Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Após alguma leitura aqui pelo fórum, decidi registar-me e tirar algumas dúvidas em relação ao ar condicionado que vou adquirir.

    No meu caso em específico o que pretendo fazer é comprar 3 unidades de AC.

    Primeira unidade, para um espaço de mais ou menos 30mt2 – Aqui optei por esta solução;
    - 1 Unidade Mitsubishi Electric Kirigamine Zen (Branco) Ref. MSZ-EF42VEW.
    A minha dúvida é a seguinte, será que uma unidade MSZ-EF35VE não daria para o espaço que pretendo?
    Esta máquina que menciono parece-me quanto a mim mais eficiente em termos de EER 3.85 e COP 4.19 em relação à MSZ-EF42VE que tem EER de 3.28 e COP 3.70.
    A nível de consumos qual será a mais económica?

    As duas outras Unidades vão ser do tipo Multi Split, são para dois quartos com 12mt2 cada. Aqui vou colocar uma unidade exterior, que é a seguinte;
    1 Unidade Exterior Mitsubishi Electric Ref. MXZ-2B52VA. Com duas Unidades Interiores Mitsubishi Electric Ref. MSZ-GE25VA.
    A dúvida é a seguinte, não seria suficiente ter uma MXZ-2B40VA com as mesmas unidades interiores que menciono?
    Pergunto isto pela mesma razão do AC de cima, A MXZ-2B52va tem um EER 3.83 e COP 3.86 em quanto a MXZ-2B40va tem um EER 3.6 e COP 4.45. Qual das duas irá consumir mais?

    Nota: em ambas as divisões (Sala e quarto) pretendo ter as portas abertas para aquecer tb os corredores que tem áreas muito pequenas.

    Desde já agradeço as vossas opiniões/sugestões que me possam vir a dar.
  2.  # 2

    Vá lá pessoal, podiam dar um contributo.

    Obrigado
  3.  # 3

    Não é dito onde é a casa, se é mais importante o aquecimento ou arrefecimento e qual os isolamentos da casa.

    Quanto à sala, admito que o modelo ef35 va seja suficiente, mas tudo depende das questões acima.

    Quanto aos quartos, creio que o modelo 2b40va seja suficiente, eventualmente até o modelo 2b30va, mas como é para aquecer o hal, é mais seguro o 2b40va. a 2b52va tinha apenas a vantagem de poder colocar no máximo as duas unidades interiores, mas não creio que a diferença de preço compense.
  4.  # 4

    Colocado por: dfserraNão é dito onde é a casa, se é mais importante o aquecimento ou arrefecimento e qual os isolamentos da casa.

    Quanto à sala, admito que o modelo ef35 va seja suficiente, mas tudo depende das questões acima.

    Quanto aos quartos, creio que o modelo 2b40va seja suficiente, eventualmente até o modelo 2b30va, mas como é para aquecer o hal, é mais seguro o 2b40va. a 2b52va tinha apenas a vantagem de poder colocar no máximo as duas unidades interiores, mas não creio que a diferença de preço compense.




    No meu caso é um apartamento e fica localizado em Vale de Cambra, virado a Oeste, o mais importante para mim é a nível do aquecimento.
    Quanto ao isolamento, o prédio já é bastante antigo e não tem qualquer tipo de isolamento nas paredes que ficam para o exterior bem como as interiores, o único isolamento que tem é nos tectos, isto porque coloquei tectos falsos com lã de rocha e as janelas são de vidro duplo na sala tem estores térmicos.

    Em relação aos quartos será colocada duas unidades interiores, uma em cada quarto com uma unidade exterior, por este motivo é que mencionei a maquina MXZ-2B52VA.
  5.  # 5

    é importante comparar as potências máximas em aquecimento das unidades ef35 e ef42. Acredito que a ef35 seja suficiente, mas poderá ser mais prudente a ef42, já que creio que nessa zona por vezes a temperatura baixa bastante.

    Quanto aos quartos, creio que a 2b40 seja suficiente, debita no máximo cerca de 4,8 Kw. A 2b52va pode atingir 7 kw, contudo creio ser uma potência desnecessária, em particular porque nos quartos costuma-se ter os ventiladores a baixa velocidade, pelo que não atingem a potência máxima.
  6.  # 6

    Colocado por: dfserraé importante comparar as potências máximas em aquecimento das unidades ef35 e ef42. Acredito que a ef35 seja suficiente, mas poderá ser mais prudente a ef42, já que creio que nessa zona por vezes a temperatura baixa bastante.

    Quanto aos quartos, creio que a 2b40 seja suficiente, debita no máximo cerca de 4,8 Kw. A 2b52va pode atingir 7 kw, contudo creio ser uma potência desnecessária, em particular porque nos quartos costuma-se ter os ventiladores a baixa velocidade, pelo que não atingem a potência máxima.


    Dfserra,

    No que toca à maquina 2b40va, esta permite levar duas maquinas de interior de 9000Btu cada, porque era o que ia colocar mas com a maquina 2b52va, aqui também tenho como objetivo manter as portas dos quartos abertos para poder ter o corredor que dá acesso aos quartos aquecidos, ou seja, o que pretendia mesmo era com a porta da sala aberta aquecer o corredor com a maquina MSZ-EF42VEW e por sua vez com a maquina dos quartos aquecer o outro corredor, mantendo assim todas as portas abertas desde a sala até aos quartos. Cada corredor deve ter mais ou menos 3mt2.

    A temperatura por aqui é realmente bastante baixa como mencionou e o que me aconselharam foi que colocasse a maquina mais potente uma vez que esta não iria trabalhar com tanto esforço para aquecer as referidas divisões, caso colocasse as maquinas menos potentes estas iriam perder com o passar dos tempos eficácia/eficiência. Será isto mesmo assim?
  7.  # 7

    Embora não seja técnico, não creio que as máquinas percam eficácia/eficiência, quando muito, durar menos, mas estamos a falar de máquinas robustas.

    Esses 3 metros de corredor acabam por não fazer muita diferença.
    Eu tenho uma máquina 2b52va a aquecer uma área de cerca de 90 m2 no Porto, e as paredes também não têm isolamento. Está claramente subdimencionado, mas Para mim chega, embora na cozinha, ponto mais afastado (10 m) e a Norte, acabe por estar mais frio. isto sem ter as máquinas sempre ligadas. Se tivesse sempre ligadas acabava por ter uma temperatura mais constante nos 90 m2.

    Por este motivo é que acho que a de 2b40 é suficiente, em especial se pretender ter ligado várias horas. Digo isto porque a diferença de preço entre as duas máquinas é de 300 a 400 euros. Se para si a diferença de preço não for muito importante, então pode optar pela superior.
  8.  # 8

    Colocado por: dfserraEmbora não seja técnico, não creio que as máquinas percam eficácia/eficiência, quando muito, durar menos, mas estamos a falar de máquinas robustas.

    Esses 3 metros de corredor acabam por não fazer muita diferença.
    Eu tenho uma máquina 2b52va a aquecer uma área de cerca de 90 m2 no Porto, e as paredes também não têm isolamento. Está claramente subdimencionado, mas Para mim chega, embora na cozinha, ponto mais afastado (10 m) e a Norte, acabe por estar mais frio. isto sem ter as máquinas sempre ligadas. Se tivesse sempre ligadas acabava por ter uma temperatura mais constante nos 90 m2.

    Por este motivo é que acho que a de 2b40 é suficiente, em especial se pretender ter ligado várias horas. Digo isto porque a diferença de preço entre as duas máquinas é de 300 a 400 euros. Se para si a diferença de preço não for muito importante, então pode optar pela superior.


    O meu apartamento tem a 89mt2.

    Esses 90mt2 são aquecidos só com uma única maquina no interior? E o que faz é ter todas as portas abertas para aquecer a casa é isso?

    Diga-me uma coisa, uma vez que tem a maquina 2b52va, quanto a consumos a maquina consegue fazer bons consumos, é claro que isto vai depender do tempo de uso da mesma, mas diga-me no seu caso mais ou menos quanto tempo a tem ligada e quanto gasta em media por mês a mais de eletricidade.
  9.  # 9

    à 2b52va está ligado uma máquina ge25 e uma fd35. Sim, tenho todas as portas abertas.

    Quanto a consumos qualquer uma das máquinas exterior 2b comsome o mesmo. as mais potentes trabalham é menos tempo em potência elevada e depois trabalham com menos potência.

    De notar que as máquinas 2b tem cop's excipcionalmente elevados quando apenas uma unidade está ligada.

    à semana a máquina 2b52va trabalha 5 horas. Ao fim-de-semana trabalha 12h, e em alguns fins de semana uma das unidades interiores fica sempre ligada.
    Nem sempre tenho as duas unidades internas ligadas, nomeadamente durante o dia ao fim-de-semana já que tem estado sol.

    Sem ar condicionado ligado a temperatura da minha casa ronda os 16 graus, ultrapassando os 17 durante o dia, quando está sol.

    Eu configuro o ar condicionado para os 22 graus, por forma a ter uma temperatura de 19 a 20 graus. Termómetro a 80 cm dochão, a 6 metros de uma das unidades.

    Fazendo fé num medidor de consumo que tenho na tomada deste ar condicionado. tenho gasto este inverno entre 15 a 25 euros mensais.

    Contudo o consumo aumenta com temperaturas mais baixas. há mais necessidade de calor, e a potência e os cop's das máquinas baixam com a temperatura, pelo que a minha casa em vale de cambra gastaria mais. Se pretender temperaturas superiores também gastará mais.
  10.  # 10

    Tem referido 3 metros de corredor para a sala e 3 para os quartos. Contudo para os 89 mmetros que refere ainda terá casas de banho e cozinha, pelo que se pretender manter as portas abertas para tais divisões, a área a climatizar é maior, e a solução poderá ser mais potente. Tem de imaginar como pretende usar o ar condicionado e para que áreas.
  11.  # 11

    Que tipo de termômetro está a usar ele está ligado ao AC? É algo que tb tenho de comprar para regular a temperatura dentro de casa.
    Não fazia intenção em aquecer a cozinha pois certamente iria fazer com que o AC estivesse sempre a trabalhar, mas as máquinas mais potentes seriam realmente as minhas escolhas. o meu maior receio é mesmo os consumos não queria apanhar nenhum valente susto. Mas pelo que vi em relação ao seu caso a coisa até é minimamente controlada, ms cada caso é um caso.
  12.  # 12

    é um reles termómetro, uso para saber qual a temperatura que está. Uma coisa é a temperatura que está programada no ar condicionado, que está junto ao teto, outra é a temperatura que tenho nas zonas em que me encontro.

    Estes ar condicionados (inverter) estão a maior parte do tempo a trabalhar, já que regulam a potência, isto até é mais saudável para o próprio ar condicionado.
    Claro que se tiver a cozinha aberta o ar condicionado terá de trabalhar com um pouco mais de potência, mas em compensação equilibra mais a temperatura da casa, e não deverá gastar muito mais.

    Do que analisei em tempos, o modelo 2b52va e o 2b40va tem cop's semelhantes, tanto na potência nominal, como na mínima e na máxima, (dê uma vista de olhos na tabela de combinações), pelo que qualquer um dos modelos terá consumos semelhantes.

    Quanto ao monosplit, aí a coisa pode ser um pouco diferente. Como disse, o cop do 42 é inferior ao de 35. A questão é que o cop é calculado para a potência nominal, mas normalmente o ar condicionado vai trabalhar abaixo disso, pelo que o cop já não será exactamente esse, pelo que à priori não posso dizer qual consumirá mais, embora deva ser o de 42. Se conseguisse encontrar a potência mínima e o consumo mínimo de cada modelo, poderia calcular o cop na potência mínima, o que já ajudava.

    Algo que deve também ter em conta é que o modelo 42 é um pouco mais ruidoso que o de 35, o que para uma sala poderá não ser relevante.
    O que enventualmente faria no seu caso, é optar por maior potência se for para aquecer a casa toda, ou com menos potência se realmente apenas pretender aquecer essas divisões.
  13.  # 13

    Colocado por: pinhopedrocaso colocasse as maquinas menos potentes estas iriam perder com o passar dos tempos eficácia/eficiência. Será isto mesmo assim?

    se bem instaladas e com a tecnologia actual isso não acontece,
  14.  # 14

    Colocado por: dfserraé um reles termómetro, uso para saber qual a temperatura que está. Uma coisa é a temperatura que está programada no ar condicionado, que está junto ao teto, outra é a temperatura que tenho nas zonas em que me encontro.

    Estes ar condicionados (inverter) estão a maior parte do tempo a trabalhar, já que regulam a potência, isto até é mais saudável para o próprio ar condicionado.
    Claro que se tiver a cozinha aberta o ar condicionado terá de trabalhar com um pouco mais de potência, mas em compensação equilibra mais a temperatura da casa, e não deverá gastar muito mais.

    Do que analisei em tempos, o modelo 2b52va e o 2b40va tem cop's semelhantes, tanto na potência nominal, como na mínima e na máxima, (dê uma vista de olhos na tabela de combinações), pelo que qualquer um dos modelos terá consumos semelhantes.

    Quanto ao monosplit, aí a coisa pode ser um pouco diferente. Como disse, o cop do 42 é inferior ao de 35. A questão é que o cop é calculado para a potência nominal, mas normalmente o ar condicionado vai trabalhar abaixo disso, pelo que o cop já não será exactamente esse, pelo que à priori não posso dizer qual consumirá mais, embora deva ser o de 42. Se conseguisse encontrar a potência mínima e o consumo mínimo de cada modelo, poderia calcular o cop na potência mínima, o que já ajudava.

    Algo que deve também ter em conta é que o modelo 42 é um pouco mais ruidoso que o de 35, o que para uma sala poderá não ser relevante.
    O que enventualmente faria no seu caso, é optar por maior potência se for para aquecer a casa toda, ou com menos potência se realmente apenas pretender aquecer essas divisões.


    Desde já deixe-me agradecer todo o seu apoio que tem dado até agora.

    Já fiz a minha escolha, encomenda feita dos AC. Optei pelas maquinas mais potentes 42va e 52va, tive receio de pois de não ter o apartamento bem aquecido mais vale fazer um esforço agora do que depois ficar com uma maquina que funciona mas não satisfaz na totalidade.

    Já agora a nível de desumidificação, sabe me dizer como funciona, os aparelhos fazem alguma auto-gestão e desumidifica por ele ou nós é que o temos de o fazer.
    Tenho alguma condensação dentro de casa, nas paredes que dão para o exterior, conseguirei resolver o problema com os AC.
 
0.0185 seg. NEW