Iniciar sessão ou registar-se
    • Nss
    • 27 março 2012

     # 61

    Eu coloquei o dreno ao nível inferior das fundações, assim evitei que as mesmas ficassem submersas.
  1.  # 62

    Ora já estou esclarecido e confirma-se o tipo de betão que referi anteriormente. Explicação?
    Só o cálculo efectuado pelo Eng. (ferro + betão) é que determina o tipo de betão, seja ele o C16/20 ou C20/25 ou C25/30…
    Há ainda quem faça confusão e afirme que por lei não pode ser aplicado betão abaixo da classe C25/30, mas isso não está reflectido em lado nenhum, nem e lei nem nas NP. O C25/30 e acima é utilizado em estruturas de maior dimensão.
    O C16/20 e o C20/25 são usados normalmente em moradias.
    Como confio no Arqt e Engenheiro, assim vai ficar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SACS
  2.  # 63

    ai essa entrada...podia ser mais pequena e poupar esse espaço para outro sitio
    a ilha na cozinha é muito pequena, não tem grande logica, eu mudava essa disposição de cozinha
    o jardim de interior fica aberto para o hall?
    cumprimentos
  3.  # 64

    Só o cálculo efectuado pelo Eng. (ferro + betão) é que determina o tipo de betão

    Errado; o eng.º escolhe o tipo de betão de acordo com as regras em vigor, que é obrigado a respeitar.

    Há ainda quem faça confusão e afirme que por lei não pode ser aplicado betão abaixo da classe C25/30, mas isso não está reflectido em lado nenhum, nem e lei nem nas NP.

    Há realmente quem faça uma confusão enorme e seja capaz de jurar a pés juntos que a informação que obtiveram é correcta; é o seu caso, há realmente legislação sobre isso, já aqui foi falada ... e até está escrita por aí algures numa discussão.
    Preocupante é o facto do engenheiro dizer o que disse ...

    "Em Agosto de 2007 saíu o Decreto-Lei n.º 301/2007 que estabelece as condições a que deve obedecer a colocação no mercado de betões de ligantes hidráulicos, assim como as disposições relativas à execução de estruturas. Este decreto-lei obriga que o betão colocado no mercado seja especificado e produzido de acordo com a NP EN 206-1 (em 2008 saíu uma nova emenda relativamente ao DNA). Por sua vez o Documento Nacional de Aplicação da NP EN 206-1 refere que os métodos de especificação do betão são dados pela aplicação das E464 ou E465, ou ainda por outro método probabilístico com fiabilidade semelhante e comprovada. Analisando esta cadeia facilmente se deduz acerca da obrigatoriedade da aplicação das E464 ou 465. É preciso perceber que uma norma não é lei, uma norma é um conjunto de regras para determinado fim. Uma norma só pode ser encarada como lei, quando existe algum documento legislativo que obriga à utilização desta. O mesmo acontece com as Especificações do LNEC.

    Outro pormenor: a norma em vigor é a NP EN 206-1 e não a ENV 206-1. A ENV 206-1 só pode ser aplicada nas obras em curso de execução e ainda nas que forem iniciadas até um ano após a publicação do decreto lei que já referi, com base em projectos aprovados até três meses após a referida publicação.

    A norma anterior, ou seja a NP ENV 206, definia as seguintes classes para betões de massa volúmica normal e para betão pesado:

    C12/15 C16/20 C20/25 C30/37 C35/45 C40/50 C45/55 C50/60

    Nessa norma os betões leves eram definidos com estas classes só que mudava-se o prefixo para LC.

    A norma NP EN 206-1:2007 define as seguintes classes de resistência para betões de massa volúmica normal e para betão pesado:

    C8/10 C12/15 C16/20 C20/25 C30/37 C35/45 C40/50 C45/55 C50/60
    C55/67 C60/75 C70/85 C80/95 C90/105 C100/115

    Em relação aos betões leves as classes, na NP EN 206-1:2007, são as seguintes:

    LC8/9 LC12/13 LC16/18 LC20/22 LC25/28 LC30/33 LC35/38 LC40/44 LC45/50 LC50/55 LC55/60 LC60/66 LC70/77 LC80/88

    Como pode-se constatar as diferenças são maiores nos betões leves, sendo que nos betões normais e pesados apenas se aumenta o leque de classes de resistência.


    Pois é, a classe de exposição é que manda quando se escolhe a classe de betão a utilizar. O que se pode fazer em termos de projecto para simplificar, é dimensionar a classe de betão para o ambiente mais desfavorável e aplicar na estrutura toda. Isto para uma moradia digamos normal em condições normais de fundação (sapatas superficiais com bom terreno de fundação). As classes de exposição podem encontrá-las na nova norma do betão NP EN 206-1. Em relação às classes do betão eu já há uns tempos (mais de 2 anos) que não uso o B na nomenclatura. O EC2 define a nomenclatura como C20/25, em que o 20 representa a resistência à compressão de provetes cúbicos e o 25 representa a resistência à compressão de provetes cúbicos. O C, se não estou em erro quer dizer Concrete, da mesma forma que o B previsto no REBAP quer dizer, pelo que me lembro, Betão.

    E atenção que, com a nova norma NP EN 206-1 a nomenclatura a utilizar de um betão ainda é mais complicada, podendo ser do seguinte estilo:

    C20/25 XC1 D.15 S2

    com,

    C20/25 - classe do betão
    XC1 - Classe de exposição
    D.15 - Dimensão máxima do agregado
    S2 - Classe de consistência do betão

    E para finalizar, o panorama dos ensaios de recepção em obra do betão também está a mudar pois em 2007 saíu o decreto-lei n.º 301 que alterou as responsabilidades da recepção de betão em obra."


    Editado:

    Retirado de (salvo erro) Projest Engenharia
  4.  # 65

    Colocado por: projectoG2Uuiii, vou já contactar com o arquitecto.... espero ter percebido mal. Então qual é betão recomendado para a estrutura?
    ( o Arqto deve estar a pensar que eu tirei um curso de construção civil por módulos )

    Sergyo: Algures perto de VFX.;)


    e assim dependendo de estruturas o engenheiro pode determinar qual e o melhor betão para a zona, C16/20 acho muito fraco principalmente que tem lençol de agua por perto.
  5.  # 66

    J cardoso agradeço a sua observação, mas lendo o que citou, se bem que eu não sou entendido na matéria, o meu Arqt. acaba por ter uma certa razão. Não existe lei que obrigue. O que existe é uma norma. O betão por ele recomendado também está enquadrado nessa norma certo? Aliás ele até está a ponderar se será necessário alterar o betão para C20/25 uma vez que fizemos uma alteração na estrutura.
    Recapitulando
    A norma NP EN 206-1:2007 define as seguintes classes de resistência para betões de massa volúmica normal e para betão pesado:
    C8/10 C12/15 C16/20 C20/25 C30/37 C35/45 C40/50 C45/55 C50/60
    C55/67 C60/75 C70/85 C80/95 C90/105 C100/115
    Percebi bem ou não?
  6.  # 67

    Fanito obrigado também pelo seu comentário. Acha que mesmo após colocar o tal isolamento que acima referi continuarei a ter problemas com humidades? Qual seria para si a melhor solução?
  7.  # 68

    Fernando GAbriel, queixei-me da mesma coisa (dimensão do hall) à mulher, mas ela conseguiu convencer-me a manter essa dimensão pois só assim o jardim interior fazia sentido caso contrário mais valia termos apenas um vaso. E sim o jardim interior abre para o Hall. A cozinha concordo consigo não é muito grande por isso abrimos a parede para a sala de refeições por forma a dar-lhe mais amplitude. A ilha vai ter cerca de 1.5mx1.5m. Acha que vai ser pequena. Já fizemos alguns orçamentos de cozinhas e vimos uma com essa dimensão que nos pareceu bem. Tem alguma sugestão que me possa dar? Gostávamos de ter a ilha para sentarmos 4 pessoas em bancos altos para refeições rápidas (picuices) Agradeço-lhe imenso.
  8.  # 69

    Não existe lei que obrigue.

    Existe, é o


    Decreto-Lei n.º 301/2007 de 23 de Agosto:

    ...

    CAPÍTULO II
    Disposições relativas à colocação no mercado do betão

    Artigo 4.º

    Especificação e produção do betão

    1 — O betão destinado a ser colocado no mercado nacional deve ser especificado e produzido em conformidade com a norma NP EN 206 -1 — «Betão. Parte 1: especificação, desempenho, produção e conformidade», de que o Documento Nacional de Aplicação (DNA) que lhe está anexo faz parte integrante, com as alterações introduzidas pelas emendas NP EN 206 -1/A2, NP EN 206 -1/EMENDA 1 e EMENDA 2 e ainda com as que resultarem de posteriores erratas ou emendas, norma que, com estas alterações, é adiante designada por NP EN 206 -1.
    ...
  9.  # 70

    Colocado por: projectoG2Fanito obrigado também pelo seu comentário. Acha que mesmo após colocar o tal isolamento que acima referi continuarei a ter problemas com humidades? Qual seria para si a melhor solução?

    Eu trabalho em construcoes de edifícios de maiores dimensões e o que referi anteriormente são informacoes dadas pelos arquitectos e engenheiros das mesmas construcoes nas quais já participei.
    se usamos este metodo aqui, ainda demais num pais mais frio e com riachos por perto posso dizer que e boa solução. O seu arquitecto poderá ter com algo diferente ou melhor para o seu caso em particular.
  10.  # 71

    Colocado por: projectoG2Fernando GAbriel, queixei-me da mesma coisa (dimensão do hall) à mulher, mas ela conseguiu convencer-me a manter essa dimensão pois só assim o jardim interior fazia sentido caso contrário mais valia termos apenas um vaso. E sim o jardim interior abre para o Hall. A cozinha concordo consigo não é muito grande por isso abrimos a parede para a sala de refeições por forma a dar-lhe mais amplitude. A ilha vai ter cerca de 1.5mx1.5m. Acha que vai ser pequena. Já fizemos alguns orçamentos de cozinhas e vimos uma com essa dimensão que nos pareceu bem. Tem alguma sugestão que me possa dar? Gostávamos de ter a ilha para sentarmos 4 pessoas em bancos altos para refeições rápidas (picuices) Agradeço-lhe imenso.

    o jardim assim também não tem muita função, é grande, porque não lhe dar mais função?
    ele podia ter ficado ligado às salas foi pena, mas pelo menos pode liga-lo à cozinha, ficava bastante engraçado.
    vou-lhe enviar um esquema um pouco radical da ideia de ligar a cozinha ao jardim de inverno,
    a ilha parece pequena para o resto da cozinha, está ali muito sozinha no meio.
    podia também colocar armários no hall, tem espaço para isso, e assim usava o bengaleiro para arrumos.
    podia também colocar portas de correr do hall para a sala.
    não tem de agradecer
    cumprimentos
      Untitled-1.jpg
      d.jpg
  11.  # 72

    Fernando Garbriel a ideia da cozinha até que ficou engraçada. A ideia inicial era que a parede da cozinha tivesse um grande vidro para vermos o jardim, mas precisamos daquela parede para colocar armários e por isso ficou fora de questão. Quanto ao armário logo à entrada e a porta de correr está previsto, assim como para dividir a sala de refeições da sala de estar. Queremos no entanto primeiro decorar a sala de estar e depois consoante as cores então ai escolher a cor das portas e dos armários, até porque para a divisão da sala queríamos algo contemporâneo mas fora do normal. Temos por aqui alguma ideias mas vamos ver... . Mas sim, está previsto, obrigado no entanto pela sua observação que vai de encontro ao nosso gosto. se tiver mais sugestões venham elas.
  12.  # 73

    Fanito mais uma vez obrigado por continuar a prestar-nos a juda.
  13.  # 74

    J Cardoso. Obrigado pelo explicação vou enviar isso ao Arqt.º e ver o que ele me diz. Mais uma vez obrigado. Mas continuo sem perceber, O C16/20 e o C20/25 estão ou não autorizados. Em caso afirmativo para que tipo de construções. Isto porque gostava de falar com alguma base de informação. Mais uma vez obrigado pela sua preciosa ajuda.
  14.  # 75

    Não leve a mal mas acho que não tem interesse para si estar agora a explicar quando, onde e como pode ser utilizado um betão específico. Como referido no texto acima:

    ... a classe de exposição é que manda quando se escolhe a classe de betão a utilizar.


    Normalmente (nem sempre) o betão em fundações tem uma classe de exposição mais exigente que o betão a utilizar na restante estrutura pelo que até é possível usar 2 tipos diferentes na mesma obra (coisa que não gosto de fazer principalmente em pequenas obras, como é o caso de moradias).

    Fale com o autor do projecto, ele tem obrigação de saber isto (e se não souber fica a saber).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  15.  # 76

    .. projecto G2, a questão do tipo de Betão, não é para ser levada ao Arquitecto, mas ao engenheiro que projectou a estrutura...
    C16/20... realmente não me parece estar em conformidade face ao normativo em vigor... com o J cardoso já tentou explicar. Mas quem sou eu para discutir estas coisas.. eu sou um mero Arquitecto
  16.  # 77

    Pois então alguém que me diga qual é que estaria em conformidade, se segundo o Arq. o betão foi escolhido com base nos cálculos efectuados pelo Eng.
    Se ninguém me explica qual o betão a usar e porquê terei sempre de confiar nas pessoas a quem entreguei o projecto certo?
    Já sei vou ligar para uma Câmara Municipal ao calhas e colocar essa questão a ver o que me respondem... eles devem saber...
  17.  # 78

    Já sei vou ligar para uma Câmara Municipal ao calhas e colocar essa questão a ver o que me respondem... eles devem saber...

    Eles querem lá saber, o projecto é aprovado apenas com base na responsabilização do técnico. Acho que nas câmaras nem sequer olham para esse projecto.

    PS: Por vezes fico dou-me por feliz por não mostrarem aqui os projectos estruturais. O pouco que tenho visto dá-me vontade de ... me dedicar à pesca.
  18.  # 79

    Ó j cardoso não vou mostrar projectos, vou-lhes questionar o tipo de betão que é autorizado. Se assim fosse não tinha que me preocupar pois o meu projecto foi aceite, logo betão correto. Mas eu não gosto de ficar com duvidas. Desisto facilmente no que concerne às tecnologias, mas neste tipo de questões não. Eu já volto...
  19.  # 80

    Ó j cardoso não vou mostrar projectos

    Acho que faz bem (*) mas não me referia especificamente ao seu (se bem que essa história do betão...). O pior projecto estrutural que já vi foi de alguém daqui, previa lajes aligeiradas pré-esforçadas com 12 m de vão bem como vigas rasas com o mesmo vão. Um susto!

    ... o meu projecto foi aceite, logo betão correto.

    O facto de ter sido aceite não o isenta de erros ...

    (*) A bem da minha saúde mental.
 
0.0325 seg. NEW