Iniciar sessão ou registar-se
    • Gex
    • 26 março 2012 editado

     # 1

    Este mês a conta da água foi bastante mais do que é habitual: 26,52€ (apartamento duas pessoas). Quando vou olhar com mais atenção fiquei estupefacto, senão vejamos:
    -Consumo de água - 1,38 - nada no mês passado
    -Abastecimento de água - 10,80 - mês passado - 6,63
    -Saneamento de águas residuais - 9,41 - 5,67

    No mês anterior o consumo de água foi de cerca de 6€ e os restantes valores foram ainda inferiores aos deste mês.
    Nos dois meses anteriores as facturas andaram na ordem dos 14€ e este mês mais de 26...

    Depois ainda há mais uma série de itens (taxas). Tudo junto faz o total que indico mais acima. Mas o que me deixa parvo é que de 26,52€, só 1,38€ é que são de consumo de água!!! Mas está tudo maluco ou quê?!?!?!?! Alguém me explica este roubo descarado??

    Já agora estou a falar dos SMAS de Almada
  1.  # 2

    Por acaso ainda hoje liguei para os serviços municipalizados aqui da aldeia ...

    QUase não gasto agua na empresa, mas custa-me quase 30€ por mês, uma vez que é o escalão mais alto por ser um estabelecimento ...
    Nem um metro cubico gasto por mês, pois são só os autoclismos e lavar as mãos ...

    Mas enfim, c´est la vie :)
  2.  # 3

    Colocado por: GexMas o que me deixa parvo é que de 26,52€, só 1,38€ é que são de consumo de água!!! Mas está tudo maluco ou quê?!?!?!?! Alguém me explica este roubo descarado??


    Atenção que o que chamamos "conta da agua" não é só a agua que sai da torneira. É a conta dos serviços municipalizados, que inclui pelo menos:

    - A agua que consome.
    - A agua que manda para o esgoto.
    - Recolha de residuos solidos urbanos.
    •  
      FD
    • 27 março 2012

     # 4

    Terá aumentado o tarifário?
    • Gex
    • 27 março 2012

     # 5

    Colocado por: hangas

    Atenção que o que chamamos "conta da agua" não é só a agua que sai da torneira. É a conta dos serviços municipalizados, que inclui pelo menos:

    - A agua que consome.
    - A agua que manda para o esgoto.
    - Recolha de residuos solidos urbanos.


    Tudo certo, mas como é que num mês tenho 6€ de consumo e noutro tenho 1 e no mês em que tenho mais consumo pago metade do abastecimento e saneamento?!?
  3.  # 6

    Colocado por: Gex
    1. Tudo certo, mas como é que num mês tenho 6€ de consumo e noutro tenho 1 e no mês em que tenho mais consumo pago metade do abastecimento e saneamento?!?


    Não digo que não haja algum erro na sua factura. Apenas referi que os custos não são apenas da agua como muitas vezes é do entendimento geral.
    Eu próprio ainda não analisei com atenção as minhas facturas, mas recentemente passei de consumos de 8-11 Eur para 21 e 26 Eur para, duas pessoas.

    À primeira vista reparei que houve um aumento do preço do m3 de água, mas minimo e não justifica a diferença. Confesso que ainda não percebi de onde veio o excedente nas duas últimas facturas.
    • Gex
    • 27 março 2012

     # 7

    Colocado por: hangas

    Não digo que não haja algum erro na sua factura. Apenas referi que os custos não são apenas da agua como muitas vezes é do entendimento geral.
    Eu próprio ainda não analisei com atenção as minhas facturas, mas recentemente passei de consumos de 8-11 Eur para 21 e 26 Eur para, duas pessoas.

    À primeira vista reparei que houve um aumento do preço do m3 de água, mas minimo e não justifica a diferença. Confesso que ainda não percebi de onde veio o excedente nas duas últimas facturas.


    Bom, então nesse caso não sou o único a sofrer desse mal... Tenho que telefonar para os SMAS.
    •  
      FD
    • 27 março 2012

     # 8

    Mas, não é mais simples comparar as taxas das últimas facturas e ver se houve alterações? E verificar a contagem do contador e se foi feita por estimativa em alguma dessas facturas?
  4.  # 9

    A minha factura da água também aumentou consideravelmente. Também rondava os 14/18 euros e agora passou para 24€. Estou a falar dos SM de Gaia (Porto).
    Já analisei as facturas, mas o que concluo é que aumentaram as taxas e taxinhas que lá vêm, o que justifica esta escalada no preço.
    Não me parece que adiante reclamar :(
    • Dj_C
    • 27 março 2012

     # 10

    Bom dia,
    Alerto que existem algumas câmaras municipais ou Serv. Municipalizados que não cobravam as taxas de saneamento, e têm começado a cobrar, tal como as taxas de recolha de resíduos sólidos. Pode ser este o caso, e aí já pode não haver erro, mas sim o facto de se ter iniciado a cobrança dessas taxas.

    Cumprimentos,
    Dj_C
    Concordam com este comentário: becas
    • Gex
    • 27 março 2012

     # 11

    Comigo as maiores diferenças são estas:

    -Abastecimento de água - Este mês- 10,80; mês passado - 6,63
    -Saneamento de águas residuais - Este mês -9,41; mês passado- 5,67

    É que ainda por cima não percebo nada do detalhe das facturas (no verso). Aquilo é uma confusão dos diabos!!
    • Gex
    • 27 março 2012

     # 12

    Bom, parece que este valor anormal afinal teve a ver com acertos. Vamos lá ver se as próximas facturas voltam ao "normal"...
  5.  # 13

    Claro que a factura da agua não é só agua ...

    Em todo o caso parece-me que os valores são muito instáveis, ou seja, que os saneamentos e taxas disto e daquilo flutuam ao longo dos meses..
  6.  # 14

    Colocado por: GexEste mês a conta da água foi bastante mais do que é habitual: 26,52€ (apartamento duas pessoas). Quando vou olhar com mais atenção fiquei estupefacto, senão vejamos:
    -Consumo de água - 1,38 - nada no mês passado
    -Abastecimento de água - 10,80 - mês passado - 6,63
    -Saneamento de águas residuais - 9,41 - 5,67

    No mês anterior o consumo de água foi de cerca de 6€ e os restantes valores foram ainda inferiores aos deste mês.
    Nos dois meses anteriores as facturas andaram na ordem dos 14€ e este mês mais de 26...

    Depois ainda há mais uma série de itens (taxas). Tudo junto faz o total que indico mais acima. Mas o que me deixa parvo é que de 26,52€, só 1,38€ é que são de consumo de água!!! Mas está tudo maluco ou quê?!?!?!?! Alguém me explica este roubo descarado??

    Já agora estou a falar dos SMAS de Almada

    Não recebeu no mês anterior uma circular dos SMAS a anunciar novos preços? A Dª Emília "enviou"...
    Olhe, a minha factura diz isto:
    consumo de água - 12.03
    abastecimento de água - 8.45
    saneamento - 7.31
    Tu drenagem - 4.81
    TU tratamento - 2.21
    T resíduos - 4.83
    Taxa de recursos Hid. 0.61
    IVA - 1.23
    Total - 41.48€

    Mas, pior vai ser a electricidade, com aumentos trimestrais!
  7.  # 15

    tambem já me aconteceu o mesmo e quando fui reclamar o porque da subida da factura da agua o que me disseram e que como não mando a leitura do contador todos os meses eles fazem uma media por alto mas mais alto que o meu consumo normal então a partir dai tenho mandado sempre a minha leitura do contador e a minha factura normalizou para o meu gasto de meses anteriores talvez seja tambem esse o seu problema
    • Gex
    • 27 março 2012

     # 16

    Colocado por: rocarttambem já me aconteceu o mesmo e quando fui reclamar o porque da subida da factura da agua o que me disseram e que como não mando a leitura do contador todos os meses eles fazem uma media por alto mas mais alto que o meu consumo normal então a partir dai tenho mandado sempre a minha leitura do contador e a minha factura normalizou para o meu gasto de meses anteriores talvez seja tambem esse o seu problema

    É possível. Tenho de investigar essa possibilidade.


    Não recebeu no mês anterior uma circular dos SMAS a anunciar novos preços? A Dª Emília "enviou"...


    Não...
  8.  # 17

    o aumento do iva de 6& para 23% só por si encareceu e muito as faturas de agua , gás e eletricidade....

    Mas eu em Odivelas no mes passado tinha de consumo 16€ e tinha de impostos diretos e indiretos cerca de 19€ ou seja chega-se ao cumulo de pagar mais de impostos que de consumo... é o pais real onde estamos e temos o que merecemos!

    Tenho 33 aninhos e começo a pensar que isto só la vai de outra maneira e não é com votos em branco .. afinal nós povo cada vez pagamos mais e recebemso menos e quem de direito não sofre cortes .... :(
    •  
      GF
    • 27 março 2012

     # 18

    As facturas realmente aumentaram.... no mês passado lembrei-me do seguinte: reduzir o caudal da agua na torneira de segurança no exterior, ficou tipo com 1/3 da pressão que tinha, e consequentemente menos agua a ser gasta. Vamos lá ver a diferença nas proximas facturas.
  9.  # 19

    A questão de dar a contagem da água afecta, mas não só.

    Eu dei SEMPRE a minha contagem no período indicado, mas por algum motivo, mês sim mês não eles fazem-me o raio de uma estimativa sempre muito por alto (conveniente).

    Fui lá reclamar e a funcionária disse que a culpa "era minha porque na factura diz que a contagem deve ser dada (por exemplo) entre 27 de Março e 8 de Abril e como eu dou sempre logo no dia 27 ou 28 depois ficam muitos dias para estimar" ?!?!?!?!?!?!
    Então se eles é que indicam o período, o erro é meu porque sou organizada e dou logo no 1º dia???

    Mas pronto, comecei a dar a contagem mesmo mesmo no último dia, mas mesmo assim lá vem o raio da estimativa mês sim mês não! Já me cansei! Chego à conclusão que é pagar e não se chatear... ou isso ou fazer um furo e ir roubar água a algum lado!
    •  
      GF
    • 28 março 2012

     # 20

    Colocado por: mar_juA questão de dar a contagem da água afecta, mas não só.

    Eu dei SEMPRE a minha contagem no período indicado, mas por algum motivo, mês sim mês não eles fazem-me o raio de uma estimativa sempre muito por alto (conveniente).

    Fui lá reclamar e a funcionária disse que a culpa "era minha porque na factura diz que a contagem deve ser dada(por exemplo)entre 27 de Março e 8 de Abril e como eu dou sempre logo no dia 27 ou 28 depois ficam muitos dias para estimar" ?!?!?!?!?!?!
    Então se eles é que indicam o período, o erro é meu porque sou organizada e dou logo no 1º dia???

    Mas pronto, comecei a dar a contagem mesmo mesmo noúltimo dia, mas mesmo assim lá vem o raio da estimativa mês sim mês não! Já me cansei! Chego à conclusão que é pagar e não se chatear... ou isso ou fazer um furo e ir roubar água a algum lado!


    Comigo é igual, alias deve ser assim em todo o lado.
    Mas dando a leitura no ultimo dia, ainda têm a lata de vir com estimativas? Mas se for é de um dia ou dois apenas, até emissão dessa factura...
    Não percebo como é que fazem uma estimativa de algo que já está contado....
 
0.0252 seg. NEW