Iniciar sessão ou registar-se
    • stifune
    • 28 fevereiro 2012 editado

# 1

Desde o início do contrato de empréstimo (já lá vão 8 anos), que tenho um spread de 0,3% (CGD)

Este mês fiz uma amortização extraordinária de 20.000 Eur. Qual foi o meu espanto, reparei que unilateralmente e sem qualquer comunicação prévia, aumentaram o spread para 2%!!!

Inclusivamente, e durante este processo da amortização extraordinária, troquei alguns mails pela "Caixa directa" com a minha gestora de conta, e nunca me transmitiu que este aumento iria acontecer.

Pode a CGD proceder desta forma? O que posso fazer para me defender?

Obrigado pela ajuda.
    • eu
    • 28 fevereiro 2012

# 2

Leia com cuidado o seu contrato e verifique se está em falta (ordenado na conta, cartões, pagamentos automáticos de contas, etc..)
    •  
      FD

# 3

O que é que diz o seu contrato de mútuo quanto às actualizações do spread, já o leu?
    Já perguntou à gestora qual foi a razão para a subida do spread?

Muitas das vezes, eles esperam que ninguém perceba e atiram o barro à parede a ver se pega...

Por outro lado, financeiramente, foi uma má jogada, a não ser que haja razões mais fortes por trás.
    Com esse spread de 0,3%, punha esse dinheiro num depósito a prazo a 2% ou 3% e ganhava dinheiro e liquidez.
    No seu caso já está mas, fica o conselho para quem nos lê.
    Concordam com este comentário: mafgod, afonsoh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ogordodesagres, stifune
    • becas
    • 28 fevereiro 2012

# 4

Reparou como? Comunicaram-lhe por carta?
    Tb tenho crédito na CGD e a minha gestora de conta disse-me que banco tem de dar um pré-aviso no caso de incumprimento (por ex., de um seguro contratado) para que o cliente, querendo, possa regularizar a situação. Só depois desse aviso e da não resolução do incumprimento é que o spread pode ser aumentado.
    Concordam com este comentário: mafgod, Cesca
    •  
      GF
    • 28 fevereiro 2012

# 5

Soube esta semana, que muitos bancos, incluíram nos seus contratos de mútuo, uma clausula a permitir, unilateralmente, o aumento de spread, baseado em condições extraordinárias do mercado, ou qualquer coisa do género. Muitos já foram alterados com base nessas clausulas. E permitidas pelo Banco de Portugal ! ! !
    Esses bancos são, entre outros, BCP, BPN, BES, Montepio e Banif.
    •  
      FD
    • 28 fevereiro 2012

# 6

Colocado por: gf2011Soube esta semana

É porque anda no fórum há pouco tempo. ;P

https://forumdacasa.com/discussion/18068/banca-com-luz-verde-para-subir-spreads/

:)
  1.  # 7

Colocado por: stifuneque tenho um spread de 0,3% (CGD)

Até me vêm as lágrimas aos olhos e me dá um aperto no coração.
  2.  # 8

Colocado por: gf2011Soube esta semana, que muitos bancos, incluíram nos seus contratos de mútuo, uma clausula a permitir, unilateralmente, o aumento de spread, baseado em condições extraordinárias do mercado, ou qualquer coisa do género. Muitos já foram alterados com base nessas clausulas. E permitidas pelo Banco de Portugal ! ! !
    Esses bancos são, entre outros, BCP, BPN, BES, Montepio e Banif.

Mas isto para contratos novos apenas, certo?
    Custa-me a crer que consigam legalmente introduzir essas cláusulas em contratos anteriores. Ou pelo menos assim o espero.

Tenho um spread de 0.7 e já andei a reler tudo com o sentido de perceber nas entrelinhas por onde é que eles podem pegar, e julgo que enquanto continuar a cumprir com a minha parte de devedor que não podem pegar em nada.

No entanto note-se que nem tudo o que lá está efectivamente actualizado.. nomeadamente o spred inicial não era este, foi renegociado depois, nem o arredondamento da taxa de juro é o 1/4 de ponto percentual, que entretanto foram obrigados a arrondar à milesima. Por isso admito que o aumento dos spreads possa ser remotamente possível por decisão de uma instância superior, tipo BdP.

Li também há dias, que os bancos espanhóis se preparavam para trocar a Euribor por uma taxa de referencia que lhes desse mais jeito.. mas não sei se isso será possível. No meu contrato isso está previsto se a Euribor deixar de existir, nessa altura teriam que escolher um "indexante com a mesma representatividade".

Relativamente ao tópico inicial, o abatimento parcial da dívida não pode se motivo para ajustar o crédito? Há uns mesitos ao falar com o gestor de conta sobre isso mesmo, ele disse-me para não mexer no crédito nem por nada. Qualquer alteração de variável pode ser motivo para o banco "actualizar" o spread. Seja abatimento parcial, alteração de prazo, permutas, etc. Que o melhor é estar quietinho por agora.

E para quem ainda tem a sorte de spreads baixinhos, em vez de amortizar, o melhor é mesmo colocar esse montante numa conta a prazo que seja e daqui por uns tempos logo se vê como anda o mercado.
  3.  # 9

Depois de confrontar a minha gestora de conta, pediu-me desculpa, e disse que tinha sido um engano.

Ou seja, se eu não tivesse detectado este aumento, agora tinha um spread de 2%. Atenção a estas situações.

Obg a todos pela ajuda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, ogordodesagres, Cesca, afonsoh
    • eu
    • 28 fevereiro 2012

# 10

Colocado por: stifunee disse que tinha sido um engano.

Isto é inadmissível! Vergonhoso!

Também sou cliente da CGD e estou cada vez mais descontente. Recentemente actualizaram o preçário dos serviços e os aumentos são descomunais! Provavelmente vou fechar todas as contas da CGD e mudar-me para outro banco ...

Temos pena...
  4.  # 11

FD

Eu amortizei o empréstimo não por uma questão de ganhar financeiramente com a operação, mas por uma questão estratégica.

Quero deixar de dever ao banco rapidamente. Não me quero sentir nas mãos dos bancos. É uma questão de independência, nem que para isso possa perder alguma coisa nos juros.

De qualquer forma, obrigado pelo conselho.
    Concordam com este comentário: Paramonte, jp2011, lmcscarpediem, anatrindade
  5.  # 12

Boas,

Colocado por: euIsto é inadmissível! Vergonhoso!

CGD cobra 5,84 euros por informação verbal a clientes
    Banco estatal vai alterar o preçário, mas os colaboradores têm autonomia para cobrar ou não este serviço
    http://www.ionline.pt/dinheiro/cgd-cobra-584-euros-informacao-verbal-clientes

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  6.  # 13

Colocado por: eu

Também sou cliente da CGD e estou cada vez mais descontente. Recentemente actualizaram o preçário dos serviços e os aumentos são descomunais! Provavelmente vou fechar todas as contas da CGD e mudar-me para outro banco ...

Temos pena...

Eu tb sou cliente e recebi a carta de actualização de preçários esta semana e é um abuso, por exemplo para uma pessoa levantar ao balcão o nosso dinheiro sem cheque ou caderneta tem uma taxa abusiva de 3 ou 4€.

Mas penso que os bancos cobram todos pela mesma bitola.
    • becas

# 14

Colocado por: eu

Temos pena...

Para já não tenho razões de queixa. Como tenho ordenado domiciliado, vou continuar a não pagar custos de manutenção de conta. E a minha gestora de conta lá vai dando um jeitinho para não pagar cartões...
    De qualquer modo, com o empréstimo, não me resta grande alternativa. E o meu spread é 0,27...
  7.  # 15

Colocado por: becasE o meu spread é 0,27...

Que bom... o meu "a ser" seria só para ai umas 15 vezes mais. snif snif.
    •  
      GF
    • 28 fevereiro 2012

# 16

Estão falidos, precisam de dinheiro e toca a sacar....
    •  
      FD
    • 29 fevereiro 2012

# 17

Colocado por: stifuneDepois de confrontar a minha gestora de conta, pediu-me desculpa, e disse que tinha sido um engano.

Colocado por: FDMuitas das vezes, eles esperam que ninguém perceba e atiram o barro à parede a ver se pega...

Ora aí está...

Estes "enganos" são relativamente comuns: https://forumdacasa.com/discussion/13620/2/cgd-quer-alterar-o-meu-spread-e-invoca-uma-mentira/#Comment_177124
    Quem diria que os bancos se enganam nestas coisas mas não se enganam nos nossos saldos e na cobrança de despesas... há coisas esquisitas.
  8.  # 18

Colocado por: oxelferBoas,

CGD cobra 5,84 euros por informação verbal a clientes
    Banco estatal vai alterar o preçário, mas os colaboradores têm autonomia para cobrar ou não este serviço
    http://www.ionline.pt/dinheiro/cgd-cobra-584-euros-informacao-verbal-clientes

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista

Na carta que eu recebi menciona 4,75€... será que há diferenças conforme o tipo de conta? E que informação verbal é esta? Ao balcão, ao telefone? Então agora já não posso ter dúvidas sobre a minha conta??? Isto é uma vergonha!
  9.  # 19

vergonha é as pessoas pensarem que os bancos sao santas casas da misericordia, e que são amigos de infancia! os bancos sao empresas prestadoras de serviços, e cobram os serviços que prestam........
    metam o dinheiro debaixo do colchao!

todo o mundo se queixa dos bancos, mas esquecem-se que o banco está a prestar um serviço....como em qualquer serviço prestado por outra empresa, o mesmo tem que ser pago!
    nao vejo onde reside a duvida...... os clientes nao gostam nao se sentem satisfeitos, o que nao falta no mercado sao mais prestadores de serviços!
    •  
      FD
    • 29 fevereiro 2012

# 20

Colocado por: loverscoutos clientes nao gostam nao se sentem satisfeitos, o que nao falta no mercado sao mais prestadores de serviços!

E é o que tenho feito.
    Neste momento só tenho conta num dos poucos bancos que não cobra transferências por homebanking, por exemplo.
    E esta é única ferramenta que temos para mudar as coisas.
    Concordam com este comentário: Paramonte, ncarvalho74

0.0383 seg. NEW