Iniciar sessão ou registar-se
    • RSousa
    • 24 fevereiro 2012 editado

     # 1

    Caros colegas do fórum...

    Procuro uma "nova" moradia para habitar!

    Tenho ponderado se é melhor construir uma casa nova, concluir uma casa já iniciada (pronta de pedreiro) ou remodelar uma moradia usada. Cada uma destas hipóteses tem os seus prós e contras, mas a relação qualidade/ preço, neste caso, é o mais importante, pois não pretendo gastar mais do que 150.000 euros (seria o valor limite para construir de raiz a moradia dos "meus sonhos").

    Neste momento, procuro orçamentos tipo "chave na mão", exemplos de construções e respectivos orçamentos, para decidir qual dos passos a dar.

    Por isso solicito a todos os profissionais que me possam ajudar e estejam interessados em desenvolver o seu trabalho na zona norte do País, mais concretamente no Porto, Vila Nova de Gaia.

    Agradeço desde já todos os contributos que possam dar a esta discussão.

    Cumprimentos.

    RSousa
  1.  # 2

    Boa tarde

    Amigo como sou da construção civil, fica melhor você comprar uma casa em segunda mão, e reforma-la ao seu gosto no interior e exterior, assim poupa de comprar o espaço da terra, e projectos e mais projectos, apenas precisa de licença da camara mais nada, e fica-lhe mais enconta a casa e ao seu gosto em tudo.

    Posso sim ajudar na reforma em tudo da construção civil obrigado

    [email protected]

    cumprimentos

    Manuel Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSousa
  2.  # 3

    RSousa:

    quer um conselho? Espere por mais opiniões de algumas das pessoas daqui. Há gente que sabe disto a potes e que lhe pode dizer tudo (ou quase). Eles não tarda nada já "aparecem"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSousa
  3.  # 4

    RSousa,
    parece-me ser mais viável adquirir uma casa para demol..., remodelar.
    ~
    PRÓS:
    1. Há muita coisa à venda. Comece por procurar nas localizações que mais lhe interessam.
    A LOCALIZAÇÃO é sempre o primeiro critério num investimento imobiliário.
    Porque a compra de uma casa TEM DE ser encarado como um investimento. E porque a localização é para toda a vida (ou uma casa não se chamasse de «imóvel»).
    O Segundo critério é o preço POR M2.

    2. Poupa, claramente, chatices com os prazos, as aprovações de projectos, ligações de serviços, etc.

    3. Poupa no IVA.

    4. Se comprar uma casa por 100.000 já sabe que só tem 50.000 para gastar em remodelações.
    O risco de o valor derrapar numa remodelação é menor do que numa construção de raiz, em que tem de começar por comprar um terreno + projectos + taxas camarárias + construção de raiz + ligações de serviços +...


    CONTRAS:
    1. Pode haver defeitos invisíveis que não são da responsabilidade de quem lhe remodela a casa.
    Também podia haver esses defeitos invisíveis numa casa nova, mas aqui a responsabilidade é do construtor.


    NOTA:
    Recomendo que NÃO POUPE em projectos.
    Se vai remodelar uma casa como deve ser, recorra a técnicos que percebem do assunto, e não apenas a "construtores".
    E isto é (sou) um construtor a falar! :-)
    Concordam com este comentário: ritasa, balinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSousa
  4.  # 5

    Desculpe técnicos para quê? se não percebem nada de prática nas obras do assunto, sabem de teoria de prática nada os técnicos sabem, é casar dinheiro sim!!!!

    Porque quem faz o trabalho é sempre o responsavêl o cristo, não o técnico!
  5.  # 6

    Colocado por: pinturasdiasDesculpe técnicos para quê? se não percebem nada de prática nas obras do assunto, sabem de teoria de prática nada os técnicos sabem, é casar dinheiro sim!!!!
    Porque quem faz o trabalho é sempre o responsavêl o cristo, não o técnico!

    Quando se pretende construir a habitação de uma família, têm de remar todos para o mesmo lado.
    O Dono de Obra, os Técnicos e os Executantes.

    Você, caro pinturasdias não precisa de ajuda nenhuma porque rema sozinho, mais forte e... contra os outros todos, não é?
    Concordam com este comentário: costa3333, paciencia, mog
  6.  # 7

    pinturadias: tem alvará para execução desse tipo de trabalhos?
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
  7.  # 8

    O Sr Pinturasdias é daqueles que pensa que sempre fez de uma maneira vamos o resto da vida fazer igual, pelo menos é o que parece pela mentalidade do seu comentário.

    cumprimentos
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
  8.  # 9

    Amigos parece que não gostaram do meu comentário, quando falo mal de arquitectos ou engenheiros ui bem logo, pois é os projectos dá muito dinheiro e come muita gente não é pois, eu entendo como fazem, faz o projecto ganha dinheiro, depois ajeita empreiteiro para fazer e vai buscar mais algum, se ficar mal algo da obra ninguêm tem culpa porque é tudo da mesma gamela não é?

    Boa tarde
    Concordam com este comentário: Ivo Baptista
  9.  # 10

    Este pinturasdias é um mimo de pessoa! Eu até percebo que você esteja aflito para arranjar trabalhos, mas essa mentalidade de ah-projectos-não-servem-para-nada-é-só-encher-o-****-a-gulosos não o favorece em nada - e, aliás, num forum como este, não pega. O projecto tem de ser implementado, e seria aí que você, com a sua competência (partindo do pressuposto que ela existe) entra em acção. Arrotando postas de pescada contra projectos e técnicos só prejudica a sua imagem de profissional.

    PS: Eu não sou engenheiro, arquitecto ou trolha.
    Concordam com este comentário: ritasa, paciencia, Anarim
  10.  # 11

    Amigo desculpa mas tenho sim trabalho e sou muito honesto com os clientes, não sou daqueles que vira as costas sim? se algo apareça nos meus trabalhos estou lá para resolver as coisas, não é só o dinheiro que manda, vale mais a honestidade simples de uma pessoa, do que uma pessoa fala muito e não sabe de nada e nem por lá passou.

    Obrigado
  11.  # 12

    Ah, estava a ver que nunca mais me calhava um "Discorda" do pinturasdias... agora já me sinto um membro oficial deste fórum :-)

    Ninguém coloca em causa a sua honestidade, mas ficava-lhe bem admitir que a criação de um projecto e a contribuição de um técnico só pode ser uma mais-valia para uma construção ou remodelação.
  12.  # 13

    Boa tarde RSousa,

    Polémicas à parte, a melhor opção (ou pelo menos aquela que lhe dá a maior liberdade em termos de gostos) será sempre a de construir uma habitação de raiz: escolher o terreno, a tipologia da habitação, áreas, áreas, etc...
    Verdade seja dita os terrenos em Gaia não são dos mais baratos mas dependendo da freguesia, nunca se sabe.

    Cumpr.
    Nuno Duarte
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSousa
  13.  # 14

    Cada um tem o direito à sua opinião, e temos de as mostrar sem faltar a respeito a ninguém.

    No entanto acho uma falta de Respeito vir aqui para o site falar mal dos técnicos, uma vez que pelo menos aqui no forum estão muitos disponíveis para ajudar sem custos.

    quer dizer...quando há problemas os técnicos que nos ajudem, mas noutro caso são uma cambada de chulistas.

    Sr Pinturasdias, já fiz trabalho de pintor e pintei muitas paredes, por isso eu consigo fazer o seu trabalho, a questão é, consegue fazer o meu? [sou arquiteto] vamos lá ver qual das nossas profissões afinal é menos necessária.

    abraços
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: patriciarsf
  14.  # 15

    Colocado por: pinturasdias(...) se ficar mal algo da obra ninguêm tem culpa porque é tudo da mesma gamela não é?
    (...)


    Não resisto a contar um episódio a que assisti na passada 4ªfeira...

    De visita a uma obra estatal, adjudicada por concurso público, assisti a uma reunião de obra onde o Arquitecto responsável pelo edifício, bem como o Engº Civil das Estruturas foram chamados, pela fiscalização, á obra, para verem e decidirem sobre uma situação problemática "ligeira".

    Contudo, estando os trabalhadores naquele dia a fazer os ferros para as cofragens, estavam a amarrar o ferro e tal (não sei nomens técnicos..), o Engº. da estrutura, estando por lá, observou com atenção como os trabalhos iam decorrendo.

    Resultado: ficou possesso com a incompetência demonstrada, e a relutância em quererem fazer as coisas bem!!

    Ou seja, traduzindo, verificou que não estavam a seguir o projecto da estrutura dos ferros!
    Ora isto ia resultar em instabilidade do edifício, além de que era mais do que certo que as paredes iam todas estalar...

    O senhor nem quis acreditar no que via, mas acima de tudo, ficou possesso por estarem a tentar convencê-lo do típico "sempre fizemos assim, e nunca tivemos problemas".

    E depois, quando as obras dão problemas a culpa é do Engº, ou do Arq..... quando, muitas vezes, o problema está na "base".
  15.  # 16

    Colocado por: treladocaoDe visita a uma obra estatal, adjudicada por concurso público, assisti a uma reunião de obra onde o Arquitecto responsável pelo edifício, bem como o Engº Civil das Estruturas foram chamados, pela fiscalização, á obra, para verem e decidirem sobre ....
    para que serve, então, a Fiscalização?
    É preciso vir o projectista ensinar a armar o ferro conforme o projecto?!?
    Concordam com este comentário: treker666
  16.  # 17

    Colocado por: Luis K. W.para que serve, então, a Fiscalização?
    É preciso vir o projectista ensinar a armar o ferro conforme o projecto?!?


    A Fiscalização serve exactamente para isso: fiscalizar,
    E tanto assim é que, como escrevi, foi ela quem chamou os projectistas para esclarecerem uma situação.
    E nessa visita, é que viram o outro erro, na amarração dos ferros, conforme escrevi.
    Portanto, no meu entendimento, a fiscalização fez o que lhe competia...

    Agora, não sei se entendeu, mas o projectista estatava fulo por as equipas que estavam em obra não seguirem o projecto! Não se trata de ele vir ensinar, ou deixar de ensinar, mas simplesmente é a ladainha do "sempre fizemos assim", apesar de, imaginem só, o encarregado até andava com o projecto na mão, e mesmo assim estavam a fazer as coisas mal.
  17.  # 18

    Eu entendi. Eu entendi... :-)

    Neste caso, os projectistas foram à obra ensinar os trabalhadores a trabalhar, ... á fiscalização a fiscalizar e (se calhar) ao director de obra a dirigir a obra!
    Não é normal...!
  18.  # 19

    Caros colegas,

    Agradeço a todos os que participam desta discussão. No espaço de pouco tempo já tenho aqui comentários muito interessantes e qualquer que seja a posição ou opinião, será sempre uma mais-valia para mim: preciso ouvir o ponto de vista de cada um para formar e solidificar o meu próprio ponto de de vista e consequente decisão.

    Sem querer fazer qualquer tipo de publicidade (até porque não conheço o seu trabalho) deparo-me com soluções que se apresentam um sonho, como a construção de uma casa de 200 m2, com "bons" acabamentos por 125 mil euros (http://www.viveatuacasa.com/pt/content/11-o-seu-projecto-chave-na-mao), mas será que isto é real?!!!

    Ou então será mesmo melhor comprar uma casa usada e fazer uma remodelação total para garantir que está tudo como novo? O problema é que às vezes apenas é possível fazer uma avaliação pela sua aparência (pois não se sabe o que está no interior das suas paredes, por exemplo).

    Mais uma vez obrigado a todos.

    RSousa
    • P+V
    • 26 fevereiro 2012

     # 20

    pinturasdias, você é tão parvo, mas tão parvo que é daqueles pintam as casas ao domicílio, não é?
 
0.0225 seg. NEW