Iniciar sessão ou registar-se
    • AlexG
    • 9 fevereiro 2012 editado

     # 1

    Boa Tarde a todos,

    Recentemente o meu pai colocou em casa uma Sistema de Aquecimento central em que a caldeira é a lenha.

    A casa já tem cerca de 20 anos e o seu isolamento também não é o melhor, contudo após a instalação da caldeira sente-se uma ligeira diferença, para melhor.

    A moradia tem cerca de 9 divisões em 6 delas a média de elementos é de 10 e nas restantes 3 sendo duas delas casas-de-banho tem cerca de 5 elementos.

    A caldeira é da marca FERROLI e a sua potência ronda os 30kw, o sistema de distribuição da água é um tubo de saida de agua quente que vai a todos e um tubo de retorno para a caldeira.

    O meu pai queixa-se da eficácia da caldeira isto é, ela não aquece como deveria, não consegue proporcionar um ambiente confortável por mais lenha que se coloque. Alguém me saberá dizer porquê?

    Alias, quando se acende esta demora algum tempo a chegar aos 60ºC e depois demora quase uma eternidade a chegar aos 80º e não se consegue manter nos 80º por muito tempo, é preciso andar sempre a encher de lenha. Isto é normal ou que a expectativa era maior do que na realidade?

    Obrigado a todos.
  1.  # 2

    Com essa potência e esse nº de elementos não deveria ter qualquer problema em aquecer a casa,
    Mas sabe quais são as áreas da casa?
    A que distancia está a caldeira da casa?
    A que velocidade está a bomba circuladora?
    Concordam com este comentário: SACS
    • SACS
    • 9 fevereiro 2012

     # 3

    melhor ainda, tudo o k o energia livre tem importancia, mas e o isolamento??
    casa com 20 anos.... janelas em madeira ou entao aquele aluminio rasco de correr...
    k tipo de lenha esta a queimar??
    knts horas acende a caldeira por dia???
    Concordam com este comentário: Energia Livre
    • AlexG
    • 10 fevereiro 2012

     # 4

    Obrigado,

    Também acho que a casa com estes elementos todos deveria aquecer um pouco mais, mas....

    Ela deve ter na ordem dos 128-130m2 de area.
    As janelas são de aluminio lacado, e deixam passar um pouco de ar, contudo colocou-se agora nas janelas aquela fita Tesa para isolar as entradas de ar, ou melhor minimizar.
    A caldeira encontra-se a cerca de 3metros do primeiro radiador, já que esta encontra-se na garagem, é uma moradia em que a garagem corresponde a toda a área de habitação e esta está por debaixo da cozinha.
    A velocidade da bomba não sei, somente sei que o termostado está regulado para os 80ºC. Mas a velocidade da bomba faz muita diferença?

    Normalmente ele costuma acendê-la por volta das 17h, mais coisa menos coisa, até à 0h

    O Tipo de lenha julgo que esta ultima seria acacia era um a lenha que mais parecia raizes, disseram-lhe que era muito boa para aquele tipo de caldeiras. Mas também já usou pinho e aí eu também achei que a caldeira tinha mais rendimento.

    Junto aqui a planta da casa penso que será mais esclarecedor.
    • eu
    • 10 fevereiro 2012

     # 5

    Mas os radiadores aquecem bem ou não?
  2.  # 6

    esse termostacto que fala é o que faz arrancar a bomba circuladora?
    se for regule isso pros 65º
    • Jonh
    • 10 fevereiro 2012

     # 7

    Colocado por: AlexGObrigado,

    Também acho que a casa com estes elementos todos deveria aquecer um pouco mais, mas....

    Ela deve ter na ordem dos 128-130m2 de area.
    As janelas são de aluminio lacado, e deixam passar um pouco de ar, contudo colocou-se agora nas janelas aquela fita Tesa para isolar as entradas de ar, ou melhor minimizar.
    A caldeira encontra-se a cerca de 3metros do primeiro radiador, já que esta encontra-se na garagem, é uma moradia em que a garagem corresponde a toda a área de habitação e esta está por debaixo da cozinha.
    A velocidade da bomba não sei, somente sei que o termostado está regulado para os 80ºC. Mas a velocidade da bomba faz muita diferença?

    Normalmente ele costuma acendê-la por volta das 17h, mais coisa menos coisa, até à 0h

    O Tipo de lenha julgo que esta ultima seria acacia era um a lenha que mais parecia raizes, disseram-lhe que era muito boa para aquele tipo de caldeiras. Mas também já usou pinho e aí eu também achei que a caldeira tinha mais rendimento.

    Junto aqui a planta da casa penso que será mais esclarecedor.


    Deixe me dizer lhe que esse tipo de sistemas, não é projectado para aquecer a casa rapidamente.
    Se o seu pai liga das 17h às 00h, é natural que não sinta a casa quente como possivelmente queria.

    Esse sistema requer uma utilização mais demorada, e aí sim poderá verificar o real rendimento.
    • becas
    • 10 fevereiro 2012

     # 8

    Não falo por experiência pp, mas as pessoas que conheço com caldeira a lenha têm o fogo aceso praticamente todo o dia...
    Quanto ao poder calorífico, as madeiras melhores são azinho e sobro.
    • AlexG
    • 10 fevereiro 2012

     # 9

    Na minha opinião acho que os radiadores aquecem bem, mas isto é quando a temp da caldeira ronda os 80º. No circuito dos radiaidores volta e meia é necessa´rio purgar pq, eles tendem a ganhar ar, isso é normal?

    A caldeira demora algum tempo a subir a temperatura e chegar aos 80ªc nem se fala, contudo ela aguenta pouco tempo a essa temperatura.

    Quanto ao termonstato existe um na caldeira que regula a entrada de dar , que está ligado com uma corrente e parece uma torneira.

    O termonstato que falo encontra-se na saída do circuito da água quente, ao baixa-lo não fará que a água comece a circular mais cedo logo não vai aquecer tão bem os radiadores?

    A bomba de circulação encontra-se no tubo de retorno à caldeira está bem montado?

    Qual é a medida de consumo de lenha de uma caldeira?
    • eu
    • 10 fevereiro 2012

     # 10

    Colocado por: AlexGQuanto ao termonstato existe um na caldeira que regula a entrada de dar , que está ligado com uma corrente e parece uma torneira.

    Esse mecanismo permite regular a potência da caldeira. Experimente regulá-lo de forma a aumentar a entrada de ar.
  3.  # 11

    Existem múltiplas utilizações para as "caldeiras" a lenha mas como esta...
      ng1816372.jpg
  4.  # 12

    ...
      ng1816373.jpg
  5.  # 13

    Colocado por: AlexGNa minha opinião acho que os radiadores aquecem bem, mas isto é quando a temp da caldeira ronda os 80º. No circuito dos radiaidores volta e meia é necessa´rio purgar pq, eles tendem a ganhar ar, isso é normal?

    A caldeira demora algum tempo a subir a temperatura e chegar aos 80ªc nem se fala, contudo ela aguenta pouco tempo a essa temperatura.

    Quanto ao termonstato existe um na caldeira que regula a entrada de dar , que está ligado com uma corrente e parece uma torneira.

    O termonstato que falo encontra-se na saída do circuito da água quente, ao baixa-lo não fará que a água comece a circular mais cedo logo não vai aquecer tão bem os radiadores?

    A bomba de circulação encontra-se no tubo de retorno à caldeira está bem montado?

    Qual é a medida de consumo de lenha de uma caldeira?


    experimente assim baixe para os 65º e reduza a velocidade da bomba! a ver se tira mais rendimento disso
    • SACS
    • 10 fevereiro 2012

     # 14

    estamos no fim d semana, e vai fazer tudo aquilo k eu lhe digo, vai ver k n arrepende!! regulo o termóstato para fazer com k a bomba arranque as 60 graus, dps tente perceber em k posiçao esta a bomba, ou seja algures na bomba deve ter uma especie de regulador com uns traços k vao corresponder a I,II,III. meta no 3!!!
    dentro d casa, abra os termóstatos dos radiadoes ao maximo, e feche as portas d todas as divisoes!
    agora tal como eu disse, meta lenha na caldeira, e nunca deixe faltar!! amanha vai comer mt lenha, mas garanto-lhe k vai começar a reduzir!!
    vai notar a temperatura dentro d casa, dps knd entrar em cada divisao e vir k esta na temperatura pretendida rode o termóstato do radiador até sentir k este parou d deixar correr a agua, e dps é so uma questa d ir regulando, pk isso nunca fica bem a primeira!!!
    atençao, vá vendo s os radiadores estao aqueçer o s os tem d purgar, o k é normal uma vez k o sitema e novo, e n deve ter nenhum purgador novo!!atençao, va vendo s a pressao no sistema esta boa!!!
    • SACS
    • 10 fevereiro 2012

     # 15

    eu disse para aumentar, mas e tudo uma questao de testar!!!
    • SACS
    • 10 fevereiro 2012

     # 16

    A caldeira demora algum tempo a subir a temperatura e chegar aos 80ªc nem se fala, contudo ela aguenta pouco tempo a essa temperatura.

    isto é perfeitament normal, acredite, deixe acaldeira trabalhar uns dias seguidos e dps vai ver k vai estar smp la!!!
  6.  # 17

    Colocado por: SACSeu disse para aumentar, mas e tudo uma questao de testar!!!


    pois eu colocava ao contrario, diminuia a velocidade para dar mais tempo á caldeira de aquecer a agua depois de o retorno começar a vir quente aquilo deve funcionar ás mil maravilhas!!!
    • SACS
    • 10 fevereiro 2012

     # 18

    possivelment, aki em casa está no maximo, mas cada caso é 1 caso!! resumindo, acho k a caldeira trabalha poucas horas, o sitema deve ter ar, pouca pressao e as tantas ainda tem os termóstatos dos radiadores meio fechados!!!
  7.  # 19

    Em relação á velocidade da bomba depende qual a potência da mesma e se foi bem dimensionada, pois se por um lado estar no minimo vai aquecer melhor depois se a distancia do ultimo radiador for bastante este não vai aquecer bem, por outro lado se estiver demasiado rápida pode não aquecer o suficiente, mas tem que experimentar as duas situações, em relação ao regulador de potência da caldeira " a que tem a corrente" veja qual a temperatura que foi selecionada, pois pode estar a fechar a entrada do ar demasiado cedo.
    • SACS
    • 10 fevereiro 2012

     # 20

    pode estar demasiado aberta, duvido pk s estive-s chegaria aos 80 mais facilmet e ate ultrapassa!
    para n complicar agora d inicio deveria ficar assim para nao correr riscos, uma vez k ainda n conhecem bem o funcionamento desta, mas é só a minha opinao!! lol
    bota ai isso a fazer fumo pah...
 
0.0218 seg. NEW