Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Confesso que o meu namorado é que esta mais dentro desse assunto, mas informa mo-nos bastante e sei que é possível conseguir um bom isolamento somente com o vidro, é claro que o estore também é um elemento muito importante no isolamento, mas estou confiante que se colocarmos um bom vidro e um blackout interior conseguiremos um ambiente agradável dentro da casa. Embora não esteja directamente relacionado com o tema da discussão, informo-o que a casa será construída através do método de Nudura, não sei se conhece, mas revela a nossa preocupação com o bom isolamento da casa.

Cris
  2.  # 22

Quero dizer que uma protecção interior praticamente não faz protecção térmica, ao contrário da exterior. A não ser que tenha um enquadramento muito favorável - orientação, grandes palas, etc. - nem o melhor vidro do mundo (passe o exagero) vai impedir que o conforto térmico tenha custos agravados.
    Devo dizer que nem todos partilharão esta opinião, mas é a minha e tenho-a por bem sustentada.
    Concordam com este comentário: electrao, Rui A. B., Expat, fernandoFerreira
  3.  # 23

... não sei se conhece, mas revela a nossa preocupação com o bom isolamento da casa.

Só conheço da net, mas percebo o sistema. Acredito na vossa preocupação mas não acredito na ausência de protecção exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: krisjordao
  4.  # 24

Acrescento a este assunto que não sinto que a falta de estores exteriores aumente de forma significativa as perdas térmicas (tenho vidros Planitherm). Pelo contrário, os grandes envidraçados permitem, num inverno solarengo como tem sido este, ter a casa a uma temperatura muito agradável. No nosso quarto, que é virado a sul, prescindimos do aquecimento praticamente o inverno todo e tem-se estado bem.
    A questão é mesmo o aquecimento de verão, como disse, a instalação de "brise soleil" está adiada apenas devido à falta de recursos financeiros.
    Os vizinhos da frente têm "brise soleil" e comportam-se bem, apesar de estarmos numa encosta muitíssimo batida pelo vento - posso dizer que já houve noites em que não dormi nada com o barulho do vento e vi, distintamente, os vidros a curvarem para dentro -´chega a ser assustador!
    Para assegurar que os quartos ficam sem luz, terão de recorrer a um sistema de blackout a correr em calhas - fica mesmo às escuras (nós temos mas nunca os fechamos completamente, não gostamos).
  5.  # 25

Pois, concordo com a becas. Na minha zona também há muito sol de inverno apesar de temperaturas baixas e o Verão não é muito quente. Por isso, a ausência de extores exteriores vai beneficiar a entrada de sol e de Verão não preciso deles porque as temperaturas não são altas.
  6.  # 26

Já agora, a casa será toda revestida a pladur, e o empreiteiro que o vai colocar surgiu agora com a pergunta se pretendo cobrir a parte superior dos estores com o tecto falso, dizem que se esta a usar mais. Qual é a vossa opinião? Ficara mais bonito?
  7.  # 27

Colocado por: Ana Brása ausência de extores exteriores vai beneficiar a entrada de sol

A ausência de estores não beneficiam a entrada de sol, os estores podem deixar passar a luz toda quando o desejar. Os estores por fora servem precisamente para bloquear o sol quando é preciso, e talvez bloquear algum vento e frio à noite. Certo?
  8.  # 28

Por isso, a ausência de extores exteriores vai beneficiar a entrada de sol e de Verão não preciso deles porque as temperaturas não são altas.

Sem querer ser desagradável diria que a vantagem da protecção exterior é precisamente essa: abre e fecha quando necessário. A protecção interior tem o defeito de não impedir o aquecimento do interior no verão.
    Concordam com este comentário: electrao, fernandoFerreira
  9.  # 29

pois, eu não preciso de impedir o aquecimento no verão, pois o Verão na minha zona tem temperaturas baixas, aguento-as muito bem. Daí entender que não preciso de estores exteriores para me proteger do calor.
    Relativamente ao frio da noite, acredito que os estores exteriores protegessem mais que os interiores, mas achei que na arq da minha casa os estores exteriores ficavam muito mas muito mal. E dependerá da tipo/qualidade de vidro colocado.
  10.  # 30

Protecção solar pelo exterior é recomendada pelas razões acima referidas.

Faça uma "caixa" de modo esconder o estore quando todo recolhido.

Veja o exemplo da minha janela. a lâmina está toda recolhida.
      IMG_0312_small.jpg
  11.  # 31

Colocado por: krisjordaoJá agora, a casa será toda revestida a pladur,

Agora é que provavelmente estragou tudo... aconselho-a a ir falar com o projectista de Térmica.
    com pladur existe grande probabilidade de ir ter inércia Térmica Fraca, e sem estores exteriores não vai conseguir cumprir o requisito mínimo do factor solar máximo (RCCTE).
    se o seu projecto é posterior a 1 de julho de 2008, vai precisar de certificação energética para ter licença de utilização, e sem cumprir todos os requisitos do RCCTE, não vai conseguir a certificação (pelo menos não devia)...
  12.  # 32

O projecto já foi á Camara e veio aprovado ;)
  13.  # 33

ok. um dia ainda vai dizer... " aquele gajo tinha razão"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: krisjordao, Ana Brás
  14.  # 34

Gugas,

Os estores da sua janela são exteriores, não é??
    Obg
  15.  # 35

Pois fernandoFerreira. Se calhar mas olhe agora já está. Também não deve ser uma situação irreversível, caso venha a mudar de ideias. Agradeço ideias de estores interiores que cumpram uma dupla função privacidade e decoração...
    Obg
    Ana
    Concordam com este comentário: krisjordao
  16.  # 36

Colocado por: Ana BrásGugas,

Os estores da sua janela são exteriores, não é??
    Obg

Certissímo. Lâminas orientáveis
  17.  # 37

Colocado por: Ana BrásPois fernandoFerreira. Se calhar mas olhe agora já está. Também não deve ser uma situação irreversível, caso venha a mudar de ideias. Agradeço ideias de estores interiores que cumpram uma dupla função privacidade e decoração...
    Obg
    Ana
    Concordam com este comentário:krisjordao
    Discordam deste comentário:gugas

Eu concordo que no interior deve ser essa a função mas acredito que se vai arrepender de não colocar nada no exterior.. Ah, e se algum iluminado lhe disser que os estore interior resolve o problema de controlar de certo modo a radiação que entra e lhe vai aquecer a casa, é treta...
  18.  # 38

Pois, mas para mim exteriores estão fora de hipótese. Vou colocar interiores em envidraçados grandes (um deles com 4 m)
    Tem alguma dica que me possa dar? Que evitem a passagem de luz e que ao mesmo tempo cumpram a função decorativa.
    obg
  19.  # 39

Rolos então. Deixe uma sanca no tecto falso para quando tiverem todos recolhidos não se ver nada.

Quanto mais simples melhor.

é o que quero por quando tive t€mpo..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Brás
  20.  # 40

Para tapar completamente a luz, blackouts a correr em calhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Brás

0.0258 seg. NEW