Nos últimos anos, nós tivemos um nível de vida artificialmente elevado porque cada português estava a endividar-se ao exterior à média de 150€/mês. Cada um de nós pode julgar que não se endividou mas o acesso a ensino, saúde, segurança, etc. gratuitos e transportes, vias de comunicação, electricidade, etc. altamente subsidiados obrigou o Estado a endividar-se em nosso nome.
Nós somos responsáveis por essa divida porque votamos nos políticos que, implicitamente, disseram no programa eleitoral que se iriam endividar.
Como era o Estado que se endividava (para mantermos o nosso conforto), parecia que o nosso nível de vida resultava do esforço do nosso trabalho mas não. Também resultava do endividamento feito pelo estado no exterior e que um dia teria que ser pago com juros.
Esse dia, infelizmente, chegou em 2011. Tivemos que parar o endividamento e, nos anos que aí vêm, teremos que começar a amortizar a dívida ao exterior.
Então, estamos a começar a sentir uma diminuição do nosso nível de vida que, pensamos, é empobrecimento quando não é. De facto, temos menos rendimento disponível não por produzirmos menos (que também acontece) mas porque não temos o oxigénio do crédito externo.
Nós somos responsáveis por essa divida porque votamos nos políticos que, implicitamente, disseram no programa eleitoral que se iriam endividar.
Esse dia, infelizmente, chegou em 2011. Tivemos que parar o endividamento e, nos anos que aí vêm, teremos que começar a amortizar a dívida ao exterior.
era muito giro esta retorica ser conferida em cada cidadão de outros paises da união para se apurar se efectivamente cada um deles tem o nivel de vida resultante do seu trabalho.
aqui se alguem falhou foi quem esteve ao leme.o povo portugues para alem de todos os seus defeitos é um povo estoico e pronto para qualquer dificuldade, tem é sido mal orientado e "educado" para proveito de certos interesses.
Colocado por: luisvvJá ha algum tempo que nao me ria tanto: Mário Soares a dizer que um político quando é vaiado, se tiver dignidade demite-se. E logo a seguir, quando o lembram que também já foi vaiado diz "mas a mim nuca me chamaram ladrão".
Colocado por: luisvvJá ha algum tempo que nao me ria tanto: Mário Soares a dizer que um político quando é vaiado, se tiver dignidade demite-se. E logo a seguir, quando o lembram que também já foi vaiado diz "mas a mim nuca me chamaram ladrão".
Colocado por: luisvv
A mim, não incomodam nada, antes pelo contrário - são uma garantia de que o Estado português (e outros) estarão limitados na sua capacidade de confiscar o dinheiro dos seus cidadãos.
Mas ao Jorge, meu Deus, os offshores faziam tanta comichão... houve aí uma altura em que bastava perguntar-lhe as horas e lá vinham os offshores à baila..
A mim, não incomodam nada, antes pelo contrário - são uma garantia de que o Estado português (e outros) estarão limitados na sua capacidade de confiscar o dinheiro dos seus cidadãos.
Mas ao Jorge, meu Deus, os offshores faziam tanta comichão... houve aí uma altura em que bastava perguntar-lhe as horas e lá vinham os offshores à baila..
Eu disse-o na brincadeira,veja lá se percebe,afinal quem injuria Sócrates por esse motivo,concorda que esse mesmo motivo seja lícito...que contradição!
Então assim sendo já não vai chamar ao seu futuro rapaz Mário Socrates? ( ai se a sua esposa tb. ler este forum, lol).
Passos estuda tabela salarial única
Não me lembro de nenhum politico estar a passar pelo que estes estão a passar. Por isso o Mário Soares tem razão.
Tem memória curta. Soares era vaiado em todo o lado e desculpava-se dizendo que era o PCP . Para todo o lado onde ia encontrava bandeiras pretas.//