Iniciar sessão ou registar-se
    • Nia_
    • 9 fevereiro 2012

     # 1

    Boa tarde, costumo acompanhar o forum, mas nunca participei!
    Inicio hoje com uma(várias) questões em relação à minha cozinha e à disposição da minha casa.
    Moro nesta casa(apartamento) já vai fazer 8 anos, quando para cá viemos remodelamos o que achamos nesseçario e prioritário para que ficasse minimamente ao nosso gosto. Pois apesar de ser uma casa relativamente nova(quando a compramos tinha sido construida à 13anos)não estava minimamente actualizada, devido, digo eu, ao facto de que quem a habitava que eram um casal de velhotes! Resumindo o chão era um de cada nação em cada divisão, etc, etc...
    A cozinha, sendo o mais dispendioso, ficou para trâs! Neste momento queremos voltar à carga e remodela-la, modifica-la. Para já não passam ainda de ideias no ar, mas para começar-mos a pedir orçamentos, etc é preciso saber-mos o que queremos afinal.
    È neste campo que venho solicitar as vossas boas e más (que já constatei que há de tudo por aqui e ainda bem ;) ) opiniões...
    Para começar deixo a planta da casa e duas das ideias que estão no ar...
    • Nia_
    • 9 fevereiro 2012

     # 2

    A 1º ideia seria abolir a parede que da cozinha que dá para o terraço,onde existe um alpendre neste momento,e "fechar" esse alpendre com vidro, dar acabamento ao tecto do alpendre e ficar com uma cozinha integrada com zona de refeições.
    Para além disso queremos estucar as paredes todas, deixando apenas a da zona de cozinhar com azulejos, ou alguma proteção (vidro, acrilico) ainda não decidimos!

    A 2ª ideia seria em vez de prolongar para o terraço,"abrir" para o lado esquerdo e fazer ai então a zona de refeições.

    Para já são as ideias que existem, mas aceito sugestões...
    O que pretendemos no fundo é dinamizar um pouco mais o terraço, uma vez que quando fazemos mais jantaradas/almoçaradas é no verão, coisas grelhadas lá fora e tendo a zona de refeições na sala, é uma chatisse andar dum lado p outro com as coisas e depois acaba por ficar tudo "encafuado" na cozinha sem as condiçõe sque eu gostaria!!Para mim a sala deveria ter sido construida em função do terraço e não como está neste momento, não sei que raio de raciocinio foi o do arquitcto, mas enfim...
  1.  # 3

    Boa tarde

    Tive sim a ver o projecto da sua casa e vi a cozinha sim, tem uma área grande na cozinha e boa, agora temos que ver se os moldes da banca é para ficar no mesmo sitio ou, se for para ir para outro lado da cozinha a banca, temos que mudar a canalização e esgotos «, e a parte eléctrica, o resto minha Sr. posso sim contribuir para esse trabalho com muito gosto e perfeito sou da construção civil a 35 anos. sou do distrito do Porto.
    Manuel Dias
    [email protected]
    Cumprimentos
    • Nia_
    • 9 fevereiro 2012

     # 4

    Olá ,Obrigado pelo seu comentário!
    As bancadas da cozinha em principio seriam para manter no mesmo sitio, para não ser muito dispendioso e porque até acho que estão bem onde estão. Agora dependendo se alongava para o terraço, se para o quarto do lado esquerdo ,levaria uma bancada em L, no 1º caso e uma ilha ao meio no 2º caso.
    Mas também tenho uma duvida que é se a parede do lado esquerdo que dá para o quarto(neste momento é um escriitório)não será uma parede mestra, pois ai na planta é mais espessa que as outras!( espero não estar a dizer nenhuma gaffe :S )
  2.  # 5

    se vai estucar as paredes todas, acho que seria uma boa oportunidade de isolar pelo interior, por exemplo com placas de gesso e Lã Mineral (nas paredes exteriores). além do aspecto liso, iria beneficiar muito do ponto de vista térmico, já que com essa idade certamente as paredes não têm isolamento. aumentar a cozinha para a varanda terá de pedir licenciamento, autorização do condomínio... é uma alteração da fachada
  3.  # 6

    É pouco provável que uma construção com 21 anos tenha paredes mestras, não se preocupe. Parte da parede entre o escritório e a cozinha/marquise é mais grossa porque é exterior, e deve andar por ali uma ou duas colunas de sustentação, mas a parte mais fina poderá, à partida, vir abaixo sem grandes problemas.
    • Nia_
    • 9 fevereiro 2012

     # 7

    Muito obrigado pela ajuda.
    fernandoferreira
    Em relação a isolar pelo interior (!) não irei perder cm de area? Não sei se as paredes tem isolamento ou não, mas que a temperatura dentro de casa, quer esteja muito frio ou muito calor, é sempre muito amena, é!
    Quanto ao pedido de licenciamente, já calculava que tivesse que ser feito, dai a dúvida, em ir para a esquerda ou para a frente(lol, que isto agora parecia uma escolha partidária!!)do terraço. pois tenho em mente que essa história de licenças são sempre uma carga de trabalhos...

    Italiano
    Então nesse caso essa coluna de sustentação teria sempre que ficar, ou seja iria ficar com uma coluna ali nomeio,é isso?

    E na vossa opinião um andar com 20 e poucos anos, já está na altura de mudar os canos, ou não? ( são em pvc)
  4.  # 8

    A coluna não será exactamente no meio, mas no ângulo do escritório. De qualquer maneira, não é impedimento para que possa unir os dois espaços - pode usar a coluna ou todo aquele pedaço de parede, para fazer qualquer coisa de giro do ponto de vista decorativo, e que separe um pouco a área de trabalho da área de refeições. Mas há-de vir alguém com melhores pergaminhos dizer de sua justiça.
    Concordam com este comentário: Nia_
  5.  # 9

    Canos em PVC devem ser os de esgoto... esses em principio não devem precisar. já a rede de distribuição de água... se for galvanizado era de aproveitar... mas isso interferia também com as casas de banho...
    • Nia_
    • 9 fevereiro 2012

     # 10

    Pois , o interferir com as casa de banho é que já não tem tanta piada, pois a ideia agora era a cozinha! mas uma vez que iremos ficar com as paredes sem azulejos, mesmo que troque os canos mais para a frente a despeza já não seria tanta(digo eu)!
    Falei em pvc, porque no inicio de lá estarmos foi preciso levantar a banheiro, já nem sei porquÊ e lembro-me de ver os canos em pvc, mas lá está eram os que iam do ralo ao esgoto, pois!

    Esteticamente como ficaria melhor, idependentemente do resto, abrir para o terraço, ou para o lado?
    E tenho ai no meio dois roupeiros um que dá para o escritório e o outro que dá para o hall, esses também poderiam ir à vida...
  6.  # 11

    Antes de falar em questões técnicas de construção, consulte uma casa da especialidade (estudios de cozinha) eles fazem estudos sem qualquer compomisso e fazem o acompanhamento da obra p técnicos da especialidade, sugerem-lhe várias alternativas da definição do melhor layout da cozinha e escolha de materiais, ou mesmo um arquitecto com experiência em remodelações de interiores.
    Do meu ponto de vista, a maior parte das questões acima abordadas podem ser (pelo menos para já) uma perdam de tempo, sem que tenha uma proposta concreta.
  7.  # 12

    muito rapidamente:

    troque a sala pelos quartos ( dá perfeitamente ) e assim poderá ficar com a sala e a cozinha para trás para o terraço) e ligue a cozinha e a sala ou "semi ligue".
    meta a porta da wc pequena virada para o corredor pequeno em frente ao quarto por forma a ficar com uma parede limpa na zona "nobre" do hall
    recue a porta da wc maior ligeiramente para dar uma sensação de profundidade e de casa maior.
    acabe com a despensa.
    escolha uma boa empresa de cozinhas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ritasa
  8.  # 13

    Concordo em absoluto com o marco1... haja orçamento, e é isso mesmo de que esse apartamento precisa, até para delimitar melhor a zona social e a zona de dormir. Não havendo orçamento, equacione se vale a pena perder um quarto para ganhar uma cozinha assim maior; esteticamente ambas as soluções podem funcionar bem, mas o que deve interessá-la mais é o aspecto prático da coisa.
    • Nia_
    • 10 fevereiro 2012

     # 14

    Bom dia

    Realmente o que o Marco1 sugeriu não é nada que já não nos tivesse passado pela cabeça!Menos a parte de mudar a porta do wc pequeno!
    Agora não faço ideia de quanto possa custar uma coisa dessas, mas certamente muitos €€€€€€€€€€€

    A cozinha é realmente grande, para o que costumo ver em apartamentos!
    E é mesmo o que nos interessa é o lado prático da coisa, como disse o italiano e muito bem! Já nos bastava ter uma zona de refeições para o lado do terraço e não nos importariamos com a sala do lado contrário.

    Mesmo fazendo a sala para o lado do terraço, iria sempre perder um dos quartos, pois teria que abrir os dois quartos. Se não ficaria com uma sala muito pequena (14m2) unindo os dois já daria uns belos 24m2.

    Cada vez mais confusa :S !!

    Obrigado a todos!
  9.  # 15

    Havendo massa€€€€. deveria ser feito uma coisa deste género...
    Concordam com este comentário: ritasa, marco1, P+V, Nia_
      apartamento_casa129.jpg
    • Nia_
    • 10 fevereiro 2012

     # 16

    Pedro Barradas :DDDD

    Concordo!!...com algumas diferençasitas...não poderia ter suite, pois a wc pequena é apenas social (ñ tem duche e nem pretendo que tenha) por isso a wc grande terá sempre que ser vir os quartos.
    A porta da cozinha ia mesmo à vida e ficaria só com a entrada pela sala, a disposição da cozinha é praticamente essa :)
    Pior é que os €€€€€€€ não devem chegar para isso! :((

    Valor assim por alto de quanto poderia custar uma obra dessas???
  10.  # 17

    a IS social, é fácil, retira-lhe o bidé. colca uma base duche 70x70

    Alterando isto tudo, refazendo pavimentos, demolições, MUDANDO todo o sistema de dist. água.... carpintarias interiores, remendo e estuques, tectos falso... cozinha, revisão da Inst. electrica e de telecomunicações, IS todas novas, pinturas... sempre para cima de 40000€
    Concordam com este comentário: ritasa
    • P+V
    • 10 fevereiro 2012 editado

     # 18

    Yep... 40/45K na boa... Mas que vai ficar excelente, vai!
    • Nia_
    • 10 fevereiro 2012

     # 19

    Uiiiiii!!
    Pois realmente ficaria excelente, mas não chego lá, não! :( Só se for faseado...e muita coisa poderia ser feita por mim e o meu mais que tudo, pintar, mandar paredes a baixo, montar os móveis da cozinha, assentar chão...sim já fizemos isso tudo na nossa casinha :)
    Será que fazendo só o que segue a baixo, o orçamento não diminuiria drásticamente??
    Comecei por querer aumentar, remodelar a cozinha e já estou a dar a volta a casa lol
  11.  # 20

    Conselhos:
    - Não elimine o acesso do hall( zona comum) para a cozinha
    e passa com as compras através da sala?!?.. e alguem está na sala ( alguma visita) e é necessário ir á sala para aceder à cozinha.
    - eu não prescindia dos 3 quartos... está a desvalorizar a casa e com areas desproporcionadas para um quarto.. que não tem IS ?!
    ...
    Mas essa solução, também vai para >40000€
    Concordam com este comentário: P+V, Nia_
 
0.0224 seg. NEW