Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, recentemente assinei com uma agência imobiliária um cpcv sobre um imóvel cujo eu descobri logo no dia seguinte ter problemas de estrutura, coisa que não me tinha sido revelado aquando das visitas ao mesmo. A verdade é que de imediato contactei a agência no sentido de anular o negócio. Os mesmo depois de informados da minha descoberta dispuseram se a levar me a câmara para averiguar mos o que se passava. Não nos tendo fornecidos dados concretos a mesma câmara confirmou ter o referido imóvel em questão sobre vigilância. Assim sendo depois de alguma insistência a agência devolveu nos o cheque passado aquando da promessa e dizendo que o contrato se encontraria anulado de imediato. O que acontece é que neste momento perdemos o interesse em comprar qualquer outro imóvel facto esse que comunicamos a agência. Agora eles estão a tentar chantagear nos com o contrato assinado e pedem nos o valor da comissão que riam receber. Acham que isso tem pés e cabeça? Contactei uma advogada a qual me disse que o contrato foi anulado no momento em que me devolveram o cheque. Que mais posso esperar? Boa tarde a todos
  2.  # 2

    Mas a agência está a pedir o valor da comissão ao comprador? Assinaram algum contrato de mediação com a agência que envolva algum pagamento de comissões por parte do comprador?

    Caso não tenham assinado qualquer contrato desse tipo, e eles já devolveram o cheque, deixe-os a falar sozinhos, porque não têm por onde pegar...

    Cá para mim, a agência anulou o CPCV e não comunicou ao vendedor. O vendedor não aceitou a anulação do contrato promessa, e agora está a pedir o cheque à agência. Deixaram-se ficar entalados...
  3.  # 3

    O único documento que foi assinado foi apenas e só a promessa de compra cujo o cheque a agência já nos devolveu. Eles agora é que dizem que temos um contrato assinado coisa e tal. A minha advogada garante que depois do cheque devolvido nada mais podem fazer.
    •  
      GF
    • 15 fevereiro 2012 editado

     # 4

    Não é bem assim.
    Essas mediadoras.... enfim.

    O contrato que você tem (e até mais ver, em vigor) é com o vendedor (proprietário) e não com a mediadora.
    Quem tem contrato (eventually) com a mediadora é o vendedor.
    Sobre a comissão estamos conversados, eles se quiserem que a peçam ao vendedor. Se continuarem a chatear diga que faz queixa ao INCI do comportamento deles e eles amansam.

    Sobre o contrato, a simples devolução do cheque não significa que o contrato "fique sem efeito".
    A meu ver, e bem, estaremos perante um vício da coisa, que permite a anulabilidade do negócio, mas isso não é só assim toma lá dá cá....

    O que o MLOPES diz tambem me parece a mim a hipotese mais provavel.
  4.  # 5

    O que eles dizem é já ter acertado com o vendedor a nulidade do contrato dessa forma o cheque foi nos devolvido. Agora o que eles querem é que a gente a viva força lhes compre um imóvel ou se comprarmos a um particular que lhes permitamos ficarem com o que iriam receber de sinal.
  5.  # 6

    Resumindo: Quais os riscos para mim?
    •  
      FD
    • 15 fevereiro 2012

     # 7

    Colocado por: zeca.trovoadaResumindo: Quais os riscos para mim?

    Se for exactamente como está a descrever a situação, nenhum.
    Concordam com este comentário: Paramonte, Gex
    •  
      GF
    • 15 fevereiro 2012

     # 8

    Você ouviu da boca do proprietário isso? Ele escreveu algum papel? Então não confie.
    Ao que isto chegou....
  6.  # 9

    Tudo está a ser tratado através da agência foi a própria agência quem nos devolveu o cheque. Nunca sequer vimos o dono do imóvel!
    •  
      GF
    • 15 fevereiro 2012

     # 10

    Essa coisa de se fazer contratos com pessoas que nunca se viu a mim faz-me alguma comichão.. às vezes nem com as pessoas à frente ficamos confiantes, então se nem sabemos quem são.....
    A imobiliária ao menos é conhecida/séria? Pelo menos devolveu-lhe o cheque, o que já não é mau, em qualquer outro cenário já tinha ficado sem o dinheiro....
    •  
      FD
    • 15 fevereiro 2012

     # 11

    E depois não querem que baixemos a bitola no que às agências imobiliárias diz respeito...
    Não se preocupe, estão a mandar o barro à parede a ver se pega.
  7.  # 12

    Digo até mais, segundo a agência, desde o momento em que nos devolveram o dinheiro do sinal e compraríamos um outro imóvel o primeiro negócio ficaria desfeito e mais do que anulado. De notar que eles apenas devolveram o dinheiro porque sentiram se seguros em relação a nossa compra de um outro imóvel vendido por eles.
    • Gex
    • 15 fevereiro 2012

     # 13

    Colocado por: zeca.trovoadaO único documento que foi assinado foi apenas e só a promessa de compra cujo o cheque a agência já nos devolveu. Eles agora é que dizem que temos um contrato assinado coisa e tal. A minha advogada garante que depois do cheque devolvido nada mais podem fazer.


    Dizem que têm um contrato assinado e coisa e tal?!? Mas qual contrato o cpcv?? Se se referem eventualmente a outro qualquer e se você não o assinou, então peça-lhes esse contrato para ver onde está a sua assinatura...

    Agora, também não sei se o simples facto de ELES devolverem o cheque implica a anulação de um cpcv que você assinou.

    Se fosse eu, só para ficar mais descansado, enviava-lhes uma cartinha registada e um email a descrever toda a questão, "just for the record". Perante isso ou respondem ou calam-se, mas ao menos vai ficando tudo registado. Assim da boca para fora é muito fácil, mas o que interessa é o que fica escrito!
  8.  # 14

    O único documento assinado é mesmo o cpcv e nada mais do qual nos devolveram o sinal dado. Garantiram nos desde o primeiro dia que os contratos nunca chegaram as mãos do dono do imóvel. Sendo que devolveram o sinal que firmava o contrato pois o contrato refere que a data de assinatura seria entregue determinada importância, essa importância encontra se no meu poder actualmente. A minha advogada garante que nada mais eles podem fazer.
    •  
      GF
    • 15 fevereiro 2012

     # 15

    Se a advogada garante.... então porque se preocupar? :)
  9.  # 16

    A semelhança do caramelos Rajá cada cor seu palada.
  10.  # 17

    O zeca não assinou nenhum cpcv, assinou uma ficha de reserva, ou lá o que o valha. Se tivesse assinado um cpcv, o cheque já teria sido depositado pelo vendedor ou pelo menos estaria na posse do vendedor e não da imobiliária, e NUNCA a imobiliária lhe poderia devolver um cheque que era para o vendedor.
  11.  # 18

    O CPCV estava assinado pelo vendedor do imóvel? Diz especificamente, contrato de promessa de compra e venda, ou apenas algo equiparado a "ficha de reserva" do imóvel?
    A imobiliária ao devolver o cheque, apresentou algum outro documento a confirmar a devolução do cheque, ou anulação do CPCV?

    É o que eu digo, a imobiliária devolveu o cheque à revelia do vendedor, e agora estão entalados.
    Deixe-os falar à vontade, porque você não tem de pagar comissão nenhuma, e eles não têm onde pegar...
  12.  # 19

    E ainda digo mais:

    Caso lhe tenham devolvido o cheque sem que tenha assinado qualquer documento a confirmar a devolução do cheque, então é que a imobiliária não tem mesmo razão nenhuma.
    Até pode alegar que nunca recebeu o cheque de volta, e a imobiliária não tem como provar isso...
  13.  # 20

    O que sei é que se trata de uma situação caricata em que ninguém pensa mas que de facto aconteceu.
 
0.0212 seg. NEW