Iniciar sessão ou registar-se
    • gugas
    • 16 fevereiro 2012 editado

# 1

Boas tardes,

Procurei e não encontrei..

a água na minha zona é muito calcária e a rega deixa-me muito calcário nos vidros (ou no vidro do duche)

Quais as melhores técnicas de remoção / limpeza de calcário?

E técnicas / dicas para lavar janelas não há?

Obrigado
  1.  # 2

Colocado por: gugasa água na minha zona é muito calcária e a rega deixa-me muito calcário nos vidros (ou no vidro do duche)

Tente com vinagre, na minha zona tenho o mesmo problema e, é com vinagre, que se limpa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, blackstandart, pjf
  2.  # 3

Ainda não experimentei, mas não custa tentar..

Além de deixar as peças macias e perfumadas, o amaciante de roupas tira manchas, limpa vidros e piso de cerâmica, dá brilho extra aos azulejos... O responsável por todas essas utilidades é o sal quaternário de amônio, um ótimo hidratante e fixador de perfume. Algumas marcas também trazem silicone na composição, que funciona como lubrificante e cria uma película nas superfícies capaz de repelir o pó. Teste as nossas dicas e surpreenda-se!

1. Tapete novo

Depois de higienizadas, as fibras de tapetes e carpetes ficam ressecadas e ásperas ao toque. Resolva isso colocando 1/2 tampa de amaciante em dois litros de água. Transfira o líquido para um borrifador e espalhe no tapete ou no carpete, massageando as fibras com os dedos (use luvas de borracha ou descartáveis para evitar possíveis alergias). Deixe secar naturalmente e sinta a diferença!

2. Banheiro limpinho

O amaciante é ótimo para fazer uma limpeza suave no cômodo mais úmido da casa. Você pode usá-lo no piso, nos azulejos, no vaso sanitário, na pia, no balcão de fórmica, no ralo, nas toalhas... Dilua o produto com água ou álcool e aplique com pano ligeiramente umedecido. O cheiro de limpeza dura horas.

3. Livre-se de manchas teimosas

Se o óleo de peroba ou de linhaça manchou aquele móvel escuro de MDF e você já usou vários produtos para eliminar a marca (sem sucesso), experimente limpar a danadinha com uma solução de duas partes de água para uma de amaciante, usando um pano ligeiramente úmido e depois um macio e seco. Pronto, sumiu!

4. Lustra-móveis poderoso

Se você precisa tirar o pó dos móveis diariamente, experimente limpá-los com amaciante diluído em água na proporção indicada pelo fabricante ou um pouquinho mais concentrado. O amaciante cria uma película sobre os móveis que afasta o pó por dias e ainda deixa um brilho discreto na madeira, na fórmica, na pia da cozinha e até no fogão e na geladeira.

5. Vidros tinindo

O produto pode deixar os vidros limpinhos, brilhantes e sem manchas, além de repelir o pó por vários dias. Aqui vai a receita: dissolva uma colher (sopa) de amaciante em 1/2 litro de água, transfira a mistura para um borrifador e use um pano macio, que não solte fiapos, para fazer a limpeza. Espere secar e retire o excesso com uma flanela seca. Outra possibilidade: coloque um copo de amaciante no borrifador e complete-o com álcool. Espirre no vidro e passe um pano seco, em movimentos circulares.

6. Roupa bem passada

O ferro de passar desliza que é uma beleza nas peças borrifadas com a seguinte receita: em um litro de água dilua uma xícara (chá) de amaciante e a mesma medida de álcool. Misture bem, coloque em um borrifador e veja como rende! Fora o cheirinho gostoso que fica nas roupas, é claro.

7. Aromatizador de ambientes

Escolha o amaciante que tiver o aroma mais agradável e adequado ao clima que você deseja criar em casa: romântico, campestre, oriental... Em seguida, dissolva uma tampinha do produto em um litro de água, umedeça um pano limpo na mistura e aplique no piso e nas portas. Como o sal de amônio também funciona como um bom fixador de perfume, o aroma vai permanecer no ar por horas e horas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gugas
    • gugas
    • 17 fevereiro 2012

# 4

Vou experimentar.. Depois dou feedback
    • gugas
    • 22 fevereiro 2012

# 5

Ora bem...

num borrifador coloquei vinagre , noutro a solução com amaciador.

Não é que resulta mesmo? :)

Obrigado !!

De qquer maneira tenho lá um vidro que precisa de uma intervençã mais radical pois tem muito calcário... sugestoes?

E sugestoes para selantes, ou seja, para o vidro se manter limpo mais tempo quando molhado?

Obrigado ! Viva o FDC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CelesteBatista, MartaG
    • eu
    • 22 fevereiro 2012

# 6

Ácido muriático diluído.
    • gugas
    • 22 fevereiro 2012

# 7

eu, isso é para funcionar como selante ou para atacar o calcario?

de qquer maneira deve me estragar a relva toda..
    • eu
    • 22 fevereiro 2012

# 8

Colocado por: gugaseu, isso é para funcionar como selante ou para atacar o calcario?

de qquer maneira deve me estragar a relva toda..

É para limpar o calcário. Cuidado com a relva... desconfio que não gostará nada do ácido...
    • VMC
    • 8 junho 2014

# 9

Retomando este tema:

Tenho 3 situações com calcário por resolver, talvez alguém me possa ajudar:

1. Escorrimento de calcário nos azulejos exteriores, na parede.
    2. Acumulação de calcário numa varanda. Pingou do tecto e acumulou, com alguma espessura (talvez mais de 1 mm).
    3. Escorrimento de calcário e alguma acumulação sobre tijoleira.

Que produto (s) posso utilizar?

Obrigado desde já.
  3.  # 10

Apenas um balde com agua e vinagre
  4.  # 11

WD-40, dá para vidros, para limpar o interior do carro, até para a pesca dá....tente wd-40 e depois diga se não sai....
    • VMC
    • 9 junho 2014

# 12

Já ví que o vinagre pode ser uma solução barata e ecológica, mas neste caso preciso mesmo de algo mais potente, considerando mais de 1mm de espessura, nalgumas zonas. A muito custo, com a espátula consegui limpar um pouco (5 ou 6 cm em 15 minutos).
    • eu
    • 9 junho 2014

# 13

Colocado por: ins.BrunoWD-40

Por acaso, usei essa coisa para limpar uma placa eletrónica toda oxidada e os resultados foram surpreendentes!
  5.  # 14

Colocado por: euPor acaso, usei essa coisa para limpar uma placa eletrónica toda oxidada e os resultados foram surpreendentes!

esta gente pensa que estou no gozo, eu uso para limpar o interior da carrinha, fica a brilhar, uso para o vidro da casa de banho, um luxo, quando vou há pesca até uso para as iscas, e não é que pegam....até para riscos ligeiros do carro serve, basta pesquisarem no google, WD-40 serve para mil coisas.....se não acreditam, paciencia
  6.  # 15

Colocado por: VMCJá ví que o vinagre pode ser uma solução barata e ecológica, mas neste caso preciso mesmo de algo mais potente, considerando mais de 1mm de espessura, nalgumas zonas. A muito custo, com a espátula consegui limpar um pouco (5 ou 6 cm em 15 minutos).

já lhe disse WD-40
  7.  # 16

Boas,

Colocado por: VMCRetomando este tema:

Tenho 3 situações com calcário por resolver, talvez alguém me possa ajudar:

1. Escorrimento de calcário nos azulejos exteriores, na parede.
    2. Acumulação de calcário numa varanda. Pingou do tecto e acumulou, com alguma espessura (talvez mais de 1 mm).
    3. Escorrimento de calcário e alguma acumulação sobre tijoleira.

Que produto (s) posso utilizar?

Obrigado desde já.

Experimente o Siril profissional, que é um excelente producto nacional, e vai ver, que vai ficar surpreendido, tal como eu fiquei! ;)
    A sua aplicação consiste em pulverizar o producto, deixar actuar durante um determinado tempo, e por fim, lavar com agua. Simplesmente isto!
    http://www.rudanol.pt/produtos/siril?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=21&category_id=9

Votos para que tudo corra bem.

Cumpts
    • VMC
    • 9 junho 2014

# 17

O Siril foi logo a primeira hipótese. Não resulta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  8.  # 18

Colocado por: VMCO Siril foi logo a primeira hipótese. Não resulta.

Utilizou o Siril normal (liquido cor beje) ou o profissional (liquido transparente) ?

http://www.rudanol.pt/produtos/siril?page=shop.browse&category_id=9
    • VMC
    • 10 junho 2014

# 19

Foi o profissional, sem diluiçao.
  9.  # 20

Se o Siril não mexeu, possivelmente, tem aí silicatos misturados com o calcário (ou então, é quase tudo silicatos)

O Siril, tem como principal componente o Ác. Clorídrico (ou Ác. Muriático), que é o ácido que melhor combate o calcário, mas é um ácido que nada faz com silicatos. Para dissolver silicatos, o ácido apropriado é o Fluorídrico (HF). No entanto, é um ácido muitissimo perigoso, e raramente presente em detergentes comerciais.
    Só encontrei um detergente com HF na composição, e foi a nível industrial. Tem ainda o problema de "comer" o vidro!

Tente arranjar alguma coisa com Ác. Fluorídrico para experimentar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, VMC

0.0223 seg. NEW