Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.Sou da zona da Guarda.Muito frio no Inverno e muito calor no Verão.Esta região é um autentico teste aos isolamentos.Gostaria de ouvir a vossa opinião sobre qual o melhor isolamento para esta zona?
    Muito obrigado
    • becas
    • 16 fevereiro 2012

     # 2

  2.  # 3

    Boa noite.A minha dúvida é isolamento....
  3.  # 4

    uma espessura de xps/eps bastante grande por exemplo 10cms ou mesmo mais
    e claro compensação com bomba de calor, ar condicionado.
  4.  # 5

    Sr. fernando Gabriel 10cm????há construções que ainda aplicam xps de 4cm...Já agora qual será o preço da placa de 10cm?
    obrigado
    Concordam com este comentário: Armandomarques
  5.  # 6

    sim 10 cms, estamos a falar da guarda não se esqueça, se fosse no litoral já não aconselhava tanta espessura, 4cms ai é muito pouco, é um erro na minha opinião.
    sou do distrito conheço o clima, muito frio e muito quente, e na Guarda Guarda ainda pior.
    ai o ideal é mesmo essas espessuras, no mínimo 8cms
    preços
    por exemplo:
    mas procure mais

    XPS
    http://www.imperalum.com/cmgestao/include/imagedisp.asp?id=1549
    1250 X 600 X 80 16,61
    1250 X 600 X 100 20,76

    EPS
    http://www.topeca.pt/index.php/pt/product/special/148
    137403 PLACA EPS 100 -1.000x500x80mm 4.588€/ UNID 14UNID 64.23€
  6.  # 7

    Já alguém aqui no forum colocou um gráfico que explicava que o aumento de espessura do isolamento não corresponde a uma evolução aritmética no coeficiente de transmissão térmica da envolvente. Ou seja, uma parede com XPS de 4cm não apresenta o dobro do isolamento de uma parede com XPS de 8cm.
    Por exemplo, uma parede dupla de alvenaria de tijolo cerâmico furado 11+15, com o isolamento preenchendo parcialmente a caixa-de-ar, vai ter um coeficiente de transmissão térmica de 0,47W/m²ºC se tiver XPS de 4cm, 0,38 se for de 6cm, 0,31 se for de 8cm e 0,27 se for com 10cm.
    Penso que deverá contactar um técnico que lhe faça uma simulação, avaliando a relação entre o que vai gastar no isolamento VS redução do consumo com climatização. Conforme seja obra nova ou reabilitação, deverão ser ponderados outros factores, como a dimensão e orientação dos vãos e a inércia térmica.
  7.  # 8

    tem aqui a tabela
      coeficiente_energetico1 ETICS.JPG
    •  
      FD
    • 22 fevereiro 2012

     # 9

    Colocado por: AugstHillOu seja, uma parede com XPS de 4cm não apresenta o dobro do isolamento de uma parede com XPS de 8cm.

    Nem seria de esperar tal coisa. :D
    • AXN
    • 22 fevereiro 2012

     # 10

    na tabela o chamado bloco de betão leve, é o mesmo que bloco térmico?
  8.  # 11

    penso que se está a falar dos de argila expandida, muitas vezes designado de bloco térmico sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AXN
  9.  # 12

    O betão leve não é o mesmo que bloco térmico.
    • AXN
    • 22 fevereiro 2012

     # 13

    Então nessa tabela falta a coluna com o bloco térmico. (é o que eu vou usar), ainda não sei mas penso que o isloamento (etics) é de 6 cm + bloco térmico de 25 cm. a construção é em aveiro
    • AXN
    • 22 fevereiro 2012

     # 14


    Esse quadro é do LNEC da publicação de 2006 ;-) utiliza os materiais mais usados.
    Diga qual o tipo de bloco térmico que vai usar que faço-lhe as contas
    Cumprimentos


    Bloco térmico 50x20x25 SPRAL http://www.spral.pt/prods_indiv.php?lang=1&id=148&onde=3&id_cat=158
  10.  # 15

    Colocado por: AXNEntão nessa tabela falta a coluna com o bloco térmico. (é o que eu vou usar), ainda não sei mas penso que o isloamento (etics) é de 6 cm + bloco térmico de 25 cm. a construção é em aveiro


    há quem designe os blocos de argila expandida de blocos térmicos, isto porque o adjuvante tem propriedades isolantes, é certo que há outro tipo de tijolos/blocos térmicos, ditos mesmo de tijolos/blocos termicos - como estes ceramicos, mas há em betão também
    http://www.pinaferreira.pt/produtos/produtos.htm?prod_pag=6&idprod=946

    se os seus têm 25?
    são destes?
    http://www.artebel.pt/?page=produto&idCategoria=1&idProduto=24&action=dadostecnicos

    (já vi o link atrás)
  11.  # 16

    Spral 20 x 25 x 50:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo18072022A, AXN
  12.  # 17

    • AXN
    • 22 fevereiro 2012

     # 18

    Quero pedir desculpa ao manuel nabais por ter-me intrometido no seu tópico
    • becas
    • 22 fevereiro 2012

     # 19

    Colocado por: Fernando Gabrielmuito frio e muito quente, e na Guarda Guarda ainda pior.


    Na Guarda Guarda é raro estar muito quente. Mesmo que aqueça durante o dia, existe sempre uma brisa fresca à noite. A preocupação em termos de isolamento deve mesmo ser o frio... mas eu tenho a construção tradicional, não posso palpitar. Na minha opinião de leiga, um erro que por aqui se comete é fazer janelas pequenas. Eu tenho vãos muito grandes, expostos a sul, e basta a temperatura estar acima de 14-16ºC (como hoje) para já não precisar de aquecer a casa (só acendi o recuperador na sala/escritório).
  13.  # 20

    falava do frio apenas becas : )
    mesmo no verão isso é fresquinho comparado com o à volta
    o melhor é isso, é mesmo vãos envidraçados a sul aproveitar o nosso sol de inverno, agora depois de anoitecer há que fechar"" muito bem esses vãos e claro ter uma boa caixilharia
 
0.0209 seg. NEW