Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: civismoNo caso pratico, ambos concordam que não ha problema em manter a subnet 255.255.255.0 nesta rede do exemplo :


    Numa rede domestica ou pequeno escritório quase sempre estamos a falar do mesmo domain L2 ou seja.. o segmento de rede fisico é apenas um e é coicindente o segmento de Layer3. Ou seja temos apenas uma rede fisica e apenas um endereçamento IP no mesmo.

    Nestas condições uma /24 (ou 255.255.255.0) é mais do que suficiente para todos os dispositivos que possa haver e ainda para permitir que os seus amigos se ligem ao seu WiFi quando os convidar para uma churrascada ou um jantar :)

    Uma /24 também é mais fácil de perceber para a maior parte das pessoas, pois só "muda" a última parte do IP. Não há também qualquer problema em usar a rede 10.10.10.x para o efeito.
    Eu pessoalmente, e como sou um bocado old-school, prefiro usar as redes privadas mais "adequadas" ao range que preciso. Neste caso para uma /24 usaria uma 192.168.x mas apenas porque é mais intuitivo.
    Concordam com este comentário: Serge
  2.  # 122

    Acabei de fazer uma experiencia :

    Quando mudo a Submascara de rede na mulfuncoes de 255.255.255.0 para 255.0.0.0 , não faz diferença alguma , continua a demorar 10 a 15 segundos a responder

    Quando mudo num dos postos a submascara de 255.255.255.0 para 255.0.0.0 , (mantendo a impressora nos 255.255.255.0 ) perco a ligação aos outros computadores, mas fica rapido a imprimir o mesmo documento (baixa de 15 para cerca de 2 segundos )
    • CG.
    • 5 setembro 2013 editado

     # 123

    Viva,

    Não faças misturas de mask. Utiliza sempre a mesma para todas as máquinas. Até podes ter mask diferentes e funcionar mas isso normalmente, e isto depende da estrutura da rede, sobrecarrega o router. A regra das redes privadas é simples, estou na mesma rede eu trato, senão o router que trate. Um teste simples para ip's fixos é testar a rede sem router.
    Já agora que mask's tens no router para a rede em questão?


    Eu sou como o hangas, old school. Então, quando tens várias redes heterogéneas ou padronizas, ou vais passar parte do tempo a partir pedra. Keep it simple.

    Quanto às Xerox, as manhas destas não são do meu conhecimento. Mas, numa cocepção correcta as mask's não seriam O problema.
  3.  # 124

    Boas, tenho assim :
      screenshot.32620.jpeg
  4.  # 125

    Também sou da área. No caso do router uso o router do MEO (Thomson TG784n), faz tudo o que preciso. Para coisas mais avançadas tenho um raspberry py ligado 24/7 À rede doméstica.
    Penso que seria interessante alargar a discussão do tópico ao ATI a instalar em construções novas, uma vez que foi uma das batalhas que travei durante a construção da minha casa.
    No caso não quis nenhum ATI pré feito e quis apenas um ATI com as seguintes características (especifiquei as eletrecista o que queria):
    - 3 tomadas de alimentação AC
    - Espaço para 3 equipamentos ativos (ONT + Router + Switch)
    - Splitter para coaxial (uma entrada e configuração em estrela)
    - Uma régua RJ45 que termina todas as tomadas da casa. Shunts entre tomadas rj45 para ligação de equipamentos Ethernet são feitas via switch ou Router
    - Ligações para telefones basicamente tenho a linha de entrada e um tremoço que shunta o sinal PSTN para dois telefones com terminação em RJ45 que vai ligar à tomada correspondente na régua RJ45

    Acaba por ser uma configuração simples,mto mais barata que ATIs da teka e afins e que cobre todos os casos de uso em que pensei
  5.  # 126

    Colocado por: civismopara que serve o botao redondo na frente dos thomson tg 784 / tg787 ?

    Serve para configurar a rede Wifi de um equipamento terminal por WPS
    Concordam com este comentário: two-rok
  6.  # 127

    Colocado por: civismoAprender é coisa que não falta...

    Ainda ontem estive de volta de um TG784 , e NÃO consegui :

    Mudar a gama de IP´s
    Fazer a net entrar pela porta vermelha (WAN)

    Tambem ainda nao percebi como se ligam telefones dect ao TG784 ... mas tem la a opçao na parte do wireless--.-
      531505323_205[1].jpg
      Home_Network[1].jpg


    Mudar a pool é feito aqui: http://192.168.1.254/cgi/b/intfs/_intf_/ov/?be=0&l0=4&l1=1&name=LocalNetwork
    Tens de configurar um nova pool, efetuar um flush ao leases de DHCP atuais (relativos À pool anterior), apagar ou desativar a pool antiga. Contudo a não ser que tenhas uma razão mto forte para tal n recomendo que mudes a pool

    Fazer entrar a net pela WAN - Qual é a proveniencia desse router TG784? MEO?

    DECT apesar de vir no FW não é suportado em TG784, apenas com dongles USB externos
  7.  # 128

    Colocado por: LeomVou construir a minha casa brevemente, e gostava de saber o que posso antecipar, em termos de pré-instalação, para fazer um excelente uso de uma futura ligação de fibra óptica. Por exemplo, é possível colocar fibra óptica para ligação da caixa que fica no exterior da casa para a moradia? Querendo obter uma excelente performance de uma ligação fibra através de cabo e não por wireless, que tipo de cabos devo colocar, fibra?!
    Obrigado antecipadamente pelos conselhos.

    - Não é possivel terminar a FO fora de casa, todos os operadores portugueses terminam a fibra dentro de casa, tipicamente num quadro que se chama ATI (se existir)
    - O melhor conselho que posso dar é: certifique-se que o ATI ou CATI (penso que no ITED2 a CATI é obrigatória), têm espaço para pelo menos 3 equipamentos ativos nomedamente: ONT (equipamento que termina a fibra), Router (liga ao ONT por um lado e por outro aos terminais domésticos) e switch ethernet (pq as portas no router, tipicamente 4, podem não ser suficientes). Os cabos UTP sejam de categoria 6 e não de categoria 5e (o ited2 obriga a cat 6, mas por vezes os electricistas tentam dar a volta à coisa). Não existem soluções fibra para dentro de casa, que sejam ponto multiponto, portanto não há qualquer interesse em colocar FO dentro de casa.
  8.  # 129

    Colocado por: etvanpServe para configurar a rede Wifi de um equipamento terminal por WPS


    Exactamente, é um botãozinho muito útil, mais rápido do que ir procurar a password :)
  9.  # 130

    Colocado por: etvanpTambém sou da área. No caso do router uso o router do MEO (Thomson TG784n), faz tudo o que preciso. Para coisas mais avançadas tenho um raspberry py ligado 24/7 À rede doméstica.
    Penso que seria interessante alargar a discussão do tópico ao ATI a instalar em construções novas, uma vez que foi uma das batalhas que travei durante a construção da minha casa.
    No caso não quis nenhum ATI pré feito e quis apenas um ATI com as seguintes características (especifiquei as eletrecista o que queria):
    - 3 tomadas de alimentação AC
    - Espaço para 3 equipamentos ativos (ONT + Router + Switch)
    - Splitter para coaxial (uma entrada e configuração em estrela)
    - Uma régua RJ45 que termina todas as tomadas da casa. Shunts entre tomadas rj45 para ligação de equipamentos Ethernet são feitas via switch ou Router
    - Ligações para telefones basicamente tenho a linha de entrada e um tremoço que shunta o sinal PSTN para dois telefones com terminação em RJ45 que vai ligar à tomada correspondente na régua RJ45

    Acaba por ser uma configuração simples,mto mais barata que ATIs da teka e afins e que cobre todos os casos de uso em que pensei


    Boas tardes,

    Será possível arranjar umas fotos desta solução?

    Estou a remodelar uma casa centenária e já passei tudo o que é cabo de comunicações por dentro das paredes e estou na dúvida de como organizar agora tudo num armário.
    A minha ideia é comprar um armário sem o seu interior relativamente grande para depois colocar lá tudo.

    Cumprimentos

    João Oliveira
    • CG.
    • 6 setembro 2013

     # 131

    Colocado por: civismoBoas, tenho assim :
      screenshot.32620.jpeg


    Viva,
    Parece-me correcto.


    Colocado por: civismoAcabei de fazer uma experiencia :
    ...
    Quando mudo num dos postos a submascara de 255.255.255.0 para 255.0.0.0 , (mantendo a impressora nos 255.255.255.0 ) perco a ligação aos outros computadores, ...

    Isso acontece porque a maquina fez um multicast e só "responde" quem tem a mesma mask. Logo ninguém respondeu.
    Responde está entre aspas porque na verdade não é bem assim...

    E se puseres toda a rede com a mask 255.0.0.0 como se comporta a impressão?
    • CG.
    • 6 setembro 2013

     # 132

    Colocado por: etvanpTambém sou da área. No caso do router uso o router do MEO (Thomson TG784n), faz tudo o que preciso. Para coisas mais avançadas tenho um raspberry py ligado 24/7 À rede doméstica.
    Penso que seria interessante alargar a discussão do tópico ao ATI a instalar em construções novas, uma vez que foi uma das batalhas que travei durante a construção da minha casa.
    ...


    Na minha opinião essas caixas do ATI são uma valente me*da. Por mim era tudo corrido a bastidores ventilados (natural ou mecânico). Para instalações mais simples os micro ou mini. É standard, existe oferta de material que até chateia, variedade de ligações, é fácil, arrumadinho, etc. Mas a verdade é que muitos electricistas não sabem trabalhar corretamente com bastidores. Vê-se cada salgalhada... Desde cabos eléctricos pela frente, bastidores entalados entre paredes, etc.
    O raspeberry pi para gestão de redes é muito fraco... Aquilo é uma tomada rj45 com handicap para USB2 (logo limitado a 100mb).
  10.  # 133

    Colocado por: two-rokar a pool é feito aqui:http://192.168.1.254/cgi/b/intfs/_intf_/ov/?be=0&l0=4&l1=1&name=LocalNetwork
    Tens de configurar um nova pool, efetuar um flush ao leases de DHCP atuais (relativos À pool anterior), apagar ou desativar a pool antiga. Contudo a não ser que tenhas uma razão mto forte para tal n recomendo que mudes a pool

    Fazer entrar a net pela WAN - Qual é a proveniencia desse router TG784? MEO?

    DECT apesar de vir no FW não é suportado em TG784, apenas com dongles USB externos


    Tenho anos de redes e NUNCa configurei isso com o botaozinho ... ora expliquem-me la como isso funciona !

    Nao sei se alguem me conseguira demover de meter uma pass WPA ...
  11.  # 134

    Colocado por: etvanpPara coisas mais avançadas tenho um raspberry py ligado 24/7


    E o que fazes com o raspeberry ao certo ?

    Apesar de ter comprado um Draytek 2700 ha uns 5 ou 6 anos , tive-o encaixotado durante 2 ou 3 anos, ou seja comecei com os drayteks ha uns 3 anos e agora nao quero outra coisa, e a medida que cada vez os coloco em mais clientes meus, mais gosto deles.
    É um produto extremamente bem pensado de uma ponta à outra, com as funcionalidades certas.
    Estou a usar um Draytek 2700 , mas devo mudar breve para o 2820, que esta espectaular com o firmware que saiu em março de 2013 , e tem mais umas funçoes interessantes.

    Em casa tenho um DD-WRT, e é giro, mas para meter nos meus clientes PME não quero outra coisa que não os drayteks.

    Gosto de saber mecher em todos os routers , mais numa de cultura geral.
    Confesso a minha inexperiencia em relacao a routers da cisco, apesar de ja ter configurado imensos linksys

    Tambem simpatizo com Zyxel, mas mum mercado tão extenso ha que fazer escolhas e aprofundarmos e trabalharmos mais com uma marca, e a minha eleita é a Draytek sem quaisquer margem para duvidas.
  12.  # 135

    Colocado por: civismo

    Tenho anos de redes e NUNCa configurei isso com o botaozinho ... ora expliquem-me la como isso funciona !

    Nao sei se alguem me conseguira demover de meter uma pass WPA ...


    Provavelmente tem anos de redes empresariais e não de redes domésticas. O WPS já tem uns anitos. Atenção que isto não tem nada a ver com o metodo de encriptação usado (WEP, WPA, WPA2), é apenas um mecanismo de autoconfiguração da chave WPA, WEP, WPA2 no equipamento terminal.
    Se tiver por exemplo windows 7:
    http://windows.microsoft.com/is-is/windows7/add-a-device-or-computer-to-a-network
    Onde dizem "Instead of typing a security key or passphrase, press the Wi‑Fi Protected Setup (WPS) button on the router" estão a referir-se ao botão que está na frente do Thomson.

    Cumps,
  13.  # 136

    Colocado por: civismo
    E o que fazes com o raspeberry ao certo ?


    Tenho lá instalado um cliente p2p + sickbeard + couchpotato, tenho um disco 2,5 1T e portanto funciona como NAS e UPnP media server, está ligado tb a umas colunas externas e corre o squeezlite que basicamente emula um logitech squeezebox. Posso assim streamar musica para a divisão onde o Pi está. Pode tb operar como uma central de domótica (não tenho ainda nada disto montado, mas há varios projetos da comunidade neste sentido). O Pi é uma coisa maravilhosa, sem qq duvida!
  14.  # 137

    Colocado por: CG.
    Na minha opinião essas caixas do ATI são uma valente me*da. Por mim era tudo corrido a bastidores ventilados (natural ou mecânico). Para instalações mais simples os micro ou mini. É standard, existe oferta de material que até chateia, variedade de ligações, é fácil, arrumadinho, etc. Mas a verdade é que muitos electricistas não sabem trabalhar corretamente com bastidores. Vê-se cada salgalhada... Desde cabos eléctricos pela frente, bastidores entalados entre paredes, etc.
    O raspeberry pi para gestão de redes é muito fraco... Aquilo é uma tomada rj45 com handicap para USB2 (logo limitado a 100mb).


    Concordo são bonitas e caras mas pouco funcionais. Tb a solução ATI + CATI não me agrada mto mas pronto. Não uso o raspberry pi para gestão de redes usar para coisas do índole aplicacional.
    • etvanp
    • 7 setembro 2013 editado

     # 138

    Colocado por: Oliveiraj

    Boas tardes,

    Será possível arranjar umas fotos desta solução?

    Estou a remodelar uma casa centenária e já passei tudo o que é cabo de comunicações por dentro das paredes e estou na dúvida de como organizar agora tudo num armário.
    A minha ideia é comprar um armário sem o seu interior relativamente grande para depois colocar lá tudo.

    Cumprimentos

    João Oliveira


    A solução não tem nada de especial mas aqui fica (a desarrumação é culpa minha é não do eletricista :))
    Do lado esquerdo em cima tem um splitter coaxial que permite ficar com uma configuração em estrela na rede coaxial (uma entrada n saidas).
    Do lado direito ao alto uma regua de bastidor com RJ45 (tem espaços vazios para reserva futura visto que a moradia foi planeada ser construida em 2 fases, sendo que apenas a 1ª está concluida) que serve para ligar telefones e equipamentos IP ao router (através de chicotes RJ45). Atenção que há uma limitação neste cenário (que na altura quando idealizei a solução fiquei consciente dela). Poderá apenas ter 2 telefones em casa, isto pq segundo parece apenas existem conectores do tipo tremoço que permitem a ligação de 3 pares (1 entrada e 2 saidas para os telefones). Em baixa está uma tripla para alimentação com o respetivo disjuntor no quadro eléctrico.
    Qualquer coisa disponha.
      IMG_0221.JPG
  15.  # 139

    Muito porreiro, é mesmo isso que estou a pensar fazer.

    Pode-me indicar apenas as dimensões dessa caixa?

    Muito obrigado
  16.  # 140

    Colocado por: etvanpOs cabos UTP sejam de categoria 6 e não de categoria 5e (o ited2 obriga a cat 6, mas por vezes os electricistas tentam dar a volta à coisa).


    Esta é uma que demonstra o estado da nação. O regulador exige cabo CAT6, mas depois instalam-se tomadas e conetores CAT5 (ou pior). A própria norma indica que a categoria é igual à do pior componente do sistema. Logo mais uma vez o regulador exige, mas depois não fiscaliza. Há e já agora, se ligarem um patch CAT5 entre a bela instalação ITED2 e o router, switch, pc ou o que for, estão a ver não estão?
 
0.0486 seg. NEW