Iniciar sessão ou registar-se
    • Myzer
    • 29 fevereiro 2012 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Vou iniciar brevemente a construção da minha moradia, aconselharam-me a nomear alguém de mutuo acordo entre mim e o empreiteiro para acompanhar/fiscalizar a obra, de modo a garantir que os trabalhos são correctamente executados, isto tendo em conta que eu sou leigo na matéria. Apesar de ter algumas pessoas com alguma experiência que inclusivamente me podem ir ajudando nisso. O empreiteiro diz que isso não é muito habitual numa obra desta grandeza,tendo em conta que existe também um empreendedor imobiliário envolvido ( que me vendeu o terreno com projecto aprovado ) que vai acompanhar a obra. Qual a vossa opinião?

    Uma outra questão, sendo eu o dono do obra, no caso de acontecer algum acidente no decurso da obra, ( alguem se magoar, um desabamento..não sei ) eu sou o responsável por isso?


    obrigado
  1.  # 2

    Você é legalmente o Dono de obra? Isto é já está tudo em seu nome ou ainda no nome do promotor imobiliário?
  2.  # 3

    Deve nomear alguém: quando for requerer a licença de construção vai ter de nomear o responsável pela fiscalização e não precisa do acordo do empreiteiro - nem sequer deve ter a mínima relação com o empreiteiro, a fiscalização é paga por si para defender os seus interesses.
    Terá também de nomear um responsável pela higiene e segurança em obra.
    • Myzer
    • 29 fevereiro 2012

     # 4

    Eu sou o dono de obra, o responsável pela fiscalização da obra, é o empreendedor imobiliário, que no caso é proprietário de um loteamento, que já foi projectado, este empreendedor imobiliário está a vender uns lotes de terreno com projecto aprovado. Portanto, todas as casas do loteamento estão sujeitas a um projecto semelhante, fiscalizado pelo empreendedor imobiliário, que contrata juntamente cmg, um empreiteiro, para construir a casa. Empreiteiro esse que será o mesmo para todo o loteamento, eu no caso compro o terreno, e depois faço um contrato de construção com 3 intervenientes, eu (dono de obra), o empreendedor imobiliario ( fiscalizador tb) e o empreiteiro ( nomeado pelo empreendedor imobiliario que me vende o terreno!)

    A questao aqui é que quem vai fiscalizar a obra ( o empreendedor imobiliario), tem alguma relação já com o empreiteiro. dai que possa ter interesse eu definir mais alguém!

    E é este empreendedor imobiliário que vai meter o pedido de licença de construção na camara.
  3.  # 5

    Mas afinal quem é o dono da obra perante a Câmara?
    • Myzer
    • 29 fevereiro 2012

     # 6

    Eu...
  4.  # 7

    E o promotor é que vai apresentar o pedido de licença? Há qualquer coisa que não bate certo.
    • Myzer
    • 29 fevereiro 2012

     # 8

    isto é um contrato como outro qualquer, mas neste caso existe um empreendedor imobiliário , além de mim e o empreiteiro. Simplesmente o que ta definido é que é esse empreendedor que fiscaliza a obra. Aquilo é um loteamento, algo tipo uma urbanização de moradias, em que há um projecto comum para todas as casas, projecto esse a ser promovido/vendido pelo empreendedor imobiliário, que vende os lotes individuais, e dps de vender o lote de terreno, faz um contrato com um empreeiteiro para a construção, juntamente com o dono de obra.
    • Myzer
    • 29 fevereiro 2012

     # 9

    Sim, porque ele vende-me o terreno com projecto aprovado!
  5.  # 10

    Simplesmente o que ta definido é que é esse empreendedor que fiscaliza a obra

    Mas definido por quem? Quem define é a lei e essa diz que é sua prerrogativa nomear perante a Câmara o responsável pela fiscalização - até porque é da sua responsabilidade a despesa que implica.

    dps de vender o lote de terreno, faz um contrato com um empreiteiro para a construção, juntamente com o dono de obra.

    Sem fazer juízos sobre as pessoas ou empresas, acho isso inadmissível e potencialmente perigoso para si. Nomeie a fiscalização da SUA confiança, de preferência alguém que nem sequer conheça o empreiteiro.

    Sim, porque ele vende-me o terreno com projecto aprovado!

    Se o terreno já é seu isso é irrelevante.
    • Myzer
    • 29 fevereiro 2012

     # 11

    Mas depois como é que o empreendedor imobiliário, garante que todos cumprem com o projecto que ta definido para o loteamento? Caso eu defina outra pessoa para fiscalizar a obra...
  6.  # 12

    A responsabilidade por construir de acordo com o projecto é do empreiteiro, do director técnico da obra (nomeado pelo empreiteiro e despesa dele), e do director de fiscalização - nomeado e pago pelo dono da obra. Isto é o que diz a lei e é válido para cada uma das obras desse loteamento.
    Concordam com este comentário: Constr josé S.Paulo
    • Myzer
    • 29 fevereiro 2012

     # 13

    É que imagine, que alguém se lembra de fazer uma casa amarela, outro faz vermelha...percebe? Eu inclusivamente, poderia até mudar o projecto assim sendo...o que me impediria de fazer isso? Tendo em conta que o terreno me é vendido...

    Eu concordo consigo, quando diz que devo escolher outro fiscalizador para a obra...( e é mesmo isso que pretendo fazer )...mas estou a colocar-me um pouco do lado do empreendedor imobiliário..para eu tentar perceber o que posso fazer, para dar a volta a isto.
  7.  # 14

    poderia até mudar o projecto assim sendo...o que me impediria de fazer isso?

    O director de obra, a fiscalização e o bom senso que diz que não deve promover alterações que não sejam permitidas sob pena de multa, embargo da obra e reposição da legalidade.

    ...mas estou a colocar-me um pouco do lado do empreendedor imobiliário..para eu tentar perceber o que posso fazer, para dar a volta a isto.

    Sinceramente? Acho que quem está a levar uma volta é o Myzer - acho essa insistência do empreendedor e a ligação ao empreiteiro muito suspeita, mas o risco é seu - e grande que ele é.
    Concordam com este comentário: zedasilva, ddgvcpt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Myzer
    • Myzer
    • 29 fevereiro 2012

     # 15

    Ok! Obrigado! Parece-me que estou aqui a confundir um pouco os papéis do empreendedor imobiliário.

    Vou tentar arranjar alguém para me fiscalizar a obra!
  8.  # 16

    Para além de estar a confundir um pouco as responsabilidades de cada um parece que há alguém que se está a tentar aproveitar disso.
    • Myzer
    • 29 fevereiro 2012

     # 17

    Já agora não conhece alguém que me possa fazer isso?? Que seja da zona norte!
  9.  # 18

    A zona norte é muito grande, diga o concelho e pode ser que apareça um interessado.
    • Myzer
    • 29 fevereiro 2012

     # 19

    Braga, Famalicão, Santo Tirso...nessa zona!
  10.  # 20

    Myzer, não vá em cantigas se e o dono de obra e sua responsabilidade e interesse nomear um fiscal de obra da sua confiança. O papel deste interveniente e defender os seus interesses e assegurar que a obra e feita conforme definido em projecto e de acordo com as melhores pratica de contrucao civil. Essa e a razão pela qual não deve ter nada a ver com o promotor imobiliário e ainda menos com o empreiteiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Myzer
 
0.0174 seg. NEW