Olá a todos. Sou um recente membro do Fórum Casa a escrever, mas não de todo recente a ler pois tenho acompanhado algumas discussões. Estou sérias intenções em reconstruir/remodelar uma casa que era dos meus avós e atualmente é dos meus pais. Apesar de já ter lido alguns tópicos gostava de sublinhar algumas das minhas duvidas para reforçar meu objectivo. Sendo o mais simples possivel na descrição, aideia era tornar a casa habitavél dado que é de 1961 (+- 100m2), e está fechada há alguns anos e tem à partida falhas. (divisões estranhas na dimensão,paredes simples, janelas pequenas, tecto falso c/madeira muito danificada, barrotes e ripas do telhado antigo o qual está com acentuada "curvatura" e alguns podres devido a infiltrações/telhas partidas, soalho muito estragado). Para terem uma ideia do que idealizo, a intenção será fazer algo semelhante à obra do speedsteer.
Duvidas é acerca de licenças camarárias, as obras mais necessárias inicialmente(passo a passo) pois será feita ao longo do tempo/€ possivél, materiais de isolamento a usar, que cuidados a ter na remodelação/reconstrução.
Sei que escrevi pouco para respostas concretas pois estou receptivo a criticas e ideias. Espero ter feed-back e com alguma discussão surgirá novas perguntas.
Ponto inicial:Contactar uma equipa de projecto para lhe poder instruir um processo de Alterações /Licenciamento. Ponto 2: Discutir com a equipa de projecto as suas pretensões. Ponto 3: Proceder à aprovação dos projectos e começar as obras.
Talvez seja até mais de 100m pelas minhas medições. Relativamente à mudança de fachada... Não gosto da que a casa possui, pois é aquele estilo comum de casas antigas ( casa rectangular com um portão de um dos lados da casa e depois duas janelas pequenas divididas por uma porta). Penso que pelo que tenho lido no forum que esse tipo de alterações de fachada implica licenciamento. Muito sinceramente estou na fase inicial de estudo. Tenho o respectivo imovél e agora quero ver as hipoteses possiveis mediante pequeno orçamento tambem disponivel. Mudança de fachada ou não, apenas verificar interior e recuperar, ou tudo! Infelizmente os € naõ abundam. Mas tudo se fará com devido tempo e aconselhamento. Tentarei brevemente colocar fotos para todos vermos melhor.
Deixo aqui uma imagem da casa tirada do google maps. As linhas são os limites da casa que é basicamente rectangular mas no canto inferior esquerdo assinalado com a seta tem uma outra divisão integrada à casa que é a cozinha. Tudo o resto a cinza é uma cobertura de zinco que está em redor da casa. A separação da casa do pinhal existe através de uma parede com uns 3 metros de altura no qual está apoiada a cobertura de zinco.
Colocado por: socioDuvidas é acerca de licenças camarárias, as obras mais necessárias inicialmente(passo a passo) pois será feita ao longo do tempo/€ possivél, materiais de isolamento a usar, que cuidados a ter na remodelação/reconstrução.
o principal nestas intervenções é o existente, o seu estado saber se vale a pena reconstruir e reconstruir o que, reformular o que... é que basta uma má decisão para subir valores de obra.
pelo que diz a casa ja apresenta um médio/mau estado de conservação, o que já implica no principio muitas obras. se tem em conta um pequeno plafond, tente utilizar o máximo do existente mas sempre sem comprometer a obra final contrate um arquitecto
respondendo objectivamente à sua questão relativamente ao licenciamento: está isento desde que as obras não alteram a estrutura, a fachada [considerando telhado também]. no entanto mesmo apesar de não ser obrigatório é uma mais valia principalmente no tipo de obra que é, com ajuda de um profissional consegue saber quais as melhores alterações para melhorar a qualidade de vida da casa em termos de conforto, como tirar melhor partido das áreas que tem, e como a tornar mais actual e interessante. Além disso terá mapas de medições importantes para os orçamentos que quer recolher.
Se quiser falar directamente connosco podetemos mostrar-lhe obras nossas desse género, afinal somos de Aveiro, estamos situados mesmo no centro da Cidade.
posso estar enganado mas isso que tem ai para alem de algum valor sentimental que possa ter, não merece gastar €s mais vale deitar abaixo e fazer algo de novo simples e funcional.