Colocado por: miguelgJá vi o ficheiro, mas não corresponde ao cenário que estamos a discutir.
Colocado por: XOmiguel, não chegou a esclarecer aí uns quantos pontos.
Alguns meus.
Tem 100000 euros para investir a uma taxa líquida de 3%
Tem CH de 50000 euros a taxa 2%
O que faz e com que valores chega ao final do ano?
Colocado por: eu
Portanto, se simular uma amortização de zero na sua maravilhosa folha de cálculo, não devia alterar em nada as prestações, os juros pagos e todos os outros valores, certo?
Então faça a simulação e veja o resultado! Mas como esta simulação prova de forma inequívoca que o miguel está completamente errado, compreendo que queira fugir a esta questão.
Aliás, eu até acredito que o miguel já se apercebeu há muito que não tem razão nenhuma, mas por orgulho continua a teimar nas suas teorias mirabolantes.Concordam com este comentário:luisvv,loverscout,XO
Colocado por: miguelgComo é evidente se não existe amortização a prestação não altera, logo não é correto estar a fazer isso no cenário das amortizações.
Colocado por: miguelg
Como é evidente se não existe amortização a prestação não altera, logo não é correto estar a fazer isso no cenário das amortizações.
Não é uma teoria, é apenas constatar factos com contas que estão certas.
Compreendo que não é fácil admitirem o erro, que foram atrás do que parecia óbvio, ou do que a maioria faz e que não fizeram as contas.
Espero que pelos estas trocas de ideias sirvam para perceber que:
- para tirar €350 do bolso tem de os lá ter no bolso;
- poupando €350 por mês (a partir do 8º ano) e aplicando num deposito, obtêm mais rendimento do que com €40.000 de inicio;
- não faz qualquer sentido que digam que a amortização total (€63.000) compensa e se for (€62.999) já não compensa;
Colocado por: XOO seu erro é continuar (se calhar) a achar que para uma taxa de 2,1% equivale a tal prestação de 350 euros... E isso está mal!
Colocado por: eu
Já lhe dissemos várias vezes que 350 euros corresponde a uma taxa de 3,8%, mas esta informação não lhe dá muito jeito ...
Na minha opinião amortizar zero é o mesmo que não amortizar, por isso não faz qualquer sentido.
De qualquer forma quando fazemos uma amortização, a prestação irá baixar proporcionalmente ao montante que estamos a amortizar, e essa lógica terá de ser refletida no excel (como está).
Como é evidente se não existe amortização a prestação não altera, logo não é correto estar a fazer isso no cenário das amortizações.
Espero que pelos estas trocas de ideias sirvam para perceber que: para tirar €350 do bolso tem de os lá ter no bolso;
poupando €350 por mês (a partir do 8º ano) e aplicando num deposito, obtêm mais rendimento do que com
€40.000 de inicio;
não faz qualquer sentido que digam que a amortização total (€63.000) compensa e se for (€62.999) já não compensa;
Colocado por: luisvv
É correcto, porque expõe o seu erro. Mas se quiser substituir 0 por 1 euro, o resultado será o mesmo - e aí talvez se aperceba..
Falso. Falso. Falso. Falso.
Responda, por favor, sem tergiversar, sem atirar ao lado, sem desconversar:
Se quiser ver de outra forma:a parcela de 23.000 euros está sujeita aos mesmos juros, em qualquer dos 2 cenários. A única diferença está nos 40.000: no cenário Investimento gera juros de 3% e paga juros de 2,1% (ganho líquido de 0,9% x 40.000 Euros ; no cenário amortiza paga 0 de juros sobre 40.000 e recebe 0 de juros sobre 40.000;
Assim, o resultado dos cenários é.... (a sua resposta aqui, por favor).
Eu não disse isso.
Colocado por: miguelg
Então qual é a sua opinião, amortização total compensa ou não?
Colocado por: miguelgloverscout,
faço~lhe também a pergunta de outra forma, para amortizar 40.000 de emprestimo, quantas prestações precisa e quanto paga de juros?