Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia caros colegas!

    Tenho uma duvida acerca da legalização de um edificio, que passo a explicar.

    Sou presidente de uma associação cultural , desportiva e recreativa da minha terra, e como qualquer associação necessitamos de ter uma sede.
    Em 1998 arrancamos com a obra, como não tinha-mos dinheiro, nem ajudas por parte de outra entidades nomeadamente da camara municipal fomos fazendo a obra conforme existia dinheiro, proveniente das festas anuais. so no ano passado que conseguimos terminar as obras. terminadas as obras fui a camara para legalizar o edificio, foi-me pedido um projecto de alterações e disseram-me que deveria fazer um ensaio acustico que era necessario e me iriam pedir na entrega dos documentos.
    eu fiz o acustico, fui a camara municipal e agora nao me passam a licença de utilização porque o vereador diz que o acustico foi feito em janeiro de 2011 e o livro de obra foi fechado em outubro de 2011. por esta situação de as datas nao coincidirem nao me passam o documento. Existe alguma maneira de dar volta a este assunto? agradecia toda a ajuda
    Um abraço
    Nuno Guia
  2.  # 2

    Pede a quem lhe fez o ensaio acustico... para ir ao local mais uma vez.
    E em que data foi pedida a licença de utilização?

    PS: a obra é fechada no livro de obra em Outubro.. portanto a data do ensaio tem sempre de ser posterior...
    Concordam com este comentário: ArqCastro
  3.  # 3

    O ensaio acustico foi feito em janeiro assim que na camara me disseram que era preciso. o livro de obra so foi fechado em outubro.
  4.  # 4

    a licença foi pedida em janeiro deste ano assim que o engenheiro me fechou o livro de obra
  5.  # 5

    E o ensaio foi feito com a obra concluida?

    PS: o pior que pode ter de fazer, é mandar elaborar (e pagar) novo ensaio.
    Em alternativa falar com o tecnico que efectuou o ensaio para verificar se as condições do ensaio inicial se mantêm e eventualmente, entregar o mesmo relatório, mas com data posterior ao fecho do livro.
  6.  # 6

    Sim o ensaio foi feito com a obra concluida, desde essa data que nao foram elaboradas mais obras no edificio.
  7.  # 7

    ... e era possivel o director técnico da obra ter dado a obra por concluida em Janeiro? ou tinha que manter uma calendarização do decorrer de obra "forjada" até outubro?
  8.  # 8

    Terá de ser elaborado um novo ensaio acústico com data posterior à do fecho do livro de obra.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  9.  # 9

    Colocado por: adarqTerá de ser elaborado um novo ensaio acústico com data posterior à do fecho do livro de obra.

    Não concordo. Fiz muitas obras, em que o ensaio acústico foi feito antes de a obra estar terminada. Qual é o problema do ensaio ser feito antes de estarem aplicados o móveis de cozinha, as pinturas, as louças sanitárias....etc??
  10.  # 10

    Uma coisa é o ensaio acústico, outra é o projecto de verificação acustica.

    Quem diz ao Picareta que neste caso existiam os vãos envidraçados?
  11.  # 11

    Colocado por: adarqUma coisa é o ensaio acústico, outra é o projecto de verificação acustica.

    Qual é a diferença?
  12.  # 12

    A diferença é que o ensaio acústico é elaborado através de equipamentos que avaliam o som no local e através do registo desses aparelhos é elaborado um relatório acústico.
    O projecto de verificação acústica é instruido na fase de licenciamento onde compreende o cumprimento da legislação.
  13.  # 13

    Colocado por: adarqA diferença é que o ensaio acústico é elaborado através de equipamentos que avaliam o som no local e através do registo desses aparelhos é elaborado um relatório acústico.
    O projecto de verificação acústica é instruido na fase de licenciamento onde compreende o cumprimento da legislação.

    OK. Aqui estamos a falar do ensaio acústico, e no relatório, deve ser mencionado o estado em que está a obra, principalmente os trabalhos que influenciam os resultados dos ensaios, e ninguém faz ensaios acústicos, sem os pavimentos, vãos exteriores, etc., mas a obra não precisa de estar concluída.
  14.  # 14

    Não precisa, mas convém que esteja com condições minimas de utilização. Isto se quiser obter um melhor resultado.Normalmente depois da obra finalizada é que entra esta fase.
  15.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Não concordo. Fiz muitas obras, em que o ensaio acústico foi feito antes de a obra estar terminada. Qual é o problema do ensaio ser feito antes de estarem aplicados o móveis de cozinha, as pinturas, as louças sanitárias....etc??


    Por acaso, tem influencia...
    A existência de móveis, cortinados, tapetes, etc.... quando têm de ser verificados os parametros relativos à reveberação (depende do uso do edificio).... por exemplo em salas de refeição, ou salas de trabalho/ escritorios com volume superior a 100m3, nas circulações, etc...

    Ou até os parametros relativos à transmissão marginal (reprecussão nas medições a sons aéreos e de percurssão), se por exemplo ainda não tiverem sido aplicados os revestimentos finais, por exemplo no caso de pavimentos resilientes . pavimento continuo em vinilico, linoleo, etc...
  16.  # 16

    Caros amigos!
    antes de mais obrigado pelo esclarecimento.
    E assim o edificio quando foi feito o ensaio acustico ja tinha tudo, um bar, sala de jogos, cadeiras, mesas, ja era um edificio funcional ha pelo menos 2 anos. O ensaio foi feito com todos os os componentes de um bar, bebidas nas prateleiras, mesas e cadeiras distribuidas pelos respectivos locais, tal e qual como esta neste preciso momento. Na minha opiniao se fizesse um novo ensaio acustico teria precisamente os mesmos valores sem tirar nem pôr. Agora se o problema e so mesmo a data ser anterior ao fecho do livro de obra, nao vejo qual a razao que tenha de repetir o ensaio. Se tiver de refazer o ensaio farei com certeza, mas nao acho necessario. O que eu queria saber e se tem de se fazer mesmo o ensaio pós fecho do livro ou posso fazer antes.
    Obrigado
  17.  # 17

    Nuno,

    Então peça a quem fez o ensaio para lhe fornecer uma colecção actualizada e com a data deste ano.


    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  18.  # 18

    E nao vou ter problemas?.
  19.  # 19

    Problemas com o que?

    Consulte o técnico que elaborou o ensaio acústico. Pelo que refere e se não foram feitas alterações após o ensaio, se fizer um novo obterá os mesmos resultados.
  20.  # 20

    Colocado por: NunoGuiaO que eu queria saber e se tem de se fazer mesmo o ensaio pós fecho do livro ou posso fazer antes.

    Não.

    Colocado por: NunoGuiadisseram-me que deveria fazer um ensaio acustico que era necessario e me iriam pedir na entrega dos documentos.

    Disseram-lhe!!.....peça a licença, entregue os documentos necessários, e aguarde que lhe peçam os ensaios....POR ESCRITO.

    Colocado por: NunoGuianao me passam a licença de utilização porque o vereador diz que o acustico foi feito em janeiro de 2011

    Lá está..."o vereador diz"...ele que escreva.
 
0.0181 seg. NEW