Iniciar sessão ou registar-se
    • jp2011
    • 28 fevereiro 2012 editado

# 1

Boas,

A minha sogra ontem de manhã por esquecimento deixou o bico eléctrico do fogão ligado o dia todo, quando à noite chegou a casa tinha disparado o quadro e todas as tomadas do lado da bancada (micro-ondas, forno e outra) ficaram sem corrente, assim como o exaustor, mas curiosamente o fogão ficou a funcionar, talvez porque tem ligação directa ao quadro. Felizmente não houve mais estragos e ainda bem coitada.

Queria ir lá no fim de semana dar uma mãozinha a ver se conseguia reparar se for coisa simples, assim desta forma a mulher sempre poupa uns cobres da reforma.

Alguma ideia para saber por onde começar?
    Disjuntor?
    Caixa de derivação?
    Fio derretido por sobre aquecimento?

Obrigado desde já.

Cumps.
  1.  # 2

Colocado por: jp2011Boas,

A minha sogra ontem de manhã por esquecimento deixou o bico eléctrico do fogão ligado o dia todo, quando à noite chegou a casa tinha disparado o quadro e todas as tomadas do lado da bancada (micro-ondas, forno e outra) ficaram sem corrente, assim como o exaustor, mas curiosamente o fogão ficou a funcionar, talvez porque tem ligação directa ao quadro. Felizmente não houve mais estragos e ainda bem coitada.

Queria ir lá no fim de semana dar uma mãozinha a ver se conseguia reparar se for coisa simples, assim desta forma a mulher sempre poupa uns cobres da reforma.

Alguma ideia para saber por onde começar?
    Disjuntor?
    Caixa de derivação?
    Fio derretido por sobre aquecimento?

Obrigado desde já.

Cumps.

Bem nenhuma ideia por dessas todas pode ser qualquer uma delas ou até a resistência ter rebentado, só mesmo verificado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jp2011
  2.  # 3

Colocado por: jp2011Fio derretido por sobre aquecimento?

eu apostava numa ligação do fio azul do circuito das tomadas que "queimou", mas é totoloto puro.
  3.  # 4

Também posso entrar na lotaria:

Devido ao sobreaquecimento o isolamento derreteu junto ao bico e fez passagem à terra o que fez disparar o diferencial e provavelmente o disjuntor do circuito que liga as tomadas afectadas.

Deve começar por desmontar o bico e verificar as ligações.
    Se se verificar o isolamento derretido, tem de o substituir. Normalmente os condutores dos bicos tem um isolamento de calor adicional que também tem de se substituído.

O restante da instalação deve estar ok....

.
    • eu
    • 29 fevereiro 2012

# 5

Colocado por: jp2011deixou o bico eléctrico do fogão ligado o dia todo, quando à noite chegou a casa tinha disparado o quadro e todas as tomadas do lado da bancada (micro-ondas, forno e outra) ficaram sem corrente,

Primeiro que tudo, a instalação estava mal feita, pois deixar um aparelho eléctrico ligado durante todo o dia (ou até durante todo o ano) não é motivo para provocar isso.

O que aconteceu? Só vendo no local.. tudo o resto são especulações...
  4.  # 6

Agradeço todas as opiniões que foram dadas. Entretanto já la dei um salto de manhã antes de ir para o trabalho para dar uma vista de olhos.

Aparentemente não há nada em curto-circuito, pois quando se liga todos os disjuntores nenhum dispara e há corrente em todas as tomadas da casa, com excepção das 3 no lado da bancada e exaustor.

O que me intriga é o facto do bico ter continuado com corrente e afectar as tomadas ao lado, mas adiante.

Caro Jorge Alves irei então ver como está a ligação do neutro junto às tomadas e no fogão.

Caro Siul72 - Esta parte é que me intriga, pois o bico funciona perfeitamente. Mas terei de ver também até porque a ligação está um pouco tosca, apesar de a placa ter apenas um bico eléctrico, os outros são a gás.

AlexMontenegro - Resistência do quê? Do bico do fogão? Este está a trabalhar sem problema aparentemente.

Eu - Realmente a instalação quando lhe renovaram a cozinha não ficou grande coisa, o forno está montado num móvel alto longe da placa do fogão, mas está ligado a uma tomada, normalmente é feito com ligação directa.

Abri as portas do armário por baixo da placa do fogão, desapertei a caixa e a ligação do bico eléctrico está feita com ligadores eléctricos que se usavam antigamente

Ligadores
    • eu
    • 29 fevereiro 2012

# 7

Colocado por: jp2011mas está ligado a uma tomada

No mesmo circuito que falhou, certo ? Então o problema está na tomada onde a placa está ligada. Desmonte essa tomada, que quase de certeza que o problema está lá nessa tomada...
  5.  # 8

Colocado por: eu
    No mesmo circuito que falhou, certo ? Então o problema está na tomada onde a placa está ligada. Desmonte essa tomada, que quase de certeza que o problema está lá nessa tomada...

O forno é que está ligado a uma tomada, mas raramente trabalha. A placa está ligada directamente a uma caixa com ligação directa do quadro. Pois a placa está montada em cima da bancada como é lógico, mas o forno não está por baixo, está 3 modulos ao lado numa posição elevada (para não dar cabo das costa à velhota).

De qualquer das formas sábado ou domingo vejo todas as tomadas uma por uma.
    • eu
    • 29 fevereiro 2012

# 9

Colocado por: jp2011O forno é que está ligado a uma tomada, mas raramente trabalha. A placa está ligada directamente a uma caixa com ligação directa do quadro. Pois a placa está montada em cima da bancada como é lógico, mas o forno não está por baixo, está 3 modulos ao lado numa posição elevada (para não dar cabo das costa à velhota).

...confundi a ligação do forno com a ligação da placa...
  6.  # 10

Só para fechar a discussão, pois já me tinha esquecido do tópico...

A solução foi abrir o quadro e substituir o dijuntor das respectivas tomadas que estava queimado assim como parte dos fios que o ligavam.

Obrigado aos que participaram.

0.0155 seg. NEW