Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estou a testar um aparelho que comprei que me indica os consumos da casa.
    Estive a testar os kw's máximos que consigo até o disjuntor disparar e o aparelho indica-me um consumo de 4200 watts +- até que ao ligar uma tv (70watts) ele dispara.

    Na minha ideia, sempre julguei que potência contratada de 3,45kva significa consumo em simultâneo no máximo até 3450 watts e que a partir daí o disjuntor dispararia.
    Estarei correcto?
    Mas então nesse caso, será o aparelho que me estará a enviar leituras incorrectas?Obrigado.
  2.  # 2

    indica-me um consumo de 4200 watts +- até que ao ligar uma tv (70watts) ele dispara.
    potência contratada de 3,45kva
    claro que dispara a potencia que está a consumir é superior a contratada, logo o disjuntor diferencial da companhia dispara, 1k= a 1000W
  3.  # 3

    Supostamente você paga para ter 15A em casa , os tais 3450W.
    Para controlar isso a EDP monta o famoso disjuntor diferencial, ajustado a 15A neste caso.

    Se você consegue mais (e por períodos largos de tempo) óptimo!! Ou o disjuntor está mal ajustado ou é mesmo tolerância a mais do mesmo!!

    Aproveite!! Vai pagar à mesma a energia consumida, por isso...
  4.  # 4

    De electricidade quase nada percebo.
    o que indica é aproximadamente verdade, mas não liniar, depende da voltagem (que tem auxilações), do factor de potência dos equipamentos.

    De todo o modo, consegue significativamente mais. é certo que os diferenciais da EDP podem apresentar tolerâncias, alguns mais do que outros.

    Quanto ao medidor, também não é de excluir que tenha uma margem de erro, mas para testar o medidor teria de o colocar a medir um aparelho que saiba a potência exacta.
  5.  # 5

    As limitações nos disjuntores não são lineares, nem nos de corte nem nos diferenciais, actuam por corte térmico o que origina sempre oscilações.
  6.  # 6

    Colocado por: dfserra

    Quanto ao medidor, também não é de excluir que tenha uma margem de erro, mas para testar o medidor teria de o colocar a medir um aparelho que saiba a potência exacta.



    Na verdade quando utilizo o aparelho em electrodomésticos, não obtenho o nr. de watts que vem nas especificações do aparelho. Obtenho sempre menos. Se é margem de erro no aparelho ou se é o proprio electrodoméstico que gasta menos do que diz ou oscila na potência, não sei. A verdade é que todos estes testes que estou a fazer é para tentar perceber se o aparelho é fiável e preciso. Mas ainda não encontrei forma de ter a certeza de que a informação que o aparelho me dá é fidedigna....nem nenhum electrodoméstico com um gasto e potência constante e 100% igual ao que diz nas especificações.
  7.  # 7

    Os consumos são aproximados (não há duas resistências iguais), não exactos.
    A tensão de alimentação oscila (tanto pode ter 220 como a seguir pode ter 230 ou 210).
    O próprio medidor tem uma tolerância porque é feito com elementos que não são, eles próprios, iguais.

    Now...right topic!
  8.  # 8

    dfserra
    auxilações > oscilações
  9.  # 9

    boas,

    teoricamente num sistema puro resistivo uma corrente de 15A (aquilo que marca no disjuntor da EDP) sobre uma tensão de 230V daria os tais 3450W, sendo que acima deste limite e decorrido algum tempo (tempo esse variável indo de alguns segundos até alguns minutos) o limitador de corrente da EDP (vulgo disjuntor diferencial) interromperia a ligação,

    isto na teoria,

    porque na pratica os aparelhos puramente resistivos são somente os aparelhos com resistências eléctricas no seu interior, aquecedores, fornos, termo-acumuladores e pouco mais, todos os outros têem de alguma forma um elemento indutivo (grosso modo: bobine ou enrolamento bobinado) ou capacitivo (como sejam as fontes comutadas dos elementos informáticos), que ocasiona um desfasamento entre a tensão e a corrente levando a que os aparelhos de leitura e controle respondem a uma corrente efectiva mas indicando uma potencia diferente do anunciado na chapa de características dos mesmos.
    Concordam com este comentário: Ferraz Oliveira
  10.  # 10

    Mentira!!

    Os equipamentos caseiros são ajustados para se comportarem como resistivos. Ex: nos motores temos um condensador para compensar o efeito da bobine do motor.

    Na pratica as únicas situações onde temos em casa equipamentos não resistivos é nos transformadores tradicionais das lâmpadas fluorescentes, mas normalmente nunca temos assim tentas em casa.

    Já nas fabricas o problema pode-se pôr , mas deve ser compensado no quadro eléctrico, senão a EDP cobra mais pelo desfasamento.



    Colocado por: jorgealvesboas,

    teoricamente num sistema puro resistivo uma corrente de 15A (aquilo que marca no disjuntor da EDP) sobre uma tensão de 230V daria os tais 3450W, sendo que acima deste limite e decorrido algum tempo (tempo esse variável indo de alguns segundos até alguns minutos) o limitador de corrente da EDP (vulgo disjuntor diferencial) interromperia a ligação,

    isto na teoria,

    porque na pratica os aparelhos puramente resistivos são somente os aparelhos com resistências eléctricas no seu interior, aquecedores, fornos, termo-acumuladores e pouco mais, todos os outros têem de alguma forma um elemento indutivo (grosso modo: bobine ou enrolamento bobinado) ou capacitivo (como sejam as fontes comutadas dos elementos informáticos), que ocasiona um desfasamento entre a tensão e a corrente levando a que os aparelhos de leitura e controle respondem a uma corrente efectiva mas indicando uma potencia diferente do anunciado na chapa de características dos mesmos.
    Concordam com este comentário:Ferraz Oliveira
    Discordam deste comentário:system32
  11.  # 11

    Lamento contradize-lo mas os condensadores acopulados a motores asincronos monofasicos serve para fazer trabalhar o motor ao criarem um campo girante e nao como disse,
    Concordam com este comentário: leomarti
  12.  # 12

    E por outro la do se uma qualquer bobine estiver 100℅ compensada atraves de capacidades cria um curto-circuito porque a reactancia nesse caso e nula
  13.  # 13

    Como???

    Um motor funciona perfeitamente sem o condensador!!




    Colocado por: jorgealvesLamento contradize-lo mas os condensadores acopulados a motores asincronos monofasicos serve para fazer trabalhar o motor ao criarem um campo girante e nao como disse,
  14.  # 14

    Colocado por: system32Como???

    Um motor funciona perfeitamente sem o condensador!!



    Acha que sim, pois EU tenho a certeza absoluta que nao, e a Grande maioria deles ate tem 2capacidades, um a de arranque e outra de trabalho,
  15.  # 15

    E motores universais e compound somente Sao usados em maquinas ferramentas.
  16.  # 16

    Errado, a bobine atrasa a corrente e o condensador avança a corrente.




    Colocado por: jorgealvesE por outro la do se uma qualquer bobine estiver 100℅ compensada atraves de capacidades cria um curto-circuito porque a reactancia nesse caso e nula
    Discordam deste comentário:system32
  17.  # 17

    Carissimo se Xc for igual a Xl entao Z e nulo,

    Correcto?
  18.  # 18

    Não era exactamente esta a imagem que queria postar, mas convém não esquecer que temos o R!!

    O consumo de um motor em velocidade de cruzeiro é semelhante à sua resistência.



    Colocado por: jorgealvesCarissimo se Xc for igual a Xl entao Z e nulo,

    Correcto?
  19.  # 19

    A resistencia intrinseca dos enrolamentos e desprezivel,
    E volto a questao original, nao confunda motors ASSINCRONOS monofasicos com outro tipo de motores, e que Sao Estes os mais usados pela ausencia de escovas e induzido bobinado,
  20.  # 20

    Temos bastantes dos dois!! Ex: os aspiradores!!


    Colocado por: jorgealvesA resistencia intrinseca dos enrolamentos e desprezivel,
    E volto a questao original, nao confunda motors ASSINCRONOS monofasicos com outro tipo de motores, e que Sao Estes os mais usados pela ausencia de escovas e induzido bobinado,
 
0.0202 seg. NEW