Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Tenho um terreno onde queria fazer um poço ou um furo para ter água para rega de umas árvores e pouco mais.

    À primeira vista o terreno tem água não muito profunda (tem la um local com bambu e juncos), e isso costuma ser sinal de água à superfície, ou perto.
    Estive a ler os comentários aqui no fórum sobre furos (sobre poços há muito pouco). Os preços dos furos e respectivo sistema de extracção assustaram-me.
    Se houver água não muito funda compensa mais fazer um poço de 5-8 metros, manilhado, ou mesmo assim, é melhor furo?
    É que com um poço manilhado posso colocar lá um simples motor de rega a petróleo ou mesmo um eléctrico sem grandes complicações e ficará bem mais barato que um sistema de furo (suponho eu).

    Alguma opinião que possa ajudar?
    Obrigado
    • w.w
    • 14 março 2012

     # 2

    Colocado por: manéliiÉ que com um poço manilhado posso colocar lá um simples motor de rega a petróleo ou mesmo um eléctrico sem grandes complicações e ficará bem mais barato que um sistema de furo (suponho eu).

    exacto!!
  2.  # 3

    Interessante... Tenho de equacionar fazer um poço em vez de um furo se o preço for diferente. Alguem tem ideia de valores?
  3.  # 4

    Bom Dia

    Alguem que saiba valores de fazer um furo ou poço na zona de cantanhede? Acham que compensa para quem paga de água uma média de 80€ por mes?

    Cmpts
  4.  # 5

    Colocado por: Sérgio34Bom Dia

    Alguem que saiba valores de fazer um furo ou poço na zona de cantanhede? Acham que compensa para quem paga de água uma média de 80€ por mes?

    Cmpts


    depois de fazer o furo, em vez de gastar 80euros por mês em agua, poderá é passar a gastar 80 euros por mês em electricidade.
    Se compensa? depende do seu sistema de rega. Digo sistema de rega porque suponho que seja para regar.
  5.  # 6

    Somos 5 pessoas a tomar banho diariamente e rega para um jardim com cerca de 150 m2.
  6.  # 7

    preços para furos rondam os 35 aerios por metro de profundidade.... depende do tipo de solo...
    depois uns 1500 euros pra bomba ....
    são valores aproximados.... só para uma primeira abordagem
  7.  # 8

    aproveito o topico para colocar uma questão, um poço pequeno para rega de jardim requer licenciamento?
    estava a pensar fazer um poço num terreno por ser uma opção mais economica e a agua ser apenas para rega do jardim

    partindo do principio que o local tem agua, qual a estimativa para um poço 10metros sem bombas, só manilhas e cobertura?
    qualquer empreiteiro faz um poço?
    • zeto
    • 2 agosto 2017 editado

     # 9

    Colocado por: Paulo Portoaproveito o topico para colocar uma questão, um poço pequeno para rega de jardim requer licenciamento?

    Sim, e a 100m não pode existir outro poço/furo
  8.  # 10

    Ups existe...
  9.  # 11

    Mas pensei que isso fosse só para furos:::
  10.  # 12

    Também pensei que essa limitação da distância se resumisse a furos... Um poço de 7 ou 8 metros de profundidade também tem de distar 100m de outro furo ou poço?
  11.  # 13

    Colocado por: zeto
    Sim, e a 100m não pode existir outro poço/furo


    Não pode existir outro poço/furo LEGAL.
    Se a menos de 100 metros existir um poço/furo ilegal ou não registado no ministério do ambiente, então pode fazer à vontade.

    99% dos poços e furos em Portugal não estão legalizados, portanto na maioria dos casos este problema dos 100m é facilmente ultrapassável.
  12.  # 14

    Colocado por: marcoaraujo

    Não pode existir outro poço/furo LEGAL.
    Se a menos de 100 metros existir um poço/furo ilegal ou não registado no ministério do ambiente, então pode fazer à vontade.

    99% dos poços e furos em Portugal não estão legalizados, portanto na maioria dos casos este problema dos 100m é facilmente ultrapassável.


    Os poços acredito facilemnte no que diz, quanto aos furos a percentagem de legalizados é bastante superior diria que grande parte dos furos estão legalizados.
    • LuB
    • 3 agosto 2017 editado

     # 15

    Não pode existir outro poço/furo LEGAL.
    Se a menos de 100 metros existir um poço/furo ilegal ou não registado no ministério do ambiente, então pode fazer à vontade.

    99% dos poços e furos em Portugal não estão legalizados, portanto na maioria dos casos este problema dos 100m é facilmente ultrapassável.

    Essa legislação deve ser recente, não?
    O que mais para aqui há são furos feitos sem essa preocupação legal. Nunca ouvi falar em multas por se fazerem furos
    Quanto a poços, eles são geralmente antigos, hoje pouca gente escava poços, que tb terão a sua despesa, digo eu... . Escavar, empedrar, cobrir, etc...

    Depois a água de um furo geralmente é bactereológicamente de confiança. Já a dos poços cuidado com ela.
    Se fizer furo mande instalar uma boa bomba e contrate alguém sério para lho fazer... Faz toda a diferença, porque há bombas que duram eternidades e outras que estouram em pouco tempo.
  13.  # 16

    A legislação não é assim tão recente mas tem vindo a ser atualizada. Basta consultar a ARH e afins.
  14.  # 17

    Colocado por: LuB
    Essa legislação deve ser recente, não?
    O que mais para aqui há são furos feitos sem essa preocupação legal. Nunca ouvi falar em multas por se fazerem furos
    Quanto a poços, eles são geralmente antigos, hoje pouca gente escava poços, que tb terão a sua despesa, digo eu... . Escavar, empedrar, cobrir, etc...

    Depois a água de um furo geralmente é bactereológicamente de confiança. Já a dos poços cuidado com ela.
    Se fizer furo mande instalar uma boa bomba e contrate alguém sério para lho fazer... Faz toda a diferença, porque há bombas que duram eternidades e outras que estouram em pouco tempo.


    Hj em dia é dificil encontrar uma empresa de furos que o faça sem a devida licença as multas são pesadas e são para a empresa e para o proprietario do trreno,

    Já os poços qualquer retro abre isso até aos 8 ou 9metros:)

    O problema dos poços são os furos e a seca extrema em que Portugal se encontra , com facilidade gasta o dinheiro e so tem agua durante um ano ou dois...
    • zeto
    • 3 agosto 2017

     # 18

    Quando furei o meu o vizinho ouviu a máquina a furar veio logo ver se tinha licença ou não para poder fazer tálvês uma acusa, tb com medo que eu lhe roubasse a àgua dele, tive foi azar, chegou
    lá perguntou a empresa do furo, se estava a furar legal, eles responderam-lhe "sim claro" ele virou costas e foi embora danado.😃😃😄
  15.  # 19

    Nesse caso existe alguma forma fácil de consultar o registo de furos e poços?
  16.  # 20

    apambiente.pt deve ter ou então terá de solicitar.
 
0.0197 seg. NEW