Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Eu tenho mais duas versões...

Leia as regras de medição da área bruta no mesmo documento, é essencialmente o mesmo mas mais completo.
  2.  # 42

Colocado por: PicaretaEu tenho mais duas versões...

REGEU:
    a) Área bruta (Ab) é a superfície total do fogo, medida pelo perímetro exterior
    das paredes exteriores e eixos das paredes separadoras dos fogos, e inclui
    varandas privativas, locais acessórios e a quota-parte que lhe corresponda nas
    circulações comuns do edifício;

RMUE- Coimbra:
    d) Área bruta de construção (Abc): somatório de todas as áreas de
    pavimentos existentes e a construir, acima e abaixo da cota de soleira
    com excepção de:
    da) Terraços e varandas;
    db) Sótãos sem pé -direito regulamentar para fins habitacionais;
    dc) Áreas técnicas em cave, designadamente, posto de transformação,
    central térmica, compartimento de recolha de lixo, casa de máquinas,
    depósito de água, central de bombagem;
    dd) Áreas de estacionamento em cave, de acordo

Pois ...
    Eu via mais a coisa conforme descrito no REGEU ...
  3.  # 43

Colocado por: j cardosoé essencialmente o mesmo mas mais completo.

O mesmo de quê? nos exemplos que eu dei, num contam as varandas, no outro não!!
  4.  # 44

Eu referia-me à semelhança entre o RGEU e a publicação do LNEC que valorizo acima dos RMUE.

3.2 Regras de medição de áreas brutas

As áreas brutas ocupadas pelas fracções devem ser delimitadas da seguinte forma:

1) pelo contorno exterior das paredes exteriores do edifício, excluindo colunas, pilares ou outros
    elementos destacados da face da parede;

2) pelo contorno exterior das paredes que separam as fracções dos espaços comuns;

3) pelo eixo das paredes que separam diferentes fracções.

Na medição da área bruta deve ser:

1) incluída a totalidade da superfície ocupada por:

- espaços interiores;

- varandas e lógias;
    • roxa
    • 2 março 2012

# 45

ola , faço todo tipo de pintura inclusive lacagem a pistola, portamto se precisares de um bom preço conte comigo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSousa
  5.  # 46

ja construiu?
    • RSousa
    • 5 março 2012 editado

# 47

Olá a todos,

Agradeço mais uma vez os comentários de todos os participantes nesta discussão e peço desculpa por não conseguir acompanhar o ritmo das vossas respostas (pois a minha assiduidade na net não é a maior).

Tendo em conta que, já muito assinalada, a questão do terreno tem bastante relevancia no peso do orçamento, passemos a excluir essa variável e considerar a existencia já do terreno. Para balançar as contas, em vez dos 150, passemos para 140 mil euros.

Agora: com 140 mil euros (todas as despesas de projectos e taxas incluidas) e já com terreno, que casa é possível construir? Pode construir-se esta casa (ou similar)?

http://www.viveatuacasa.com/pt/content/11-o-seu-projecto-chave-na-mao

RSousa
  6.  # 48

Colocado por: susanabentoja construiu?

Ainda não construí. Estou na fase de "ante-ante-projecto"!

RSousa
  7.  # 49

Bom dia,

Eu também estou em fase de ante projecto, e tenho um arquitecto amigo a fazer-me o ante-projecto. Só que nós somos 5 e a casa será do tipo térrea: 3 quartos + 1 suite,wc quartos, cozinha e sala de estar/jantar, wc serviço, lavandaria e despensa, garagem, uma sala tipo escritório - para a minha bricolagem, e aproveitamento de sótão. Pensamos até agora em 250m2 úteis (fora garagem portanto - sim, considerei a lavandaria útil). Já tenho terreno. Será em VNGaia. Com esse ante projecto, pretendo saber quanto me custará a moradia. A minha pergunta é: Em média, quanto poderei poupar, sendo eu a comprar a maior parte dos materiais (isto é: telhas, revestimentos interiores; louças, portas, componentes eléctricos, janelas, etc), relativamente a um projecto chave na mão com um nível de qualidade médio/baixo? Eu sei que tudo depende do que se pretende, etc, e depende sempre de caso para caso, mas se alguém que já tenha passado pelo mesmo, nos quiser contar da sua experiência, seria bom.

Obrigado

António Nogueira
    Concordam com este comentário: RSousa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSousa

0.0177 seg. NEW