Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pois, já tenho lido aqui bastante acerca deste assunto e sinceramente, cada vez fico mais baralhado.
    As minhas dúvidas são muitas e procuro aqui algumas opiniões acerca dos utilizadores deste forum, quer sejam de técnicos ou de utilizadores dos sistemas que refiro.
    Em primeiro lugar, gostava de saber se de facto, em 2012, ou seja, no reembolso de IRS de 2013 não terei direito a nenhuma compensação financeira pelo investimento em energias renováveis ou se há forma de "ir buscar" alguns euros.

    A outra questão é em relação ao melhor investimento atual. Bomba de calor para AQS ou Paineis Solares?
    Tenho lido muito acerca dos consumos notáveis das bombas de calor, há quem jure a pés juntos que é preferível optar por bombas de calor do que por paineis, uma vez que o investimento é menor, os consumos mensais das ditas bombas serem muito baixos, os custos de manutenção praticamente não existirem e em termos de durabilidade a coisa ser quase a mesma. Bem... não conheço quem tenha bombas de calor.
    Como veem, as dúvidas são muitas,tb não sei se os paineis solares requerem muita manutenção e se essas manutenções esporádicas se tornam caras. Nem sei sequer qual a durabilidade de um painel solar...ou bomba de calor. Acerca dos paineis, há quem diga 20 anos, 17, 16, até 12. Já ouvi de tudo.
    Uma coisa é certa, quero ver se largo o gasóleo para AQS pois os meus consumos atuais andam a rondar os 50 euros mensais, sei que não é exurbitante mas... o gasóleo deve continuar a subir...

    Neste momento tenho alguns orçamentos em mãos, no entanto, tendo em conta que a conversa vai longa, apenas deixo um de uns paineis solares. Gostava tb que se possível, dessem a vossa opinião acerca do material, se acrescentavam alguma coisa para melhorar o sistema e se o preço é ou não um bom valor. O sistema de apoio será uma caldeira a gasóleo que julgo dizer-se "instantânea". Sou de braga e tenho ótima exposição solar, mas poucas certezas!

    1 Termoacumulador inox 300 lts 2 sepentinas
    2 Colector CS 25 R 2,57m RIELLO
    1 Kit suporte colector 45º RIELLO
    1 Kit Hidráulico duplo
    1 GLICOL 10KG
    1 Vaso Expansão Solar 12 lts
    1 Misturadora termostática R156
    1 Controlador SUN 2
    1 Purgador e passador Solar Giacomini
    1 Vaso Expansão aque/Sanitario 24 lts
    1 Grupo segurança vertical 3/4"
    1 Tubo e acessórios de ligação solar
    1 Mão-de-obra
    = 3300 euros

    Muito obrigado a todos e parabéns pelas excelentes participações/discussões no forum!
    • PASA
    • 20 março 2012

     # 2

    Cá para mim, termoacumulador + tarifa bi-horária...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergiopnep
    •  
      bcool
    • 20 março 2012

     # 3

    Colocado por: PASA + tarifa bi-horária...

    Que também vai terminar dentro de momentos!
    :)
    BC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergiopnep
    •  
      FD
    • 20 março 2012

     # 4

    Colocado por: sergiopnepEm primeiro lugar, gostava de saber se de facto, em 2012, ou seja, no reembolso de IRS de 2013 não terei direito a nenhuma compensação financeira pelo investimento em energias renováveis ou se há forma de "ir buscar" alguns euros.

    Acabou-se, não há forma nenhuma de ir buscar uns euros...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergiopnep
  2.  # 5

    Obrigado pelos comentários, pois...pelo que percebo, muita gente tem dúvidas acerca da melhor opção, a energia vai aumentar com certeza, ninguém sabe bem o que fazer nesta altura do campeonato.
    Há por aí técnicos ou pessoal que possua BC ou Paineis e que queira dar uma opinião? (custos mensais, etc...)
    E o orçamento que postei? É material no qual vale a pena investir?
    Obrigado
    •  
      FD
    • 20 março 2012

     # 6

    Colocado por: sergiopnepou pessoal que possua BC ou Paineis e que queira dar uma opinião? (custos mensais, etc...)

    https://forumdacasa.com/discussion/15194/diario-bomba-calor-aqs-90-litros/
    https://forumdacasa.com/discussion/20081/diario-da-minha-instalacao-de-paineis-solares/
  3.  # 7

    Os painéis também estão mais baratos que na altura dos incentivos ( porque será??)!!

    Eu continua a dizer : se tiver condições físicas para os ter: painéis Solares , este inverno praticamente nem liguei a caldeira de apoio, gastei cerca de 5kg de butano desde o natal de 2010!!!.
    Ok este ano não foi normal, mas mesmo assim gastei no ano anterior, uma bilha por ano.
    Não acredito que a BC consiga consumos semelhantes.

    Para apartamentos sem possibilidade de ter painéis: BC sem duvida!!

    Reparem que a decisão inclui também uma componente ecológica, visto que as diferenças de preços não são assim tão diferentes!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergiopnep
  4.  # 8

    Coletores Riello mt bons colectores são os mesmo que os Sk400 da Sonnenkraft, por esse preço esta muito bom!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergiopnep
    • eu
    • 21 março 2012 editado

     # 9

    (...) apagar
  5.  # 10

    esse preço é ja instalado no sitio?
  6.  # 11

    Colocado por: sergiopnepObrigado pelos comentários, pois...pelo que percebo, muita gente tem dúvidas acerca da melhor opção, a energia vai aumentar com certeza, ninguém sabe bem o que fazer nesta altura do campeonato.
    Há por aí técnicos ou pessoal que possua BC ou Paineis e que queira dar uma opinião? (custos mensais, etc...)
    E o orçamento que postei? É material no qual vale a pena investir?
    Obrigado


    Em primeiro lugar boa tarde,

    Relativamente às BC, por experiência própria, terá um gasto nunca superior a +/- 14 € mensais (no máximo) para aquecimento das AQS, sem ter necessidade de qualquer tipo de apoio suplementar para a produção das mesmas. De ressalvar que estes valores são dados de acordo com o preço actual da energia.

    Espero ter ajudado em alguma coisa.

    Cpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergiopnep
  7.  # 12

    Colocado por: Sergio Rodriguesesse preço é ja instalado no sitio?


    Sim, já colocados no telhado.

    Pois, lá está, continuamos com... Há quem defenda as BC e outros que defendem os paineis. E compreendo muito bem as posições. Se tivesse dinheiro com fartura não pensava tanto:) Estou a ficar doido.(sei que é muito complicado afirmar que um sistema é melhor que outro)
    Para quem tem um orçamento limitado como o meu, fica difícil decidir, pois o que queria era um sistema que não desse grandes complicações no futuro e que fosse bastante económico, o meu medo é fazer o investimento e posteriormente não conseguir amortecer o investimento inicial se se juntarem avarias e afins.
    Tudo dependerá das instalações, uma boa instalação pode prevenir o futuro...há tanta gente e vendedor no mercado...
  8.  # 13

    Relativamente à bomba de calor, qts horas tem que ficar ligada para aquecer a água, houve um senhor que me disse que duas horas diárias chegariam para aquecer água suficiente para banhos de uma família de quatro pessoas. Usa a tarifa Bi horária nessas contas?
    Obrigado



    Colocado por: rfcm_85

    Em primeiro lugar boa tarde,

    Relativamente às BC, por experiência própria, terá um gasto nunca superior a +/- 14 € mensais (no máximo) para aquecimento das AQS, sem ter necessidade de qualquer tipo de apoio suplementar para a produção das mesmas. De ressalvar que estes valores são dados de acordo com o preço actual da energia.

    Espero ter ajudado em alguma coisa.

    Cpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sergiopnep
  9.  # 14

    Colocado por: sergiopnep

    Para quem tem um orçamento limitado como o meu, fica difícil decidir, pois o que queria era um sistema que não desse grandes complicações no futuro e que fosse bastante económico, o meu medo é fazer o investimento e posteriormente não conseguir amortecer o investimento inicial se se juntarem avarias e afins.


    Compreendo a sua situação vamos lá ver se ou ajudo.....

    Em termos de investimento inicial a bomba de calor é mais económica e não necessita de outro apoio e a sua manutenção é quase zero (só tem de se limpar o filtro de ar), mas também há que ter em conta que é alimentada a energia eléctrica e que o preço da electricidade está constantemente a subir o que não joga a seu favor.

    Relativamente aos painéis solares no meu ponto de vista convém que pelo menos uma vez por ano o sistema seja inspeccionado por um técnico especializado (o que também tem custos e é preciso ter em conta), pois necessita sempre de alguns ajustes. Mas tendo em conta a produção de AQS não gasta electricidade (excepto a bomba circuladora cujo consumo é mínimo). Relativamente ao apoio, necessita sempre de um mas no seu caso não tem problema visto que tem uma caldeira. E repare que estamos em Portugal e raro é o dia em que não há pelo menos 1 a 2 horas de sol o que garante quase autonomia ao sistema solar.

    Cpts
  10.  # 15

    Sim para aquecer a água são necessárias aproximadamente duas horas duma temperatura de 20º para 50º. Relativamente às contas uso um valor intermédio.
    Se utilizar a tarifa bi-horária ainda vai poupar uns trocos certamente.

    Cpts

    Colocado por: sergiopnepRelativamente à bomba de calor, qts horas tem que ficar ligada para aquecer a água, houve um senhor que me disse que duas horas diárias chegariam para aquecer água suficiente para banhos de uma família de quatro pessoas. Usa a tarifa Bi horária nessas contas?
    Obrigado
  11.  # 16

    Sim, ajuda-me bastante, aliás, todos ajudam bastante com os comentários que têm feito.
    Em relação à bomba de calor, refere-se a uma bomba de calor com depósito de 300l? E marcas recomendadas e preços?


    Colocado por: rfcm_85Sim para aquecer a água são necessárias aproximadamente duas horas duma temperatura de 20º para 50º. Relativamente às contas uso um valor intermédio.
    Se utilizar a tarifa bi-horária ainda vai poupar uns trocos certamente.

    Cpts

  12.  # 17

    Colocado por: sergiopnepPois, lá está, continuamos com... Há quem defenda as BC e outros que defendem os paineis. E compreendo muito bem as posições. Se tivesse dinheiro com fartura não pensava tanto:) Estou a ficar doido.(sei que é muito complicado afirmar que um sistema é melhor que outro)
    Para quem tem um orçamento limitado como o meu, fica difícil decidir, pois o que queria era um sistema que não desse grandes complicações no futuro e que fosse bastante económico, o meu medo é fazer o investimento e posteriormente não conseguir amortecer o investimento inicial se se juntarem avarias e afins.
    Tudo dependerá das instalações, uma boa instalação pode prevenir o futuro...há tanta gente e vendedor no mercado...


    em termos de economia nada bate os paineis solares porque é energia gratuita, se não estou em erro tem uma relação de 1/8 ou seja gasta 1 mas produz 8, infelizmente necessita sempre de um apoio o ideal seria painel mais BC
    Concordam com este comentário: sergiopnep
  13.  # 18

    Ninguém fala dos custos de manutenção dos paineis solares, os custos médios anuais nem da durabilidade dos mesmos, houve um senhor que me disse que passados 10 /12 anos os mesmos já não produzem o suficiente para aquecer os banhos. Será?????
  14.  # 19

    Quantos TS quer que lhe mostra, que sem manutenção, com 20 anos ainda funcionam??
    Os CF já têm mesmo de ter manutenção, mas não é nada de especial, nada que um curioso não possa fazer!!



    Colocado por: sergiopnepNinguém fala dos custos de manutenção dos paineis solares, os custos médios anuais nem da durabilidade dos mesmos, houve um senhor que me disse que passados 10 /12 anos os mesmos já não produzem o suficiente para aquecer os banhos. Será?????
  15.  # 20

    E da durabilidade das BC???

    Duram 20 anos?? Será?? A trabalhar 365 dias por ano?? (mesmo que só algumas horas por dia??)
    É que um AC também devia durar, mas a maior parte não duram, apenas os melhores e com alguma sorte, e com alguma manutenção também!!


    Colocado por: sergiopnepNinguém fala dos custos de manutenção dos paineis solares, os custos médios anuais nem da durabilidade dos mesmos, houve um senhor que me disse que passados 10 /12 anos os mesmos já não produzem o suficiente para aquecer os banhos. Será?????
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergiopnep
 
0.0235 seg. NEW