


    Sim tem as medidas que quiser. Tem que ter atenção ao tipo de XPS que coloca. Há um especifico para o chão. Lembro que a superfície para assentar o XPS tem que estar o mais perfeito possível, porque depois acontece como me aconteceu em que há sítios que as placas de XPS não assentaram no chão e como me disseram que depois com o peso da massa aquilo ia ao lugar, deixei estar, mas não foram, porque levou poucos cm de betonilha final.
  9. Colocado por: Heart Blue-barreira pára-vapor por cima do xps.
    (opção de um plástico preto) (esta barreira pára-vapor é colocada quando leva piso radiante ou independentemente disso leva sempre essa barreira?)


    Posso não ter a certeza, mas acho que desde que leve isolamento, deve levar barreira pára-vapor. Eu também não tenho isolamento radiante em toda a casa, só nas wc e coloquei o plástico em toda a casa, como me recomendaram aqui.

    Colocado por: Heart Bluee por fim antes do acabamento final, levará uma betonilha de 4cm reforçada com rede. (esta tem que ser forte)
    (é nesta face que se aplica o aditivo correcto? Para que serve este aditivo?)


    Aqui cometi mais um erro. Ou melhor foi um erro já no assentamento das caixas de estores, em que colocaram-nas muito baixas e assim, em vez de as mandar arrancar todas, deixei estar e depois tive que roubar 3cm ao chão. Como ficou com 4cm para encher de betonilha, ficou muito frágil... Deveria ter colocado também ao invés da malhasol, umas fibras que se misturam na massa e ficaria muito mais resistente. O aditivo é para o chão que levar piso radiante, por causa das diferenças de temperatura que sofre e das dilatações. (corrijam-me se estiver enganado).

    Colocado por: Heart Bluevai ser o trolha a fazer esse trabalho, mas eu gosto de estar a par do assunto não quero trabalhos mal feitos na obra. Por isso é que estou a pedir a informação


    Faz muito bem. Há empreiteiros que não gostam de ter donos de obra bem informados. Eu por acaso tive sorte com o meu, porque aceita estas novas modalidades. Aliás, ele nunca tinha trabalhado com o granulado de EPS e ficaram encantados com aquilo, além de ser muitíssimo leve, deve sair mais barata que a leca. Ele disse que iria começar a isar aquilo. Se não conseguir perceber alguma coisa, diga que eu se conseguir explico.
  10. Colocado por: ultrahipermegaCaro nando, já viu em quanto tempo eu fiz a minha e não tenho problemas de humidade!

    Deve andar aí alguma coisa a passar-lhe a perna.

    Penso que não... Assustava-me se fosse a canalização a verter,mas ainda não está ligada à rede :-)
  11. Colocado por: Erdnaxelade certeza que não estão a precisar de calibragem? Já usei sondas(Ph, dureza, salinidade) e de tempos a tempos tinham que ser calibradas.

    Os aparelhos são básicos, não são aparelhos de topo, mas confio neles, além do mais eles serem diferentes e marcarem o mesmo.

    Ontem coloquei o aparelho no exterior por 2 horas e a humidade que no interior marcava 64%, no exterior marcou entre 58% e 60%. A temperatura não tenho a certeza, mas no interior, andava nos 21º, e no exterior passava os 22º
  12. O Post colocado anteriormente por mim “# 1551” já está correcto, já tem fotos.

    Nandogonca Muito Obrigado mesmo.

    Atenção que o elogio não foi apenas para em “troca me dar a informação”, eu como só tive a dúvida agora só deixei o elogio agora.

    Mais uma vez Obrigado
    Cumprimentos
  13. Colocado por: nandogoncaÉ correcto. Levou o betão leve com granulado de EPS, é uma mistura de cimento, areia e EPS em granulado. Essas medidas vem nos sacos de EPS e por isso não há dúvidas da mistura. No meu caso, eles enganaram-se a fazer as contas e quando dei conta do erro, já tinham aplicado quase toda a casa com aquilo. Ficou muito frágil, mas este Betão leve o seu objectivo é encher aquele espaço, por isso não há problemas. Eu decidi pelo granulado de EPS em vez da leca, porque li por aqui que a leca retinha muita água e depois demorava mais tempo a secar. Lembro que este betão leve é muito isolante, ou seja já ajuda muito no isolamento do chão.


    Sim eu “vi” a trabalheira que lhe déu.



    Colocado por: nandogoncaPosso não ter a certeza, mas acho que desde que leve isolamento, deve levar barreira pára-vapor. Eu também não tenho isolamento radiante em toda a casa, só nas wc e coloquei o plástico em toda a casa, como me recomendaram aqui.


    Obrigado por a dica, vou fazer o mesmo colocar o piso radiante apenas nos wcs é capas de ser uma boa ideia.

    Mais uma vez Obrigado
  14. Colocado por: Heart BlueObrigado por a dica, vou fazer o mesmo colocar o piso radiante apenas nos wcs é capas de ser uma boa ideia.

    Atenção que apenas coloquei o piso radiante eléctrico nas wc, closet e corredor de acesso aos quartos, como precaução se com o recuperador não conseguir aquecer a casa convenientemente. Lembro ainda que tenho pré instalação de AC, por isso veja se realmente precisa (eu também não sei se vou precisar, mas coloquei).
  15. Colocado por: nandogoncaAtenção que apenas coloquei o piso radiante eléctrico nas wc, closet e corredor de acesso aos quartos, como precaução se com o recuperador não conseguir aquecer a casa convenientemente. Lembro ainda que tenho pré instalação de AC, por isso veja se realmente precisa (eu também não sei se vou precisar, mas coloquei).


    Também tenho a pré instalação de AC em mente.

    Pois vou ver.
    Obrigado então
  16. Colocado por: nandogonca
    Os aparelhos são básicos, não são aparelhos de topo, mas confio neles, além do mais eles serem diferentes e marcarem o mesmo.

    Ontem coloquei o aparelho no exterior por 2 horas e a humidade que no interior marcava 64%, no exterior marcou entre 58% e 60%. A temperatura não tenho a certeza, mas no interior, andava nos 21º, e no exterior passava os 22º


    se no exterior está com essa humidade é normal que dentro esteja com mais. assim já me calo, eu fora tenho 35%
    Concordam com este comentário: jorgealves, Erdnaxela
  17. boa tarde e aproveitando o tema

    vale sempre a pena colocar isolamento no chao?

    pergunto isto porque vou remodelar o chao todo da casa, e tenho cerca de 8cm disponiveis, vale a pena por 3cm de isolamento XPS, e 4cm de betomilha?
  18. Colocado por: Zegatoboa tarde e aproveitando o tema

    vale sempre a pena colocar isolamento no chao?

    pergunto isto porque vou remodelar o chao todo da casa, e tenho cerca de 8cm disponiveis, vale a pena por 3cm de isolamento XPS, e 4cm de betomilha?

    Valer a pena, vale sempre, mas no meu caso, achei 4cm de betonilha muito pouco. Não é que o chão vá partir todo, mas no meu caso que as placas não ficaram bem encostadas em baixo, os 4cm revelaram-se insuficientes.
  19. Colocado por: Zegatovale sempre a pena colocar isolamento no chao?

    depende, será que vale a pena reter (mais) alguma energia dentro de casa (impedir de "sair" pelo chão)?

    eu digo que sim, mas outros podem dizer que não.
  20. Na minha opinião, a aplicação dos diversos isolamentos numa qualquer construção deve obedecer a uma visão geral. Não adianta isolar um chão ou parede com 6cm de de floormate ou wallmate quando os tectos não são isolados. Ou vice-versa. Agora, se a ideia é isolar o chão neste momento e posteriormente isolar as estruturas em contacto com os elementos exteriores, faz muito bem. O mesmo se passa relativamente às caixilharias, que devem ter corte térmico, mas com vidros correspondentes, pois ficamos com zonas críticas em termos de pontes térmicas não se retirando as devidas vantagens do sistema.
 
0.6410 seg. NEW