Não sou teimoso, estou convicto do que estou a dizer e já demonstrei com as contas.
Colocado por: luisvve na comparação ridícula dos juros sobre 40000 vs juros de 63000.
As contas dos juros CH e dos juros de depósito foi apenas para desmistificar a ideia de que de são superiores no deposito então compensa o investimento
e o mais importante é contabilizar todas as variáveis em ambos os cenários nos 22 anos, isso é que permite chegar a uma conclusão. É evidente que após a amortização ainda paga juros sobre o remanescente da divida,
mais paga cada vez menos nos 7 anos seguintes e depois não só deixa de pagar juros (porque já não tem emprestimo) como começa a poupar e obter juros. No final como pode ver no excel que enviei compensa a amortização.
Colocado por: eu
As suas contas só demonstram que está a fazer uma grande confusão. Faça lá o seu raciocínio sobre o seu cenário, mas em vez de ter 40000 euros para amortizar/investir, imagine que tem apenas 100 euros. Talvez este exemplo lhe abra os olhos.
Colocado por: miguelgSe tiver 100 euros também compensa amortizar, porque isso não altera a logica, vejam o excel com as contas.
Se tiver 100 euros também compensa amortizar, porque isso não altera a logica, vejam o excel com as contas.
Colocado por: J.FernandesÀcerca de como se devem fazer as contas, já o luisvv, o Pbarata e o eu, disseram tudo.
Queria apenas chamar a atenção para o facto de, no caso duma amortização total, o valor que se vai poupar em seguros, não é tão pouco como isso e deverá ser mais uma variável a entrar nas contas.
Colocado por: miguelgSe tiver 100 euros também compensa amortizar, porque isso não altera a logica, vejam o excel com as contas.
Colocado por: miguelgNa minha opinião amortizar zero é o mesmo que não amortizar, por isso não faz qualquer sentido.