Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Primeiramente já pesquisei no fórum relativamente à reconstrução de uma moradia velha, já obtive boas ideias mas relativamente à casa em questão (da qual anexo fotos) trata-se de uma moradia rústica em pedra, situada em São Miguel/Açores. O objectivo seria recuperar a mesma realizando praticamente o trabalho por minha conta, sendo uma reconstrução não necessita de licença, logo não tenho prazos para cumprir e poderei ir efectuando as obras à medida da disponibilidade tempo/€€€€. Podem dizer que é complicado mas sempre tive jeito para trabalhos manuais. Por isso recorro mais em termos de apoio sobre ideias de reconstrução de forma a isolar bem a moradia mas ao mesmo tempo manter, pelo menos exteriormente a aparência das pedras.
    Posso dizer que a estrutura da moradia mantêm-se sólida não possuindo tecto. Além das fotos irei adicionar um esboço da mesma.
    Agradeço em especial ideias de forma a manter a aparencia antiga mas com conforto moderno.
      fachada Oeste.JPG
      fachada Este.JPG
      fachada sul.JPG
      paredes interiores.JPG
      Fachada Oeste 2.JPG
    • P+V
    • 6 março 2012

     # 2

    Colocado por: theuniquejedisendo uma reconstrução não necessita de licença
    mais um...
    Concordam com este comentário: Ferraz Oliveira
  2.  # 3

    Colocado por: P+Vmais um...

    De acordo com o RJUE o DL 555/99 de 16 de Dezembro na sua versão de 30 de marco de 2010 no seu artigo nº 6 nº 1 alínea b) uma obra de alteração no interior de edifícios e que não impliquem modificações na estrutura de estabilidade, das cérceas, na forma das fachadas, telhados e coberturas estão isentas de controlo prévio.
    Acho eu que isso significa que não preciso de apresentar projecto. A única coisa que tenho que fazer é informar a camara municipal de acordo com o artigo 80-A do mesmo diploma. Corrijam-me se estiver errado, foi para isso que iniciei a discussão.
  3.  # 4

    como vai fazer a laje do piso 1?
    Que tipo de estrutura vai conceber para a cobertura?
    Está a ver como já está a alterar a estrutura da casa?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    • P+V
    • 6 março 2012 editado

     # 5

    Colocado por: theuniquejediCorrijam-me se estiver errado, foi para isso que iniciei a discussão.
    não me cite a literatura, que não vale a pena. O que tem aí é uma "obras de edificação - reconstrução". Qualquer outra interpretação é wishful thinking ou má fé....
  4.  # 6

    Colocado por: adarqcomo vai fazer a laje do piso 1?
    Que tipo de estrutura vai conceber para a cobertura?
    Está a ver como já está a alterar a estrutura da casa?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]


    Se mantiver a laje em madeira, como era no passado, não estou modificando a estrutura?, a cobertura será efectuada mantendo a forma original (forma essa que desconheço pois quando adquirimos a casa já não tinha telhado). mas é fácil saber e respeitar essas formas.
  5.  # 7

    Colocado por: P+Vnão me cite a literatura, que não vale a pena. O que tem aí é uma"obras de edificação - reconstrução". Qualquer outra interpretação éwishful thinkingou má fé....

    O artigo nº2 do RJUE define reconstrução e não vou demolir para construir, não vou mudar as fachadas, cérceas ou números de pisos. Vou conservar a casa e colocar-lhe um telhado.
    Estou a ser teimoso nesse assunto pois pretendo recuperar a moradia sem ser necessário as burocracias actuais.
    • P+V
    • 6 março 2012

     # 8

    Colocado por: theuniquejediEstou a ser teimoso nesse assunto pois pretendo recuperar a moradia sem ser necessário as burocracias
    Lá está, má fé. Não adianta perder mais tempo.
  6.  # 9

    Colocado por: P+VLá está, má fé. Não adianta perder mais tempo.

    Não vou ser teimoso, pois o que pretendo são dicas para a reconstrução?/recuperação?. Se será reconstrução ou outra obra que não carece de licenciamento irei questionar na câmara municipal da minha zona, não se preocupem, não vou cometer ilegalidades.
    Quero com isso obter pontos de vista para tornar a moradia segura/ confortável mantendo as características antigas.
  7.  # 10

    Colocado por: P+VNão vou ser teimoso, pois o que pretendo são dicas para a reconstrução?/recuperação?. Se será reconstrução ou outra obra que não carece de licenciamento irei questionar na câmara municipal da minha zona, não se preocupem, não vou cometer ilegalidades.
    Quero com isso obter pontos de vista para tornar a moradia segura/ confortável mantendo as características antigas.


    se é isso que pretende, é mandar fazer os projectos necessários (betão; termico; acustico; gás; etc...) e cumpri-los
  8.  # 11

    @theuniquejedi

    Só pergunto uma coisa: você possui habilitações legais para fazer a obra?
  9.  # 12

    realmente...o homem pede dicas voces só lhe dao na cabeça

    se o homem já disse que se informar na camara da sua zona, vamos entao ajuda-lo.

    nao vamos entrar nessa lenga lenga, do cumprir ou deixar de cumprir, porque todos temos telhados de vidro.

    boa sorte para sua obra, e se for feito por si, mais valor lhe dou.
  10.  # 13

    Colocado por: Zegatorealmente...o homem pede dicas voces só lhe dao na cabeça

    É por não se fazerem as coisas como deve ser Zegato que depois a culpa morre solteira. (opinião pessoal e sem nada contra si)
  11.  # 14

    É nestas questões que me divido. Claro que não posso dizer outra coisa a não ser que o theuniquejedi (a sério, é o unico?) deve agir em conformidade com a legislação mas acho absurdo que este tipo de obras não seja passível de autoconstrução com a observância de algumas regras ao nível da segurança, quer estrutural quer em obra durante a execução.
  12.  # 15

    claro concordo consigo...o que eu digo é cumprir cumprir cumprir,

    ora se o homem diz que se vai informar a sua camara municipal, segue-mos em frente, e quem quiser ajudar com umas dicas, de execuçao, decoraçao de interiores, isolamento ect..vamos ajudar o homem.

    agora isto é...brucacias

    Colocado por: fernandoFerreira

    se é isso que pretende, é mandar fazer os projectos necessários (betão; termico; acustico; gás; etc...) e cumpri-los


    ja por aqui vi muita gente a aconselhar o ETICS, mas nunca falam do projecto termico, muitos falam do isolamento pelo interior com boas performances acústicos, e nunca alertam para o projecto acustico. e neste pequeno poço de raspanetes morais, foi toda a gente a relembrar desses promenores
  13.  # 16

    Colocado por: j cardosoobservância de algumas regras ao nível da segurança, quer estrutural quer em obra durante a execução.

    É precisamente aqui que me estou a referir. Electricidade, estrutura, gás...

    Se for só ele a fazer sem contratar técnicos devidamente credenciados se calhar não é boa ideia.
    É que, se é o tipo de obra que me parece que é (estrutural), não é o mesmo que pintar uma parede da casa nova porque não se gosta da cor (e mesmo isso tem muito que se lhe diga...) ou colocar uma prateleira...

    Mas isso é a minha maneira de pensar...
  14.  # 17

    sim sim nesse nivel, ele que de o trabalho a bons profissionais, mas isso já nao é bricolage, penso que em termos de gás, apesar de ele poder fazer, nao recomendo, agora o termico o acustico vai em frente com a obra
  15.  # 18

    Colocado por: Zegatosim sim nesse nivel, ele que de o trabalho a bons profissionais, mas isso já nao é bricolage, penso que em termos de gás, apesar de ele poder fazer, nao recomendo, agora o termico o acustico vai em frente com a obra


    Pode ser que esteja errado, mas não me parece que seja isso que ele pretende fazer...
    Colocado por: theuniquejediO objectivo seria recuperar a mesma realizando praticamente o trabalho por minha conta
  16.  # 19

    Colocado por: theuniquejedisendo uma reconstrução não necessita de licença

    vai precisar de licença, pelo que vejo não tem estrutura de lajes, nem estrutura de telhado, isenção de licença seria restauro e recuperação interior sem mexidas em estrutura.
    Concordam com este comentário: marco1
  17.  # 20

    Este comentário provavelmente não lhe vai valer de grande coisa, mas de qualquer forma aqui fica:

    Andei com ideias semelhantes às suas (foi por isso que dei com o FC). Quanto aos licenciamentos - e sem querer entrar em polémicas - fui ao municipio da casa que estava interessado e falei com o arquitecto. Fui completamente franco e insistente e a resposta foi sempre a mesma: se vai manter a estrutura, leia-se, substituir telhado com barrotes em madeira pelo mesmo, manter cércea, areas, etc não é preciso projecto. A ideia clara foi: o município não está aqui para lhe complicar a vida, sobretudo no que se refere a uma reconstrução de um edificio degradado.

    No meu caso em particular armei-me em arquitecto (também tive a ajuda de alguns), peguei no google sketchup e desenhei o que queria. Pedi vários orçamentos, já a contar que muitas coisas iam ser feitas por mim.

    No meu caso em particular, a conta saiu bem mais alta do planeava. Continuava a ser um óptimo negócio, tirando o pormenor de ir passar os fins de semana dos próximos anos a trabalhar num projecto de casa.

    A instabilidade profissional, associada à subida de spreads, fez-me desistir da ideia.

    Sugiro-lhe que faça o mesmo exercício que eu fiz. Faça uma avaliação honesta do que pretende e peça orçamentos para esses trabalhos. Por muito jeito que tenha para trabalhos manuais, há sempre coisas que vai ter de delegar. Seja realista, nestas coisas sabemos que a tendência é sempre sair mais caro e nunca mais barato.

    Boa sorte para o projecto! Se sentir desânimo, passe pelo tópico do speedster, é um fonte de inspiração para projectos de remodelação low-cost!
 
0.0198 seg. NEW