Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Deram-me a informação que a execução de uma betonilha de cobertura com granulado de borracha (ou cortiça, ou eps granulado) ajuda a reduzir o efeito de dilatação térmica e assim a minimizar o fraccionamento da mesma (tendo sempre presente a necessidade de juntas de dilatação/fracionamento da laje). Para além deste efeito tb teremos algum isolamento térmico e acustico.
    Algum comentário sobre esta informação?

Encontrei num site comercial português a seguinte informação:
    argamassa de betotilha leve: 1 saco de granulado (145lts) + 7 pás de areia de rio + 40Ks de cimento ou 2 sacos + 7 pás de areia + 80kgs de cimento

A aplicação em causa é a execução de uma betolhilha de cobertura a aplicar sobre xps (numa configuração de cobertura convencional) , com espessura entre 4 e 10cm (em função da zona da pendente), fracionamento a realizar a cada 5m (será muito?) e não armada (armar? como e com quê? malha sol, rede fv, fibras curtas??)

Agradeço a ajuda
  2.  # 2

Colocado por: rmoreiraDeram-me a informação que a execução de uma betonilha de cobertura com granulado de borracha (ou cortiça, ou eps granulado) ajuda a reduzir o efeito de dilatação térmica e assim a minimizar o fraccionamento da mesma (tendo sempre presente a necessidade de juntas de dilatação/fracionamento da laje). Para além deste efeito tb teremos algum isolamento térmico e acustico.
    Algum comentário sobre esta informação?

Encontrei num site comercial português a seguinte informação:
    argamassa de betotilha leve: 1 saco de granulado (145lts) + 7 pás de areia de rio + 40Ks de cimento ou 2 sacos + 7 pás de areia + 80kgs de cimento

A aplicação em causa é a execução de uma betolhilha de cobertura a aplicar sobre xps (numa configuração de cobertura convencional) , com espessura entre 4 e 10cm (em função da zona da pendente), fracionamento a realizar a cada 5m (será muito?) e não armada (armar? como e com quê? malha sol, rede fv, fibras curtas??)

Agradeço a ajuda

Que camadas está a colocar?
    Essa Betonilha com EPS é usada como camada de enchimento!
  3.  # 3

Eu conheço a camada de enchimento usando granulado de eps.
    Aqui a questão parece-me que é (pelo menos eu entendo efeito desta forma) : usar um agregado de alguma forma deformável/elástico (o que informaram era granulado de cortiça ou de borracha) para minorar a expansão/contracção térmica de cada pano da betonilha. Estamos a falar da betonilha de cobertura (que posteriormente será revestida por membrana líquida) (note-se que estamos a falar de uma cobertura convencional...não a invertida...composta por 1- laje estrutural / 2-tela de PEBD (plastico preto) como barreira para vapor/3-XPS 300 12cm/4-betonilha com pendente (esta de que estamos a falar) / 5-membrana líquida armada.
  4.  # 4

rmoreira o betão aligeirado com granulado de EPS, usei na minha casa. Pode lá consultar (no meu tópico) as informações sobre isso. Até coloquei um vídeo do resultado final.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmoreira
  5.  # 5

Colocado por: rmoreiraEu conheço a camada de enchimento usando granulado de eps.
    Aqui a questão parece-me que é (pelo menos eu entendo efeito desta forma) : usar um agregado de alguma forma deformável/elástico (o que informaram era granulado de cortiça ou de borracha) para minorar a expansão/contracção térmica de cada pano da betonilha. Estamos a falar da betonilha de cobertura (que posteriormente será revestida por membrana líquida) (note-se que estamos a falar de uma cobertura convencional...não a invertida...composta por 1- laje estrutural / 2-tela de PEBD (plastico preto) como barreira para vapor/3-XPS 300 12cm/4-betonilha com pendente (esta de que estamos a falar) / 5-membrana líquida armada.

Falta uma regularização da laje(2cm)
    Acho que está bem isolada (mesmo não conhecendo a zona!)
    12 cm de XPS é usado em países como a Suíça onde faz mesmo frio!
    Só acho a Impermeabilização Fraquinha!

Que membrana liquida estamos a falar? é uma pintura?
    Pode ficar exposta?
    Não vai estalar toda e começar a meter água?
  6.  # 6

é uma membrana líquida armada de base acrílica / ou poliuretano (em princípio da ENKE:respetivamente enkril e enkapur). Para já tenho boa impressão desta solução.
    Pode ficar à vista.

Aproveito ainda para adicionar esta questão sobre a mesma cobertura: já alguém usou aquelas relas de isolamento reflectivo? Qual a eficiência em termos práticos? O custo da mesma corresponde mais ou menos a 2cm de xps.
  7.  # 7

Colocado por: rmoreiramembrana líquida armada de base acrílica

Não lhe aconselho esta solução, até porque a base é porosa (bertonilha Eps)!

E com a variação de temperaturas que existe no nosso pais isso vai estalar tudo e depois não tem mais nada que pare a água!
  8.  # 8

Colocado por: rmoreiraAproveito ainda para adicionar esta questão sobre a mesma cobertura: já alguém usou aquelas relas de isolamento reflectivo? Qual a eficiência em termos práticos?

tenho duvidas quanto à eficácia desse isolamento. no seu caso em concreto quase de certeza que não vai fazer nada. esse isolamento não é para ficar comprimido em pavimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmoreira
  9.  # 9

Ok. Quanto à aplicação de granulado de borracha na argamassa da betonilha para reduzir fracionamento?
    Alguém confirma ou dá alguma dica sobre esta possibilidade?
    Usaram esta solução no terraço de um amigo para reduzir os problemas de dilatação térmica da betonilha (e ao mesmo tempo proporcionar isolamento térmico...embora esta função não seja um requisito na minha aplicação). Gostava de saber se efectivamente a presença destas particulas (tb pode ser aplicado granulado de cortiça expandida para o mesmo efeito) poderá ajudar a melhorar a estabilidade da betonilha reduzindo de alguma forma as tensões internas geradas pela dilatação/contracção térmica.
  10.  # 10

Colocado por: rmoreiraOk. Quanto à aplicação de granulado de borracha na argamassa da betonilha para reduzir fracionamento?
    Alguém confirma ou dá alguma dica sobre esta possibilidade?
    Usaram esta solução no terraço de um amigo para reduzir os problemas de dilatação térmica da betonilha (e ao mesmo tempo proporcionar isolamento térmico...embora esta função não seja um requisito na minha aplicação). Gostava de saber se efectivamente a presença destas particulas (tb pode ser aplicado granulado de cortiça expandida para o mesmo efeito) poderá ajudar a melhorar a estabilidade da betonilha reduzindo de alguma forma as tensões internas geradas pela dilatação/contracção térmica.

O Isolamento Térmico deve ser colocado sobre a Camada de Forma ..... logo as questões que coloca não são relevantes, já que a betonilha estará protegida das variações térmicas!
  11.  # 11

Eu falo é da betonilha /laje que leva por cima do xps (recordo que se trata de uma cobertura convencional (não invertida).
  12.  # 12

Tradicional ou Invertida a Camada de Forma (betonilha) é a primeira camada sobre a laje!!

O XPS é por cima seja em Tradicional ou em Invertida!
  13.  # 13

Bem, eu estava a pensar usar o proprio xps para criar a pendente (placas de 2cm em escada para vencer a pendente necessária). Qual a razão para obrigar à camada de forma sob o xps?

Independente da existência ou não dessa camada de forma, é preciso sempre a laje sobre o xps na cobertura não invertida ..e é sempre dessa que eu estou a falar (para o uso do granulado de borracha).
  14.  # 14

Colocado por: rmoreiraBem, eu estava a pensar usar o proprio xps para criar a pendente (placas de 2cm em escada para vencer a pendente necessária). Qual a razão para obrigar à camada de forma sob o xps?

Amigo,é simples!Não Invente!

Tradicional ou Convencional (como lhe queira chamar!):
    - Laje
    - Camada Forma (granulado, borracha, eps).... um qualquer serve!
    - Regularização (2cm)
    - XPS
    - Betonilha Armada
    - Telas (Betuminosa ou PVC)
    - Betonilha ( para proteger as telas)
    - Pavimento final
  15.  # 15

Caro JoãoA,

agradeço a ajuda. Eu não estou a tentar inventar...estou a tentar entender.
    A principal questão é que não quero a solução "convencional" da cobertura invertida. Queria proteger o xps da água e fixa-lo na estrutura de forma a manter um monocasco em xps na construção (xps da cobertura ligado ao xps do ETICS (vulgo "capoto").
    Assim parece-me que a cobertura convencional ou tradicional (não invertida) será a solução.
    A descrição de sistema de cobertura que apresenta é a que se usa convenientemente em coberturas transitáveis (o que não é o meu caso). Assim, estou com algumas questões, e se me puderem ajudar a tentar entender agradecia:

- a barreira de vapor antes do XPS é ponto assente e essa já está entendida;
    - a necessidade da camada de forma antes do xps (e obviamente antes da barreira de vapor) ainda não "encaixei". Terá alguma a haver com a eventual condensação por debaixo ou por cima da barreira de vapor?
    - a existência de uma betonilha de remate sobre o xps parece-me ser uma necessidade para as impermeabilizações que requeiram suporte (telas asfalticas, ou no meu caso, membranas liquidas armadas). Na eventualidade de usar uma tela de pvc tipo liner das piscinas poder-se-ia abdicar da referida lage(betonilha) de remate?
    - consoante a forma de impermeabilização poder-se-ia arranjar aqui uma solução mista: p.ex. no caso da membrana liquida que aceite a exposição, fica com esta como última camada; mas, se optasse por telas asfalticas ou tela de pvc poderia rematar a sistema como uma cobertura invertida: cobrir a tela com geotextil + xps 2cm + godo ou geotextil grosso (ou em várias camadas) + godo (nota: neste caso o geotextil grosso ou o geotextil com 2cm de xps serve exclusivamente para proteção à perfuração da impermeabilização pelo godo).

Nota final: embora as questões das infiltrações me "pelem que se farta" estou mais ou menos tranquilo já que a lage em questão (maciça , 25 a 35 cm, c30/37) tem aguentado muito bem 20 cm de água estagnada sobre ela (da chuva...quando a houve :) ), mantendo a face interior completamente seca. Mas isto obviamente é apenas uma tranquilidade aparente...já sei!

Agradeço todos os comentários.

0.0179 seg. NEW